O que ver e fazer em Cádiz em janeiro
janeiro é um dos meses mais frios do inverno em Cádis, mas isso não significa que haja menos atracções para descobrir a cidade. Feiras, peregrinações e concertos são as principais atracções de Cádis durante o primeiro mês do ano.
Cádis é famosa pelas suas praias, pelos seus mágicos pores-do-sol e pelo verão quente que atrai turistas à costa, mas também oferece um programa completo de feiras, festivais, mercados de rua, concertos e actividades para todas as idades ao longo do ano.
Entre as melhores coisas para ver e fazer em Cádis em janeiro estão as festas dos santos padroeiros, as corridas em El Puerto de Santa María, os concertos de Ano Novo e a abertura do carnaval no Gran Teatro Falla. Aqui está uma lista de todas as actividades que pode fazer no primeiro mês do ano em Cádis.
1. Assistir aos concertos de Ano Novo
Os meses de inverno caracterizam-se por serem uma época de concertos em Cádis e no Ano Novo pode assistir a muitos eventos em diferentes partes da província. Todos os anos, em San Fernando, Conil de la Frontera, Algeciras, El Puerto de Santa María e Jerez de la Frontera, entre outras localidades próximas, as câmaras municipais organizam concertos de música com artistas nacionais.
Durante estes concertos poderá assistir a espectáculos de primeira categoria a preços acessíveis ou mesmo gratuitos ou pelo preço de uma refeição, uma vez que em muitos casos estes concertos são de beneficência e são organizados para recolher donativos. Além disso, as cidades costumam organizar calendários em que os espectáculos não coincidem uns com os outros, pelo que durante o mês de janeiro poderá assistir a espectáculos ao longo de todo o mês.
No centro de Cádis também se pode assistir aos concertos que se realizam todos os anos no Palácio de Congressos de El Pópulo, o que fará com que não seja necessário sair da cidade, já que se pode assistir em transportes públicos ou no autocarro turístico hop on hop off de Cádis que inclui uma paragem nessa zona.
2. Apreciar a gastronomia de inverno de Cádis
Uma das melhores coisas para fazer em Cádis é desfrutar da gastronomia, especialmente nos meses de inverno, quando se pode abrigar do frio num restaurante ou numa tasca para saborear os pratos típicos da cidade.
Não se pode sair de Cádis sem provar o gazpachuelo, as migas à andaluza, o rabo de boi, a sopa de espargos, o guisado de batata e o puchero, mas também recomendo que se prove as ostras do mar e os camarões, que são servidos frescos nas zonas portuárias durante o mês de janeiro, por ser uma das épocas de pesca .
Também pode experimentar a gastronomia local num dos melhores espectáculos de flamenco em Cádis, pois a fusão do folclore musical e dos pratos típicos é uma combinação perfeita que se encontra frequentemente nos restaurantes de Cádis.
3. Participar na corrida Eco Cross em El Puerto de Santa María
janeiro é uma das épocas ideais para praticar desporto na costa de Cádis e El Puerto de Santa María oferece um dos melhores eventos desportivos de Cádis, que consiste numa corrida em torno do circuito circular do Parque Guadalete, numa distância total de 8 quilómetros desde a partida até à meta, situada no miradouro.
A corrida Eco Cross oferece categorias para crianças e adultos, bem como um percurso mais curto para os mais velhos. O percurso total pelo parque dura apenas 4 horas, pelo que, se decidir participar na corrida e quiser aproveitar ao máximo a sua visita, pode também visitar as cidades vizinhas de Jerez de la Frontera e o Poblado de Doña Blanca.
A inscrição para a corrida El Puerto de Santa Maria Eco Cross pode ser feita antecipadamente online e tem até uma semana antes do início da corrida para o fazer. A taxa de inscrição é de aproximadamente 9 euros por pessoa, independentemente da categoria escolhida.
Detalhes de interesse
- Preço... A inscrição na prova Eco Cross tem um custo aproximado de 9 euros por pessoa.
- Quando... Em janeiro de cada ano.
- Onde... Parque de Guadalete, El Puerto de Santa María.
4. Viver o Ano Novo no rio Guadalquivir.
O rio Guadalquivir, na parte norte da costa de Cádis, é um dos lugares mais representativos da Andaluzia e uma das melhores maneiras de viver o Ano Novo é participar em algumas das actividades que se organizam em torno do afluente e que vão desde visitar os mercados da zona até fazer um passeio de barco ao longo da costa de Cádis e ao longo do quebra-mar do rio.
De Sanlúcar de Barrameda a Sevilha, o rio Guadalquivir marca o pulso das cidades e, para os andaluzes, é um lugar de peregrinação e de ação de graças, pelo que dar as boas-vindas ao Ano Novo experimentando algumas das actividades em torno do rio é um dos costumes típicos.
Se está a planear visitar a costa de Cádis em janeiro, não pode perder uma visita ao rio Guadalquivir, mesmo que planeie uma estadia curta, pois poderá descobrir um dos locais emblemáticos de Espanha em actividades que não duram mais de 3 ou 4 horas, no máximo. Se está a planear passar pouco tempo na cidade, eis uma lista de actividades para descobrir Cádis em 3 dias
5. Assistir ao desfile dos Reis Magos
O Cortejo dos Reis Magos é uma tradição de Cádis e consiste num desfile de carros alegóricos em que Melchior, Gaspar e Baltazar partilham o percurso pelas ruas do centro histórico com as crianças e atiram doces e guloseimas a quem nos vem cumprimentar.
O desfile realiza-se todos os anos no dia 5 de janeiro, véspera da Noite de Reis. Durante o desfile,para além dos Reis Magos, também aparecem outras personagens de desenhos animados e filmes infantis que marcham juntos ao encontro das crianças, por isso, se está a planear visitar Cádis com crianças, assistir ao desfile é uma das opções que mais lhes agradará.
A Cabalgata de Reyes Magos é também o prelúdio da entrega de presentes na Noite de Reis e uma das actividades familiares mais visitadas em Cádis durante os primeiros dias do ano.
Detalhes interessantes
- Preço... O desfile é gratuito.
- Quando... 5 de janeiro de cada ano.
- Onde... O cortejo percorre as ruas do centro histórico.
6. Participar na Peregrinação de San Sebastián em Conil de la Frontera
Conil de la Frontera é uma das mecas da gastronomia turística de Cádis, especialmente porque as suas receitas costumam incluir atum fresco da costa de Cádis, mas é também o cenário da Romería de San Sebastián, uma festa típica do santo padroeiro andaluz em que uma procissão de fiéis parte a pé das praças da cidade em direção aos pinhais de El Colorao.
A peregrinação começa no início da manhã do dia fixado no calendário, que se celebra todos os anos na terceira semana de janeiro, e a imagem de San Sebastián é seguida por uma multidão acompanhada por carroças enfeitadas, flores, cavaleiros e música local. Nos pinhais de Conil de la Frontera encontram-se bancas de comida regional e celebrações em que os visitantes podem participar para descobrir uma procissão típica de Cádis.
A Romería de San Sebastián é também conhecida como a Fiesta del Palmito, devido à colheita do produto das palmeiras autóctones, e é uma das celebrações que atrai mais visitantes do interior de Cádis.
Detalhes de interesse
- Preço... A participação na romaria é gratuita.
- Quando.... Durante a terceira semana de janeiro de cada ano.
- Onde... A procissão começa nas praças de Conil de la Frontera e vai até El Colorao.
7. Surf em Tarifa
janeiro é um dos meses mais frios do ano na costa de Cádis, mas é também quando o vento e as ondas são melhores para uma experiência de surf em Tarifa, no sul de Cádis e na zona do Estreito de Gibraltar. Os surfistas de toda a Andaluzia vêm aqui durante os primeiros dias do ano para aproveitar ao máximo as ondas de janeiro, por isso pode surfar quer tenha experiência anterior ou não.
Visitar Tarifa é uma das melhores coisas a fazer a partir de Cádis devido à sua localização perto do continente africano, tem algumas das melhores praias da costa de Cádis, pode fazer excursões de observação de baleias e golfinhos e também praticar desportos aquáticos como paddle surf, windsurf, kitesurf e snorkelling, bem como surf.
Se quiser experimentar o surf em Tarifa, pode reservar aulas que normalmente incluem o aluguer de pranchas e fatos de mergulho e aproveitar a melhor altura do ano para enfrentar ondas até 3 metros de altura.
8. Desfrutar do início do Carnaval no Gran Teatro Falla
Os carnavais de Cádis são uma das principais atracções da cidade e têm lugar em fevereiro de cada ano, mas as celebrações começam formalmente em janeiro, no Gran Teatro Falla, onde se inicia o Concurso Oficial de Grupos do Carnaval de Cádis, nome pomposo dado ao evento em que os grupos oferecem os seus repertórios ensaiados ao longo do ano num concurso que é transmitido na televisão nacional.
Este concurso prolonga-se durante todo o mês de janeiro e, após a cerimónia de entrega de prémios, os grupos saem à rua para celebrar o Carnaval de Cádis, onde as chirigotas, coros, cuarteros, carros alegóricos e comparsas (grupos de grupos) tomam conta de todas as atenções na costa de Cádis
Durante o Concurso de Agrupaciones em Cádis , os eventos gastronómicos do Carnaval também têm lugar nos bairros de La Viña, na Plaza de San Antonio e na Plaza de la Catedral. Em cada evento, é possível provar ouriços-do-mar, ostras-do-mar e empanadas galegas nas bancas e peñas.
9. Visitar Setenil de las Bodegas para viver as festas do santo padroeiro
Setenil de las Bodegas é uma das aldeias mais bonitas das montanhas de Cádis e, se planear visitar Cádis no inverno, pode também viver as festas de São Sebastião em janeiro, que são celebradas com uma procissão pelas ruas principais da aldeia e um bar com produtos típicos.
Após a procissão da festa do santo padroeiro de San Sebastián , pode visitar os principais locais de Setenil de las Bodegas, uma vez que passa pelas ruas Villa, Plaza de Andalucía, Constitución, Ronda, Cuevas del Sol, Coronilla e Paseo Federico Lorca. Ao longo do percurso , é possível passear entre as casas construídas nas grutas e pelos caminhos construídos à beira da falésia.
Setenil de las Bodegas também apresenta o melhor da sua gastronomia durante as festas da padroeira e é possível provar as sopas cortijeras, os ovos mexidos com espargos, o gaspachuelo, as favas estufadas e a batata-doce com mel. Também pode acompanhar as suas refeições com o vinho local e carnes curadas e enchidos ibéricos.
Detalhes interessantes
- Preço.... A participação na procissão pela feira da padroeira de San Sebastián é gratuita.
- Quando.... Durante a terceira semana de janeiro de cada ano.
- Onde... Setenil de las Bodegas, Cádis.
10. Visitar os mercados de segunda mão
Se planeia visitar Cádis em dezembro, verá que a cidade está banhada pelo espírito festivo e que os mercados de Natal se multiplicam na cidade, sendo o da Plaza de San Antonio o mais representativo. Depois da Epifania, os mercados de Natal fecham para dar lugar aos mercados de segunda mão de San Fernando, El Puerto de Santa María e Sanlúcar de Barrameda, entre outras localidades de Cádis.
Nestes mercados é possível comprar e vender roupas e artigos em segunda mão e também trocar objectos, com o objetivo de confraternizar com outros visitantes da feira da ladra. Muitas destas feiras têm objectivos solidários, pois vendem artigos doados e as receitas revertem a favor de diferentes causas.
Se não quiser sair do centro de Cádis , pode visitar a feira da ladra no centro histórico, na Plaza de la Libertad, situada em frente ao Mercado Central. Em alguns dos mercados também se podem encontrar bancas de comida típica.
Temperaturas em Cádis em janeiro
janeiro é o mês mais frio do ano em Cádis, registando temperaturas médias de 10°, com máximas de 15° e mínimas de 5°, embora as temperaturas raramente atinjam os valores mais baixos.
janeiro é também um mês chuvoso, por isso não se esqueça de levar roupa impermeável e sapatos de chuva, uma vez que grande parte do turismo em Cádis é feito ao ar livre e não quer perder algumas das excursões e actividades da cidade por não ter o equipamento adequado.
O número de turistas em Cádis em janeiro
janeiro é um dos meses com menor número de turistas em Cádis, pelo que é também uma óptima oportunidade para conhecer a cidade de uma forma tranquila e com poucos turistas, embora isto se deva em grande parte às temperaturas mais baixas e à impossibilidade de dar um mergulho ao largo da costa de Cádis.
Se visitar Cádis em outubro, verá que o número de turistas diminui devido ao fim do verão, mas não tanto como a partir de novembro, quando não é possível ir à praia e dar um mergulho. Por isso, para aproveitar ao máximo a sua viagem em janeiro, aconselho-o a visitar as cidades vizinhas, a passear pelo centro da cidade e a conhecer a idiossincrasia de Cádis nas suas festas e concertos.
Preços em Cádis em janeiro
dezembro e janeiro são os meses mais baratos para visitar Cádis, por isso, se quiser ver a cidade e poupar dinheiro, este é o mês ideal para o seu plano de viagem. No entanto, tenha em conta que muitas das melhores actividades do calendário de Cádis em janeiro, como concertos e algumas festas, incluem uma taxa de entrada.
janeiro é um bom mês para conseguir alojamento a preços reduzidos e, se reservar com antecedência online, pode garantir o seu lugar nas excursões e também obter descontos por pré-reserva.
O que levar na mala para uma visita a Cádis em janeiro?
janeiro é um mês frio e chuvoso em Cádis, por isso aconselho-o a levar as seguintes peças de roupa para evitar ser afetado pelo tempo durante a sua viagem:
- T-shirt térmica
- Camisolas de lã
- Cachecol de lã
- Meias de lã
- T-shirts de algodão
- Casaco impermeável
- Botas impermeáveis
- Guarda-chuva
- Casaco de chuva
- Sapatos confortáveis para caminhar
- Calçado desportivo
- Casaco leve
- Calças leves