10 coisas para ver e fazer em Cádiz em dezembro
Cádis é famosa pelas suas praias e estâncias de verão, mas também tem muitas atracções para descobrir durante os meses de inverno e para desfrutar na véspera de Natal.
Cádis é uma das pérolas da costa andaluza, especialmente pelas suas praias, atracções de verão e passeios de barco ao pôr do sol na baía durante a época de verão, mas é também um local ideal para descobrir durante os meses de inverno, especialmente em dezembro, quando as ruas de Cádis se vestem com um tema natalício .
Algumas das melhores coisas para ver e fazer em Cádis em dezembro incluem os mercados de Natal na cidade velha, o presépio vivo no Prado del Rey, as zambombas em Jerez, as visitas guiadas às Catacumbas de Beaterio e a pista de gelo na Praça de San Antonio que irá encantar jovens e velhos.
1. Visitar o mercado de Natal na Praça de San Antonio
Em dezembro, Cádis prepara-se para o Natal e uma das atracções típicas é o pitoresco mercado de Natal na Praça de Santo António, na cidade velha. Aí pode visitar as bancas e comprar presentes e prendas, mas também comida e decorações de Natal feitas de cerâmica, resina e outros materiais.
Na véspera de Natal, o mercado é a principal atração da Plaza de San Antonio, que também tem uma pista de patinagem no gelo para jovens e idosos, uma árvore de Natal gigante e uma sala de jogos com actividades infantis, onde as crianças podem ficar enquanto os adultos fazem as suas compras.
A feira da ladra também tem uma das melhores coisas para fazer em Cádis durante o inverno e consiste em cantar canções de Natal e ler histórias de Natal. Outra feira da cidade que se pode visitar é a da Casa Aramburu e em Chiclana a Feira do Besugo.
Detalhes interessantes
- Preço... A entrada no mercado é gratuita.
- Quando... O mercado está aberto durante todo o mês de dezembro.
- Onde... Na Plaza de San Antonio, no centro histórico.
2. Apreciar as zambombas flamencas de Jerez
A zambomba de Natal faz parte do folclore típico de Jerez de la Frontera e é um costume dos dias festivos que antecedem a noite de Natal que se mantém inalterado desde o século XVIII. Estas festas são celebradas nos pátios dos vizinhos, onde a tradição manda que se partilhem sandes de presunto e vinho enquanto um grupo de pessoas canta canções flamencas utilizando zambombas e pandeiretas como instrumentos.
Visitar uma zambomba é assistir a um dos melhores espectáculos de flamenco de Cádis e todos os anos em Jerez há visitas guiadas às ruas, confrarias, peñas, discotecas e bares da cidade, onde os visitantes se podem juntar à festa.
Em Jerez, também são comuns as zambombas solidárias, onde é preciso levar um alimento para entrar, ou também se pode ir aos pátios dos habitantes locais que permitem a entrada de turistas e normalmente cobram uma taxa de entrada equivalente ao preço de um prato típico local.
3. Visitar a pista de gelo na Plaza de San Antonio
A Plaza de San Antonio é o epicentro do Natal no centro histórico de Cádis e, para além do Mercado de Natal e da árvore gigante, pode também visitar a pista de gelo para jovens e idosos que a Câmara Municipal instalou no centro da praça e que permanece aberta desde os primeiros dias de dezembro até ao fim de semana da Epifania.
A entrada na pista de gelo é gratuita e pode trazer os seus próprios patins ou alugar um par nas bancas do mercado de Natal. Visitar a pista de gelo é uma das melhores alternativas a considerar se planear visitar Cádis com crianças, mas também se for um fã de patinagem no gelo. Além disso, o fácil acesso à zona antiga da cidade por transportes públicos ou nos autocarros turísticos de Cádis simplificará o seu plano.
Em dezembro, a praça também acolhe outras atracções para crianças, como o comboio de Natal, a paragem de contos onde se lêem histórias de Natal e a Feira Profissional de Artesanato de Cádis, que oferece ornamentos e brinquedos para crianças.
Pormenores de interesse
- Preço... A entrada no ringue é gratuita.
- Quando... Desde a primeira semana de dezembro até ao fim de semana da Epifania.
- Onde... Praça de Santo António, Cádis.
4. Visitar o Presépio Vivo do Prado del Rey
Prado del Rey é uma pitoresca aldeia do interior da província de Cádis que atrai a atenção da população de Cádis durante o mês de dezembro com um presépio vivo que tem lugar na Plaza de la Constitución e que é inaugurado todos os anos no dia 8 de dezembro, coincidindo com a data da Imaculada Conceição .
O Presépio Vivo de Prado del Rey tornou-se famoso pelo seu realismo e pelo número de actores que participam na dramatização, incluindo os Reis Magos, os pastores, os padeiros, os agricultores, São José, a Virgem Maria e muitas outras personagens nas diferentes cenas do Presépio.
Inicialmente, o Presépio Vivo realizava-se apenas uma vez por ano, mas devido ao número de pessoas que o frequentam todos os Natais, desde há alguns anos, para além da apresentação de 8 de dezembro, a Câmara Municipal de Prado del Rey também planeia outras datas para que ninguém falte. Sem dúvida, visitar o Presépio Vivo é uma das melhores coisas para fazer em Cádis.
Detalhes interessantes
- Preço... A visita ao Presépio Vivo é gratuita.
- Quando... A primeira atuação é a 8 de dezembro de cada ano.
- Onde.... Na Plaza de la Constitución, Prado del Rey.
5. Vem à Expoclick de Playmobil em Chiclana
Se está a planear visitar Cádis com crianças durante o mês de dezembro, não pode perder a exposição Playmobil Expoclick em Chiclana, que se tornou uma tradição na véspera de Natal . Neste evento para toda a família, pode encontrar dioramas e recriações feitas com bonecos de plástico.
O tema de cada edição é variado e não só aborda o Natal, mas também inclui a recriação de séries famosas como The Walking Dead ou filmes da Disney e cenários reais de guerras e batalhas ou estádios desportivos, de modo que na exposição pode encontrar atracções para todos os públicos.
A exposição abre todos os anos nos últimos dias de novembro e permanece aberta até ao fim de semana da Epifania, mas as principais actividades têm lugar em dezembro.
Detalhes interessantes
- Preço... A entrada geral custa cerca de 2 euros.
- Quando... Desde os últimos dias de novembro até ao fim de semana da Epifania.
- Onde... Avenida del Comercio 27, Chiclana.
6. Visite a Rota da Primeira Volta ao Mundo em Sanlúcar
Um dos grandes orgulhos de Sanlúcar de Barrameda é que do seu porto partiu, em 1519, a expedição liderada por Sebastián Elcano e Fernando de Magallanes para a Primeira Volta ao Mundo A cidade oferece agora uma excursão para visitar a rota seguida pelos expedicionários durante a sua estadia na cidade
Estas excursões, que se realizam no mês de dezembro em comemoração da primeira vez que a expedição desembarcou depois de sair de Espanha, propõem uma visita ao Relógio Equatorial, à Capela de Nuestra Señora de Guía, à maquete da Nao Victoria situada na antiga Fábrica de Gelo da cidade e à Igreja da Trindade.
Em todos os lugares do percurso os marinheiros realizaram alguma atividade durante a sua estadia na cidade ou são homenagens à viagem, que durou mais de 3 anos. A visita guiada também inclui uma visita ao Convento dos Capuchinhos e às igrejas da cidade que participaram e fizeram doações para financiar a expedição.
Detalhes interessantes
- Preço... A entrada geral custa cerca de 15 euros.
- Quando... Visitas guiadas diárias em dezembro.
- Onde... As visitas começam no Pórtico de Bajo de Guía, em Sanlúcar de Barrameda.
7. Prove os doces de Natal de Medina Sidonia
Medina Sidonia é uma cidade do interior da província de Cádis que vive do turismo, mas também da indústria de confeitaria. Durante o mês de dezembro, milhares de habitantes deslocam-se à localidade para visitar a sua arquitetura medieval e apreciar a doçaria local, considerada uma das melhores da Andaluzia .
Tortas pardas, amarguillos, piñonates, yemas e pastas são os doces típicos da vila, mas no Natal juntam-se-lhes os mantecados e alfajores de tradição árabe, elaborados com frutos secos e mel, que podem ser comprados em barras de até um quilo e que se tornaram um dos mitos fundadores de Medina Sidonia.
Em Medina Sidónia há várias empresas que fabricam e vendem os alfajores locais em toda a província, mas se passearmos pela cidade veremos que também é possível comprar doces artesanais nas ruas ou nas praças.
8. Fazer uma visita guiada às Catabumbas de Beaterio.
Cádis é a cidade do sol, a costa da luz e as suas praias surpreendem com as suas areias douradas, mas é também um lugar de mistérios e segredos. A lenda local diz que existe um circuito oculto de túneis que percorre as zonas baixas da cidade e, há algum tempo, o mito tornou-se realidade quando a Câmara Municipal abriu as Catacumbas do Beaterio.
Estas catacumbas franciscanas foram utilizadas na Idade Média como refúgio dos Templários e dos Maçons e, durante a primeira metade do século XX , foram redefinidas como esconderijo das vítimas da Guerra Civil. As Catacumbas do Beaterio estão abertas ao público apenas durante os meses de inverno e só em dezembro é possível visitá-las em visitas guiadas gratuitas.
O acesso às catacumbas é restrito porque a Câmara Municipal tenta preservar o estado das catacumbas e, durante os meses de verão, são normalmente efectuados trabalhos de conservação para manter os túneis afastados do calor do verão.
Detalhes de interesse
- Preço... Em dezembro, as visitas guiadas às catacumbas são gratuitas para incentivar o turismo.
- Onde... Valverde 3, Cádis.
9. Passar o Natal e o Ano Novo em Grazalema
Grazalema é considerada uma das aldeias mais bonitas de Espanha e um dos segredos mais bem guardados dos habitantes de Cádis. Nas suas ruas medievais, aninhadas nas montanhas, milhares de pessoas passam o Natal e a Passagem de Ano, pois tem um ótimo ambiente, uma excelente gastronomia e um grande número de planos festivos.
Em Grazalema, na véspera de Natal, é possível encontrar um presépio vivo, passar a passagem de ano no bosque a jantar em casas rurais e desfrutar de um espetáculo de fogo de artifício com as montanhas como pano de fundo, por isso, se planeia visitar Cádis em dezembro, reservar um dos feriados para os passar nesta vila pode ser uma boa alternativa.
Tenha em conta que Grazalema fica no interior da província, a cerca de 100 quilómetros de Cádis e na zona de Zahara de la Sierra, pelo que pode ser uma opção inconveniente se estiver a planear uma estadia curta na cidade. Se for esse o seu caso, aqui está uma lista de coisas para ver e fazer em Cádis em 2 dias.
10. Visitar Juvelandia com a família
Juvelandia é uma feira de lazer infantil e juvenil que se realiza todos os anos no Parque González Hontoria em Jerez de la Frontera e que se destaca pelas suas actividades para crianças, pelo que visitá-la é uma alternativa ideal se está a planear visitar Cádis com crianças.
A feira inclui oficinas, bibliotecas de jogos, competições desportivas, insufláveis, atracções de feira, barracas de comida, espectáculos de circo e espectáculos de música infantil, tornando-se um espaço recreativo perfeito para as crianças se divertirem e interagirem com outras crianças, uma vez que Juvelandia também recebe contingentes de diferentes escolas.
A melhor altura para visitar a feira é quando abre, às 12h00, ou mais perto da hora de encerramento, às 21h00, pois é quando há menos visitantes. Os menores devem estar sempre acompanhados por um adulto responsável. A feira está aberta até à Epifania, pelo que também a pode visitar se estiver a planear visitar Cádis em janeiro.
Temperaturas em Cádis em dezembro
dezembro é um dos meses mais frios do ano em Cádis, com uma temperatura média de 12°C, com mínimas de 7°C e máximas de 16°C, por isso tenha em conta que se planear visitar a cidade durante a véspera de Natal as temperaturas podem descer drasticamente.
dezembro é também um dos meses mais chuvosos do ano, pelo que recomendo que traga um casaco, um guarda-chuva e botas impermeáveis para as excursões, uma vez que as chuvas são frequentemente repentinas. Se está a planear visitar Cádis no inverno, aconselho-o também a trazer roupa quente.
O número de turistas em Cádis em dezembro
dezembro é um dos meses mais calmos para visitar Cádis, exceto no Natal e na passagem de ano.
A chegada do inverno, a descida das temperaturas e a estação das chuvas dissuadem muitos turistas de visitar a cidade durante o inverno. Por outro lado, se optar por visitar Cádis em dezembro, poderá desfrutar das atracções da cidade com poucos turistas, alojamento a preços acessíveis e não terá de se preocupar com as excursões, uma vez que raramente estão esgotadas.
Preços em Cádis em dezembro
dezembro é um dos melhores meses para visitar Cádis do ponto de vista económico, uma vez que é época baixa e uma época fria e chuvosa, pelo que os preços do alojamento e das excursões baixam drasticamente, podendo assim poupar dinheiro durante a sua visita às atracções.
Além disso, se quiser obter descontos extra , uma boa ideia é reservar excursões com antecedência online, o que também o ajudará a montar um itinerário, especialmente se planeia visitar Cádis em 3 dias ou durante uma estadia curta.
O que levar na mala para visitar Cádis em dezembro?
Para combater a chuva e o frio durante a sua visita, aconselho-o a incluir os seguintes artigos na sua mala:
- Casaco impermeável
- Camisolas de lã
- Cachecol de lã
- Meias de lã
- Casaco leve
- T-shirts de algodão
- Guarda-chuvas
- Casaco de chuva
- Botas impermeáveis
- T-shirt térmica
- Sapatos confortáveis para caminhar
- Calças leves