O que ver e fazer em Cádiz em setembro
setembro é o mês em que o verão termina em Cádis e a cidade começa a esvaziar-se de turistas, mas também oferece a possibilidade de percorrer a cidade de uma forma mais descontraída e desfrutar do clima ameno.
Se prefere visitar cidades com menos turistas, então setembro é o mês ideal para visitar Cádis, pois marca o fim do verão e com ele a partida da maioria dos turistas que vêm à cidade para visitar as praias, mas ainda mantém um clima agradável que lhe permitirá ver as atracções e até dar um mergulho durante os dias de sol.
Entre as melhores coisas para ver e fazer em Cádis em setembro estão a Fiesta de la Vendimia em Jerez de la Frontera, a Feria de Bornos, a Fiesta del Aceite de Oliva na pitoresca aldeia de Setenil de las Bodegas e aulas de surf em Conil de la Frontera.
1. Participar na Festa das Vindimas de Jerez de la Frontera
A viticultura é a principal indústria de Jerez de la Frontera e, em setembro de cada ano, a Câmara Municipal organiza a Fiesta de la Vendimia (Festa das Vindimas), que inclui actividades que têm como protagonistas o vinho e as idiossincrasias de Cádis, como a Pisa de la Uva, a Fiesta de la Bulería, concertos de flamenco e visitas guiadas às tanoarias.
A Festa das Vindimas é a principal celebração de Jerez de la Frontera e destaca-se também pela Feira Gastronómica que se realiza ao mesmo tempo que as provas de vinho, as visitas nocturnas às adegas, as apresentações literárias, os espectáculos ao vivo e o festival de música que abre e encerra as Vindimas.
Além disso, como esta festa é uma oportunidade para promover a cultura local, durante as Vindimas também se pode assistir ao Espetáculo Internacional de Marionetas e a outras actividades promovidas pelos postos de turismo da cidade. Sem dúvida, visitar Jerez durante as Vindimas é uma das melhores coisas para fazer a partir de Cádis.
Detalhes interessantes
- Preço... A entrada na feira é gratuita.
- Quando... Todos os anos, durante duas semanas de setembro.
- Onde.... Em diferentes pontos de Jerez de la Frontera.
2. Visitar a Feira de Bornos
Bornos é uma pequena cidade no interior da província de Cádis, mas durante a segunda metade do ano tem um calendário repleto de actividades, incluindo o Festival da Cerveja em outubro e a Feria de Bornos, que é a festa típica local e se caracteriza por um grande número de actividades.
Durante o segundo fim de semana de setembro, Bornos monta o seu recinto de feira, bem como as bancas de comes, bebes e vinhos locais, e as pistas de dança para as sevilhanas. Além disso, inclui também espectáculos de dança com cavalos andaluzes, passeios a cavalo, actuações musicais e espectáculos de flamenco.
A Feira de Bornos reserva para o encerramento de cada edição uma das melhores experiências da província de Cádis, já que oferece um espetáculo de fogo de artifício que ilumina o céu de uma das cidades mais festivas de Cádis.
Informações úteis
- Preço... A entrada na feira é gratuita.
- Quando... Todos os anos, no segundo fim de semana de setembro.
- Onde.... recinto da feira de Bornos.
3. Desfrutar das sevilhanas na Feira de Ubrique.
A Feira de Ubrique concentra-se na Plaza de Las Palmeras, que durante o terceiro fim de semana de setembro se transforma no recinto da feira. Ali, todos os anos, a cidade acolhe este evento que se caracteriza pelas "casetas", os "farolillos", a iluminação colorida, a boa gastronomia e as danças "sevilhanas".
As sevilhanas são consideradas uma parte essencial do folclore andaluz e uma das danças típicas, razão pela qual são as principais protagonistas da Feira de Ubrique, que se realiza tanto de dia como de noite e que começa todos os dias com os desfiles de gigantes e cabeçudos pelos diferentes bairros locais.
A Feira de Ubrique é também uma desculpa perfeita para desfrutar da gastronomia local, que se destaca pelas suas sopas, guisados e pratos de arroz. A geografia de Ubrique também se destaca pelas suas montanhas e parques naturais, por isso, se quiseres aproveitar ao máximo a tua visita à cidade, podes fazer um passeio pelas atracções de Ubrique.
Detalhes interessantes
- Preço... A entrada na feira é gratuita.
- Quando... Todos os anos, no terceiro fim de semana de setembro.
- Onde... Plaza de Las Palmeras, Ubrique.
4. Participar no Dia Mundial do Turismo
O Dia Mundial do Turismo é um evento promovido pela Câmara Municipal de Cádis com o objetivo de promover a cidade como um dos destinos turísticos preferidos na Europa e se está a planear visitar a costa de Cádis em setembro pode participar nas actividades propostas pelos organizadores.
Durante o Dia Mundial do Turismo, que normalmente abrange um fim de semana completo no final do mês, a Câmara Municipal de Cádis oferece visitas guiadas gratuitas ao centro histórico, aos principais locais da cidade e também ao interior do edifício do governo. Durante o evento, também é possível utilizar o autocarro turístico gratuito hop on hop off de Cádis.
No âmbito do Dia Mundial do Turismo, pode também participar no percurso de bicicleta ao longo do Paseo de Canalejas e na zona exterior das muralhas da cidade, bem como em concursos de arte e fotografia com prémios em dinheiro para os vencedores.
5. Visita à Festa do Azeite em Setenil de las Bodegas
Setenil de las Bodegas é uma das aldeias mais bonitas do interior de Cádis. Aninhada no interior rochoso, com passadiços que saem das montanhas e casas e lojas construídas nas rochas, tornou-se um destino turístico popular e, se planear visitar em setembro, pode participar na Festa do Azeite, um dos recintos de feiras mais populares da Andaluzia.
Durante o festival, é possível fazer visitas guiadas à aldeia para conhecer o modo de vida local dos produtores de azeite, a que chamam ouro verde. A festa inclui pequenos-almoços de moleiros, provas gastronómicas, actividades de lazer para os visitantes e também bancas comerciais para comprar produtos. A festa realiza-se em setembro, coincidindo com a primeira moagem de azeitona da época.
Esta festa, que é uma reivindicação de um dos produtos regionais de Cádis, também inclui dias de dança e festividades durante a semana do evento, tornando Setenil de las Bodegas um dos destinos favoritos na Andaluzia.
Detalhes interessantes
- Preço... A entrada nas actividades do festival é gratuita.
- Quando... Todos os anos, em setembro.
- Onde... Em diferentes pontos de Setenil de las Bodegas.
6. Desfrutar das praias com poucos turistas mas com um clima ideal
As praias são as principais protagonistas de Cádis durante o verão, mas também quando o número de visitantes começa a diminuir durante as primeiras semanas do outono, porque estas são as datas que oferecem um clima ideal para um mergulho tranquilo na baía de Cádis. Se não quiser afastar-se muito do centro histórico, pode visitar a praia de La Caleta, que é uma das estâncias balneares mais famosas da cidade.
As melhores praias da costa andaluza encontram-se na zona de Sanlúcar de Barrameda, onde se pode dar um mergulho na Plaza de la Calzada e na Playa de las Piletas, que se destaca pelas suas rochas naturais, areia dourada e águas cristalinas onde se podem praticar desportos aquáticos como o paddle surf e o snorkel.
No sul da costa de Cádis encontram-se as praias mais extensas, em Conil de la Frontera, Barbate, Zahara de los Atunes e sobretudo em Tarifa, onde se encontra a praia de Bolonia, considerada uma das mais belas praias de Espanha.
7. Assistir ao Festival de Cinema de Cádis
Cádis, com a sua tradição milenar, é uma das cidades mais culturais de Espanha e, para além dos festivais de teatro, jazz e flamenco, organiza todos os anos, em setembro, a Muestra Cinematográfica, na qual participam centenas de realizadores e produtores com os seus filmes e documentários.
O festival também acolhe outras actividades paralelas durante o seu período de duração, como apresentações de livros sobre cinema, exposições de arte, homenagens a autores notáveis e um ciclo de curtas-metragens no Castillo de Santa Catalina e no Gran Teatro Falla. Além disso, inclui actividades infantis nas suas edições, o que o torna uma das melhores alternativas se estiver a planear visitar Cádis com crianças.
Durante o festival, é possível aceder gratuitamente aos ciclos de cinema e também aos prémios, que escolhem o melhor realizador nas categorias de curtas, médias e longas-metragens, e também atribuem o Prémio do Público à obra mais votada pelo público.
Detalhes de interesse
- Preço... A entrada nos ciclos de cinema e na cerimónia de entrega de prémios é gratuita.
- Quando... Todos os anos, em setembro, durante uma semana.
- Onde... Em diferentes pontos da cidade, incluindo o Castillo de Santa Catalina e o Gran Teatro Falla.
8. Visitar o Bosque Nebuloso de Algeciras
Na fronteira entre Algeciras e Los Barrios pode visitar-se o bosque do Parque Natural de Los Alcornocales, que se destaca pela sua exuberante vegetação, pelo seu ecossistema próprio alheio à sua localização e pela humidade permanente do seu microclima, que o transforma num Bosque de Névoa durante o mês de setembro, combinando a humidade do início do outono com os ventos de leste.
Pode visitar o parque durante todo o ano, mas em setembro terá a oportunidade de viver esta experiência de se perder no nevoeiro, com visibilidade reduzida e uma experiência de aventura que inclui várias horas de trekking, porque só pode chegar de carro à zona de El Bujeo e daí caminhar durante meia hora para entrar na floresta e desfrutar do nevoeiro de outono que o fará sentir-se num filme de terror.
O Parque Natural de Alcornocales é uma das grandes atracções da parte sul da costa de Cádis e também uma experiência única no Bosque de Névoa de Cádis que não pode perder durante a sua visita à província.
Detalhes interessantes
- Preço... Os bilhetes para o parque têm um custo inicial aproximado de 18 euros por pessoa.
- Onde... Algeciras, Cádiz.
9. Assistir à Fiesta de las Cortes em San Fernando
A Fiesta de las Cortes é a festa oficial de Cádis e realiza-se todos os anos a 24 de setembro. Esta festa comemora a reunião inicial dos deputados que elaboraram a Constituição espanhola de 1812, a primeira da história do país, o que a torna também uma das principais celebrações nacionais.
Durante o dia da celebração, a Câmara Municipal de Cádis organiza eventos culturais, bancas gastronómicas, actividades desportivas e, na cidade, há um desfile das Forças Armadas com a presença de membros da Casa Real espanhola. Há também visitas guiadas aos principais pontos da cidade e reconstituições das batalhas da época.
As actividades são gratu itas e estão distribuídas por toda a cidade, como a costa de Cádis, as ruas calcetadas do bairro antigo, o Gran Teatro Falla e a Câmara Municipal de Cádis.
Detalhes de interesse
- Preço... A entrada nas actividades é gratuita.
- Quando... 24 de setembro de cada ano.
- Onde... Em diferentes pontos da cidade, incluindo o centro histórico, a costa de Cádis e o Gran Teatro Falla.
10. Aulas de surf em Conil de la Frontera
setembro é um dos meses ideais para dar um mergulho nas praias de Cádiz com poucos turistas e também para surfar nas praias do sul da costa de Cádiz, porque o clima agradável é combinado com uma das estações com as melhores ondas e também com o vento de leste, que cria as condições ideais para o surf em Conil de la Frontera.
Com ou sem experiência prévia, é possível ir à praia e alugar uma prancha e equipamento, bem como ter aulas de surf com instrutores especializados. Conil de la Frontera é, juntamente com Tarifa, um dos locais preferidos para a prática de surf em Cádis, especialmente na zona da Playa de la Fontanilla.
Conil de la Frontera situa-se na parte sul da costa de Cádis, mas é facilmente acessível a partir da cidade velha, pelo que é compatível com a sua visita se estiver a planear uma estadia curta na cidade. Se este é o seu caso, aqui está uma lista de coisas para ver e fazer para descobrir Cádis em 3 dias.
Detalhes interessantes
- Preço... As aulas de surf dependem de cada instrutor, mas começam em cerca de 20 euros por pessoa.
- Quando... Em setembro de cada ano para aproveitar as melhores ondas da cidade combinadas com o vento de leste.
- Onde... Praia de La Fontanilla, em Conil de la Frontera.
Temperaturas em Cádis em setembro
A temperatura em Cádis em setembro atinge uma máxima de 26° graus e uma mínima de 17°, com temperaturas médias de 20°, o que faz com que seja uma altura ideal para explorar a cidade com bom tempo e sem turistas.
É também uma estação seca com muito poucos dias de chuva, pelo que pode nadar nas praias em dias de sol e desfrutar de excursões de aventura em paz e sossego.
A afluência de turistas em Cádis em setembro
setembro marca o fim do verão e, com ele, a retirada da maioria dos turistas, pelo que é um bom mês para explorar a cidade de uma forma descontraída, com uma grande variedade de eventos e preços acessíveis.
É também uma altura ideal para o turismo de fim de semana em Cádis, por isso, se planeia visitar Cádis em 2 dias, setembro oferecer-lhe-á muitos planos e uma estadia relaxante.
Preços em Cádis em janeiro
agosto é o fim da época alta na cidade, pelo que os preços baixam significativamente e pode encontrar alojamento por custos semelhantes aos de Cádis no inverno
Se quiser obter descontos extra ou preços mais vantajosos , pode reservar as suas excursões com antecedência online e, para além de garantir o seu lugar nas excursões, pode aproveitar as ofertas oferecidas pelos fornecedores turísticos para compras online.
O que levar na mala para a sua visita a Cádis em janeiro?
setembro é um mês quente mas ventoso, por isso recomendo que inclua pelo menos os seguintes itens na sua mala:
- Fato de banho
- Óculos de sol
- Chapéu de sol
- Protetor solar
- Sapatos de praia
- T-shirts
- Casaco leve
- Sapatos de caminhada confortáveis
- Calças leves
- Casaco impermeável para excursões de aventura
- Botas impermeáveis para caminhadas de aventura