10 coisas para ver e fazer em Cádiz no verão

Cádis caracteriza-se pela sua rica história e pelo património da sua cidade antiga, mas também pelas suas praias, portos e actividades de verão, tornando-a um dos melhores locais em Espanha para visitar durante o verão.

Matías Rodríguez

Matías Rodríguez

leitura de 10 minutos

10 coisas para ver e fazer em Cádiz no verão

Sol em Cádis | ©Thierry Marthy

Com o seu pitoresco centro histórico, a sua famosa gastronomia, as coloridas festas locais e a sua história antiga, Cádis é uma das principais atracções da Andaluzia. É também um destino familiar e, graças aos seus portos e praias, é também uma cidade ideal para visitar durante o verão.

Algumas das melhores coisas para ver e fazer em Cádis durante a época de verão incluem passeios de barco, passeios de bicicleta, pores-do-sol mágicos em Cádis, mercados medievais e outras experiências eclécticas como conhecer o lado selvagem da cidade nos parques naturais ou dormir num yurt. Aqui estão algumas das melhores coisas para fazer em Cádis durante o verão.

1. Fazer um passeio de barco na Baía de Cádis

Passear de barco na Baía de Cádis| ©Emilio
Passear de barco na Baía de Cádis| ©Emilio

Se visitar Cádis durante o verão, verá que o tempo está muito quente e a costa da cidade está a preparar-se para receber os turistas. Uma das melhores actividades que se pode fazer a partir do porto é dar um passeio de barco pela Baía de Cádis, para descobrir o local a partir do mar.

Normalmente, durante os passeios de barco no verão, também se tem tempo livre para dar um merg ulho e praticar desportos aquáticos, como paddle surf ou snorkelling, uma vez que as águas da Baía de Cádis são cristalinas. Além disso, durante o passeio, verá as pontes Constituição e Carranza e uma vista de cartão postal da arquitetura da cidade a partir da água.

Os passeios de barco pela Baía de Cádis são geralmente passeios de meio dia e costumam durar entre 3 e 4 horas, pelo que também é uma opção ideal se estiver a planear uma estadia curta na cidade, pois não ocupará muito do seu tempo. Se este é o seu caso, aqui está uma lista de actividades para descobrir Cádis em 2 dias.

2. Passeio pela costa de Cádis com degustação de vinhos e queijos

Catedral de Cádis| ©Pepe Rodríguez Cordon
Catedral de Cádis| ©Pepe Rodríguez Cordon

Cádis tem alguns dos edifícios mais bonitos da Andaluzia e a sua história milenar provocou um cruzamento de estilos nos seus edifícios que podem ser descobertos num passeio pelo centro histórico e ao longo da costa da cidade. Se planeia visitar Cádis no verão, quando as temperaturas são amenas e pode desfrutar das vistas abertas da baía, pode fazer um passeio a pé para descobrir as atracções de Cádis.

Durante estes passeios, que pode fazer sozinho ou com uma visita guiada, pode mergulhar no passado da cidade, visitando a Plaza de España, a Plaza de la Mina, a Plaza Mayor, a Catedral de Cádis, que é a única no mundo a misturar quatro estilos arquitectónicos diferentes, e o Teatro Romano, que foi descoberto há pouco mais de 40 anos e se tornou uma das principais atracções da cidade.

Se optar por um passeio pela cidade velha numa excursão, normalmente também pode optar por uma prova de vinhos e queijos para descobrir alguma da gastronomia local e quando percorrer a costa de Cádis não perca as vistas desobstruídas para o mar.

Reservar uma excursão ao longo da costa de Cádis

3. Fazer um passeio de bicicleta pelas rotas de Cádis

Rapariga de bicicleta| ©Vmonte13
Rapariga de bicicleta| ©Vmonte13

Cádis é uma das cidades mais antigas da Europa e o seu centro histórico, as suas praias e o seu porto são os principais protagonistas, mas nos seus arredores também há muitos lugares que vale a pena descobrir, especialmente durante o verão, quando o tempo se presta a ser explorado a pé ou de bicicleta.

Se é adepto do cicloturismo, em Cádis pode encontrar alguns dos melhores percursos pelas montanhas e pinhais que rodeiam a cidade. Podemos explorar Los Toruños, a Laguna de Torrox, La Algaida, a Rota das Falésias, o Cerro del Tambor, o Arroyo Mondragón, Las Pedrizas e Pinar de Hierro, entre outros lugares que podemos visitar sozinhos, alugando uma bicicleta ou com a ajuda de um guia local.

Andar de bicicleta pelos arredores da cidade durante o verão é uma óptima maneira de aproveitar ao máximo a sua visita a Cádis, pois pode desfrutar do ar livre e também ver alguns dos locais mais bonitos da costa andaluza.

Reservar um passeio de bicicleta em Cádis

4. Visitar as praias de Cádis

Praia de La Caleta| ©kanbron
Praia de La Caleta| ©kanbron

Visitar as praias de Cádis é uma das melhores coisas para fazer na cidade durante o verão. Se não quiser ir muito longe da cidade velha, pode visitar La Caleta, que é uma das praias mais famosas de Cádis e está dividida em duas pelo castelo de San Sebastian, ou também as praias de Santa Maria del Mar e Playa de la Victoria.

Se quiser descobrir as melhores praias da costa andaluza, terá de se afastar um pouco mais do centro de Cádis e poderá visitar as praias de Sanlúcar de Barrameda, entre as quais se destaca a Playa de la Calzada, uma zona de águas cristalinas e areias douradas onde se realizam corridas de cavalos andaluzes, razão pela qual também é conhecida como o Hipódromo de Sanlúcar.

Perto da Playa de la Calzada também se encontra a Playa de las Piletas, que se destaca pelas suas rochas naturais e pelos passeios marítimos que podem ser alugados no local. Também se pode visitar as estâncias de veraneio de Conil de la Frontera, Barbate, Zahara de los Atunes e Tarifa, onde se encontra a praia de Bolonia, que se caracteriza pela sua extensão, pela sua natureza selvagem e por ter sido eleita a praia mais bonita de Espanha.

Reservar um espetáculo de dança do cavalo andaluz

5. Ver as melhores vistas de Cádis desde as alturas

Miradouro da Torre de Tavira| ©Pep.1984
Miradouro da Torre de Tavira| ©Pep.1984

A cidade de Cádis foi protagonista da Batalha de Trafalgar e ocupa uma posição estratégica na defesa da costa andaluza. É por isso que a arquitetura do centro histórico está repleta de torres a partir das quais é agora possível contemplar vistas panorâmicas da cidade e do mar, especialmente durante os dias ensolarados de verão, quando o tempo está seco e limpo.

Uma das melhores excursões em Cádis consiste em percorrer estas torres para obter as melhores vistas, embora também o possa fazer por conta própria se visitar a famosa Torre de Tavira, a Casa das Quatro Torres, a Casa das Cinco Torres ou a Casa-Palácio dos Marqueses de Recaño, que com 58 metros de altura é o ponto mais alto do centro histórico.

Na maioria destas torres é possível ter uma vista de 360º e, durante os dias de verão, é possível até descobrir outras localidades próximas, como Tarifa ou Jerez de la Frontera. Na Torre de Tavira pode também visitar a sua câmara obscura e vislumbrar todo o horizonte de Cádis.

Reservar uma excursão em Jerez

6. Visitar o Mercado Medieval de Puerto de Santa María

Mercado Medieval em Puerto de Santa María| ©J.Luis Villar
Mercado Medieval em Puerto de Santa María| ©J.Luis Villar

Se está a planear visitar Cádis durante o verão, pode viver uma das experiências mais ecléticas da cidade visitando o Mercado Medieval que se realiza durante o mês de junho em Puerto de Santa Maria. Neste mercado pode descobrir o passado da cidade durante a Idade Média, com espectáculos de dança da época, gastronomia medieval e bancas de artesanato.

Visitar o Mercado Medieval é também uma boa opção se planeia visitar Cádis com crianças, uma vez que o programa normalmente inclui actividades infantis, espectáculos de circo e actuações de bobos e outras personagens típicas da Idade Média. O mercado realiza-se todos os anos na Plaza del Castillo, o que contribui para o ambiente.

O Mercado Medieval realiza-se todos os anos em Cádis, no início do verão, e é uma das actividades que dão início à época estival. Também pode aproveitar a sua visita a Puerto de Santa María para visitar as praias de Levante e Valdelagrana e, se planear uma estadia de vários dias, pode também visitar Jerez de la Frontera.

Reservar uma visita guiada ao Alcázar e à Catedral de Jerez

7. Assistir ao mágico pôr do sol de Cádis

Pôr do sol na Baía de Cádis| ©Javier Linares
Pôr do sol na Baía de Cádis| ©Javier Linares

Uma das melhores coisas para fazer na cidade durante o verão é assistir ao pôr do sol , já que o pôr do sol de Cádis é considerado um dos melhores de Espanha, especialmente se planear visitar Cádis em agosto, quando o céu está mais limpo e o tempo permanece ensolarado até ao final do dia.

Pode assistir ao pôr do sol a partir de muitos locais da cidade, mas alguns dos melhores são a Playa de la Caleta, porque é a área onde o mar desce, a Torre de Levante, que oferece uma ampla vista panorâmica da Catedral de Cádis, e a Playa del Chato, que fica longe da cidade velha e é um dos segredos mais bem guardados dos habitantes locais.

Também é possível ver o pôr do sol a partir da água num passeio de barco na Baía de Cádis, na zona balnear de Tarifa ou no Puerto de Santa María, na costa de Jerez de la Frontera.

8. Percorra Cádis ao seu ritmo e durma num yurt.

Passeio de autocarro por Cádis| ©City Sightseeing
Passeio de autocarro por Cádis| ©City Sightseeing

Se pretende percorrer a cidade no verão ao seu próprio ritmo, em carro alugado, transportes públicos ou nos autocarros turísticos de Cádis, pode optar por passar a noite numa yurt, uma opção que se tornou popular nos últimos anos. As yurts são habitações típicas dos povos nómadas asiáticos que ganharam fama na Europa através da Rota da Seda.

Hoje em dia, nos destinos de montanha e de praia, as yurts são utilizadas, especialmente durante o verão, como uma alternativa de alojamento no meio da natureza ou em frente ao mar que permite aos visitantes ligarem-se ao ambiente. Estas tendas redondas e transportáveis são feitas de madeira e lã.

Em Cádis pode encontrar opções de alojamento em yurts na costa, no Parque Los Alcornocales, em Tarifa, em Barbate, em Chiclana ou em Vejer e também em alguns locais perto de parques naturais, uma vez que os yurts são considerados alternativas de turismo ecológico.

Reservar uma excursão de autocarro turístico hop on-hop off

9. Conhecer o perfil selvagem de Cádis nos seus parques naturais

Parque Natural do Estreito de Gibraltar| ©Juan Hipólito González
Parque Natural do Estreito de Gibraltar| ©Juan Hipólito González

Cádis é a província espanhola com mais parques naturais do país e, por isso, tem para oferecer, para além das praias, um ambiente natural de serras e bosques que durante o verão pode ser visitado em horários alargados para desfrutar das actividades oferecidas pelos espaços protegidos e conhecer algumas das melhores paisagens de Cádis.

O Parque Natural del Estrecho é possivelmente o mais famoso e o mais interessante dos parques de Cádis, porque está situado entre o Atlântico e o Mediterrâneo, fazendo fronteira com zonas de praia e também com a pitoresca ilha de Tarifa, pelo que durante o verão também se pode dar um mergulho nas grutas subterrâneas e visitar as ruínas arqueológicas do parque.

Também se podem visitar outros parques naturais próximos, como Los Alcornocales, onde se pode ficar numa yurt, Sierra de Grazalema, Entorno de Doñana, La Breña y Marismas del Barbate e o Parque Natural da Baía de Cádis, que é um dos mais conhecidos. Todos eles contêm sítios intactos e pouco explorados que pode explorar durante a sua visita.

10. Aprecie a gastronomia de Cádis nos melhores bares de praia

Chiringito| ©Juanma
Chiringito| ©Juanma

Não se pode deixar Cádis sem desfrutar da gastronomia local e se planeia visitar a cidade durante o verão pode desfrutar dos chiringuitos na costa, as barracas de praia onde pode saborear as iguarias de Cádis enquanto assiste ao pôr do sol a partir da esplanada ou ao pôr do sol sobre o mar.

Nos bares de praia podem-se provar tapas rápidas como cação marinado, omelete de camarão, peixe frito de Cádis, camarões cozidos, lagostins pequenos e pimentos assados com atum rabilho, que é uma das especialidades dos pescadores locais, pelo que é comum que muitas das receitas o incluam entre os seus ingredientes.

Alguns dos locais que recomendo visitar são Nahú Beach, na Playa de la Cortadura, Tirabuzón, na Playa Santa María del Mar, Feduchy, na Playa La Fontanilla e La Manuela, em Chipiona. Em todos estes chiringuitos é possível provar bons pratos de Cádis a bom preço, acompanhados de vinho e xerez locais.

Temperaturas em Cádis no verão

Noite em Cádis| ©Angel Sotomayor
Noite em Cádis| ©Angel Sotomayor

O clima de verão em Cádis é quente e atinge temperaturas médias de 24°, com máximas de 30° e mínimas de 18°. O mês mais quente é agosto, quando normalmente não chove nenhum dia e a temperatura não costuma descer abaixo dos 20°.

No entanto, mesmo durante os dias mais quentes do verão, a temperatura na cidade não costuma ser sufocante, pelo que é possível fazer caminhadas , passeios de bicicleta e outras actividades ao ar livre sem grandes inconvenientes. Se visitar Cádis em dezembro, verificará que as temperaturas descem substancialmente, com mínimas abaixo dos 10°.

A afluência de turistas em Cádis no verão

Ruas de Cádis| ©santiago lopez-pastor
Ruas de Cádis| ©santiago lopez-pastor

O verão é a época alta em Cádis, por isso é quando a cidade recebe mais turistas, especialmente nas praias e nas atracções de verão. Recomendo que organize um itinerário para a sua visita e que reserve as suas excursões com antecedência para evitar esgotamentos de última hora ou aumentos de preços.

Se quiser evitar as multidões de turistas , pode optar por locais afastados do centro de Cádis, como as praias a caminho de Tarifa ou Puerto de Santa María. Pode também optar por excursões de manhã cedo e durante a semana.

Preços em Cádis no verão

Dinheiro em euros| ©Ibrahim Boran
Dinheiro em euros| ©Ibrahim Boran

Como estes são os meses de época alta, irá notar que os preços são mais elevados do que se visitar Cádis durante o inverno ou nos meses de época baixa. Embora existam excursões que são geralmente baratas, tais como passeios de bicicleta ou de autocarro, notará a diferença de preço se reservar na altura da sua visita.

Uma forma alternativa de poupar nas excursões é reservar antecipadamente na Internet, uma vez que pode frequentemente obter descontos e congelar o preço da excursão, bem como garantir o seu lugar na excursão.

O que levar na mala para a sua visita de verão a Cádis?

Bagagem| ©JamesDeMeyer
Bagagem| ©JamesDeMeyer

Se decidir visitar Cádis no verão, aqui está uma lista dos essenciais que deve levar na sua bagagem:

  • Fatos de banho
  • T-shirts
  • Sapatos confortáveis
  • Protetor solar
  • Óculos de sol
  • Chapéu de sol
  • Sapatos de praia
  • Calças leves