O que ver e fazer em Córdoba em 2 dias
Se planeia visitar Córdoba em dois dias, tenho boas notícias para si: é possível. Só tem de ter em conta este itinerário com as atracções essenciais para não perder nada.
Se está a planear uma escapadela de fim de semana a Córdoba ou se está apenas de passagem e tem apenas 2 dias para conhecer a cidade, este artigo é para si. Embora Córdoba seja uma cidade com uma enorme variedade de coisas para ver e fazer, terás tempo suficiente para ver os principais pontos turísticos da cidade e levar o melhor de Córdoba.
Poderás ver a Mesquita-Catedral de Córdoba, o Alcazar dos Reis Cristãos, a Ponte Romana, a Torre de Calahorra, o Palácio de Viana e muito mais. Aqui está um itinerário para organizar a sua viagem de 2 dias a Córdova sem perder nada.
Dia 1: Mesquita-Catedral, Alcázar dos Reis Magos, Bairro Judeu, Ponte Romana e Torre de Calahorra.
Basta ver as atracções mais emblemáticas no primeiro dia da sua estadia em Córdoba para se apaixonar loucamente pela cidade e querer voltar, mas com a sensação de já ter visto o suficiente.
Conhecer a Mesquita-Catedral de Córdoba
A Mesquita-Catedral de Córdoba é a primeira coisa que recomendo visitar na cidade, pois pode ser definida como a sua principal atração.
É um dos monumentos mais visitados de Espanha, e quando a conheceres vais perceber porquê. O Pátio dos Naranjos à entrada, as suas imponentes colunas, a marcada arte omíada da época do Califado de Córdoba, juntamente com elementos de estilo gótico, barroco e renascentista, fazem dela uma verdadeira obra de arte.
Tendo em conta que é a atração mais visitada de Córdoba e que só tem dois dias para visitar a cidade, aconselho-o a evitar perder tempo em longas filas de espera para entrar, comprando os seus bilhetes com antecedência. Deixo-te com este artigo onde podes saber mais sobre esta atração e comprar os teus bilhetes para a Mesquita-Catedral de Córdoba.
Visitar o Alcazar dos Monarcas Cristãos
Depois de visitar a Mesquita-Catedral de Córdoba, a menos de 10 minutos a pé, chegará ao Alcazar dos Monarcas Crist ãos, que é o segundo monumento mais visitado em Córdoba, depois da Mesquita, e deve definitivamente incluí-lo no seu itinerário.
Trata-se de um edifício militar construído pelo rei Afonso XI de Castela em 1328 e, como parte do centro histórico de Córdova, foi declarado Património da Humanidade pela UNESCO em 1994. Foi o local de vários marcos históricos, como a visita de Cristóvão Colombo para apresentar o seu projeto que culminou na descoberta da América.
Tem uma arquitetura espantosa e é famosa pelos seus coloridos e extensos jardins, fontes e lagos, mas também recomendo que visite o Patio Morisco e o Patio de las Mujeres e suba à Torre de los Leones para obter as melhores vistas.
Considerando que é um dos sítios mais visitados, recomendo que compre os seus bilhetes com antecedência para evitar as filas.
Dar um passeio pelo Bairro Judeu
Uma vez terminada a visita ao Alcázar de los Reyes Cristianos, a poucos metros de distância encontrará a Judería, um bairro emblemático de Córdoba, originalmente habitado por famílias judias entre os séculos XIII e XV, e hoje uma das principais atracções da cidade.
Cada pormenor deste bairro está excelentemente preservado, as suas ruas estreitas empedradas, os seus pátios coloridos decorados com uma variedade de flores e toda a história que se respira em cada canto é uma das coisas que mais apreciará quando o percorrer.
Recomendo que escolha uma visita guiada para conhecer este bairro em profundidade, sem perder nada e aproveitando ao máximo o seu tempo. Aqui pode encontrar toda a informação sobre as melhores visitas gu iadas ao Bairro Judeu para que a sua visita seja um sucesso.
Paragem para almoço: recomendações
O Bairro Judeu é um bom lugar para comer alguma coisa e recarregar as baterias antes de continuar o dia. Aí encontrará uma grande variedade de restaurantes que servem comida típica cordovesa e poderá até assistir a alguns espectáculos de flamenco.
Pessoalmente, recomendo a Casa Pepe De La Judería, um dos melhores restaurantes de Córdoba, que oferece um amplo menu de comida típica e é reconhecido pela sua excelência e qualidade, destacada no guia Michelin.
Outra boa opção é o Patio de la Judería, que tem um estilo único. Está construído sobre o que foi uma antiga casa senhorial do século XVIII, todos os seus pratos são confeccionados com produtos frescos, de qualidade e locais e há frequentemente espectáculos de flamenco ao vivo.
Atravessar a Ponte Romana
Depois de comer algo no bairro judeu, voltará algumas ruas em direção à mítica Ponte Romana, que se situa sobre o rio Guadalquivir e que, na realidade, liga o bairro da Catedral ao bairro do Campo de la Verdad. Tem uma longa história, já que a sua construção remonta ao século I a.C., quando Córdova estava sob o domínio de Augusto.
O seu bom estado de conservação e a sua requintada arquitetura romana são verdadeiramente admiráveis. Além disso, ao atravessar esta ponte, poderá contemplar o melhor pôr do sol que possa imaginar e terá as vistas mais maravilhosas do rio, da Mesquita-Catedral e da incrível flora e fauna que habita o parque natural de Sotos de la Albolafia.
Subida à Torre de Calahorra
Através da Ponte Romana, chegaremos à Torre de Calahorra, outro dos lugares que fazem parte do grande património histórico de Córdova e que é de visita obrigatória. Trata-se de uma fortaleza de origem islâmica que, desde a antiguidade, é um símbolo de controlo, defesa e proteção.
Na Torre de Calahorra pode visitar-se o Museu Vivo do Al-Andalus, onde se pode fazer uma viagem pela cultura de Córdova na Idade Média e descobrir a cooperação e convivência de religiões tão diversas como o cristianismo, o judaísmo e o islamismo numa das maiores cidades de Espanha.
Tenha em conta que a visita ao Museu não demorará mais de 2 horas. E aqui fica uma recomendação especial: aproveite a vista panorâmica única que se tem do último andar da Torre Calahorra. Será uma experiência única, pois a partir daí poderá apreciar outra perspetiva da Ponte Romana, da Mesquita-Catedral e do Alcázar dos Reis Magos.
Para visitar o Museo Vivo de Al-Andalus terá de comprar o seu bilhete por cerca de 4,5 euros e ter em conta o horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 10h às 19h durante todo o ano e no verão, das 10h às 14h e das 16h30 às 20h30h.
Dia 2: Medina Azahara, Palácio de Viana, Templo Romano e Museu Arqueológico e Etnológico.
Para aproveitar ao máximo o seu segundo dia em Córdoba, recomendo que comece com uma visita guiada à Medina Azahara, coma algo para recarregar as baterias e, à tarde, visite o Palácio de Viana, o Templo Romano e termine no Museu Arqueológico.
Visita guiada à Medina Azahara
Numa viagem a Córdova não pode faltar uma visita à Medina Azahara, um dos sítios arqueológicos mais conhecidos e importantes da Europa. É um complemento ideal para uma visita à Mesquita-Catedral, para que se possa compreender o que representou o esplendor de Córdova no século X, durante o Califado.
Está localizado a apenas 8 quilómetros de Córdoba e foi declarado Património Mundial da UNESCO em 2018. A minha recomendação é visitá-lo numa visita guiada a partir de Córdoba, para poupar tempo e conhecê-lo em profundidade. Tenha em mente que este sítio arqueológico tem muita história para contar entre suas ruínas, e ter a experiência de um guia especializado é uma grande vantagem.
As excursões à Medina Azahara partem de Córdoba de manhã e demoram cerca de 3 horas. Quanto ao preço, é de cerca de 17 euros por pessoa, aproximadamente.
Visita ao Palácio de Viana
Depois da visita à Medina Azahara, recomendo que continuem o vosso segundo dia no Palácio de Viana. Está localizado no coração do bairro de Santa Marina e é um dos lugares mais bonitos e pitorescos de Córdoba.
É uma residência muito luxuosa do século XIV que abriga 12 pátios cordobeses com uma notável arquitetura islâmica e romana que caracteriza toda a cidade e a sua visita representa um grande valor cultural, artístico e histórico.
A visita a este palácio é uma experiência incrível, pois é possível relaxar enquanto se passeia pelos seus pátios, percorrer a casa e conhecer a sua história, o seu museu, as suas remodelações e os diferentes proprietários que teve ao longo dos anos.
Se planear visitar Córdoba no verão, pode visitar o Palácio de Viana entre as 9h00 e as 15h00 de terça-feira a domingo. No resto do ano, entre as 10h e as 19h. Para poupar tempo e evitar filas, pode comprar os seus bilhetes antecipadamente no sítio Web oficial por cerca de 10 euros.
Dica de viajante
Pode visitar os 12 pátios do Palácio de Viana gratuitamente todas as quartas-feiras durante o horário especial das 14 às 15 horas no verão e das 14 às 19 horas no resto do ano.
Paragem para almoço: recomendações
Perto do Palácio de Viana, pode aproveitar a oportunidade para comer qualquer coisa e recarregar as baterias para o resto do dia. A oferta gastronómica típica cordovesa é muito variada.
Recomendo uma das tabernas da zona, como a Taberna Las Beatillas, uma das mais antigas da cidade que conserva em cada canto o espírito, a arte e a cultura de Córdova.
Outra opção é saborear umas tapas andaluzas na Taberna San Miguel Casa El Pisto, que fica um pouco mais perto da próxima paragem, o Templo Romano.
Visitar o Templo Romano
Depois de comer algo, a poucos metros do Palácio de Viana e a cerca de 10 minutos a pé, chegará ao Templo Romano, que será a próxima paragem do seu passeio pela cidade de Córdoba. Pode dizer-se que este templo foi encontrado por acaso durante uma ampliação da Câmara Municipal em 1950 e é uma estrutura muito imponente devido às suas enormes dimensões.
É dedicado ao culto imperial e demonstra a grandeza de Córdoba na época romana. É composto por seis colunas principais e duas laterais e o seu estado de conservação é verdadeiramente digno de admiração. Algumas das suas peças originais estão expostas no Museu Arqueológico da cidade.
Passeio pela Praça da Corredera
A poucos metros do Templo Romano encontra-se a Plaza de la Corredera e aprecia-se outro dos locais clássicos da cidade de Córdoba. Foi criada em finais do século XVII e é considerada a única praça principal retangular da Andaluzia.
A sua história é muito interessante, pois ao longo dos anos teve várias utilizações, como prisão, praça de touros, testemunha das execuções da Inquisição e mercado. Foi também declarado monumento histórico e artístico.
Visita ao Museu Arqueológico e Etnológico
Para concluir a sua visita à cidade, caminhe cerca de 7 ruas a partir da Plaza de la Corredera e chegará ao Museu Arqueológico e Etnológico de Córdoba, que é considerado o segundo mais importante de Espanha.
Neste museu encontrará uma variedade de peças que correspondem às diferentes civilizações que habitaram a cidade de Córdoba ao longo dos anos, sendo o local ideal para conhecer a história da cidade do princípio ao fim.
Encontrará obras únicas de todo o tipo das épocas romana, visigótica e islâmica, e poderá aprender um pouco mais à medida que explora as exposições do museu.
É necessário reservar a visita guiada com pelo menos um dia de antecedência no sítio Web do museu e o preço aproximado da entrada é de pouco mais de 1 euro.
O autocarro turístico de Córdova, um aliado para a sua visita de 2 dias
Tenho uma excelente notícia para si: o autocarro turístico de Córdoba inclui quase todas as atracções que mencionei neste artigo e será o seu grande aliado para chegar até elas. Como só tem dois dias para visitar a cidade, vai precisar de otimizar o seu tempo e para isso vai encontrar este autocarro turístico com paragens gratuitas.
Com esta opção, terá 17 paragens distribuídas pelos principais locais da cidade e poderá deslocar-se de um local para o outro, utilizando-o como meio de transporte sem gastar muito dinheiro.
Desta forma, todas as atracções estarão perfeitamente ligadas, só tem de prestar atenção às paragens e ter sempre um mapa na ponta dos dedos para o guiar. Poderá aproveitá-lo para conhecer toda a cidade, já que poderá descer em cada uma das atracções que quiser conhecer em profundidade e explorar os principais bairros de Córdoba.
O bilhete custa cerca de 18 euros por pessoa e pode ser reservado para 24 ou 48 horas, consoante a sua preferência.