O que ver e fazer em Córdoba em 3 dias

Uma das cidades mais encantadoras da Andaluzia, Córdoba encanta os visitantes com a sua mistura de culturas e o seu rico passado.

Nicolas Reffray

Nicolas Reffray

leitura de 11 minutos

O que ver e fazer em Córdoba em 3 dias

Córdoba | ©deepfoto

Há realmente muito para ver e fazer em Córdoba, pois é uma das cidades mais atraentes e culturalmente ricas de Espanha. A sua história, marcada pela mistura de culturas (muçulmana, romana, judaica e católica), pode ser vista em cada uma das suas ruas. Não é por acaso que o seu centro histórico e o Alcázar de los Reyes de Córdoba foram declarados Património da Humanidade pela Unesco.

Nesta excursão de 3 dias a Córdoba convido-o a visitar alguns dos lugares imperdíveis que o farão apaixonar-se pela cidade, como o bairro judeu, a torre de Calahorra, o Alcázar, os seus espectáculos de flamenco, a sua mesquita convertida em catedral, a praça da Corredera e a ponte de pedra de origem romana.

1. Dia Autocarro turístico, Mesquita-Catedral, Alcázar de lo reyes, ponte romana e espetáculo de flamenco à noite

Alcázar dos Reis Cristãos de Córdova| ©Paolo Trabattoni
Alcázar dos Reis Cristãos de Córdova| ©Paolo Trabattoni

Juntamente com Sevilha e Granada, Córdova é uma das cidades mais importantes e mais visitadas da região da Andaluzia. Com o seu encanto pitoresco, percorrer a cidade é uma experiência absolutamente única.

Atravessada pelo rio Guadalquivir, Córdova pode ser perfeitamente explorada a pé, de facto, é uma das melhores formas de desfrutar da sua magia, uma vez que cada bairro e cada recanto merecem ser vistos.

Apanhar um autocarro turístico

Comece o seu primeiro dia com um passeio de autocarro turístico pela cidade de Córdoba. Embora possa ser uma opção genérica, posso garantir que não há melhor maneira de sentir o mapa de toda a cidade.

Poderá ter uma ideia geral de onde se situam as principais atracções, para além de receber do seu guia um relato curto e muito divertido sobre a história do local.

Terá a oportunidade de conhecer em pouco tempo aqueles lugares aos quais certamente voltará mais tarde a pé, para desfrutá-los muito mais detalhadamente, e poderá descartar aqueles que não o entusiasmam muito.

Reserve o seu autocarro turístico em Córdoba

Visitar a Mesquita-Catedral de Córdoba

Depois do seu passeio pela cidade, sugiro que comece o seu passeio a pé no centro de Córdova. Entre as muitas coisas que se podem ver, uma das imperdíveis é a Mesquita-Catedral de Córdoba.

Ao longo dos anos, este tornou-se o monumento mais emblemático da cidade. É um dos lugares mais fascinantes da arte islâmica em toda a Andaluzia.

Graças à sua grande beleza, com a conquista cristã não foi demolida, mas foi construída uma catedral no seu centro. O resultado é uma bela mistura de arquitecturas que convivem em harmonia.

Não pode deixar de se maravilhar com as suas impressionantes colunas, o detalhe do seu interior ou o seu jardim de laranjeiras. A partir deste último, poderá apreciar em todo o seu esplendor a bela torre sineira, a estrutura mais alta de Córdova.

Os bilhetes para a Mesquita de Córdova podem ser comprados online, sem filas nem perdas de tempo, o que é essencial se só tiver 3 dias para visitar esta encantadora cidade.

  • Localização: C. Cardenal Herrero, 1, Córdoba
  • Preço: a partir de aproximadamente 11 euros
  • Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 10h às 19h

Reserve a sua visita à Mesquita-Catedral de Córdoba

Alcázar dos Reis Cristãos de Córdoba

A poucos metros da Mesquita-Catedral, nas margens do Guadalquivir, encontra-se outro dos pontos turísticos obrigatórios de qualquer visita à cidade de Córdoba: o Alcázar dos Reis Cristãos.

Antiga residência dos Reis Católicos e mais tarde prisão, é uma verdadeira joia da arquitetura mudéjar, com pormenores e azulejos românicos, construída no século XIV.

Percorrendo o seu interior, podemos sentir-nos parte da história da Andaluzia. Com as suas torres e muralhas de estilo gótico, de onde se pode ver o Guadalquivir e grande parte da cidade, este é um dos pontos-chave do passado multicultural de Córdova.

Os bilhetes para o Alcazar de los Reyes de Córdoba também estão disponíveis online, o que é ideal, uma vez que é um dos monumentos mais populares e que recebe mais visitantes durante todo o ano.

  • Localização: Praça Campo Santo de los Mártires, Córdoba
  • Preço: a partir de aproximadamente 16 euros
  • Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, das 8h30 às 20h45, aos sábados, das 8h30 às 16h30 e aos domingos, das 8h30 às 14h30

Compre o seu bilhete para o Alcázar dos Reis de Córdoba

Atravessar a Ponte Romana e visitar a Torre de Calahorra

Torre de Calahorra| ©-JvL-
Torre de Calahorra| ©-JvL-

Continuando o nosso passeio pela cidade, a escassos 200 metros do Alcázar encontraremos a famosa Ponte Romana. Uma impressionante ponte de pedra construída no século I a.C.

Esta estrutura vai de um lado ao outro do Guadalquivir, ligando o bairro onde se encontra o Campo de la Verdad com o bairro da Catedral.

Se é fã da série televisiva Game of Thrones, provavelmente irá reconhecê-la, uma vez que foi recentemente utilizada como cenário para uma das suas últimas temporadas. Num dos extremos, encontra-se a Torre de Calahorra, um torreão defensivo da época muçulmana, declarado Monumento Histórico Nacional.

Este é, sem dúvida, um passeio ideal para fazer com crianças em Córdoba, a cidade está cheia de histórias e cenários que permitem imaginar cavaleiros de armadura brilhante, pelo que os mais pequenos ficarão fascinados.

Visitar um bar de tapas

Antes que o dia se feche e a noite caia, recomendo que se dedique um momento a visitar um dos muitos bares de tapas da cidade de Córdoba.

Ao lado da Mesquita-Catedral há três dos melhores: Bar Santos, El Abanico e El Caballo Andaluz.

Anchovas fritas, patatas bravas, omeletes ou até hambúrgueres são algumas das tapas que pode provar com a sua cerveja gelada. Não perca a oportunidade de experimentar os sabores de Córdoba.

Desfrutar de um espetáculo de flamenco tradicional

No final da noite, recomendo que encerre o seu primeiro dia nesta incrível cidade espanhola com um espetáculo de flamenco tradicional. Podes ter a certeza de que aqui encontrarás algumas das melhores salas de flamenco da Andaluzia.

Assistir a espectáculos de flamenco em Córdoba é, sem dúvida, uma experiência sem igual. Poderá desfrutar da candura dos ciganos enquanto saboreia umas tapas ou pratos tradicionais da região num lugar com história. O flamenco nasceu na Andaluzia, produto desta mistura de culturas.

Alguns dos melhores espectáculos de flamenco em Córdova encontram-se na zona do Alcázar e da Mesquita-Catedral, já que este é o centro da cidade e o lugar onde se realizam a maioria das actividades principais de Córdova.

2. Dia Visita a Medina Azahara, La Juderia, os pátios de Córdova, a Plaza de la Corredera e uma saída nocturna para beber um copo

O bairro judeu de Córdova| ©Joan Carles Doria
O bairro judeu de Córdova| ©Joan Carles Doria

Perder-se nas ruas desta bela cidade é a melhor maneira de a conhecer. Ao passear, encontraremos alguns dos seus famosos pátios, cheios de flores e vegetação colorida.

Como tudo nesta bela cidade, as suas ruas também estão cheias de vestígios das diferentes culturas que por aqui passaram. Convido-vos a descobrir os recantos mais fotografáveis de Córdoba.

Visitar a encantadora Medina Azahara

Para este segundo dia, sugiro que tomem o pequeno-almoço na Cafetería Don Pepe, um dos clássicos da cidade. Ela tem duas filiais no centro de Córdoba, uma perto do Palácio Vaina e outra perto da sinagoga. Dica: prove os churros, são uma delícia.

Depois, prepare-se para uma viagem a um dos locais mais importantes do passado muçulmano da região, que fica a apenas 15 minutos de Córdoba. Refiro-me, naturalmente, à Medina Azahara. Esta antiga cidade-palácio foi construída como sede do governo do Califado no século X.

Ao reservar uma das excursões a Medina Azahara a partir de Córdoba, terá a oportunidade de desfrutar de um passeio guiado de 3 horas pelo passado muçulmano desta parte da Andaluzia.

A partir do centro da cidade, será conduzido num confortável minibus até Medina Azahara, onde o seu guia local lhe contará tudo sobre este maravilhoso lugar.

Medina Azahara é um sítio arqueológico reconhecido pela Unesco como parte do Património Cultural da região, um lugar verdadeiramente mágico que vale a pena visitar.

Poderá ver o Palácio de Yafar, o museu, onde se conserva um grande número de peças muito antigas, que lhe permitirão conhecer melhor a época em que Córdova pertencia ao império muçulmano.

Reserve a sua excursão a Medina Azahara a partir de Córdoba

Visitar o bairro judeu de Córdoba, o bairro judeu de Córdoba

Depois de visitar parte do passado muçulmano de Córdoba, sugiro um passeio pelas ruas de La Judería, o tradicional bairro judeu.

Este é um dos bairros mais antigos da cidade. As suas ruas e ruelas labirínticas estão situadas dentro do centro histórico, declarado Património da Humanidade pela UNESCO em 1994.

É possível percorrer aquele que foi um dos bairros judeus mais importantes de Espanha. Em 2008, foi implementada sinalização pedonal ligando-o a outros bairros judeus em Espanha, para que todos os visitantes possam percorrer este bairro, de acordo com o circuito proposto.

Pode visitar a bela sinagoga, situada junto à antiga muralha da medina muçulmana. O seu estilo mudéjar é de um requinte incomparável. Construída no século XIV, foi declarada Monumento Nacional em 1885. Uma das entradas para a judiaria é a Porta de Almodóvar, onde se pode ver a escultura do filósofo Séneca.

Se quiser conhecer melhor os seus segredos e a sua história, pode reservar uma das visitas guiadas à judiaria, o bairro judeu de Córdova, onde conhecerá toda a história da comunidade judaica em Córdova e deste lugar incrível.

Aproveite este tempo para almoçar ou lanchar num dos muitos restaurantes do bairro judeu. Com certeza, este é um dos melhores lugares de Córdoba.

Perca-se em busca dos pátios de Córdoba

Calleja del Pañuelo| ©Xavier Estruch
Calleja del Pañuelo| ©Xavier Estruch

Depois de desfrutar de La Judería, sugiro que saia em busca dos pátios mais bonitos da cidade. Alguns deles exigem uma taxa de entrada, mas outros são gratuitos.

Uma das atracções turísticas mais populares da cidade de Córdoba, os seus pátios coloridos cheios de plantas e flores são uma beleza onde se pode parar para tirar fotografias incríveis.

Perto da sinagoga está a Calleja de las Flores, uma das mais populares. Aqui, nas paredes brancas, encontra-se uma grande quantidade de plantas e flores, que dão ao lugar uma imagem muito pitoresca.

Terás de ter paciência, pois está sempre cheia de turistas que, tal como tu, vêm à procura dos recantos mais bonitos de Córdova. Outro ponto obrigatório é a Calleja del Pañuelo, sinuosa e estreita, mas cheia de encanto.

Nesta zona encontram-se alguns dos pátios mais bonitos, como os da Calle de San Basilio, e se tiveres a sorte de visitar a cidade durante a segunda quinzena de maio, poderás desfrutar do Festival de los patios cordobeses, uma festa em que todos abrem as portas dos seus pátios floridos para que o público os desfrute.

Reservar uma visita guiada aos pátios de São Basílio em Córdova

Algumas bebidas na Plaza de la Corredera

A partir daqui, é uma caminhada de 10-15 minutos em direção ao centro. Termine o seu dia na Plaza de la Corredera, onde pode desfrutar de uma bebida ou jantar numa das suas muitas esplanadas.

Talvez devido à sua estrutura retangular e às suas arcadas, tudo nela faz lembrar a Plaza Mayor. Um dos pontos de encontro mais clássicos da cidade durante séculos.

É uma das poucas praças castelhanas da região andaluza, e um local ideal para conviver e encerrar este segundo dia nesta magnífica cidade.

Com muitos bares, cafés e restaurantes, pode relaxar e apreciar a beleza desta praça, que começa a iluminar-se à medida que o sol se põe.

3. Dia Visite os Banhos Árabes, as Cavalariças Reais, o Palácio de Viana, o Museu Arqueológico e jante no Cavalo Vermelho

Banhos Árabes de Córdoba| ©Monica Duran
Banhos Árabes de Córdoba| ©Monica Duran

Como já deve ter reparado, Córdova é uma cidade tão interessante que é muito difícil selecionar apenas algumas atracções. Prepare-se para aproveitar ao máximo o seu último dia em Córdova.

Relaxar nos banhos árabes Hammam Al Ándalus

Para este último dia, sugiro que comeces por relaxar num dos banhos árabes mais incríveis que possas imaginar. Não se trata de mais um spa, mas de uma experiência única da qual sairá renovado.

O Hammam Al Ándalus é um dos melhores banhos árabes de Córdoba, e está localizado a poucos metros da Ponte Romana, quase nas margens do Guadalquivir.

Se não sabe o que é um banho árabe, é algo semelhante ao que hoje conhecemos como um spa, embora valha a pena dizer que a experiência é muito mais rica.

Baseados principalmente na utilização de grandes piscinas com água a diferentes temperaturas, e numa série de massagens, infusões, aromas, etc., proporcionam um relaxamento absoluto.

Na época da ocupação muçulmana eram muito populares e, por isso, atualmente existem vários banhos árabes na cidade. No entanto, muitos deles são preservados como museus ou achados arqueológicos, em vez de cumprirem a sua função original.

É o caso dos banhos árabes de La Pescadería, os banhos Caliphal, descobertos no início do século XX, ou os banhos árabes de Santa María.

  • Localização: C. Corregidor Luis de la Cerda, 51, Córdoba
  • Preço: a partir de 35 euros aproximadamente
  • Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 10h à meia-noite.

Visita às Cavalariças Reais

Depois de ser tratado como merece nos banhos árabes, sugiro-lhe que visite as incríveis Cavalariças Reais. Localizado ao lado do Alcázar de los Reyes Cristianos. São as cavalariças fundadas em 1572 pelo rei Felipe II.

Aqui, para além de poder admirar as cavalariças e as belas instalações onde durante séculos se criaram os melhores cavalos andaluzes, poderá assistir a alguns dos espectáculos equestres mais surpreendentes.

Vale a pena visitá-lo, especialmente se viajar com crianças, pois elas ficarão maravilhadas com as provas realizadas pelos cavalos.

Nas proximidades existe uma grande variedade de restaurantes, para que possa fazer uma pausa e recarregar baterias com uma boa refeição andaluza.

  • Localização: junto ao Alcázar de los Reyes Cristianos, Córdova.
  • Preço: a partir de 16,50 euros para adultos e 11,50 euros para crianças com mais de 3 anos.
  • Horário de funcionamento: de quarta-feira a sábado, das 10h às 13h e das 17h30 às 20h.

Visita ao belo Palácio de Viana

A apenas 20 minutos a pé, em direção a norte, encontrará o Palácio de Viana, um belo palácio-museu declarado Bem de Interesse Cultural, construído no século XV. Uma das suas principais atracções são, sem dúvida, os seus doze jardins e pátios.

A sua visita é imprescindível em qualquer viagem à cidade de Córdova. Podemos ver o Patio de los Gatos, o Patio de Recibo, o Patio de las Rejas, o Patio de Madame, entre outros. Cada um mais bonito do que o outro, são perfeitos para tirar fotografias coloridas.

O seu interior também é de grande beleza, locais como a Sala dos Mosaicos, a Galeria dos Azulejos ou a Galeria das Batalhas irão guiá-lo pelo passado da Andaluzia, e a sua coleção de pinturas também não o deixará indiferente. Poderá apreciar obras de Goya e Brueghel, entre outros.

A secção dos quartos é uma viagem no tempo, com móveis e decorações dos séculos XVI e XVIII. Uma emocionante viagem ao passado cordobês.

  • Localização: Plaza de Don Gome, Córdova
  • Preço: a partir de 6 euros
  • Horário de abertura: de terça a domingo, das 9h às 15h

Uma visita ao Museu Arqueológico de Córdoba

Museu Arqueológico de Córdoba| ©JamesNarmer
Museu Arqueológico de Córdoba| ©JamesNarmer

Quase a terminar estes 3 dias em Córdova, sugiro-vos que visitem o museu arqueológico da cidade. Este palácio do século XVI está situado a poucos metros da Calleja de las Flores.

É um lugar muito interessante onde se pode conhecer toda a história da região, com um grande número de peças que vão desde a pré-história até à Idade Média.

A entrada é gratuita para os residentes da União Europeia. Nos seus dois níveis, pode apreciar, por exemplo, os restos do teatro romano e alguns audiovisuais muito interessantes.

  • Localização: Plaza Jerónimo Páez, 7. 14003. Córdoba.
  • Preço: gratuito
  • Horários: de 16 de setembro a 15 de junho: de terça-feira a sábado das 9h às 20h e domingo das 9h às 15h. Fechado às segundas-feiras. De 16 de junho a 15 de setembro:

De terça a sábado das 10h00 às 17h00 e domingo das 10h00 às 17h00

Jantar no Red Horse

Termine este terceiro e último dia na cidade de Córdoba com um jantar num dos restaurantes mais reconhecidos e premiados da Andaluzia.

Situado no coração do Bairro Judeu, o Caballo Rojo dispõe de uma zona de bebidas variadas e de um restaurante, com uma ementa verdadeiramente deliciosa de comida mediterrânica e europeia.

O local está quase escondido, dentro de uma casa, junto à Mesquita-Catedral. Garanto-vos que não há melhor maneira de se despedir de Córdoba.