O que ver e fazer em Córdoba em 1 dia
Uma visita a Córdoba em apenas 24 horas é uma missão difícil, mas não impossível. Para aproveitar ao máximo esse dia, aqui estão algumas ideias para o ajudar a tirar o máximo partido do seu dia nesta bela cidade nas margens do Guadalquivir.
Situada nas margens do Guadalquivir, Córdoba é uma das cidades mais importantes da Andaluzia. Um dia não é certamente suficiente para ver todas as atracções da cidade, mas pelo menos é possível ter um vislumbre do seu infindável legado cultural e da sua rica história.
Com um roteiro intenso, de manhã até ao pôr do sol, pode ser possível visitar a maior parte das actividades que Córdoba tem para ver e fazer. Aqui sugiro um roteiro pelos principais pontos da cidade para que possas aproveitar ao máximo a tua visita em turbilhão.
Comece o dia visitando a Mesquita - Catedral de Córdoba
A única forma de começar um passeio por Córdoba, especialmente se for a sua primeira vez na cidade, é na famosa Mesquita, declarada Património Mundial em 1984 pela Unesco e considerada o maior monumento do Ocidente islâmico.
Mas a Mesquita é também um dos monumentos mais fascinantes da Andaluzia, uma vez que foi convertida em catedral pela Igreja Católica durante a Reconquista, pelo que é impossível que o seu estilo eclético passe despercebido.
Os maiores tesouros da Mesquita-Catedral estão no seu interior, que resume séculos de arte islâmica intervencionada com pormenores barrocos, góticos e renascentistas que não fazem mais do que mostrar o legado cultural da Andaluzia como território árabe reconquistado pelos espanhóis.
Todos os dias é visitada por milhares de pessoas, por isso recomendo que garantam os vossos bilhetes para a Mesquita com antecedência.
A melhor maneira de não perder nenhum pormenor da Mesquita-Catedral é optar por uma visita guiada das que são oferecidas em Córdoba, assim poderá descobrir muito mais do que o Campanário e o Pátio dos Naranjos.
Detalhes interessantes
- Preço... A entrada na Mesquita-Catedral custa a partir de onze euros. Se quiser uma visita guiada, o preço ronda os 26 euros.
- Localização... Cardenal Herrero 1, Córdoba.
- Horário de abertura... De segunda a sábado, das 10.00 às 18.00 horas. Domingos das 8.30 às 11.30 e das 15.00 às 18.00 horas.
Visita ao Alcázar dos Reis Cristãos de Córdoba
A poucas ruas da Mesquita-Catedral encontra-se o Alcazar dos Reis Cristãos de Córdoba, um dos edifícios mais bonitos da cidade.
O Alcazar não é mais do que uma fortaleza medieval construída dentro do centro histórico pelo rei Afonso XI sobre as ruínas do palácio do Califado Muçulmano durante a Reconquista. Córdova está cheia de símbolos e mitos!
O Alcazar, logo a seguir à Mesquita, é o monumento mais visitado em Córdova pelos turistas e não apenas pela riqueza arquitetónica da sua estrutura militar ou pela Torre dos Leões que oferece uma vista panorâmica da cidade, mas porque dentro das suas muralhas ocorreram alguns dos marcos históricos mais importantes do mundo, como a visita de Cristóvão Colombo para apresentar o seu plano para visitar a Ásia que terminou com a descoberta da América em 1492 ou o planeamento da batalha para a captura de Granada pela monarquia espanhola.
Com os seus bilhetes para visitar o Alcazar também pode visitar o Museu de Mosaicos Romanos e os exuberantes jardins com árvores, flores sazonais e fontes intermináveis no interior, e até mesmo alguns dos estábulos reais.
Detalhes interessantes
- Preço... A entrada no Alcázar custa cerca de cinco euros, enquanto quem quiser ir com um guia terá de pagar cerca de 15 euros.
- Localização... Praça Campo de los Mártires.
- Horário de funcionamento... De terça a sexta-feira, das 8h30 às 20h30. Sábados das 8h30 às 16h30. Domingos das 8h30 às 14h30.
Passeio pela Praça da Corredera de Córdoba
Esta praça é mais uma prova de que o inesgotável legado cultural de Córdoba é banhado por diferentes estilos.
A poucas ruas da Mesquita e do Alcázar, encontra-se a única praça quadrangular da Andaluzia, no bairro histórico de Axerquía.
O nome da Corredera deriva das touradas que aí se realizavam, mas também foi palco dos autos de fé e das execuções públicas da Inquisição espanhola. Desde 1981, La Corredera é considerada Monumento Histórico-Artístico.
A Plaza de la Corredera destaca-se pelo Mercado Sánchez Peña, atualmente um mercado alimentar, e pelas Casas de Doña Ana Jacinto, que são os únicos edifícios da zona que são anteriores à construção da praça.
Hoje em dia é muito fácil chegar à praça, pois é um dos pontos fixos habituais dos autocarros hop on hop off que percorrem a cidade.
A zona da Plaza de la Corredera é conhecida pelos seus bares de tapas e também pelos seus restaurantes. Como é uma excelente paragem intermédia, uma opção que recomendo é almoçar aí antes de continuar o frenético passeio por Córdova.
Encontrará comida deliciosa para todos os gostos, mas recomendo que prove os mariscos de Tu Pescaito ou as tapas de La Taberna de la Corredera.
Maravilhar-se com o Templo Romano de Córdoba
Por incrível que pareça, a estrutura do Templo Romano, datada do século I, foi descoberta em 1951, durante as escavações para a ampliação das instalações da Câmara Municipal.
Desde então, as seis colunas da entrada reconstruída que conduzem ao altar tornaram-se uma das principais atracções da cidade.
O Templo Romano de Córdoba também testemunha a importância vital da cidade durante a época romana, e para isso basta perceber que para encontrar estruturas de tamanho semelhante não é preciso ir mais longe do que o Fórum e o Monte Palatino em Roma, a capital do Império.
Estas colunas podem ser visitadas em qualquer altura e podem ser vistas de vários pontos da cidade, mas a melhor altura para as ver num dia claro é durante a manhã e a tarde.
Detalhes interessantes
- Preço... A entrada é gratuita.
- Localização... Capitulares 1, Córdoba.
- Horário de abertura.... Disponível para os visitantes 24 horas por dia.
Conhecer os pátios cordoveses no Palácio de Viana
Um conceito típico da cidade é o dos pátios cordoveses, que consistem em grandes varandas cheias de vasos de plantas e flores coloridas.
Estes pátios podem ser encontrados em qualquer rua de Córdova, mesmo fora das datas da Festa dos Pátios Cordobeses, em maio, mas o Palácio de Viana alberga muitos deles, e alguns dos mais bonitos.
O Palácio de Viana tem doze pátios cordobeses que concentram a essência da cidade, com as cores da Andaluzia e as suas influências da arquitetura romana e islâmica.
O palácio também tem fontes, árvores floridas e uma grande variedade de mobiliário de exterior que tornam mágica a experiência de passear pelos seus recantos.
O Palácio de Viana possui também um museu muito completo com tapeçarias flamengas, armas de fogo, porcelanas da época e vários originais de Francisco de Goya, um dos grandes artistas do Romantismo.
Detalhes interessantes
- Preço... A entrada no palácio custa cerca de dez euros.
- Localização... Plaza de Don Gome 2, Córdoba.
- Horário de abertura... Terça-feira a domingo, das 9.00 às 15.00 horas.
Visitar o bairro judeu de Córdoba
Córdoba possui um dos bairros judeus medievais mais bem conservados do mundo. Na Judería, poderá descobrir ruas estreitas e empedradas e uma das poucas sinagogas históricas que restam em Espanha, a maioria das quais foi destruída.
Este bairro foi ocupado por membros da comunidade judaica desde o século X até à sua expulsão em 1492 pelos Reis Católicos.
Entre os lugares a visitar no Bairro Judeu estão a Casa Andalusí, a Calleja de las Flores, a Plaza de Maimónides e a Casa de Sefarad. Também se pode visitar a Calleja del Pañuelo, uma das mais estreitas da Europa, que, como o seu nome indica, tem a largura de um lenço em todo o seu comprimento.
O Bairro Judeu estende-se desde a Puerta de Almodóvar até à Mesquita-Catedral e é um dos principais pontos de interesse do eclético centro histórico de Córdova.
O seu percurso é fundamental para compreender a riqueza cultural da cidade que foi conhecida como a Cidade das Três Culturas devido à sua influência católica, judaica e islâmica.
Recomendo que faça uma visita guiada ao Bairro Judeu com um guia local especializado para não perder nenhum pormenor e aproveitar ao máximo a sua visita a um dos lugares mais emblemáticos de Córdova e da Andaluzia.
Detalhes interessantes
- Localização... Desde a Porta de Almodovar até à Mesquita-Catedral, no centro histórico de Córdova.
Desfrutar dos banhos árabes de Córdova
Depois de um dia inteiro de turismo em Córdoba é normal sentir-se exausto, por isso uma visita aos banhos árabes da cidade para relaxar o corpo e a mente é a opção ideal.
Muito perto do Bairro Judeu encontram-se vários complexos de banhos árabes tradicionais onde se pode desfrutar de uma experiência de hammam.
O hammam é um tipo de banho a vapor utilizado pelos árabes na antiguidade para purificar a alma, o corpo e a mente. Estes banhos combinam o vapor quente com a temperatura fria da água para reduzir o stress e soltar os músculos, atingindo um estado de relaxamento total.
Os banhos árabes podem ser acompanhados por massagens e chás de ervas aromáticas para uma experiência completa antes de embarcar nas actividades nocturnas de Córdova ou nos espectáculos de flamenco da cidade.
Detalhes de interesse
- Preço... Os bilhetes de entrada custam a partir de 34 euros.
- Localização... C. Corregidor Luis de la Cerda 51, Córdova.
- Horário de abertura... Todos os dias, das 10h à meia-noite.
Ver o pôr do sol a partir da Ponte Romana e da torre da Calahorra de Córdova
A poucos metros da Mesquita-Catedral, a Ponte Romana, coroada pela Torre da Calahorra, espera-o para ver o pôr do sol refletido nas águas do rio Guadalquivir.
Recomendo que se sentem confortavelmente e esperem pelo pôr do sol para assistir a um dos mais belos entardeceres numa das cidades monumentais de Espanha.
Se vos apetecer, também podem subir ao topo da Torre Calahorra e ver a imensidão de Córdova a partir daí. Em qualquer caso, ver o pôr do sol nas margens do Guadalquivir a partir da ponte ou da torre é um plano muito interessante.
Ao cair da noite, estarás pronto para terminar o teu dia de passeio por Córdoba com umas tapas e vinho ou com a tua bebida preferida em alguns dos deliciosos restaurantes e bares da cidade.
Detalhes interessantes
- Preço... Os bilhetes de entrada para o topo da torre custam a partir de cinco euros.
- Localização... Ponte Romana, Córdoba.
- Horário... Todos os dias, das 10.00 às 14.00 horas e das 16.30 às 20.30 horas.
Agora: ir de tapas e vinho.
Missão cumprida, conseguiu ver os principais pontos turísticos de Córdoba num frenético passeio de dia inteiro e merece terminar o dia com uma excelente refeição e uma boa bebida, porque se a Andaluzia o maravilhou com as suas paisagens , então vai apaixonar-se pela sua gastronomia extremamente variada.
Beringelas, rabo de boi, japuta marinada, salmorejo, caracóis e presunto ibérico são alguns dos pratos típicos da cozinha cordovesa. Está com água na boca? Podes acompanhar qualquer uma destas alternativas com um vinho ou uma bebida local, como o típico rebujito.
Podes encontrar locais para comer no Bairro Judeu, na Plaza de La Corredera ou nas tabernas da Plaza de las Tendillas. Também pode optar pelo Mercadillo Victoria ou pelo Mercadillo de los Patios de la Marquesa. Mas não te preocupes, não passarás fome.
Dicas para a sua visita de um dia aos principais pontos turísticos de Córdoba
Percorrer uma cidade num dia pode ser cansativo, mas também uma experiência satisfatória no final do dia. O sucesso do passeio dependerá da organização do itinerário e também da otimização do tempo, especialmente durante as paragens intermédias.
Se tiver contratado o serviço de autocarro turístico de Córdova, pode utilizá-lo para as distâncias mais longas, mas não se atrase à espera dele se a sua próxima atividade estiver a algumas ruas de distância.
Como a visita a Córdova começa na Mesquita-Catedral, que abre as suas portas apenas às 10h00, o ideal é tomar o pequeno-almoço antes e começar o passeio sem pressas nem interrupções. Também deve ter sempre uma garrafa de água e um lanche na mochila, para o caso de ter fome a meio da caminhada.
Também recomendo que use sapatos confortáveis para a longa caminhada e que pare para almoçar em locais adequados para o efeito, como a Plaza de la Corredera, que tem muitos bares de tapas e restaurantes.
Por último, lembre-se sempre de respeitar o seu itinerário, especialmente nos locais onde poderá demorar demasiado tempo, como as visitas guiadas à Mesquita ou ao Alcazar ou aos banhos árabes.
O seu itinerário de acordo com as faixas horárias do dia
- Manhã
- Centro histórico
- Mesquita - Catedral
- Alcazar dos Reis Católicos
- Praça da Corredera
- Tarde
- Bairro Judeu
- Templo Romano
- Palácio de Viana
- Banhos Árabes
- Tarde-noite
- Regresso à cidade velha
- Ponte Romana
- Torre de Calahorra
- Tapas e visita ao mercado de rua