O que fazer em Cordova

Córdova é uma das cidades mais interessantes de Espanha, graças à sua história fascinante, à simpatia das suas gentes e ao seu impressionante património cultural.

Isabel Catalán

Isabel Catalán

leitura de 15 minutos

O que fazer em Cordova

Vistas da cidade de Córdova | ©Saad Chaudhry

Córdoba é, sem dúvida, o destino perfeito para uma escapadela em qualquer ocasião e vai surpreendê-lo, seja qual for o seu ponto de vista, vai apaixonar-se por Córdoba! Aqui está uma lista das melhores coisas para ver e fazer para que não percas nada e aproveites ao máximo esta cidade encantadora.

1. Descobrir a Catedral - Mesquita de Córdoba

Interior das colunas da Mesquita-Catedral| ©dr_zoidberg
Interior das colunas da Mesquita-Catedral| ©dr_zoidberg

Quando se pensa em Córdova, pensa-se inevitavelmente na sua famosa Mesquita. É provavelmente o primeiro monumento que todos os viajantes concordam quando perguntam o que ver em Córdoba durante uma visita.

A grande protagonista e a rainha de todos os olhares. Irradia uma beleza única que não deixa indiferente nenhum viajante que tenha a oportunidade de a ver pessoalmente.

Declarada Património da Humanidade em 1984 pela Unesco, é considerada o maior monumento do Ocidente islâmico, mas ao mesmo tempo é uma catedral católica dedicada à Assunção da Virgem Maria desde a época da Reconquista. Tudo isto faz deste templo um dos monumentos mais enigmáticos de Espanha e um dos seus doze tesouros, juntamente com a Alhambra de Granada, a Basílica do Pilar de Saragoça e o Teatro Romano de Mérida, entre outros.

Olhar para o seu interior é como fazer uma viagem no tempo até ao apogeu do Califado de Córdova. Resume a evolução da arte omíada em Espanha, misturada com elementos dos estilos gótico, renascentista e barroco do templo cristão, resultando numa autêntica obra de arte ao serviço de Deus e da espiritualidade humana.

São tantos os pormenores deste templo e tantas as histórias que se contam entre as suas paredes que, na minha opinião, a melhor forma de o conhecer é através de uma visita guiada para não perder nada. Na minha experiência, vale muito a pena.

No post Bilhetes para a Mesquita de Córdoba conto-lhe como visitar este ícone da arte hispano-muçulmana omíada e como completar a experiência com outros locais essenciais da cidade.

Informações úteis

  • Onde: Calle Cardenal Herrero, 1.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 18h / domingos e feriados: das 8h30 às 11h30 e das 15h às 18h.

Reservar bilhetes para a Mesquita de Córdova

2. Apreciar o pôr do sol na Ponte Romana de Córdova

Ponte Romana de Córdova| ©Paul VanDerWerf
Ponte Romana de Córdova| ©Paul VanDerWerf

Muito perto da Mesquita-Catedral de Córdova encontra-se a Ponte Romana sobre o rio Guadalquivir que atravessa a cidade, à qual se pode chegar através de um agradável passeio. Atualmente, serve de ligação entre o bairro da Catedral da cidade e o Campo de la Verdad.

Considerando que tem milhares de anos de história, vale a pena admirar o bom estado de conservação em que se encontra e parece-me um privilégio poder caminhar sobre esta obra perfeita da engenharia romana.

No entanto, ao longo do tempo, sofreu algumas reconstruções que modificaram a estrutura original, como a Torre Calahorra, datada da Reconquista, o Arco do Triunfo, construído no século XVI, ou a imagem do arcanjo São Rafael, do século XVII.

A Ponte Romana de Córdoba foi construída no século I d.C.. sob o domínio de Augusto, o primeiro imperador romano, e fazia parte da Via Augusta, que atravessava metade da Europa para ligar Roma a Cádis.

Aproveite a sua visita a Córdova para ver o pôr do sol a partir da Ponte Romana, pois tem uma vista maravilhosa sobre o rio, a catedral-mesquita e a reserva natural dos Sotos de la Albolafia, onde nidificam várias espécies de aves. Há muitas excursões e visitas guiadas pela cidade de Córdoba que o levam a ver este e outros monumentos imperdíveis.

Informações úteis

  • Onde: Avenida del Alcázar, sem número.
  • Horário: Pode visitar quando quiser, mas a melhor altura do dia, para mim, é ao pôr do sol.

Reservar uma visita guiada em Córdoba

3. Entrar no Alcázar dos Reis Cristãos em Córdoba

Alcázar dos Reis Cristãos de Córdova| ©Gonzalo Castán
Alcázar dos Reis Cristãos de Córdova| ©Gonzalo Castán

O centro histórico da cidade é um dos maiores da Europa e alberga uma riqueza inesgotável de monumentos. Perto da Mesquita-Catedral de Córdova encontra-se também o Alcázar de los Reyes Cristianos, um palácio-fortaleza medieval construído pelo rei Afonso XI em 1328 sobre os restos do antigo palácio do califado muçulmano.

Este é outro dos monumentos mais visitados pelos turistas, não só por ser um marco da arquitetura militar da Reconquista Cristã em Córdoba, mas também porque este palácio foi palco de importantes episódios da história de Espanha, como o planeamento estratégico da tomada de Granada pelos Reis Católicos ou a visita que Cristóvão Colombo fez aqui a estes monarcas para apresentar o seu projeto de chegar à Ásia através do Atlântico, que levaria à descoberta da América.

Ao atravessar as portas do Alcázar de los Reyes Cristianos, em Córdoba, recomendo que suba à Torre de los Leones, uma das quatro torres que delimitam o complexo. Daqui tem-se uma vista panorâmica deslumbrante do Alcázar, dos seus jardins e dos arredores, como a catedral-mesquita, a ponte romana e o rio Guadalquivir.

No interior, as minhas zonas preferidas são as piscinas, as fontes e os jardins decorados com árvores frondosas e flores exóticas. Num dia de sol é um sítio fantástico para ver em Córdoba e tirar fotografias.

Mas no Alcázar de los Reyes Cristianos há muitos outros espaços fantásticos como o Museu de Mosaicos Romanos, a muralha ou os Banhos Reais. É um sítio muito bonito!

Informações úteis

  • Onde: Plaza Campo Santo de los Mártires, s/n.
  • Horário de funcionamento: Terça a sexta das 8:30 às 20:15 / Sábados das 8:30 às 16:30 / Domingos e feriados das 8:30 às 14:30

Visita às Cavalariças Reais de Córdoba

Pode completar a sua visita ao Alcázar de los Reyes Cristianos de Córdoba visitando as Cavalariças Reais, situadas junto ao palácio. Declaradas Monumento Histórico Nacional em 1929, foram fundadas pelo rei Filipe II no século XVI com o objetivo de criar o cavalo espanhol de raça pura.

Atualmente, é possível ver a cavalariça principal, as cavalariças dos garanhões e um picadeiro, mas a sua principal atração é a coleção de carruagens do século XIX. É também o local onde se realiza o fantástico espetáculo equestre "Pasión y duende del Caballo Andaluz", um dos espectáculos mais populares de Córdova.

Informações úteis

  • Onde: Calle Caballerizas Reales, 1.
  • Horário de funcionamento: Segunda-feira das 10h às 13h30 / Terça-feira a sábado das 10h às 13h e das 16h30 às 19h30 / Domingos e feriados: 10h às 13h30

Reservar bilhetes para o Alcazar de los Reyes

4. Visita ao bairro judeu de Córdoba

Bairro Judeu de Córdoba| ©Francisco Anzola
Bairro Judeu de Córdoba| ©Francisco Anzola

Uma das visitas imprescindíveis a fazer no centro histórico de Córdoba é, sem dúvida, a judiaria.

Passear pelas estreitas ruas de paralelepípedos do bairro judeu de Córdoba é uma experiência que eu gostei muito, pois este é o bairro judeu medieval mais bem preservado da Europa.

Durante a visita, é possível ver o legado vivo da história desta comunidade em Espanha através dos seus edifícios caiados de branco, pátios e praças decorados com flores. O bairro judeu de Córdoba segue o traçado típico das cidades muçulmanas e estende-se desde a Porta de Almodóvar até à Catedral-Mezquita.

O que ver durante o percurso?

O melhor lugar para começar a desvendar os segredos do bairro judeu de Córdoba é a Casa de Sefarad, uma instituição cultural que preserva o património hispano-judaico. Uma visita obrigatória para quem quer conhecer a história desta comunidade em Espanha e procura mais do que fotografias de postal neste itinerário.

Ao lado fica a sinagoga, um pequeno tesouro de estilo mudéjar e uma das poucas sinagogas históricas que ainda restam no país. A poucos metros do templo encontra-se a Praça de Maimónides, dedicada ao célebre filósofo judeu, cuja estátua pode ser vista na vizinha Praça de Tiberíades.

Outros lugares de grande interesse a visitar num roteiro pelo Bairro Judeu de Córdoba são a Casa Andaluz, a Calleja de las Flores e o souk, um dos pátios mais visitados de Córdoba. Não perca o nosso artigo sobre os melhores passeios pelo Bairro Judeu de Córdoba.

Informações úteis

  • Onde: No centro de Córdoba, a noroeste da Mesquita.
  • Horário: O ideal é passear por esta zona de manhã ou à tarde, quando o bairro está mais animado. Também se pode fazer uma visita guiada.

Dica de viagem da Isabel

Lembra-te de tirar uma foto na popular Calleja del Pañuelo, uma das ruas mais estreitas de Córdoba e da Europa - tem a largura de um lenço estendido!

5. Surpreenda-se com o Templo Romano

Templo Romano de Córdoba| ©Eric Titcombe
Templo Romano de Córdoba| ©Eric Titcombe

Um dos sítios a visitar em Córdoba que mais me impressionou durante a minha viagem foi o Templo Romano. É espantoso contemplar o bom estado de conservação desta estrutura que remonta ao século I d.C. e que foi descoberta por acaso durante as obras de ampliação da Câmara Municipal em 1950.

Dedicado ao culto imperial, é um edifício de grandes dimensões com seis colunas de estilo coríntio, de pé livre, na sua entrada. Em frente, o altar e o templo erguiam-se sobre um pódio. Pensa-se que fazia parte do fórum provincial juntamente com o circo.

Encontrá-lo-emos na Calle Capitulares e nunca nos cansaremos de o fotografar. É um exemplo da grandeza e da importância de Córdova na época romana. De facto, na sua época, o Templo Romano era uma das construções mais imponentes do império, já que o seu imenso tamanho permitia que fosse visto desde a Via Augusta, a estrada de entrada na cidade.

Informações úteis

  • Onde: Calle Capitulares, 1.
  • Horário: Pode ser visto sempre que quiser, mas as melhores fotografias são tiradas a meio da tarde, com uma luz mais suave a iluminar a fachada.

6. Subir à Torre Calahorra e contemplar as vistas da cidade

Torre de Calahorra| ©-JvL-
Torre de Calahorra| ©-JvL-

Ao longo deste percurso pelo centro histórico terá certamente reparado no vasto património histórico e cultural que a cidade possui. A verdade é que é uma delícia poder explorar todos os monumentos antigos para ver em Córdoba.

Mas por trás de cada um deles há uma história que contribuiu para criar a cidade que conhecemos hoje e que vale a pena conhecer.

No Museo Vivo de Al-Andalus, podemos mergulhar neste importante capítulo da história de Espanha e fazer uma viagem no tempo até à Idade Média para descobrir como era a capital do Califado nessa altura e como os valores do Ocidente e do Oriente se misturavam nas ruas da maior cidade da Europa.

Este museu está localizado no extremo sul da Ponte Romana, na chamada Torre de Calahorra, e achei a visita muito interessante. Não só pelas peças expostas no interior do Museu Vivo de Al-Andalus, mas também pela história da própria estrutura.

O que ver no museu?

Visitar este museu é uma boa oportunidade para conhecer, através das suas exposições e projecções, a Córdoba das três culturas (cristã, muçulmana e judaica) na Idade Média, a sua arquitetura, o seu conhecimento científico, a sua música e grandes personalidades como Alfonso X "O Sábio", Maimonides e Averroes.

Também recomendo a entrada no museu pela vista panorâmica única que se tem do últimoandar da Torre Calahorra, de onde se pode ver o Alcázar dos Reis Cristãos, a Ponte Romana e a Mesquita-Catedral de Córdoba. É uma excelente oportunidade para tirar algumas das melhores fotografias da cidade.

Informações úteis

  • Onde: No extremo sul da Ponte Romana, junto à Torre de Calahorra.
  • Horário: de segunda a domingo, das 10h00 às 18h00 no inverno (1 de outubro a 30 de abril) / de segunda a domingo, das 10h00 às 14h00 e das 16h30 às 20h30 no verão (1 de maio a 30 de setembro).

7. Maravilhar-se com a arte e os pátios do Palácio de Viana

Pátio interior do Palácio de Viana| ©Andrew and Annemarie
Pátio interior do Palácio de Viana| ©Andrew and Annemarie

Outro dos lugares mais bonitos para ver em Córdoba é o Palácio de Viana, localizado no coração do bairro de Santa Marina.

Muitos turistas vêm a esta luxuosa residência do século XIV atraídos pela beleza dos seus doze pátios cordobeses ao ar livre, que concentram a essência da arquitetura islâmica e romana tão caraterística da cidade.

Estes pátios são uma verdadeira maravilha, uma homenagem à luz da Andaluzia e um refúgio de paz com uma variedade de plantas, árvores e fontes que são uma alegria para passear.

No entanto, o Palácio de Viana é muito mais do que isso. É também um belo museu distribuído por dois andares com colecções de grande valor artístico e histórico.

Fiquei muito surpreendida com todas as peças que aqui se podem ver: desde tapeçarias flamengas, porcelanas e mobiliário do século XVII a livros antigos, armas de fogo de época e várias obras de Goya. Sem dúvida, uma das minhas visitas preferidas em Córdoba.

Informações úteis

  • Onde: Plaza de Don Gome, 2.
  • Horário de abertura? Horário de abertura de setembro a junho. Terça-feira a sábado, das 10 às 19 horas. Domingos e feriados, das 10 às 15 horas / julho e agosto. De terça-feira a domingo, das 9 às 15 horas. Sextas-feiras e sábados das 9h às 15h.

8. Relaxar com um ritual de hammam nos banhos árabes de Córdova

Relaxar com um ritual de hammam| ©Sandra Vallaure
Relaxar com um ritual de hammam| ©Sandra Vallaure

Córdova é uma das cidades mais bonitas de Espanha. O seu centro histórico tem uma riqueza inesgotável de monumentos e em cada esquina há algo de surpreendente para ver e absorver cultura, história e tradição.

Agora, se depois de tanto passear pelo centro da cidade você precisa fazer uma pausa e relaxar um pouco, recomendo que você vá a um dos melhores banhos árabes de Córdoba para desfrutar de uma experiência única de hammam em um lugar mágico com a essência e a estética dos banhos tradicionais de Al-Andalus.

Se você nunca visitou o hammam antes, esta escapada para a antiga capital omíada pode ser sua grande oportunidade de fazer algo diferente e original em Córdoba.

O que são os banhos árabes de Córdoba?

O hammam é um tipo de banho de vapor que os antigos árabes usavam para limpar o corpo e relaxar a mente.

Durante uma escapadela a Córdova, é um plano fantástico experimentar o ritual do hammam que os antigos habitantes de Al-Andalus costumavam realizar e que, felizmente, chegou aos nossos dias para nosso desfrute.

O segredo dos banhos árabes de Córdoba reside na combinação do frio e do calor com o vapor. Este contraste de temperaturas tem muitos benefícios para o corpo, como relaxar os músculos, reduzir o stress, melhorar a circulação e a respiração e eliminar as toxinas da pele, entre outros.

O que fazer nos banhos árabes de Córdoba?

Quando se entra nos banhos árabes de Córdoba, percebe-se que não se trata de um spa típico. A decoração interior foi concebida para estimular os sentidos e fazer com que os visitantes acreditem que viajaram no tempo para o esplendor do antigo Al-Andalus.

Se há uma coisa que me fascinou no hammam, foi o ambiente descontraído no interior, onde o tempo parece parar. As salas caracterizam-se pela sua decoração de estilo árabe, com arcos islâmicos e belos tectos estrelados que deixam entrar a luz natural.

Além disso, o som da água, o aroma das essências que impregnam o ar, a música andaluza e a luz ténue das velas transportam-nos para um maravilhoso estado de calma. E se acompanhar a sua massagem com um delicioso chá árabe de ervas, sentir-se-á como um verdadeiro sultão ou sultana.

9. Excursão à Medina Azahara a partir de Córdova

Medina Azahara| ©manuel m. v.
Medina Azahara| ©manuel m. v.

Por último, numa viagem a Córdova não pode faltar uma ida à descoberta de Medina Azahara, um dos sítios arqueológicos mais importantes da Europa e uma visita imprescindível para conhecer a história da capital omíada.

Os restos da cidade palatina que o califa Abderramán III mandou construir no século IX no sopé da Serra Morena como símbolo do seu poder após a instauração do Califado independente de Córdova encontram-se a cerca de oito quilómetros da cidade de Córdova.

No entanto, a Medina Azahara teve uma vida curta, pois foi arrasada durante a guerra civil que pôs fim ao califado omíada.

Embora os vestígios arqueológicos não estejam completos devido ao abandono, à pilhagem e à passagem do tempo, graças aos trabalhos de restauro efectuados no local, é possível ter uma ideia da extraordinária beleza que esta cidade califal tinha nas suas origens e, para aqueles que gostam de arte e de história, é um luxo passear pelas ruínas de Medina Azahara imaginando como foi o seu apogeu e a importância que teve contra os reinos vizinhos.

O que ver em Medina Azahara?

Declarada Património da Humanidade pela Unesco em 2018, recomendo esta visita a Medina Azahara porque é o complemento ideal à visita à catedral-mesquita para compreender o esplendor da cidade no século X e um dos lugares mais bonitos para ver em Córdoba.

Aqui pode ver a residência real do califa e o magnífico Salão Rico, onde se realizavam as recepções políticas na cidade e que se caracterizava pela sua decoração meticulosa. Também a Mesquita de Aljama e a casa de Yafar, a residência do primeiro ministro do califa Alhaken II, que construiu a maqsura da mesquita de Córdova.

Nas imediações das ruínas arqueológicas de Medina Azahara encontra-se o Centro de Interpretação, cujo objetivo é promover o estudo e a divulgação deste sítio e servir de ponte entre os mundos ocidental e oriental.

Aqui são guardados todos os objectos históricos encontrados nas escavações arqueológicas e é exibido um documentário audiovisual que vale a pena ver para saber mais sobre Medina Azahara e a vida no local, que foi habitado por mais de 20.000 pessoas.

Como chegar a Medina Azahara?

  • Autocarro: um autocarro turístico parte da Avenida del Alcázar para o Centro de Interpretação de Medina Azahara. Para obter um bilhete para este autocarro, é necessário reservar um lugar no Posto de Turismo de Córdova com, pelo menos, um dia de antecedência.

  • De carro: a partir do centro de Córdova, pode apanhar-se a estrada A-431 em direção a Palma del Río até chegar ao sinal de Madinat al-Zahra. Ao chegar ao Centro de Interpretação de Medina Azahara, é necessário estacionar o carro e comprar um bilhete para apanhar o autocarro que sobe até ao sítio arqueológico. O autocarro sai de 20 em 20 minutos.

  • Visita guiada: inclui normalmente o transporte desde o centro de Córdova, a entrada no sítio arqueológico e um guia turístico. É a forma mais cómoda de visitar a Medina Azahara. Aqui está o nosso post sobre as melhores excursões para Medina Azahara a partir de Córdoba.

Dica de viajante da Isabel

Para compreender melhor a importância da Medina Azahara em Espanha, o meu conselho é visitar primeiro a cidade palatina e depois este museu.

10. Comer tapas em Córdoba!

Aprecie o rico e fresco salmorejo de Córdoba.| ©Javier Lastras
Aprecie o rico e fresco salmorejo de Córdoba.| ©Javier Lastras

Para além da lendária catedral-mesquita de Córdoba, se há uma coisa pela qual esta cidade é conhecida, é a sua gastronomia, onde se pode comer escandalosamente bem. As tapas estão na ordem do dia em Córdoba e, na minha opinião, uma das melhores formas de conhecer a cultura de um lugar é através da sua gastronomia.

De base mediterrânica, a cozinha cordovesa é uma das mais completas da Andaluzia graças à sua grande variedade de ingredientes, com abundância de carnes e legumes.

Quais são os pratos típicos de Córdova?

Há muitos e todos são deliciosos! As especialidades locais são tantas que a escolha é difícil. Algumas delas são o salmorejo, beringelas fritas com mel, flamenquines, caracóis, rabo de boi, bolo cordobês, japuta marinada ou presunto ibérico.

Tudo acompanhado por um bom copo de vinho, claro. Quais são os vinhos mais famosos de Córdoba? Há uma grande variedade, como o Montilla-Morilles, o Pedro Ximénez, o Casa Villa-Zeballos ou o Fino Cordobés, embora a bebida por excelência em toda a Andaluzia e em Córdoba seja o lendário rebujito.

Onde comer em Córdova?

Em Córdoba, é possível encontrar bons restaurantes onde comer em praticamente todos os pontos da cidade.

  • O lugar ideal para comer é numa taberna no centro da cidade, por exemplo, na Judería e na Plaza de las Tendillas, consideradas o epicentro gastronómico de Córdova.

  • Outra opção que recomendo se quiser provar um pouco de tudo em forma de raciones (porções) é ir ao Mercado Victoria, a poucos metros das muralhas da cidade de Córdoba. Aqui podes provar o melhor da cozinha espanhola e cordovesa, bem como deliciosos enchidos ibéricos, queijos, salgados e vinhos.

  • Um lugar semelhante ao anterior é o Mercado Los Patios de la Marquesa, onde se pode saborear pratos típicos cordoveses com espectáculos de flamenco, show cooking ou exposições fotográficas no coração do Bairro Judeu, a poucos metros da Catedral-Mesquita de Córdoba.

  • Finalmente, que tal uma bebida num dos terraços nas margens do Guadalquivir para brindar à sua viagem a Córdoba sob as estrelas e desfrutar das belas vistas do rio, da ponte romana e, um pouco mais adiante, do centro histórico? Parece ótimo, não é? Tem mais informações sobre a vida nocturna em Córdoba no nosso post sobre 10 coisas para ver e fazer em Córdoba à noite.

Dicas para uma viagem perfeita a Córdoba

Córdoba é uma cidade pequena que pode ser facilmente percorrida em apenas alguns dias. Não vai gostar menos dela, aliás, vai surpreender-se muito! Mas para poder desfrutar ao máximo de todas as suas atracções, recomendo que organize a sua visita de forma a escolher o que ver em cada dia. Aqui está uma lista das melhores coisas para fazer, dependendo da duração da sua viagem:

Outra sugestão para a sua visita à cidade andaluza é escolher a altura certa para a visitar. Córdoba tem muito para oferecer na primavera, quando se veste a rigor para as suas principais festividades. Mas se aproveitar o período de verão para a conhecer, também não ficará desiludido (veja este artigo com 10 coisas para ver e fazer em Córdova no verão).

Onde quer que vá, uma opção muito cómoda para explorar as suas ruas é o autocarro turístico. Ainda mais se decidir visitar Córdoba com crianças.