O que ver e fazer em Gran Canaria em 7 dias
Gran Canaria é uma das ilhas mais importantes de Espanha e tem muitas atracções para descobrir. Eis o que se pode ver e fazer durante uma visita de 7 dias.
Se há algo que distingue Gran Canaria de outros lugares, é que tem atracções para todos. Desertos, praias, montanhas e beira-mar coexistem num dos destinos turísticos mais importantes de Espanha e prestam-se a uma visita completa. Se está a planear uma estadia de 7 dias na ilha, com o itinerário certo poderá ver os melhores lugares.
Algumas das melhores coisas para ver e fazer na Gran Canaria incluem passeios de barco, observação de golfinhos, nadar em praias paradisíacas e excursões de aventura.
Dia 1: Passeio pelo centro histórico de Las Palmas de Gran Canaria e visita ao Aquário Poema del Mar
Se planeia ficar durante a sua estadia em Las Palmas de Gran Canaria, então o primeiro passo será visitar os principais pontos da cidade,
. Assim, poderá conhecer o centro histórico da capital da ilha, os mercados mais completos e algumas das praias mais movimentadas. Também podes visitar o Aquário Poema del Mar, o maior das Canárias, e desfrutar da gastronomia da ilha.
Fazer uma visita guiada a Vegueta, o centro histórico de Las Palmas
O bairro antigo de Las Palmas caracteriza-se pelas suas paisagens coloniais, pela sua oferta de museus e pelas suas ruas calcetadas que remetem para os anos da fundação da cidade, em finais do século XV.
Em Vegueta, pode visitar a Casa de Colón, a Praça de Santa Ana, o Parque de San Telmo e a Catedral, os principais locais da cidade velha de Gran Canaria.
As ruelas sinuosas da cidade velha estão construídas em altura, por isso recomendo que leve sapatos confortáveis e água para se hidratar quando passear pelo bairro, especialmente no verão, pois o tempo pode ficar muito quente. A melhor altura para passear pelo bairro é de manhã.
Se quiser ir às compras, também o pode fazer na zona do centro histórico, pois encontrará um grande número de lojas na Calle Mayor de Triana.
Para almoçar, pode visitar o Mercado de Vegueta, que não é muito grande, mas tem uma grande variedade de bancas para comer.
Visita ao Castillo de la Luz
O Castillo de la Luz, hoje em dia um refúgio de arte contemporânea, é um dos monumentos mais importantes de Gran Canaria, não só porque alberga o património histórico da ilha, mas também porque durante os anos do Vice-Reinado da América, foi um posto defensivo vital para a frota de navios que regressavam a Espanha, servindo um papel defensivo vital contra o cerco de piratas.
Durante as visitas ao Castillo de la Luz é possível ver a ponte levadiça, as duas torres circulares, a guarita e a cisterna do pátio interior. É interessante notar que, embora atualmente esteja rodeado de terra firme, quando foi construído, há mais de seis séculos, estava situado num recife fora da ilha.
É possível chegar ao Castillo de la Luz a partir do Mercado de Vegueta, de carro pela estrada GC-1, de autocarro da linha 12 até à paragem de Juan Rejón ou nos autocarros turísticos hop on hop off de Gran Canaria. A entrada no Castelo tem uma taxa de admissão geral de 4 euros.
Visitar o Aquário Poema del Mar
A poucas ruas do Castillo de la Luz fica o Aquário Poema del Mar, que é o maior aquário das Can árias e também uma reserva da fauna natural da ilha.
Dividido em três exposições temáticas, Selva, Recife-Praia e Oceano Profundo, este aquário apresenta tubarões, golfinhos, raias, polvos e caranguejos, bem como cardumes de peixes e crocodilos.
O aquário é uma alternativa perfeita em Las Palmas para as melhores excursões de observação de golfinhos, que geralmente começam em Puerto de Mogán ou Playa de Puerto Rico.
O Aquário Poema del Mar está aberto diariamente das 9h30 às 17h00 e a entrada geral custa cerca de 25 euros para adultos e 18 euros para crianças com menos de 11 anos.
A visita completa ao aquário, incluindo as experiências interactivas, demora cerca de 3 horas. Para terminar o dia com uma experiência canária, pode jantar no Mercado del Puerto.
Dia 2: Passeio pela Playa de las Canteras e Playa del Confital e visita ao Monumento Natural Roque Nublo
Um passeio por Las Palmas de Gran Canaria não está completo até visitar as principais praias da ilha, que é onde começa o itinerário do segundo dia.
À tarde, depois do almoço, o passeio continua com uma excursão de meio dia a alguns dos pontos mais altos da ilha e ao Monumento Natural Roque Nublo.
Visita à praia de Las Canteras e à praia de Confital
Situadas na baía ocidental de Las Palmas, a Playa de las Canteras e a Playa del Confital são duas das principais praias da capital da ilha. A Playa del Confital, situada na Península de Isleta, destaca-se por ser uma praia naturista, inclusiva e com rampas para deficientes.
A Playa del Confital é uma praia agitada, pelo que a melhor altura para a desfrutar é durante as primeiras horas da manhã. Quando os surfistas começam a chegar, o melhor é ir para a Playa de las Canteras, que fica a 10 ruas de distância e pode ser alcançada com o autocarro número 21.
A Playa de las Canteras é a praia mais famosa da cidade e possivelmente de toda a ilha. Surpreender-te-á com a sua extensão e com as opções de excursões de mergulho. Conta com um grande número de restaurantes, o que a converte no lugar ideal para almoçar antes de continuar com as excursões do segundo dia.
Fazer uma excursão guiada ao Monumento Natural Roque Nublo
O interior da ilha alberga alguns dos melhores atractivos naturais de Espanha, que podem ser descobertos em algumas das melhores excursões de Gran Canaria.
Nestas excursões podem visitar-se as aldeias de Teror e San Mateo e contemplar as vistas panorâmicas dos picos das montanhas vulcânicas antes de chegar a Roque Nublo.
O Monumento Nacional Roque Nublo está localizado no centro geográfico de Gran Canaria e é um dos símbolos da ilha, porque tem 80 metros de altura em rocha vulcânica e está a mais de 1800 metros acima do nível do mar. Isto torna-o o terceiro ponto mais alto, atrás do Morro de la Agujereada e do Pico de las Nieves.
A partir de Roque Nublo pode aceder a uma das vistas mais claras da ilha e, se planear visitar Gran Canaria em dezembroou janeiro, também pode ver o pôr do sol.
Dia 3: Visite as Dunas e o Farol de Maspalomas e faça uma excursão de observação de golfinhos
No terceiro dia, o itinerário incluirá uma visita ao sul da ilha para ver as dunas únicas de Maspalomas, que têm uma correlação direta com a paisagem do deserto do Saara, e o Farol de Maspalomas, um dos mais antigos da Gran Canaria.
À tarde, sugiro uma excursão com observação de baleias e golfinhos a partir da praia de Puerto Rico.
Passeio pelas dunas de Maspalomas
É possível visitar o Saara em Gran Canaria? Parece que sim, pelo menos a partir das dunas de Maspalomas, porque oferecem uma paisagem única que é semelhante ao deserto, partilhando até o mesmo clima e algumas das aves migratórias que também habitam o continente africano.
Pode chegar às dunas de Maspalomas de carro a partir de Las Palmas de Gran Canaria na rota GC-1 numa viagem de cerca de quarenta minutos ou de autocarro combinando as linhas L1 e 1 até à estação Avenida de Bonn.
A melhor altura para visitar as dunas é de manhã, pois o calor aumenta durante a tarde, especialmente no verão.
A entrada no Parque Natural é gratuita e, uma vez lá dentro, a um custo extra, pode fazer um passeio de camelo pelas dunas de Maspalomas ou uma visita guiada que o levará pelas melhores paisagens do local, onde poderá tirar as melhores fotografias daquele que é conhecido como o grande deserto das Ilhas Canárias.
Ver o Farol de Maspalomas e dar um mergulho na praia de Playa del Inglés.
Uma vez terminado o passeio matinal pelas dunas de Maspalomas, pode almoçar num dos restaurantes costeiros da Playa de las Mujeres e depois visitar o Farol de Maspalomas, um dos mais antigos das Ilhas Canárias.
O Farol de Maspalomas é um símbolo das Ilhas Canárias e também um dos pontos mais altos do sul da ilha, juntamente com o Mirador de las Dunas, ao qual se pode aceder nas imediações do Hotel Riu Palace.
A poucas ruas do farol pode visitar a Playa del Inglés, a mais caraterística das praias do sul e que se destaca pela sua areia dourada e águas calmas e cristalinas, bem como pela sua enorme extensão.
Fazer um passeio de observação de golfinhos
Um passeio de observação de golfinhos é uma das melhores coisas para fazer em Gran Canaria. A partir da Playa del Inglés pode chegar-se à praia de Puerto Rico de carro pela estrada GC-1 em cerca de 20 minutos e aí pode reservar-se uma excursão para descobrir os cetáceos das Ilhas Canárias.
Nestas excursões vespertinas, que duram cerca de 3 horas e custam a partir de 41 euros, é possível navegar num cruzeiro em águas abertas à procura de golfinhos, baleias e outros cetáceos da fauna canária, como as baleias de bico e os cachalotes.
Durante os meses de verão ou de época alta, e quando as condições meteorológicas o permitem, os cruzeiros de observação de golfinhos costumam fazer algumas paragens para que os visitantes possam dar um mergulho.
Alguns passeios de barco na Gran Canaria também incluem um bar aberto com refrigerantes e tarifas reduzidas para crianças.
Dia 4: Visite a Caldera de la Bandama, o Pico de las Nieves e relaxe nas piscinas naturais de Agaete
Se até agora não achou a excursão suficientemente aventureira, prepare-se, porque o quarto dia inclui uma visita ao Pico de las Nieves, o segundo ponto mais alto da ilha, um passeio pela caldeira vulcânica de Bandama e um mergulho relaxante nas piscinas naturais de Agaete, na costa oeste da Gran Canaria.
Visitar a Caldeira de Bandama
A Caldera de la Bandama é uma caldeira vulcânica inativa com um miradouro a partir do qual é possível contemplar os restos do vulcão e também parte da ilha.
A visita a Bandama pode ser feita por dois caminhos, um dos quais nos levará ao fundo da cratera, pelo que, se quisermos optar por este percurso, o ideal é começar de manhã bem cedo.
Pode chegar à Caldera de la Bandama de carro a partir de Las Palmas pela estrada GC-802, uma viagem de cerca de 20 minutos, ou de autocarro, combinando as linhas L1 e 311. Se optar por uma excursão guiada a Bandama, compreenderá as origens vulcânicas das Ilhas Canárias e a sua relação com o continente africano.
Chegar ao cume do Pico de las Nieves
Depois do Morro de la Agujereada, o Pico de las Nieves, com mais de 1900 metros de altura, é o ponto mais alto da Gran Canaria e, se chegar ao topo, poderá ver algumas das vistas mais espectaculares da ilha.
Se as condições meteorológicas forem favoráveis, também se pode experimentar o estranho fenómeno em que os ventos empurram as nuvens contra as montanhas e estas se acumulam nos penhascos, criando a sensação de que o visitante está a caminhar sobre as nuvens.
Da Caldera de la Bandama ao Pico de las Nieves chega-se de carro pela sinuosa estrada GC-15 em pouco mais de 40 minutos. Pode chegar ao cume de carro ou contratar um passeio pedestre com um guia local especializado.
Relaxar nas piscinas naturais de Agaete
Se quiser descansar as pernas depois da exaustiva excursão à Caldera de la Bandama e ao Pico de las Nieves, pode visitar Las Salinas.
Las Salinas são constituídas por três piscinas nas rochas que proporcionam um refúgio das fortes ondas e também criam um espaço de relaxamento, a partir do qual é possível vislumbrar, em dias claros, o Pico del Teide, na ilha vizinha de Tenerife.
Las Salinas de Agaete podem ser alcançadas de carro a partir do Pico de las Nieves pela estrada GC-150 em pouco mais de uma hora.
Dia 5: Visita a Gáldar e à praia de Sardina del Norte
Para o quinto dia, e depois de um passeio aventureiro, sugiro que visite Gáldar, a cidade colonial no norte de Gran Canaria que foi a primeira capital da ilha e que ainda mantém a sua arquitetura antiga.
De seguida, dirigir-se-ão à praia de Sardina del Norte, um paraíso de águas cristalinas ladeado por falésias e restaurantes de marisco.
Visita a Gáldar, a primeira capital da ilha
Se gostou da cidade velha de Las Palmas de Gran Canaria, Gáldar, uma cidade no norte da ilha que ainda conserva o seu património arquitetónico pré-hispânico e um grande número de atracções coloniais, também lhe chamará a atenção.
Em Gáldar, poderá visitar a igreja paroquial de Santiago, o Teatro Municipal, o Mercado de La Recova e o Parque Arqueológico da Cueva Pintada, um dos maiores vestígios de arte rupestre das Ilhas Canárias. A Cueva Pintada é uma das atracções mais interessantes da ilha e pode ser visitada gratuitamente aos fins-de-semana.
Pode chegar a Gáldar a partir de Las Palmas de Gran Canaria de carro pela estrada GC-3, uma viagem de pouco mais de meia hora, ou de transportes públicos numa combinação das linhas de autocarro 1 e 105.
Visitar a praia Sardina del Norte
Em Gáldar, a Playa de Sardina del Norte é um paraíso perdido numa aldeia costeira a que nada falta. Nas suas espectaculares praias, pode experimentar mergulho, alugar caiaques, pescar, praticar desportos aquáticos e provar a mais deliciosa comida local com vista para o mar.
Sardina del Norte é uma das praias mais bonitas de Gran Canaria e destaca-se pelo azul cristalino das suas águas calmas e pelas paredes de falésia que ladeiam a zona de praia. É um lugar ideal para almoçar depois de passear pela parte antiga da cidade e para passar a tarde à espera do pôr do sol.
Pode chegar à praia de Sardina del Norte de carro em pouco mais de 10 minutos ou contratar algum dos serviços locais de transporte privado, uma vez que não há autocarros regulares que façam este percurso.
Dia 6: Faça uma excursão de aventura de dia inteiro pelo norte da ilha
Se gostou de Gáldar e das praias do norte da Gran Canaria, bem como das excursões de aventura no interior da ilha, para o sexto dia sugiro uma excursão de dia inteiro na antiga floresta de Doramas.
Junte-se ao The Rainforest Tour, uma excursão de dia inteiro na selva
Com estas excursões com transporte de ida e volta e recolha no hotel, podem visitar a ravina de Barranco de Azuaje, que é a porta de entrada para a antiga floresta de Doramas da Gran Canaria. Neste espaço natural, verá a floresta Laurissilva e fará o primeiro passeio do dia seguindo o curso de água.
Durante o percurso, também visitarão o Miradouro de Azuaje, um dos mais bonitos da ilha, e poderão dar um mergulho nalgumas das piscinas naturais do barranco.
Estas excursões de aventura mergulham-no nos trilhos verdes e exóticos do norte da Gran Canaria, que ainda preserva algumas áreas intactas, e conhecerá as histórias dos povos nativos locais e dos habitantes pré-hispânicos das Canárias.
Estas excursões incluem normalmente as entradas nas atracções, as degustações, a assistência de um guia local e os transferes no preço de referência, que tem um custo inicial de aproximadamente 81 euros por pessoa.
Dia 7: Descoberta das aldeias de Agüimes e Telde e visita à adega Los Lirios
No sétimo e último dia, o itinerário inclui uma visita a duas das aldeias mais pitorescas de Gran Canaria e também uma visita à Bodega Los Lirios, um dos principais produtores de vinho da ilha desde a sua fundação.
Visita a Telde e Agüimes, duas das aldeias mais pitorescas da ilha
Telde é a segunda cidade mais povoada de Gran Canaria, mas é também um lugar bonito que ainda preserva algumas das jóias arquitectónicas do seu passado pré-hispânico, como a Basílica de San Juan Bautista e o Casino.
Em Telde também se pode visitar a Cueva de Cuatro Puertas e a paradisíaca Playa de Tufia.
Telde pode ser alcançada de carro a partir de Las Palmas pela estrada GC-3 em pouco mais de 10 minutos, e de transportes públicos por autocarro, combinando as linhas 54 e 12. Nos arredores da cidade também se pode visitar o seu Corredor Paisagístico, um local ideal para caminhadas e passeios de bicicleta.
A 20 quilómetros de Telde, pela estrada GC-1, é possível chegar a Agüimes, que, embora um pouco mais pequena, também se destaca pela sua igreja paroquial, a Plaza del Rosario e a Bahía de Formas, razão pela qual são consideradas cidades irmãs.
Termine a sua visita a Gran Canaria com uma visita à adega Bodega Los Lirios
A Bodega Los Lirios é uma das adegas mais tradicionais de Gran Canaria e um ponto de passagem obrigatório para quem visita a ilha.
Situada em Los Lirios, muito perto da Cuesta de los Alvarados, esta adega e vinhedo é um lugar ideal para terminar o seu passeio pelas Ilhas Canárias com uma degustação de vinhos e queijos.
Pode chegar à Bodega Los Lirios de carro a partir de Agüimes pela estrada GC-1 e fazer uma excursão de cerca de 3 horas à tarde para provar o vinho tinto da vinha e provar os produtos locais, enquanto espera pelo pôr do sol e planeia, porque não, uma segunda viagem pela Gran Canaria.
- Dia 1
- Cidade velha de Las Palmas
- Mercado de Vegueta
- Castelo de La Luz
- Aquário Poema do Mar
- Dia 2
- Praia de Las Canteras
- Praia Confital
- Monumento Roque Nublo
- Teror e San Mateo
- Dia 3
- Dunas de Maspalomas
- Farol de Maspalomas
- Praia de Puerto Rico
- Observação de golfinhos
- Dia 4
- Caldera de la Bandama
- Pico de Las Nieves
- Las Salinas
- Agaete
- Dia 5
- Gáldar
- Gruta Pintada
- Praia de Sardina del Norte
- Mercado de La Recova
- Dia 6
- Floresta das Doramas
- Barranco de Azuaje
- Miradouro de Azuaje
- Floresta Laurissilva
- Dia 7
- Telde
- Aguimes
- Gruta de Cuatro Puertas
- Adega Los Lirios