O que ver e fazer em Gran Canaria em 5 dias
Pronto para desfrutar de umas férias na Gran Canaria? Aqui estão as minhas ideias sobre como organizar 5 dias completos nas Canárias e ver um pouco de tudo.
Organizar o itinerário de viagem perfeito pode ser complexo se não se sabe por onde começar, especialmente com tantas coisas para ver e fazer em Gran Canaria.
Entre montanhas e praias, Gran Canaria é um destino que convida à aventura e a longos dias de diversão na natureza, mas o que deve ser priorizado, o que não deve ser perdido, o que pode ser adiado para uma próxima visita? Este guia dar-vos-á uma ideia aproximada.
DIA 1: Explorar Las Palmas de Gran Canaria em profundidade.
A maioria dos turistas que visitam a Gran Canaria ficam na parte sul da ilha e não visitam a capital, o que é um erro! É a maior cidade da ilha, pelo que recomendo que passe o primeiro dia da sua chegada a explorar as suas ruas e monumentos.
Manhã: admirar a arquitetura e a história de Vegueta.
Na manhã do seu primeiro dia, acorde cedo para explorar as belas ruas de Las Palmas e ver a cidade acordar. A parte antiga da cidade das Canárias chama-se Barrio de Vegueta.
Algumas atracções a não perder na sua visita incluem as seguintes:
- Museo Casa Colón: Um dos pontos de visita obrigatória da cidade, o museu do famoso navegador está alojado num antigo palácio das Canárias e vale a pena uma visita só para apreciar os interiores da arquitetura típica das Canárias.
- Catedral de Santa Ana: A imponente torre da Catedral é visível ao longe; ao chegar à Catedral, encontra-se o maior templo religioso da ilha, construído em 1497. A construção demorou cerca de 400 anos e o resultado final é uma mistura de diferentes estilos que vão do gótico ao renascimento e ao neoclassicismo.
- Plaza de Santa Ana: Mesmo em frente à Catedral encontra-se a praça e uma série de edifícios circundantes com fachadas bonitas e imponentes: a sede do Regente, o Tribunal de Justiça, o Arquivo Histórico Provincial e a Câmara Municipal.
Tarde: Desfrutar do Bairro de La Triana.
La Triana é um dos bairros mais antigos da cidade, pelo que encontrará numerosos edifícios de arquitetura tradicional que foram restaurados com êxito nas últimas décadas.
Passe a tarde a passear pelas ruas e, se for um entusiasta da arquitetura, tire fotografias das belas fachadas dos seus edifícios Arte Nova.
O seu passeio levá-lo-á, mais cedo ou mais tarde, à Calle Mayor de Triana, a rua comercial mais importante da capital; a zona de tapas e compras mais importante da cidade.
Se quiser fazer compras, tomar um lanche ou comer algo mais substancial, este é o lugar certo! As lojas aqui variam de produtos artesanais de pequenos produtores locais a grandes marcas de moda.
Termine o seu dia em Las Palmas no Muelle Deportivo.
A vida nocturna de Las Palmas caracteriza-se por um ambiente animado e por uma certa vibração cosmopolita. Embora a cidade tenha uma vida nocturna muito animada, especialmente no Barrio Vegueta e arredores, para os amigos que queiram viver uma experiência diferente, recomendo que vão ao Muelle Deportivo
Nesta zona da ilha, encontrarás um ambiente muito animado, liderado por locais como a popular Discoteca Tao, uma discoteca ao ar livre com um ambiente propício para dançar e beber uns copos.
A melhor parte é a multidão que frequenta o local, um ambiente adequado para qualquer idade.
DIA 2: Desfrutar das aldeias do norte de Gran Canaria.
A bela cidade de Las Palmas situa-se no extremo noroeste da ilha, pelo que, para aproveitar ao máximo o seu tempo de férias, recomendo que passe o segundo dia a explorar as aldeias do norte das Ilhas Canárias.
As aldeias do norte das Canárias são as mais bonitas da ilha, nesta zona também encontrará muitos lugares onde pode desfrutar de um mergulho refrescante e paisagens montanhosas que encantam os olhos.
A partir de Las Palmas, aproveite a oportunidade para explorar as Gran Canarias. A cidade mais distante fica a 40 minutos de carro e toda a costa norte pode ser percorrida num dia ou menos. Aqui está um itinerário com os destaques que não deve perder.
Conhecer Teror em Gran Canaria.
A apenas 25 minutos do centro de Las Palmas, em direção ao centro da cidade, fica Teror, uma vila encantadora famosa entre turistas e locais pelo seu delicioso chouriço de Terror, e muitos devotos viajam até lá para admirar a bela Virgen de Nuestra Señora del Pino (Nossa Senhora do Pinho).
As ruas que rodeiam a basílica são as mais bonitas da vila, repletas de casas que representam a arquitetura mais tradicional das Canárias e cujo nível de conservação é admirável.
Dar um passeio por Arucas.
De Teror, a pequena cidade de Arucas fica a apenas 25 minutos de carro. Como outras partes das Ilhas Canárias, tem um bonito e bem preservado centro histórico, mas o mais impressionante é a imponente igreja de San Juan Bautista.
Construída num impressionante estilo neo-gótico em 1977, a arquitetura contrasta com os seus arredores e é um prazer de se ver.
Em Arucas, recomendo vivamente que subam ao miradouro do monte de Arucas, um ponto alto de onde se pode ver toda a cidade e que oferece vistas fabulosas da pequena cidade velha.
Levem a vossa máquina fotográfica, a vossa lista e tirem muitas fotografias!
Desfrutar de Las Salinas de Agaete.
Pela estrada da Costa Norte, a aldeia de Agaete fica a 30 minutos de distância. A viagem é de cortar a respiração, já que de um lado se desfruta da imensidão do Oceano Atlântico e do outro das paisagens montanhosas.
Em Agaete, dirija-se a Las Salinas, uma piscina natural protegida do mar aberto, situada muito perto de Puerto de la Nieves. Desfrute de uma tarde de diversão no mar antes de regressar ao seu alojamento.
DIA 3: Percorrer o trilho de Roque Rublo e os seus arredores.
Não se pode deixar a bela ilha sem antes dar uma volta pela Gran Canaria para ver uma das suas principais atracções: Roque Rublo. Passe o terceiro dia das suas férias a explorar o coração das montanhas das Ilhas Canárias e desfrute da natureza no seu melhor.
Um pouco de história sobre Roque Rublo.
O Monumento Natural Roque Rublo é uma formação rochosa de origem vulcânica que tem um profundo significado para os habitantes locais, uma vez que foi um importante local de culto para os primeiros habitantes da ilha.
A grande rocha eleva-se a 1813 metros acima do nível do mar e foi classificada como um dos maiores penhascos naturais do mundo. Para além disso, é um dos locais mais altos da ilha, pelo que as vistas do topo são de cortar a respiração.
Excursões a Roque Rublo.
A partir da cidade de Las Palmas, em Gran Canaria, encontrará empresas locais que organizam excursões de um dia a Roque Nublo e a outros locais de destaque nos arredores.
Embora o itinerário possa variar de empresa para empresa, algumas delas incluem a Caldeira Vulcânica de Bandama e as maiores montanhas vulcânicas da ilha, como Roque Nublo e Bentayga.
A experiência é organizada em pequenos grupos e inclui o acompanhamento de um guia especializado. Se estiver a fazer uma viagem curta, é aconselhável reservar com antecedência, de modo a garantir a disponibilidade para o dia da sua escolha.
- Preço: Cerca de 50 euros por participante.
- Duração: As excursões demoram normalmente 7 a 8 horas a concluir; partem da zona de Palmas de manhã cedo e incluem um número significativo.
DIA 4: No sul de Gran Canaria, conhecer Maspalomas e Puerto de Mogán.
Dirijam-se à zona mais turística e mais visitada: o sul de Gran Canaria. O meu conselho é que passe pelo menos dois dias inteiros no sul, para que possa conhecer tudo o que de melhor as Ilhas Canárias têm para oferecer.
Passear tranquilamente até Puerto de Mogán.
Comece o seu dia de exploração no sudoeste da Gran Canaria passeando pelas ruas do bairro à beira-mar conhecido como Puerto de Mogán. Na verdade, toda a área do município de Mogán é uma atração em si mesma, com muitas actividades para fazer e desfrutar.
Esta pequena aldeia piscatória é altamente turística, com belas ruas ladeadas por edifícios caiados de branco e varandas cheias de flores coloridas. Tomar um bom pequeno-almoço num restaurante local e tirar umas belas fotografias é a melhor maneira de recarregar as baterias para o dia e uma das melhores actividades em Gran Canaria.
Desfrute de desportos aquáticos e visite as Grutas de Mogán.
Para que a tua experiência seja realmente memorável, deves saber desfrutar das actividades aquáticas que a zona de Mogán tem para oferecer. Pode encontrar empresas locais que oferecem passeios de caiaque, snorkeling, aulas de surf ou uma combinação de várias experiências.
Pode, por exemplo, reservar uma excursão de caiaque e snorkel às Grutas de Mogán, um tipo de excursão muito popular que leva o grupo de viajantes às icónicas grutas vulcânicas de Mogán a bordo de um caiaque. Se é um viajante que gosta de experiências extremas, pode substituir esta atividade pela experiência de canyoning na Gran Canaria.
O resto da experiência pode variar ligeiramente consoante a empresa que contratar, embora a maioria inclua passar algum tempo em locais populares como a Playa de Mogán ou fazer snorkelling ao longo das belas falésias de Mogán.
- Duração: A experiência de caiaque e snorkel geralmente leva cerca de 3 horas no mínimo para ser concluída.
- Preço: Cerca de 85 euros por participante. Este preço inclui o aluguer de todo o equipamento necessário para a experiência de snorkelling ou caiaque.
Ir a Maspalomas e esperar pelo pôr do sol.
Todos os guias de viagem para Gran Canaria incluem uma fotografia do Parque Natural das Dunas de Maspalomas e eu não os censuro! Aqui encontrará uma paisagem natural impossível de alcançar, com dunas de areia orgânica que o farão lembrar o belo Marrocos.
Na reserva encontrará a lagoa de La Charca e um belo palmeiral, seguido de quilómetros de praias e para chegar ao miradouro e centro de visitantes de Maspalomas, terá de ir ao Hotel Riu Palace de Gran Canaria.
O pôr do sol é a melhor altura para admirar a beleza das dunas, os últimos raios de sol mancham a areia com um tom ligeiramente avermelhado e o jogo de luz e sombra é também muito bonito.
Quer viver a experiência completa? Faça um passeio de camelo pelo trilho das dunas. O percurso demora apenas 30 minutos e os camelos são extremamente dóceis.
DIA 5: Visite o Parque Natural de Fataga e conheça os golfinhos de Gran Canaria.
Para o vosso último dia em Gran Canaria, recomendo que continuem a desfrutar da parte sul da ilha, pois como já devem ter percebido, há tantas coisas para fazer que um dia não é suficiente.
O itinerário deste dia levá-lo-á ao miradouro mais famoso da ilha, mas também ao largo para ver golfinhos e baleias no seu habitat natural.
De manhã: tomar o caminho para a ravina de Fataga.
A ravina de Fragata, o miradouro e as suas ramificações encontram-se dentro de uma área protegida conhecida como Parque Natural de Pilancones, que por sua vez se situa na parte sul de Gran Canaria. A forma mais fácil de o conhecer é ficando alojado na zona sul.
A partir daqui, numerosas empresas organizam excursões que levam os viajantes a fazer caminhadas, passeios de bicicleta e de buggy.
A experiência de buggy é uma das mais divertidas e menos exigentes do ponto de vista físico; oferece vantagens adicionais, como a possibilidade de percorrer grandes extensões de terreno num curto espaço de tempo. A área do parque é realmente grande e cobre aproximadamente 3000 hectares de terra.
Embora alguns pormenores da experiência possam variar consoante a empresa contratada, muitos incluem uma subida ao miradouro de Ayagaures pela estrada alcatroada e a aventura pelos caminhos de terra batida do Parque Fataga.
- Preço: Em média, cerca de 65 euros por viajante.
- Duração: Deve reservar cerca de 3 horas para esta experiência.
Tarde: Fazer um passeio de exploração de golfinhos.
Para aproveitar ao máximo as horas da tarde com um plano um pouco mais relaxado, recomendo que faça uma excursão de observação de golfinhos em Gran Canaria. O arquipélago é famoso em todo o mundo por ser o lar de diferentes espécies de cetáceos que preferem águas quentes e com muita comida.
No sul das Ilhas Canárias, encontrará numerosas empresas locais que organizam passeios de barco ao longo da costa para observar de perto os golfinhos e as baleias no seu habitat natural. Algumas oferecem mesmo a garantia de ver um golfinho ou uma baleia ou de obter um bilhete gratuito para outra excursão.
Como verá em breve, os cruzeiros de barco são muito populares em Gran Canaria e são oferecidos vários formatos diferentes, com o objetivo de oferecer diferentes tipos de experiências. Se vier à ilha para umas férias mais longas, 7 dias ou mais em Gran Canaria, considere juntar-se a mais do que uma aventura deste tipo.
- Preço: Cerca de 50 euros por viajante, em média.
- Duração: Dependendo da empresa que contratar, terá de reservar 3 a 4 horas para a experiência.
Desfrutar da vida nocturna da Playa del Inglés.
Na Playa del Inglés encontrarás tudo o que precisas para uma noite de diversão como só as Ilhas Canárias podem oferecer. Para além de belas praias, esta zona sul é famosa pela sua variedade de bares e discotecas, com vida nocturna para todas as idades e gostos.
Algumas opções de planos para desfrutar da vida nocturna na Playa del Inglés são as seguintes:
- Passear pelo Paseo Marítimo: No movimentado passeio marítimo encontrará numerosos bares e pubs, onde poderá desfrutar de tudo, desde um elaborado cocktail a um delicioso cappuccino. Encontrará muitos locais com DJs e festas temáticas que vão desde a música retro ao reggaeton.
- Passeio pela zona da Plaza e do Kasbah: Aqui encontrará um grande centro comercial e numerosos bares, karaokes, restaurantes e pubs. Durante a noite, há também um mercado de artesanato muito curioso.
O autocarro turístico da Gran Canaria: a melhor opção para distâncias curtas.
À semelhança de outras grandes cidades da Europa e do mundo, a capital de Gran Canaria tem o seu próprio autocarro Hop On Hop Off, concebido para percorrer curtas distâncias, com um percurso único de 11 paragens e que percorre os locais turísticos mais atractivos da capital.
É ideal para os viajantes que vão à Gran Canaria pela primeira vez, pois podem adquirir um bilhete de 24 horas que lhes permitirá subir e descer quantas vezes quiserem nos destinos que escolherem.
O autocarro também dispõe de um audioguia que fornece ao participante informações para conhecer a história e a cultura da cidade. O guia está disponível em várias línguas, incluindo inglês, espanhol e francês.
As excursões começam às 10h00 e todo o percurso sem paragens pode ser completado em apenas 30 minutos. O último passeio termina às 17h.