10 coisas para ver e fazer em Gran Canaria em dezembro
dezembro marca o início da época alta na Gran Canaria e também o início das atracções natalícias que banham a ilha de luzes e festividades temáticas de Natal.
A véspera de Natal tende a mudar a dinâmica dos destinos turísticos e a Gran Canaria não foge à regra, pois durante o mês de dezembro a ilha prepara-se para receber o Natal e banha-se em luzes, festividades, mercados de Natal e concertos para celebrar o início da época alta.
Para além das melhores coisas para ver e fazer em Gran Canaria, dezembro traz céu limpo e aberto, competições de surf, festivais e mercados de Natal, e a beleza tradicional do centro histórico de Las Palmas, tudo isto com menos turistas do que no verão e um clima ideal para excursões ao ar livre.
1. Visitar o presépio de areia na praia de Las Canteras
A praia de Las Canteras é uma das praias mais famosas da ilha, uma das mais visitadas pelos turistas e a mais popular para concertos. Como viajar para a Gran Canaria no inverno não significa renunciar aos dias de sol, goza de muito boa reputação também em dezembro e, para acompanhar o espírito natalício, todos os anos é ali construído um presépio de areia que atrai os visitantes.
O Belén de Arena começou como uma tradição de artistas independentes e cresceu para se tornar uma das melhores actividades em Gran Canaria e um conceito diferente e único de celebrações de Natal. Todos os anos, os melhores escultores de areia do mundo procuram um lugar na praia de Las Canteras para desenvolver as suas obras.
As esculturas do Belén de Arena também cumprem uma função cultural, uma vez que durante a exposição, que decorre durante todo o mês de dezembro, é acompanhada por eventos de artistas e outras actividades organizadas pelo governo da ilha. A entrada é gratuita e é possível entrar todos os dias das 10.00 às 22.00 horas.
2. Assistir ao concerto da véspera de Natal na Praça de Santa Ana
Durante o mês de dezembro, a Gran Canaria exibe orgulhosamente toda a sua beleza natural, mas também mostra a sua oferta musical e cultural, pois este é o mês dos concertos em todos os cantos da ilha. Um dos mais conhecidos é o tradicional concerto pré-natalício, que se realiza todos os anos na Plaza de Santa Ana, uma das principais praças de Las Palmas.
Os protagonistas destes concertos são os músicos da Orquesta Sinfónica de Las Palmas de Gran Canaria e os seus cânticos combinam-se com os dias de sol e calor, numa celebração de Natal diferente das tradicionais.
A Plaza de Santa Ana também está localizada no coração do bairro histórico de Vegueta, de modo que, ao cair da noite, o espetáculo ilumina os locais tradicionais do bairro antigo, criando uma atmosfera muito especial.
Vegueta pode ser alcançada através de autocarros de transporte público ou dos autocarros turísticos hop-on-hop-off de Gran Canaria. Durante o dia do concerto, que é gratuito, pode também visitar os melhores museus da cidade velha, como a Casa de Colón, o Centro Atlántico de Arte Moderno, a Casa Museo Pérez Galdós e o Museo Canario, gratuitamente.
3. Faça um passeio pelos mercados de Natal da ilha
Quando a véspera de Natal começa, a Gran Canaria também abre formalmente a época dos mercados de Natal. Em Las Palmas encontrará alguns dos mais conhecidos, como o Mercado de Natal Maritim Playa, que se realiza na zona da Playa del Inglés, e que imita a tradição dos mercados alemães.
Também se podem visitar os mercados de Maspalomas, Telde, Teror e Vega de San Mateo. Outros mercados, como o de El Puerto ou o de Vegueta, adaptam-se ao Natal e vestem-se com luzes coloridas, decorações festivas e oferecem comida e produtos natalícios.
Em cada um deles poderá encontrar o Pai Natal e outras personagens natalícias com as quais poderá tirar uma fotografia, o que o torna uma excelente opção se planeia visitar Gran Canaria com crianças.
Os mercados costumam alargar o seu horário de funcionamento durante o Natal e é comum encontrar espectáculos de música de rua e outros concertos ao ar livre.
4. Fazer uma excursão aventureira com um clima perfeito
dezembro é uma época de chuvas frequentes em Gran Canaria, mas também com a humidade a temperatura desce um pouco e isso ajuda nas excursões de aventura, que muitas vezes tendem a ser esmagadoras durante os dias quentes e ensolarados.
Portanto, dezembro é um mês ideal para visitar o Monumento Natural Roque Nublo, as Dunas de Maspalomas e o Pico de las Nieves.
Os melhores passeios em Gran Canaria são ao ar livre e, em muitos casos, em trilhas difíceis ou longas caminhadas, portanto, ter a ajuda do tempo fresco irá facilitar o passeio e melhorar a sua experiência.
Tenha em mente que alguns dos passeios de aventura são cancelados em caso de chuva, por isso recomendo que verifique o tempo antes de reservar para evitar alterações nas datas, o que pode ser prejudicial se estiver a planear uma estadia curta na ilha. Se este é o seu caso, aqui está uma lista de actividades para descobrir a Gran Canaria em 3 dias.
5. Visitar um parque temático com menor afluência de turistas
O mês de dezembro é o mês de retoma do turismo na ilha, mas continua a ser uma altura ideal para visitar os melhores parques temáticos da Gran Canaria com menos turistas, especialmente aqueles que durante os meses de verão tendem a ter um grande número de visitantes ou a esgotar.
Se preferir rodas-gigantes e montanhas-russas, pode visitar o Holiday World Maspalomas, se quiser viajar até ao Far West, pode visitar Sioux City e se preferir parques aquáticos, pode escolher o Aqualand Maspalomas ou o Lago del Taurito. Em todos os casos, é possível reservar com antecedência e alguns destes parques incluem tarifas reduzidas para crianças.
Se está a planear viajar com amigos, também pode visitar parques temáticos para adultos, como o Hangar 37, uma arena de batalha onde terá de se defender com armas de airsoft numa experiência divertida.
6. Passeie pela cidade velha de Las Palmas e maravilhe-se com as luzes de Natal
Vegueta, a cidade velha de Las Palmas de Gran Canaria, é um paraíso de casas coloniais, varandas típicas, ruas de paralelepípedos e uma série de atrações como a Plaza de Santa Ana, o Parque de San Telmo, a Catedral e a Casa de Colón.
Todos estes edifícios, que datam da época da fundação da cidade no século XV, são iluminados em dezembro para dar as boas-vindas ao Natal e celebrar o concerto pré-natalício na Plaza de Santa Ana. Um passeio por este bairro tradicional banhado pelas cores do Natal é uma das melhores coisas a fazer.
Tenha em mente que as ruas sinuosas da cidade velha são construídas em altura, por isso recomendo que use sapatos confortáveis quando visitar. Embora o tempo em dezembro não seja normalmente tão quente, a melhor altura para um passeio é de manhã.
Vegueta também é uma boa opção se precisares de ir às compras, pois encontrarás muitas lojas na rua principal de Triana. Nas proximidades, também é possível almoçar ou comprar alimentos no Mercado de Vegueta.
7. Fazer uma excursão de mergulho com tubarões
Em Gran Canaria é possível realizar algumas das melhores excursões de observação de golfinhos, mas também se pode optar por excursões de sn orkel para descobrir alguns dos animais que não vêm à superfície, como tartarugas, raias e tubarões.
As saídas de mergulho de inverno são uma boa opção para ver o tubarão-anjo, em perigo de extinção na zona de Gran Canaria, que visita as costas da ilha entre novembro e janeiro em busca de locais de reprodução. Com os cuidados necessários e a assistência de instrutores, é possível nadar perto deles.
Tenha em conta que a partir de meados de dezembro a afluência de turistas aumenta substancialmente, por isso, se quiser fazer uma excursão deste tipo, recomendo que reserve com antecedência para evitar atrasos ou aumentos de última hora no preço das excursões.
Durante o mês de dezembro também se pode optar por experiências de snorkeling ou por alguns dos melhores passeios de barco em Gran Canaria.
8. Perseguir estrelas cadentes no céu da Gran Canaria
As Ilhas Canárias têm alguns dos céus mais limpos do mundo e durante o mês de dezembro pode apreciar as Geminídeas, uma das chuvas de estrelas que enchem o céu de estrelas brilhantes todos os anos.
O interessante das Geminídeas é que para as ver não são necessários telescópios ou equipamento profissional, basta observá-las a olho nu. Basta estar num local escuro e fixar os olhos no céu para as detetar.
Na Gran Canaria, a Playa de las Canteras ou a zona do farol de Maspalomas são os locais ideais para o avistamento e, durante as Geminídeas, costumam reunir-se grupos de entusiastas para seguir de perto o fenómeno.
As Ilhas Canárias também dispõem de três reservas Starlight, protegidas da poluição luminosa, situadas em La Palma, Fuerteventura e Tenerife. Também se pode ver o fenómeno claramente a partir do Observatório Astrofísico Roque de los Muchachos, que é o ponto mais alto da Isla Bonita.
9. Provar os pratos e doces típicos de Natal das Ilhas Canárias
Em dezembro, nas Ilhas Canárias, pode experimentar um dos melhores climas em pleno inverno, contemplar alguns dos melhores céus estrelados e também saborear os doces e sobremesas típicos da cozinha canária, com as particularidades de cada zona e de cada ilha.
Quer seja nos mercados de Natal, nas bancas de rua ou nos restaurantes que mudam as suas ementas na véspera de Natal, poderá escolher as iguarias que deseja provar.
O prato mais popular é a truta recheada com batata-doce amarela, que não pode faltar na mesa de Natal de qualquer canário, mas também há lugar para os cagajones de batata, típicos da Gran Canaria, os alfajores de La Gomera, os mantecados de vino, o turrón caseiro, os almendrados palmeros e o queijo de amêndoa, muito típico de El Hierro.
Se quiser conhecer realmente a gastronomia e os produtos locais, não pode deixar de visitar as adegas da ilha que produzem vinho tinto e as destilarias de rum, nem os enchidos da Gran Canaria, que estão entre os melhores de Espanha.
10. Assistir ao LPA Surf City Open, a competição de surf mais importante de Espanha
A Gran Canaria é considerada uma das capitais do surf em Espanha e todos os anos se realiza na praia de La Cícera, em Las Canteras, o LPA Surf City Open, um evento que conta pontos para o circuito nacional de surf, que se realiza em dezembro e que reúne alguns dos melhores surfistas de Espanha e da Europa nas categorias masculina e feminina.
O LPA Surf City Open é uma competição de prestígio que ganhou fama como a mais importante do circuito nacional de surf, para além de ser a única com classificação de três estrelas, que atribui 1.400 pontos todos os anos. É também a competição que representa a Liga Iberdrola da Federação Espanhola de Surf na ilha, que anteriormente passava por comunidades como Astúrias, Andaluzia, Cantábria e Galiza.
A escolha da Gran Canaria em dezembro não é aleatória, mas é a melhor altura para surfar na ilha devido à velocidade do vento e ao clima. Por isso, é a derradeira prova para coroar os vencedores anuais das competições espanholas de surf nas categorias masculina e feminina.
Se gosta de surfar ou simplesmente quer ver alguns dos melhores surfistas a quebrar as maiores ondas de Espanha, pode vir à Playa de las Canteras para acompanhar um espetáculo único que todos os anos cativa mais pessoas e continua a colocar Gran Canaria como uma referência para os desportos aquáticos.
Temperaturas em Gran Canaria em dezembro
As temperaturas na Gran Canaria em dezembro são , em média, de 18°, com máximas de 25° e mínimas de 12°, embora raramente desçam abaixo dos 15°, pelo que, apesar de ser inverno, é uma altura quente para visitar a ilha.
dezembro é também um mês chuvoso, embora a humidade ajude a reduzir os dias quentes, que podem ser sufocantes.
O número de turistas na Gran Canaria em dezembro
dezembro é o início da época alta em Gran Canaria, mas continua a ser um mês com pouca afluência de turistas, pelo menos até à época natalícia, pelo que é uma altura ideal para visitar a ilha e fazer algumas das melhores excursões a partir de Las Palmas
A partir de meados de dezembro e até março, a afluência de turistas aumenta consideravelmente, pelo que, se planeia ficar até essa altura, recomendo que reserve as suas excursões com antecedência.
Preços em Gran Canaria em dezembro
outubro, novembro e dezembro são os melhores meses para viajar para Gran Canaria de um ponto de vista económico, uma vez que se podem conseguir ofertas devido ao baixo número de turistas.
Se reservar com antecedência, também pode obter descontos e outros benefícios, embora a situação mude a partir de meados de dezembro e janeiro, quando os preços na Gran Canaria começam a igualar os da ilha nos meses de época alta.
O que levar na mala para visitar a Gran Canaria em dezembro
- Fatos de banho
- T-shirts
- Casaco impermeável
- Sapatos de cidade confortáveis
- Sapatos de trekking
- Calças impermeáveis
- Camisolas de verão
- Óculos de sol
- Casaco leve