10 coisas para ver e fazer em Gran Canaria em novembro

novembro é um dos meses de época baixa na Gran Canaria, mas a ilha não descansa por isso. Entre as actividades oferecidas contam-se festivais e eventos de surf.

Matías Rodríguez

Matías Rodríguez

leitura de 10 minutos

10 coisas para ver e fazer em Gran Canaria em novembro

Cactos na Gran Canaria | Peter Visser

Gran Canaria é uma das principais ilhas de Espanha e, com o seu bom tempo durante todo o ano e a variedade de locais naturais, tem muitas actividades para oferecer, mesmo durante os meses de época baixa. Em novembro, quando a temperatura começa a descer, começa a época das festas e das competições de montanhismo.

As melhores coisas para ver e fazer em Gran Canaria em novembro incluem a Maratona de Maspalomas, mergulho com tubarões, pôr do sol nas dunas e o Atlantic Cruiser Rally, que explora o mar das Ilhas Canárias para pequenas embarcações que concorrem para ganhar a competição.

1. Participar na Maratona de Maspalomas

Maratona de Maspalomas| ©Juan Francisco
Maratona de Maspalomas| ©Juan Francisco

A Gran Canaria é um cenário ideal para o desporto e a Maratona de Maspalomas é um dos eventos mais populares da ilha. Realiza-se todos os anos em novembro e, a cada nova edição, o número de participantes aumenta e atrai corredores de todos os cantos de Espanha e da Europa.

O percurso da maratona começa e termina na zona do Farol de Maspalomas e percorre as dunas, passando pelo clube de golfe, o Parque del Sur e a Rotonda de Colón, num circuito de asfalto ao nível do mar.

O evento inclui também espectáculos musicais, assistência médica permanente aos corredores e permite a inscrição de menores.

A taxa de inscrição para a Maratona de Maspalomas é de cerca de 50 euros por participante e pode inscrever-se até uma semana antes do início, por isso, se planeia visitar a Gran Canaria em novembro e é um entusiasta da corrida, pode correr pelo sul da ilha a trote.

Detalhes interessantes

  • Preço... A inscrição na corrida custa cerca de 50 euros por pessoa.
  • Quando... Todos os anos, em novembro.
  • Onde... A partida é dada a partir do farol de Maspalomas.

2. Viva a época do surf na Gran Canaria

Surfar em Gran Canaria| ©Collecionista de instantes
Surfar em Gran Canaria| ©Collecionista de instantes

novembro é um dos melhores meses para desfrutar do surf na Gran Canaria: o vento traz as melhores ondas, o tempo ainda está quente e os melhores surfistas de Espanha começam a chegar à ilha para se prepararem para o LPA Surf City Open, que se realiza todos os anos em dezembro.

É por isso que se pode ir à Playa de las Canteras para praticar e também ter aulas de surf, mesmo que não se tenha experiência nem prancha de surf. Existe uma grande variedade de aulas de surf organizadas para aprender a surfar as ondas e o preço inclui o equipamento e a roupa necessários para que possas desfrutar de uma das melhores coisas para fazer em Gran Canaria.

Também podes experimentar o surf na zona de Puerto de Maspalomas, Puerto de Mogán e Playa del Confital, na península de La Isleta.

A Gran Canaria é a capital espanhola do surf e, se estiveres a planear visitar a ilha em novembro, podes descobrir a paixão das Canárias por este desporto e participar também na experiência.

Reservar uma experiência de surf na Gran Canaria

3. Assistir ao Festival Internacional de Kite

Festival Internacional de Kite| ©José Hijano Comino
Festival Internacional de Kite| ©José Hijano Comino

O Festival Internacional de Kite realiza-se todos os anos em novembro em Fuerteventura, na praia de El Burro, no Parque Natural de Corralejo, com as dunas e o Parque Natural do Islote de Lobos como pano de fundo.

Este evento é muito popular nas Ilhas Canárias e, embora a sua edição principal não seja em Gran Canaria, a atividade é replicada noutras ilhas.

Na Gran Canaria, por exemplo, há uma edição local na Playa de las Canteras, onde o céu é colorido pelos papagaios dos participantes e um júri atribui prémios aos vencedores. Há também muitas excursões na ilha que oferecem transferências para Fuerteventura durante o período do festival.

Esta atividade é muito popular entre as crianças, por isso, se está a planear visitar a Gran Canaria com a sua família em novembro, pode ter em conta que Fuerteventura tem um festival há mais de 30 anos que atribui prémios aos melhores papagaios em várias categorias.

4. Fazer uma viagem de snorkeling e nadar com tubarões

golfinhos| ©Tom Swinnen
golfinhos| ©Tom Swinnen

Gran Canaria tem algumas das melhores excursões de observação de golfinhos, bem como passeios de barco com fundo de vidro e passeios de snorkeling onde se pode descobrir a fauna marinha que não vem à superfície, como tartarugas, peixes dourados, raias e tubarões.

Nas excursões de mergulho entre os meses de novembro e janeiro, é possível ver na zona de Gran Canaria o tubarão-anjo, em perigo de extinção, que percorre as costas da ilha em busca de locais de reprodução. Por isso, é comum, durante as excursões, encontrar um destes tubarões que, com os devidos cuidados, são inofensivos para os seres humanos.

As excursões de mergulho com avistamento de tubarões-anjo são muito populares na parte sul da ilha e a maioria delas parte do porto de Maspalomas.

Note-se também que, durante o mês de novembro, o afluxo de turistas diminui significativamente em comparação com os meses de época alta, tornando-se uma altura ideal para fazer estas excursões, bem como optar por experiências de snorkelling ou alguns dos melhores passeios de barco na Gran Canaria.

Reservar uma experiência de mergulho em Puerto de Mogan

5. Assistir ao Festival WOMAD em Las Palmas

Festival WOMAD de Las Palmas| ©Collecionista de instantes
Festival WOMAD de Las Palmas| ©Collecionista de instantes

Muitas cidades do mundo têm festivais de literatura, dança e música, mas só Las Palmas organiza um festival que reúne todas estas disciplinas ao mesmo tempo e reúne exposições e actividades itinerantes distribuídas por toda a cidade. Trata-se do Festival WOMAD, que se realiza todos os anos em novembro.

Com a presença de artistas internacionais, para além de concertos, o WOMAD oferece actividades paralelas como workshops vocais e instrumentais, degustações gastronómicas, espectáculos de cabaret, projecções audiovisuais, conferências sobre uma grande variedade de temas e cursos para crianças.

Durante pouco mais de uma semana, o Festival WOMAD enche as ruas de Las Palmas com actividades para adultos e crianças e se está a planear visitar a ilha em novembro pode assistir a qualquer um dos eventos, muitos dos quais são gratuitos.

Detalhes interessantes

  • Preço... A entrada nos concertos é gratuita, embora algumas actividades possam ter um custo adicional.
  • Quando... Todos os anos, em novembro.
  • Onde... As actividades interactivas realizam-se em diferentes pontos da cidade e os concertos no Parque de Santa Catalina.

6. Desfrute dos parques temáticos sem turistas e com descontos.

Holiday World Maspalomas| ©Angeles Espino
Holiday World Maspalomas| ©Angeles Espino

A Gran Canaria destaca-se pelas suas paisagens naturais e excursões ao ar livre, mas também pelo número de parques temáticos existentes na ilha, que abordam uma grande variedade de temas, desde o Oeste Selvagem em Sioux City até às personagens dos jogos de plataformas digitais, como é o caso do parque Angry Birds.

Outros dos principais parques temáticos da Gran Canaria são o Holiday World Maspalomas, o Aqualand Maspalomas, o Lago del Taurito e o Hangar 37, que recria um cenário de batalha em que é preciso defender-se dos adversários com armas de airsoft.

novembro é um dos melhores meses para visitar estes parques, uma vez que a afluência de turistas é muito reduzida, pelo que não terá de esperar em longas filas para desfrutar da roda gigante ou da montanha russa no Holiday World Maspalomas ou das exibições no Sioux City, mas também porque durante os meses de época baixa os bilhetes têm normalmente descontos.

Reserve o seu bilhete para o parque temático Sioux City Park

7. Ver o pôr do sol nas dunas de Maspalomas

As dunas de Maspalomas| ©German Q
As dunas de Maspalomas| ©German Q

As dunas de Maspalomas guardam um dos mistérios mais fascinantes da Gran Canaria, pois reproduzem uma paisagem semelhante ao deserto do Saara numa ilha vulcânica.

As Ilhas Canárias oferecem um dos céus mais limpos do planeta e durante os meses de novembro e dezembro, em dias claros, é possível contemplar um dos pores-do-sol mais bonitos do mundo a partir das dunas de Maspalomas.

A entrada no Parque Natural que alberga as dunas é gratuita e a melhor altura para visitar durante a época alta é de manhã, mas em novembro, quando a temperatura desce e há menos visitantes, pode visitar durante a tarde e esperar pelo pôr do sol e pela noite estrelada.

Dentro do Parque Natural também pode optar por uma visita guiada que o leva pelas melhores paisagens das dunas de Maspalomas ou fazer um passeio de camelo.

Reservar um passeio de camelo nas Dunas de Maspalomas

8. Viva a festa do orgulho gay de inverno em Maspalomas

Orgulho de inverno de Maspalomas| ©Giuseppe Sp
Orgulho de inverno de Maspalomas| ©Giuseppe Sp

O Orgulho de inverno de Maspalomas é considerado o evento temático LGBT mais popular da época de inverno europeia.

Desde a sua primeira edição em 2014, atrai cada vez mais visitantes todos os anos à Playa del Inglés em Gran Canaria, o epicentro da celebração junto ao Centro Comercial Yumbo.

Este evento, que tem lugar todos os anos durante a segunda semana de novembro, caracteriza-se por festas em barcos, festas na piscina, concertos de música e actuações de artistas que dão vida, em cada edição, aos artistas internacionais mais famosos, desde ABBA a Lady Gaga. Para além disso, todos os anos parte do Porto de Maspalomas o Gay Boat Cruise, considerado o melhor passeio de barco da Gran Canaria.

Detalhes interessantes

  • Preço... A entrada geral custa cerca de 55 euros, embora algumas das actividades tenham um custo adicional.
  • Quando... Na segunda semana de novembro de cada ano.
  • Onde... O epicentro situa-se no Centro Comercial Yumbo, embora também haja actividades noutros pontos da cidade.

9. Participar na corrida de montanha 360° The Challenge

Monumento Natural Roque Nublo| ©Roquenublogc
Monumento Natural Roque Nublo| ©Roquenublogc

A 360° The Challenge é uma das corridas de montanha mais exigentes do mundo e consiste num percurso de mais de 250 quilómetros em várias etapas, que não podem exceder as 100 horas de duração. Este evento de resistência realiza-se todos os anos em Gran Canaria e começa e termina em Tejeda, no sopé do Monumento Natural Roque Nublo.

Este trail run vulcânico realiza-se todos os anos em novembro em Gran Canaria, através de ravinas e penhascos inóspitos e por vezes lamacentos e enevoados, mas trouxe à ilha uma grande fama, pois percorre alguns dos locais mais famosos das Canárias.

Se está a planear visitar a Gran Canaria em novembro e quer participar neste evento de resistência , pode inscrever-se até dez dias antes do início ou pode também assistir ao 360° The Challenge como parte do público numa das linhas de chegada ou na entrega do troféu final.

Detalhes interessantes

  • Preço... A inscrição custa 400 euros por pessoa.
  • Quando... Um fim de semana de novembro.
  • Onde... A partida é em Tejeda, mas a corrida percorre vários pontos da ilha.

10. Viva o início do Atlantic Rally for Cruisers

Cruzeiros nas Ilhas Canárias| ©Rachael W
Cruzeiros nas Ilhas Canárias| ©Rachael W

A Gran Canaria sempre viveu virada para o mar, por isso não há como perder uma competição marítima que começa na ilha. O Rally Atlántico de Cruceros é uma corrida de resistência que se realiza todos os anos em novembro a partir do porto de Mogán e termina antes do Natal na ilha de Santa Lucía, nas Caraíbas.

Esta corrida, que percorre mais de 5000 quilómetros, atrai participantes de todo o mundo e é um acontecimento social importante para a Gran Canaria, uma vez que os organizadores realizam festas e reuniões de despedida no porto, como em todas as edições desde 1986.

Se está a planear visitar a Gran Canaria em novembro, pode assistir aos preparativos, às festividades que antecedem o início da corrida e à emocionante partida.

Também pode participar nos encontros onde os concorrentes falam da sua experiência e do seu plano de viagem para completar o percurso do Atlantic Cruise Rally.

Reservar um passeio de barco a partir do Porto de Mogán

Detalhes interessantes

  • Preço... A inscrição na regata custa 3000 euros por pessoa e inclui assistência marítima e instrumentos de navegação.
  • Quando... A regata começa em Las Palmas todos os anos em novembro e demora entre 17 e 21 dias a chegar ao seu destino.
  • Onde... A regata começa em Puerto de Mogán.

Temperaturas em Gran Canaria em novembro

Ruas de Gran Canaria| ©fse_reizen
Ruas de Gran Canaria| ©fse_reizen

As temperaturas na Gran Canaria em novembro são , em média, de 19°, com máximas de 25° e mínimas de 15°, o que faz com que seja uma altura ideal para visitas à praia e excursões ao ar livre.

O mês de novembro é também o início da estação húmida da ilha, altura em que a precipitação é muito frequente, embora seja geralmente de curta duração e pouco intensa.

Números de turistas em Gran Canaria em novembro

Autocarro turístico| ©tigercub66
Autocarro turístico| ©tigercub66

novembro é um dos meses com menor número de turistas em Gran Canaria, razão pela qual é considerado a época baixa. Se está a planear viajar durante este período, poderá fazer algumas das melhores excursões a partir de Las Palmas sem filas e com conforto.

A época alta na ilha começa a partir de meados de dezembro até março, incluindo o Natal e o Ano Novo.

Preços em Gran Canaria em novembro

Pessoa que paga| ©Towfiqu barbhuiya
Pessoa que paga| ©Towfiqu barbhuiya

novembro é um dos meses mais acessíveis para viajar para Gran Canaria do ponto de vista económico, uma vez que é época baixa e, por isso, o preço dos hotéis e das excursões diminui significativamente.

Se está a planear viajar para a Gran Canaria em novembro, aconselho-o a reservar com antecedência para poder ter acesso a descontos e garantir os melhores locais aos melhores preços.

O que levar na mala para a sua visita a Gran Canaria em novembro

Bagagem de viagem| ©Swansway Motor Group
Bagagem de viagem| ©Swansway Motor Group
  • Fatos de banho
  • T-shirts
  • Protetor solar
  • Casaco impermeável
  • Calçado urbano cómodo
  • Calçado de trekking
  • Calças impermeáveis
  • Camisolas de verão
  • Óculos de sol
  • Casaco leve