O que ver e fazer em Gran Canaria em 4 dias

Gran Canaria apresenta-se ao mundo como um pequeno oásis com o melhor da diversidade da biosfera. Neste itinerário que preparei para si, tive o cuidado de encontrar um bom repertório de actividades para o manter entretido durante todos os momentos da sua viagem.

Camilla Graciano

Camilla Graciano

leitura de 12 minutos

O que ver e fazer em Gran Canaria em 4 dias

Castelo de San Gabriel, Gran Canaria. | ©Miguel Ángel García

Em toda a Gran Canaria existem dezenas de aglomerados urbanos que combinam o melhor do ambiente montanhoso do centro da ilha com o carácter balnear e marítimo das suas costas. As melhores coisas para ver e fazer em Gran Canaria são aquelas que aproveitam ao máximo estas duas facetas da ilha e, por isso, nesta publicação agrupei uma série de actividades que o ajudarão a tirar o máximo partido de uma visita de quatro dias.

Dunas dignas de uma paisagem sahariana, praias de areia preta de origem vulcânica e picos montanhosos que fazem lembrar uma cordilheira continental. Estas são apenas algumas das paisagens que verá na sua viagem de 4 dias a Gran Canaria se decidir seguir este divertido itinerário de planos e actividades que preparei cuidadosamente para si.

Dia 1: Início da viagem em Las Palmas de Gran Canaria

Las Palmas de Gran Canaria| ©Nicolas Vigier
Las Palmas de Gran Canaria| ©Nicolas Vigier

A capital da Gran Canaria é um lugar bastante peculiar, porque embora não seja uma grande cidade com milhões de habitantes, é uma comunidade que conseguiu modernizar-se. Isto sem esquecer o carácter antigo de alguns dos seus bairros e a identidade arquitetónica que define muitas das suas zonas residenciais mais turísticas.

Assim, para o primeiro dia da sua viagem, propus-lhe conhecer alguns locais de Las Palmas de Gran Canaria, bem como outras grandes atracções turísticas das comunidades mais próximas deste epicentro urbano.

Percorrer o bairro de Vegueta e a famosa rua Triana

O bairro de Vegueta está situado no extremo sul de Las Palmas de Gran Canaria. É nesta zona que se situa o centro histórico da cidade. A Catedral de Santa Ana, o Palácio Episcopal, a rua onde se encontra a Fuente del Espíritu Santo e a Casa de Colón são alguns dos recantos que merecem ser visitados durante a sua estadia nesta bela zona de Gran Canaria.

Muitos dos melhores tours de Gran Canaria centram-se em visitar em profundidade o bairro de Vegueta e, por isso, podem ser uma boa alternativa para passar a manhã do primeiro dia da sua viagem de forma adequada. Por outro lado, a Calle Triana é uma famosa artéria pedonal que se estende desde o extremo norte de Vegueta até ao Parque de San Telmo e é um local a não perder. Pelo menos, se precisar de comprar algumas coisas antes de continuar o seu itinerário de viagem.

Depois, apanhe um autocarro turístico pela cidade

Como ainda tem vários locais para visitar nesta cidade e a ideia é poder regressar a casa depois de ter visto ao máximo todas as atracções desta ilha, sugiro que faça um passeio de autocarro pela Gran Canaria. Este levá-lo-á de norte a sul e de este a oeste através de toda esta comunidade.

É uma boa ideia porque é uma visita guiada onde não perderá um único detalhe sobre os lugares que vê ao longo do percurso. Também é um bom plano saber que, no final do passeio, pode sair na paragem que mais lhe convier e que estiver mais próxima do centro de aluguer de automóveis que escolheu para a sua viagem.

A verdade é que vai precisar de um veículo para poder realizar o resto das actividades deste itinerário turístico e é realmente um recurso indispensável, mesmo que pretenda fazer uma viagem improvisada em que esteja interessado em ver vários locais importantes da ilha.

Comprar a melhor excursão de autocarro turístico em Gran Canaria

Conduzir até Los Charcones

Depois de ter um carro à sua disposição e de ter almoçado em alguns dos restaurantes do centro de Las Palmas de Gran Canaria, apanhe a autoestrada GC-2 em direção à comunidade de Bañaderos. Na saída, 200 metros antes da rotunda de Bañaderos, encontrará a entrada para o passeio de Los Charcones e, se seguir por esta estrada, chegará diretamente ao local que lhe recomendo.

São piscinas naturais que se formaram nas rochas da costa e que, por sua vez, são muito conhecidas na ilha pela qualidade do windsurf que se pode praticar na praia em frente. São uma boa alternativa para quem quer dar os primeiros mergulhos na água do mar num ambiente diferente da típica praia de areia.

Fazer uma visita guiada à adega da Destilaria Arehucas

Como um dos aspectos distintivos de Gran Canaria é poder passar do ambiente marítimo para a vida na montanha com uma viagem de alguns minutos, é apropriado que a próxima atividade no seu primeiro dia na ilha seja conduzir ao longo da GC-20 em direção à aldeia de Arucas. Trata-se de fazer uma visita guiada às instalações da famosa Destilaria Arehucas.

Esta é uma atividade que inclui uma prova de rum e uma visita às caves da empresa produtora de rum mais importante de todas as Canárias. Tenha em conta que é um plano que costuma durar cerca de 45 minutos e que ainda lhe deixará tempo livre para completar o dia conhecendo outra das grandes atracções desta bela cidade canária.

Reserve a sua visita guiada à Destilaria Ron Arehucas

Visite a Igreja Paroquial de San Juan Bautista em Arucas

Esta igreja católica, erguida no início do século XX, é um dos edifícios mais impressionantes da ilha. Destaca-se por ser uma estrutura neo-gótica numa ilha onde as tendências arquitectónicas foram sempre muito tranquilas a favor do estilo barroco das conquistas coloniais.

Sentar-se para tomar uma bebida ou um café nos restaurantes próximos pode ser a forma ideal de terminar este dia divertido. Se estiver interessado em encontrar um local adequado para apanhar o pôr do sol e começar a desfrutar do entardecer, aconselho-o a dirigir-se ao parque municipal ou ao miradouro da Montaña de Arucas. Principalmente devido ao facto de ambos os locais serem acessíveis com o carro que acabou de alugar ao meio-dia.

Dia 2: Aventure-se pelo sudoeste e pelo centro da ilha

Mergulhar com tubo de respiração| ©Subtle Cinematics
Mergulhar com tubo de respiração| ©Subtle Cinematics

A beleza da Gran Canaria não se limita à populosa costa norte da ilha e isso não é segredo para ninguém. O extremo sudeste da ilha está repleto de comunidades e actividades que atraem todo o tipo de turistas para participar em diferentes tipos de actividades.

Para o segundo dia da sua viagem, agrupei vários locais que captam perfeitamente a essência de praia e areia desta parte de Gran Canaria, para que possa equilibrar a sua viagem para outros tipos de ambientes. Tenha em conta que o carro continuará a ser o recurso mais importante para a logística deste itinerário, já que não há forma de se deslocar de um ponto para outro com toda a tranquilidade se não tiver um veículo privado à sua disposição.

Comece o dia com uma sessão de snorkeling em Mogán

Puerto de Mogán é, sem dúvida, um dos recantos mais pitorescos de todas as Ilhas Canárias. Isto porque as suas antigas casas de pescadores que foram restauradas criam uma atmosfera bastante peculiar se adicionarmos os canais que também são acompanhados por uma luxuosa marina cheia de veleiros e iates.

A praia desta localidade é um destino turístico muito popular em Gran Canaria, mas a atividade que recomendo que faça quando estiver neste porto é uma sessão de snorkelling nos recifes próximos. Basicamente, trata-se de um passeio de barco que costuma durar cerca de 3 horas e que inclui uma sessão de snorkelling numa pequena praia chamada El Perchel, que só é acessível a partir do mar.

Recomendo que tomem o pequeno-almoço em qualquer uma das dezenas de restaurantes de Mogán antes de iniciarem esta excursão, que costuma estar marcada para o meio da manhã. A natação e o mergulho são duas actividades que abrem o apetite muito rapidamente e não é divertido estar no meio do mar com um apetite desconfortável para o almoço.

Comprar bilhetes para um Passeio de Barco e Snorkelling

Continue para as Dunas de Maspalomas

Quando regressar à ilha depois do seu passeio de barco, terá de retomar a condução ao longo da GC-1 em direção a Maspalomas. Ao longo desta autoestrada, passará por vários túneis, uma vez que passará de um terreno de ravinas e falésias para uma zona mais plana da ilha. A certa altura, haverá a possibilidade de virar para a estrada GC-500 e, quando isso acontecer, voltará a virar para apanhar a GC-510 em direção ao parque de estacionamento das Dunas de Maspalomas.

Aí pode deixar o seu carro em qualquer um dos diferentes espaços designados por empresas privadas ou pelo município de Maspalomas para poder entrar nesta secção da ilha que tem quilómetros de dunas dignas de uma fotografia do Saara. Pode brincar na areia durante o tempo que quiser, pois o acesso é totalmente gratuito. Se quiser aproveitar ao máximo o seu tempo, pode participar em alguns dos passeios de camelo nas dunas propostos à entrada do parque ou reservar online.

Reservar um passeio de camelo nas dunas de Maspalomas

Visite o Aqualand Maspalomas se estiver a viajar com crianças

Depois de tirar as dúvidas, vai querer tirar toda a areia do seu sistema e o Aqualand Maspalomas é uma boa opção. Trata-se de um parque aquático com várias atracções mecanizadas e vários escorregas que podem ser o momento mais divertido de toda a viagem para os mais pequenos da família.

Por isso, dedicar algumas horas a esta atividade não é má ideia se tiver filhos ou se estiver acompanhado por crianças nesta viagem. No entanto, se for uma viagem para adultos, não tem de se preocupar, pois também haverá outros parques temáticos em Gran Canaria que poderá desfrutar noutras fases futuras da sua visita.

Conduzir até ao Mirador de Fataga

Se começar a conduzir pela estrada GC-60 em direção ao norte da ilha, estará a fazer um dos percursos mais bonitos de toda a Gran Canaria. É uma estrada ascendente que nos leva por várias aldeias de montanha da ilha e a ideia é que conduzamos até ao Mirador de Fataga para que possamos admirar a beleza do sul a partir do alto.

É recomendável parar para almoçar em qualquer uma das tabernas que vemos neste percurso, se a esta altura do dia não tivermos decidido comer num dos restaurantes de Maspaloma ou mesmo nas cafetarias de Aqualand. Isto no caso de ter decidido visitar este parque aquático.

Aproveite e desfrute dos arredores do Ventana del Nublo

A Ventana del Nublo é um dos pontos naturais mais importantes da região montanhosa de Gran Canaria e esta zona fica a menos de 30 minutos de carro do Mirador de Fataga. Isto significa que deve aproveitar a proximidade para chegar a esta zona antes do pôr do sol com a clara intenção de poder desfrutá-lo sobre estas formações geológicas que lhe oferecem uma perspetiva panorâmica dos picos vulcânicos de Gran Canaria.

Devo destacar que a exploração turística deste troço da ilha é uma das melhores coisas para fazer em Gran Canaria no inverno, já que é um bom plano de entretenimento desportivo, familiar e saudável. Isto sem ter de lidar com a descida da temperatura da água nas praias ou com o aumento do vento nestas estâncias costeiras da ilha.

Dia 3: Passar um ótimo dia na praia

Piscina Natural de Agaete| ©Stephanie M
Piscina Natural de Agaete| ©Stephanie M

Até este momento da sua viagem ainda não teve a oportunidade de desfrutar de uma sessão de praia sem ser interrompido por outras actividades para aproveitar ao máximo o tempo e a proximidade de outros locais de interesse da ilha.

Por esta razão, proponho várias actividades associadas ao mar para este terceiro dia da sua visita a Gran Canaria. Não há um único segundo a perder, sabendo que lhe restam menos de 48 horas para desfrutar desta bela ilha.

Começar o dia na Piscina Natural de Agaete

No nordeste de Gran Canaria, na aldeia de Agaete, há um conjunto de piscinas naturais com o dobro do tamanho de Los Charcones que pode marcar o início do seu planeamento turístico para um dia que, em teoria, girará em torno do mar. O local dispõe de um parque de estacionamento gratuito, bem como de um passeio que pode ser percorrido a pé para encontrar uma alternativa de pequeno-almoço entre os 7 restaurantes da zona.

A praia de Dedo de Dios é outro local que pode ser visitado se quiser fazer um pequeno passeio por um trilho pedestre. É altamente recomendável, pois é uma das melhores coisas para fazer em Gran Canaria.

Apreciar a beleza do Parque Natural de Tamadaba

Quando terminares em Agaete, terás de começar a conduzir ao longo da GC-200 e, ao longo do caminho, passarás pelas curvas do Parque Natural de Tamadaba. É uma zona muito bonita e digna de ser admirada, pelo que é aconselhável fazer um desvio de alguns minutos para o Mirador de Tirma Artenera.

Se isto não lhe interessar, pode fazer o desvio do túnel da GC-2 para chegar mais rapidamente à Aldeia de San Nicolas de Tolentino, que é o próximo destino da sua viagem.

Não hesite em almoçar em La Aldea de San Nicolas de Tolentino

La Aldea de San Nicolas de Tolentino não tem nada de especial para além do facto de ser a zona de confluência de diferentes rotas do norte da ilha e de estar próxima do Parque Natural de Güigüí.

Como é provável que depois de uma manhã de sol, praia e caminhadas se tenha fome, é aconselhável almoçar num dos modestos restaurantes que se encontram nesta povoação, bem como no resto do GC-200. A verdade é que a próxima e última atividade do seu terceiro dia é também muito exigente, do ponto de vista físico. É por isso que um almoço bastante volumoso é algo que lhe será grato no final do dia.

Fazer o percurso pedestre até à Playa de Güigüí

Para muitos habitantes locais, a Playa de Güigüí é a praia mais bonita e especial de toda a Gran Canaria. Um fator que influencia esta apreciação significativa por parte desta população é o facto de ser completamente inacessível de carro.

Se estiver interessado em visitá-la, deve saber que se trata de uma praia nudista de areia negra rodeada de falésias vulcânicas. Estas três características conferem-lhe uma identidade que seduz cada vez mais turistas a iniciarem o percurso pedestre de cerca de 5 quilómetros. Este percurso leva os visitantes a partir do parque de estacionamento público situado entre a aldeia de Tasartico, na estrada GC-204, e a praia com o mesmo nome.

Pode deixar o seu carro aí se estiver interessado na caminhada. Mas também deve saber que , durante a época alta, costumam sair pequenos barcos da praia de Tasartico que o podem levar a apreciar o pôr do sol nesta bela e peculiar praia.

Dia 4: Acabar de se maravilhar com Gran Canaria

Em Teror| ©Eduardo Ortín
Em Teror| ©Eduardo Ortín

Com a chegada do quarto dia de viagem, a nostalgia começa a instalar-se, assim como a impressão de que ainda há muitas coisas interessantes para ver nesta bela ilha.

É por isso que vos propus completar o itinerário com alguns lugares que para a população local são os segredos mais bem guardados do turismo de massas que normalmente ocorre na época alta das viagens internacionais.

Conheça a famosa aldeia de Teror

Centenas de milhares de habitantes das Gran Canárias concordam que a aldeia de Teror é a aldeia mais especial e bonita da ilha. Isto faz com que seja a primeira paragem do seu último dia na ilha e o pequeno-almoço num dos seus pitorescos cafés não é a única coisa que deve fazer nesta comunidade.

Visitar a Basílica de Nuestra Señora de los Pinos, ver o Mosteiro Cisterciense e admirar o Palácio Episcopal são algumas das actividades que têm de ser acompanhadas por um passeio turístico pelas ruas da aldeia. Estas estão repletas de casas centenárias com varandas de madeira ao melhor estilo canário e fachadas coloridas.

Um passeio rápido por Tejeda

Aproveitem o tempo para desfrutar de Teror, pois as ansiedades não fazem tanto sentido sabendo que aproveitaram ao máximo a vossa viagem. Quando se sentir preparado, comece a conduzir em direção a Maspalomas pela GC-21 até encontrar a GC-210. Neste ponto, estará a menos de quinze minutos da mudança para a GC-60, que iniciará a descida para a costa, mas não antes de passar pela pitoresca aldeia de Tejeda.

Deste lugar posso destacar a sua beleza urbana, pois é uma comunidade cheia de colinas onde a maioria das casas são pintadas de branco no melhor estilo das aldeias costeiras de Lanzarote ou Fuerteventura.

Divertir-se no Sioux City Park

Quando estiver em Maspalomas e tiver almoçado em qualquer uma das duas paragens anteriores do seu dia, terá de apanhar rapidamente a GC-1 e depois mudar para a GC-500 e dirigir-se para o Sioux City Park.

Trata-se de um divertido parque temático que reproduz fielmente uma típica cidade do Oeste selvagem americano. Por esta razão, encontrar-te-ás num panorama tão peculiar que ficarás surpreendido por saber que existe um lugar assim em Gran Canaria.

Aqui verás representações teatrais num autêntico cenário de filme, um jardim zoológico e também edifícios com vários estabelecimentos comerciais que te manterão entretido durante o resto da tarde. Esta pode ser a despedida da viagem, embora a proximidade do local a Maspalomas signifique que ainda há uma última atividade para desfrutar.

Bilhetes para o Parque da Cidade de Sioux

Terminar a viagem com um pôr do sol na Playa del Inglés

Depois de uma viagem tão especial como a que fizeram até este ponto do itinerário, seria uma pena se não pudessem desfrutar de um bom pôr do sol no vosso último dia em Gran Canaria. Por isso, recomendo que, ao sair do Sioux City Park, voltem a percorrer a GC-500 até Playa del Inglés.

Trata-se de uma praia com um quilómetro de comprimento e uma das maiores concentrações de hotéis e lojas da ilha. Isto significa que pode admirar um belo pôr do sol e depois ir jantar a um sítio especial, como o Hard Rock Cafe ou o turístico Restaurante Columbus.