Atividades ao Ar Livre em Granada

Se procura uma escapadela revitalizante, Granada oferece uma variada seleção de actividades ao ar livre. Encontrará algo para todos, desde trilhos para caminhadas a desportos cheios de adrenalina.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 10 minutos

Atividades ao Ar Livre em Granada

Visita a Granada | ©amamolina

Granada é uma cidade que mistura monumentos medievais com ambientes naturais, tornando-a perfeita para desfrutar de actividades ao ar livre. Graças à sua localização privilegiada, o clima estará a seu favor, com invernos suaves e verões quentes. Isto permitir-lhe-á desfrutar das melhores coisas para fazer na cidade, tais como excursões à Serra Nevada ou ao Geoparque.

Também pode passear pelos bairros históricos e descobrir a história cigana e flamenca, ou fazer um passeio de Segway pelas principais atracções, apanhar o comboio turístico e sair nas paragens mais interessantes, ou descobrir os tradicionais Cármenes a pé. Se preferiraventuras radicais, pode fazer caminhadas ou canyoning nas suas florestas, parques e montanhas. Ou talvez se possa experimentar a canoagem e o paddle surf num dos seus rios.

1. Desfrutar de um passeio de segway

Segway| ©Henk Binnendijk
Segway| ©Henk Binnendijk

Granada é a fusão perfeita entre modernidade e tradição, algo que pode ser explorado a bordo de uma scooter eléctrica. Este tipo de experiência leva-o por ruas pitorescas e passagens estreitas para testemunhar a beleza local.

Durante o passeio, é possível desfrutar de uma visita aos bairros de Albaicín e Sacromonte, que reflectem as raízes mouriscas. No Albaicín, pode entrar no coração da cidade, onde cada canto evoca elementos mouriscos medievais. Enquanto no Sacramento se pode vislumbrar olocal de nascimento do flamenco de Granada, ou admirar a Granada cigana escondida entre as suas grutas.

A experiência costuma ser feita no Mirador de San Nicolás, de onde se tem uma vista privilegiada do monumento de Alhambra. Também fará paragens no Paseo de los Tristes, considerada a rua mais romântica da cidade. Uma vantagem é que estas excursões incluem normalmente equipamento de segurança e a companhia de um guia local.

Em alternativa, pode reservar um passeio histórico de segway, para se aprofundar no contexto por detrás de cada monumento. Ou inscrever-se num passeio de bicicleta eléctrica por Granada.

Detalhes de interesse

  • Preço: pode alugar um Segway à hora a partir de 20 euros por pessoa, ou inscrever-se numa visita guiada a partir de 58 euros.
  • Duração: aproximadamente duas horas.
  • Horário: se preferir alugar uma segway à hora ou ao dia, o horário é à sua escolha. Por outro lado, as visitas guiadas partem entre as 10:00 e as 18:00.

Reservar um passeio de segway

2. Percorrer a cidade no comboio turístico

Comboio turístico| ©Normann
Comboio turístico| ©Normann

Visite os principais locais históricos num passeio dinâmico no comboio turístico da cidade. Em geral, terá acesso a 13 paragens e a frequência dos comboios varia entre 30 e 45 minutos. Pode sair e entrar onde quiser, para desfrutar de paisagens naturais como o Mirador de San Cristóbal.

Se quiser conhecer a história do reino Nasrida, aproveite uma das paragens e marque uma visita à Alhambra e aos jardins de Generalife A bordo, encontra-se um audioguia, que facilita o passeio pela Plaza de Toros, a Plaza de la Romanilla, o Mosteiro de Cartuja e outros monumentos.

A experiência tem diferentes modalidades, é possível comprar bilhetes para uma viagem sem paragens, ideal para planear actividades para dias de chuva em Granada. Por outro lado, para aproveitar o ambiente ensolarado e claro, pode optar por passes de 1 ou 2 dias que incluem paragens gratuitas.

Detalhes interessantes

  • Preço: a partir de 7 euros.
  • Horário: geralmente funciona diariamente de abril a outubro das 9.30h às 21h, de novembro a março das 9.30h às 19.30h.
  • Duração: A visita completa pode durar uma hora e meia, enquanto que o sistema de paragens livres permite gerir o tempo da visita de acordo com a sua conveniência.

Comprar bilhetes para o comboio turístico de Granada

3. Mergulhe na história árabe e cigana dos bairros medievais

Sacromonte| ©Eduardo Arostegui
Sacromonte| ©Eduardo Arostegui

Granada é um destino que cativa os viajantes pelos seus bairros históricos, onde a passagem das comunidades árabes e ciganas na região andaluza é evidente. Por este motivo, não pode faltar um passeio em profundidade por Sacromonte e Albaicín. São zonas vizinhas situadas na mesma colina, pelo que os segredos de cada castelo, palácio, muralha e fortaleza podem ser revelados a pé.

Encontrará diferentes miradouros panorâmicos, ideais para contemplar a cidade a partir do alto. Desfrutar do passeio pelas ladeiras, ruas empedradas e a vista do rio Darro desde a Ponte de Cabrera e a Ponte de Espinosa. Como estes são os bairros mais antigos, é aconselhável visitá-los com um guia profissional, ou reservar uma excursão com uma visita à Capela Real e à Catedral de Granada

Sacromonte

O bairro cigano de Granada é um lugar conhecido pelas Grutas de Sacromonte, o lar desta comunidade que ficou imortalizada pelas suas contribuições para o flamenco. Hoje, o património é celebrado nos tablaos, restaurantes e monumentos, mas predominam os traços culturais espanhóis. A zona também concentra a cultura flamenca, pelo que se realizam alguns dos melhores espectáculos de flamenco de Granada.

Albaicín

Visite o bairro mais antigo da cidade, famoso por ser o berço dos árabes durante a Idade Média. Entre as suas ruas descobrirá a história medieval, que remonta ao império mouro Nasrida. Verá mesquitas antigas convertidas em igrejas, bem como banhos árabes e muralhas antigas.

Detalhes interessantes

  • Preço: as experiências guiadas começam a partir de 17 euros por pessoa.
  • Duração: a visita autónoma aos dois bairros pode durar entre duas e quatro horas, mas dependerá da sua condição física, dos pontos de interesse e do ritmo do passeio. Tem também a possibilidade de visitar os locais mais importantes numa visita guiada de, pelo menos, duas horas.
  • Horário: Recomenda-se a visita depois das 18:00, para aproveitar a atmosfera vibrante e as temperaturas agradáveis.
  • Como chegar lá: existem diferentes linhas de autocarro que ligam os dois bairros.

Reservar uma visita guiada aos bairros de Sacromonte e Albaicín

4. Fazer caminhadas nos arredores de Granada.

Caminhadas em Los Cahorros| ©Ramon Boersbroek
Caminhadas em Los Cahorros| ©Ramon Boersbroek

Não há desculpa para perder uma caminhada nesta maravilhosa cidade, rodeada de verde e parques exóticos. Escolha entre montanhas, rios e florestas que oferecem diferentes rotas adaptadas a qualquer nível de experiência.

Pegue seus bastões de trekking e parta para conhecer lugares de sonho como o Cerro del Sol, a Silla del Moro e a colina de Santa Elena. Algumas dasrotas de caminhada de Granada que eu recomendo incluem:

  • Excursão a pé ao Caminito del Rey, um caminho espetacular que atravessa o desfiladeiro do rio Guadalhorce.
  • Caminhadaaté Los Cahorros, um percurso simples, onde se pode baloiçar nas pontes suspensas sobre o desfiladeiro do rio Monachil e descobrir a separação com a Serra Nevada. Durante a caminhada, desfruta-se das grutas, piscinas naturais e cascatas.
  • Excursão pedestre à rota de Gollizno, aventurar-se nas pontes suspensas sobre o rio Velillos e admirar Granada a partir dos miradouros.

Recomendo que faça este tipo de actividades de aventura e natureza em Granada com um guia especializado, para escolher os destinos mais adequados de acordo com os seus gostos e necessidades físicas.

Detalhes interessantes

  • Preço: pode encontrar experiências guiadas a partir de 35 € por pessoa.
  • Duração: entre três e quatro horas.
  • Horário: geralmente, as excursões têm lugar de manhã.

Reservar um passeio pedestre fora de Granada

5. Viagem à era pré-histórica no Geoparque

Geoparque| ©Pepe Serrano
Geoparque| ©Pepe Serrano

Desfrute de uma viagem no tempo no Geopark, uma joia nacional que esconde as típicas casas rupestres megalíticas. Durante a visita, fique atento aos vestígios da civilização pré-histórica.

Para além disso, encontrará sítios arqueológicos e mais de 70 locais de interesse geológico, como a Falha de Baza e os sismitos de Galera.

As excursões a partir de Granada levá-lo-ão a descobrir esta beleza natural, onde as actividades ao ar livre são abundantes. As opções a não perder são:

  • Rotas 4x4 no deserto de Gorafe.
  • Visitas às jazidas paleontológicas, onde se podem ver os restos de mamíferos extintos.
  • Actividades de aventura como rapel, escalada, ciclismo e caminhadas.
  • Turismo astronómico, ideal para aqueles que querem explorar Granada à noite e procuram planos diferentes. Poderá observar o céu limpo, enquanto aprende sobre constelações e fenómenos astronómicos.

Detalhes de interesse

  • Preço: a partir de 99 euros por pessoa.
  • Duração: depende dos sítios que quiser explorar, mas recomendo que passe pelo menos 9 horas.
  • Como chegar: se estiver a conduzir, pode apanhar a A-92 de Granada para Guadix ou Baza, e depois seguir estradas secundárias para os principais pontos de interesse. Também há um autocarro de quatro em quatro horas, mas depois é preciso apanhar um táxi até Baza. O melhor custo-benefício em termos de conforto e preço é fazer as visitas guiadas que normalmente cobrem os transferes.

Reservar uma excursão ao Geopark

6. Visitar o Carmen de los Mártires

Carmen dos Mártires| ©Enrique RG
Carmen dos Mártires| ©Enrique RG

Durante a época nasrida, as casas eram luxuosas e destacavam-se pela sua peculiar arquitetura e pelos seus encantadores jardins. A mais famosa, ainda de pé, é a Carmen de los Mártires, situada na última casa forte mourisca de Granada. No interior, encontrará espaços ao ar livre, perfumados com flores e decorados em diferentes estilos, incluindo jardins barrocos, franceses e ingleses.

Esta experiência pode ser combinada com uma visita aos Palácios Nasridas de Granada. Ou pode fazer-se um percurso por todos os Cármenes da cidade, entre os quais se destacam os seguintes:

  • Carmen de la Victoria, que se destaca pelo facto de ter sofrido poucas alterações desde a sua criação.
  • Carmen Aljibe del Rey, um lugar tranquilo onde se pode apreciar a maior cisterna da cidade, criada para armazenar água.
  • Carmen del Ave María, onde se pode descobrir a vida do compositor Manuel de la Falla.

Detalhes interessantes

  • Preço: a entrada na Carmen de los Mártires é gratuita, no entanto, pode encontrar visitas guiadas a partir de 17 € por pessoa.
  • Horário de funcionamento: de abril a outubro está aberto de segunda a sexta-feira das 10h00 às 14h00 e das 18h00 às 20h00; Sábados, domingos e feriados das 10:00 às 20:00. De novembro a março, está aberto de segunda a sexta-feira, das 10:00 às 14:00 e das 16:00 às 18:00; sábados, domingos e feriados, das 10:00 às 18:00.
  • Localização: Paseo de los Mártires.
  • Como chegar: pode chegar-se a pé a partir do centro da cidade, o resto da cidade está ligado por diferentes linhas de transporte, sendo as paragens mais próximas o Auditório Manuel de Fallas e Recogidas.

Reservar o Tour Los Cármenes

7. Subir à Serra Nevada e desfrutar de um passeio com raquetes de neve

Serra Nevada| ©ICa RoMa
Serra Nevada| ©ICa RoMa

A visita à Serra Nevada é obrigatória durante a sua estadia em Granada. Chegará ao topo de uma das montanhas mais altas da Península Ibérica, aberta durante todo o ano. No verão, é o local perfeito para fazer caminhadas, andar de bicicleta de montanha ou mergulhar na piscina aquecida.

No entanto, se planear visitar Granada em dezembro, poderá tirar partido da melhor época, quando os picos cobertos de neve decoram a paisagem. Esta é a altura ideal para desfrutar de um passeio com raquetes de neve que o levará a locais nevados inacessíveis a pé.

Em alternativa, pode esquiar ou inscrever-se num passeio de bicicleta de montanha ao longo da Silla del Moro para desfrutar de vistas inigualáveis da serra. Também pode desfrutar de um almoço caseiro com sabores espanhóis.

Detalhes de interesse

  • Preço: tudo depende da atividade que se quer fazer, mas há opções a partir de 70 € que normalmente incluem um brunch.
  • Duração: recomendo um mínimo de quatro horas.
  • Horário de funcionamento: no verão, os trilhos para caminhadas estão abertos todo o dia. No inverno, as estâncias de esqui estão abertas das 9:00 às 17:00.
  • Localização: no Parque Nacional da Serra Nevada.
  • Como chegar: se for de carro, pode apanhar a A-395, embora também existam opções de transporte público a partir da estação de autocarros de Granada. Além disso, as visitas guiadas costumam incluir o transporte, o que facilita a experiência.

Reservar uma excursão na Serra Nevada

8. Fazer canoagem ou paddle surf no rio Genil

Canoagem| ©Galería fotográfica del AVG
Canoagem| ©Galería fotográfica del AVG

Se planeia visitar Granada em agosto, pode refrescar-se no rio Genil, enquanto faz actividades ao ar livre. A canoagem é uma das actividades mais populares, uma vez que se desce o rio numa canoa dupla ou simples. A intensidade é média a alta, pelo que é necessária alguma experiência.

O paddle surf, por outro lado, permite-lhe remar rio abaixo para descobrir a sua flora e fauna. Terá de combinar diversão e equilíbrio e obterá uma dose de adrenalina sem risco. As águas do rio são geralmente calmas, o que é perfeito para explorar e descer ao seu próprio ritmo.

Detalhes de interesse

  • Preço: ambas as actividades podem ser encontradas a partir de 20 euros por pessoa.
  • Duração: A canoagem pode durar entre uma hora e meia e três horas, enquanto o paddle surf demora cerca de uma hora.
  • Como chegar lá: a maneira mais fácil de chegar ao rio é apanhar o autocarro 0390 da Área de Granada, que passa de hora a hora.

9. Sentir a emoção do canyoning em Granada

Canyoning| ©Tropical Extreme
Canyoning| ©Tropical Extreme

O canyoning tornou-se uma atividade popular em Granada, especialmente para aqueles que gostam de respirar ar fresco. Existem diferentes níveis de dificuldade e qualquer pessoa pode desfrutar do canyoning, de preferência na companhia de um profissional. Alguns dos canyons mais destacados são:

  • Barranco Río Verde: oferece um percurso com obstáculos divertidos, como rapel e escorregas naturais.
  • Lengentí: se gosta de aventura, pode aproveitar para caminhar sobre o rio.
  • Barranco del Poqueira: se planeia fazer uma excursão à Alpujarra, não pode perder este plano com descidas para profissionais.

Detalhes de interesse

  • Preço: geralmente entre 30 e 80 euros por pessoa.
  • Duração: dependendo do desfiladeiro e do nível de dificuldade, a atividade pode durar de 3 a 7 horas.

10. Embarcar numa aventura de observação de aves

Lagoa de Padul| ©Nazari58
Lagoa de Padul| ©Nazari58

Granada é o lugar perfeito para ver aves no seu habitat natural, pois é uma cidade rodeada de natureza. Encontrará diversas espécies em ecossistemas espectaculares que o deixarão sem palavras. Há visitas guiadas por áudio para aqueles que gostam de passar tempo sozinhos ou com a família, com locais acessíveis que oferecem miradouros e zonas pedonais.

Se está a planear visitar Granada em setembro, pode inscrever-se e visitar alguns dos locais de destaque para esta atividade:

  • Laguna de Padul: é um dos lugares mais visitados, já que foram registadas cerca de 158 espécies, entre aves aquáticas e migratórias.
  • Paseo de los Tristes: se procura uma zona urbana, não precisa de se afastar muito do centro da cidade, na época há uma variedade de aves que são familiares às pessoas.

Detalhes de interesse

  • Preço: a partir de 30 euros por pessoa.
  • Duração: pode demorar três a quatro horas.
  • Quando: a maior afluência de aves migratórias verifica-se de março a junho e de setembro a outubro.