Atividades para dias de chuva em Granada

A chuva em Granada não é desculpa para não explorar tudo o que esta cidade tem para oferecer, desde espectáculos de flamenco a uma antiga cidade palatina.
Atividades para dias de chuva em Granada

Outras atividades populares em Granada

Mais sobre: Atividades para dias de chuva em Granada

Com tudo o que há para ver e fazer em Granada, os dias de chuva podem ser uma óptima oportunidade para explorar em profundidade museus, palácios, clubes de flamenco, igrejas e castelos. Para que possa aproveitar ao máximo estes dias de chuva, aqui estão as actividades mais recomendadas para fazer em Granada enquanto está protegido do tempo.

1. Visitar a Alhambra e os Palácios Nasridas

A Alhambra| ©edu
A Alhambra| ©edu

Se planeou uma curta estadia em Granada e está a chover, não hesite em fazer uma visita guiada a esta antiga cidade palaciana e descobrir o seu encanto num dia nublado. Embora não possa aproveitar os passeios pelos jardins do Generalife, pode explorar os interiores dos palácios e do museu, bem como os seus incríveis tesouros.

Em dias de chuva, por outro lado, o complexo estará menos cheio e poderá explorá-lo à vontade.

A melhor opção para conhecer estes edifícios em profundidade é juntar-se a uma visita guiada com um especialista local, que pode explicar os detalhes que não pode perder durante a sua visita e fornecer-lhe informações sobre a história, arquitetura e curiosidades sobre o complexo.

Estas visitas decorrem todos os dias em pequenos grupos e permitem-lhe explorar todos os espaços abertos ao público, incluindo os Palácios Nasridas, o Palácio de Carlos V e o Museu de Alhambra. Também lhe serão fornecidos auscultadores para que não perca nenhum dos comentários do guia.

Factos interessantes

  • Preço: a visita guiada custa a partir de 42 € para maiores de 12 anos e cerca de 16 € para crianças dos 3 aos 11 anos. Os bebés até aos 2 anos são gratuitos.
  • Duração: cerca de 3 horas.
  • Meio de transporte: não incluído.
  • Vantagens desta opção: poderá descobrir os espaços interiores do complexo palaciano mais importante de Granada, acompanhado por um especialista local.

Reservar uma visita privada à Alhambra

2. Explorar a Abadia de Sacromonte

Abadia de Sacromonte| ©Javier Martin Espartosa
Abadia de Sacromonte| ©Javier Martin Espartosa

Visitar a Abadia de Sacromonte, construída no século XVII, é uma das melhores visitas a palácios e castelos que pode fazer em Granada depois da Alhambra. Com o seu bilhete, pode visitar a abadia sem limite de tempo e terá um guia áudio que lhe mostrará os detalhes que não pode perder sobre a sua arquitetura, arte e história. Está situada na colina de Valparaíso, no bairro de Sacromonte.

Durante a visita, poderás conhecer todo o conjunto de Sacromonte, composto pela Abadia, o Colégio Velho de San Dionisio Areopagita (do século XVII), o Colégio Novo (do século XIX) e as Grutas Santas, onde se encontram as relíquias dos mártires cristãos que impulsionaram a construção da abadia.

Além disso, a Abadia de Sacromonte destaca-se pelas belas vistas sobre a Alhambra, o bairro de Sacromonte e a cidade de Granada, que poderá apreciar quando chegar à abadia. Por outro lado, o pátio da Estrela e o pátio central da Abadia estão rodeados de galerias cobertas, pelo que poderá visitá-los sem se molhar com a chuva.

Factos interessantes

  • Preço: a partir de 6 euros por pessoa. As crianças com menos de 9 anos são gratuitas.
  • Duração: sem limite de tempo.
  • Horários: todos os dias, das 10h30 às 17h.
  • Como chegar lá: a melhor opção num dia de chuva é apanhar um táxi, que subirá a estrada de Sacromonte. Os carros particulares não podem entrar por esta estrada, mas podem subir a estrada de Múrcia e apanhar o Caminho Velho do Fargue.
  • Desvantagens desta opção: não inclui um serviço de guia profissional.

Compre o seu bilhete para a Abadia de Sacromonte

3. Relaxar com um banho árabe e uma massagem

Hammam Al Ándalus| ©PhotoLanda
Hammam Al Ándalus| ©PhotoLanda

Os dias de chuva são o cenário perfeito para um dia de relaxamento.

E um dos melhores planos de bem-estar em Granada que pode fazer nestes dias é desfrutar de um banho tradicional árabe e de uma massagem relaxante que o transportará no tempo e no espaço.O Hammam Al Ándalus é um dos lugares mais recomendados para tomar banho e receber uma massagem na cidade. Está instalado num edifício do século XIV que foi restaurado para recriar os banhos da Alhambra, o que proporciona um ambiente ideal para relaxar. Lá é possível fazer uma sessão de banho e massagem com duração de cerca de uma hora e meia.

O espaço dispõe de três piscinas, uma de água fria, uma de água morna e outra de água quente, o que lhe trará benefícios devido ao contraste de temperaturas. Dispõe ainda de salas de vapor aromáticas que complementam os relaxantes banhos turcos. E como toque final, para que saia totalmente relaxado, pode usufruir de uma massagem de 15 ou 30 minutos com óleos essenciais.

Informações úteis

  • Preço: a partir de 65 euros por pessoa para uma sessão de banho e massagem de 15 minutos e cerca de 78 euros para uma sessão de banho e massagem de meia hora.
  • Duração: cerca de uma hora e meia para a sessão de banho e massagem.
  • Horário de funcionamento: das 10:00 às 23:00 aproximadamente.
  • Vantagens desta opção: pode experimentar um banho árabe tradicional e uma sessão de massagem com óleos essenciais. Estão disponíveis sapatos de látex se preferir não andar descalço nas suas instalações.
  • Desvantagens desta opção: as crianças com menos de 6 anos não são geralmente autorizadas a entrar nestes estabelecimentos.

Reservar um banho árabe com massagem em Granada

4. Visitar a Capela Real e a Catedral de Granada

Catedral de Granada| ©Eric Titcombe
Catedral de Granada| ©Eric Titcombe

Os dias de chuva são perfeitos para visitar o interior das principais igrejas de Granada, como a Capela Real e a Catedral de Granada.

Para isso, pode contratar uma excursão com um guia profissional, que lhe poderá fornecer as informações mais interessantes sobre ambas as igrejas. Estas excursões duram cerca deduas horas e normalmente não incluem transporte de e para os hotéis. No entanto, chegar lá é fácil, uma vez que estão localizadas uma ao lado da outra no centro de Granada.

A Catedral de Granada, construída no século XVI, é considerada uma joia da arquitetura renascentista espanhola na cidade.

Destaca-se pelas suas obras de arte sacra dos séculos XVI e XVII e pela sua fachada com elementos barrocos, que foi projectada por Alonso Cano, entre outros. Quanto àCapela Real, é um local de importância histórica e cultural, pois é onde se guardam os restos mortais dos monarcas católicos. Foi construída entre 1505 e 1517 e possui uma sacristia-museu onde se podem ver os têxteis, os trabalhos em ouro e prata, as pinturas e os livros da Rainha.

Factos interessantes

  • Preço: a partir de 34 euros por pessoa. As crianças com menos de 9 anos têm entrada gratuita.
  • Duração: cerca de 2 horas.

Reservar uma visita guiada à Capela Real e à Catedral de Granada

5. Ter uma aula privada de flamenco

Pessoa a dançar flamenco| ©pcdazero
Pessoa a dançar flamenco| ©pcdazero

Granada é considerada o berço do flamenco, já que muitos artistas de renome internacional são originários desta cidade. A cidade também tem o seu próprio estilo de flamenco: a zambra.

Por isso, se quiser mergulhar na cultura de Granada, e não por causa da chuva, uma aula privada de dança flamenca é um must no seu itinerário. As aulas duram geralmenteduas horas e só partilha o tablao com o seu grupo, seja família ou amigos.

Desta forma, terá a certeza de desfrutar de uma aula personalizada, uma vez que o professor especializado terá em conta se tem conhecimentos prévios desta dança, e ajustará a aula ao seu interesse e velocidade de aprendizagem. Por outro lado, o instrutor encarregar-se-á de transmitir a essência destaarte que combina dança, canto e palmas, e que se caracteriza pela sua atitude enérgica e emotiva. Sem dúvida, esta é uma das melhores aulas e workshops em Granada, ideal para se conectar com os aspectos mais típicos desta cidade.

Factos interessantes

  • Preço: a partir de 80 euros por pessoa.
  • Duração: cerca de 2 horas.

6. Desfrute de um espetáculo de flamenco numa casa de caverna.

Bailarina de flamenco| ©S.Kemball
Bailarina de flamenco| ©S.Kemball

Um dos locais mais típicos para desfrutar de um espetáculo de flamenco em Granada são as casas-caverna, que foram construídas pelos ciganos no século XVI.

Hoje em dia, muitas das que ainda restam foram convertidas em tablaos de flamenco, oferecendo uma combinação irresistível de jantar e espetáculo. Aoreservar um espetáculo de flamenco num restaurante de grutas, pode desfrutar de um espetáculo de cerca de uma hora e meia com cantores e bailarinos profissionais, enquanto desfruta de um jantar completo, que normalmente inclui vários pratos e sobremesa, além de bebidas ilimitadas (embora também possa reservar o espetáculo sem jantar). Os espectáculos são apresentados todos os dias após o pôr do sol.

Factos interessantes

  • Preço: a partir de 67 euros para adultos e cerca de 31 euros para crianças com menos de 13 anos. Existe uma opção de menu para crianças.
  • Horário: todos os dias, aproximadamente às 19h30min e às 21h30min.
  • Duração: o espetáculo de flamenco dura cerca de uma hora.

Reservar um espetáculo de flamenco numa casa-caverna

7. Jantar no tablao de flamenco Los Jardines de Zoraya

Tablao de flamenco pura arte| ©Toño Molina
Tablao de flamenco pura arte| ©Toño Molina

Los Jardines de Zoraya é um restaurante mediterrânico situado no bairro de Albaicín. Está situado num carmen, um edifício mourisco típico que se caracteriza por um pátio exterior com uma fonte central.

É um plano ideal para um dia chuvoso, uma vez que os espectáculos de flamenco não são apresentados neste pátio, mas no interior do edifício. No Jardines de Zoraya pode desfrutar de umavariedade de opções de menu e bebidas selecionadas enquanto sente a emoção das danças, canções e música de flamenco. Por favor, note que o jantar não está incluído na compra do bilhete para o espetáculo de flamenco, mas é cobrado separadamente.

  • Preço: cerca de 26 euros para adultos e a partir de 16 euros para crianças com menos de 12 anos. Este preço não inclui o jantar.
  • Horário: todos os dias aproximadamente às 18:00, 20:00 e 22:30.
  • Duração: O espetáculo de flamenco dura cerca de uma hora.

Reservar um espetáculo de flamenco em Granada

8. Assistir a um espetáculo de flamenco no centro de Granada

Espetáculo de flamenco| ©Bruna Tourinho
Espetáculo de flamenco| ©Bruna Tourinho

O centro de Granada também acolhe autênticos espectáculos de flamenco todos os dias a partir do pôr do sol, que estão entre os melhores bilhetes de Granada que pode comprar na cidade. Alguns bilhetes incluem apenas os espectáculos de flamenco, permitindo-lhe concentrar toda a sua atenção na exibição artística. Outros, para além do espetáculo, oferecem uma bebida ou a opção de animar a noite com petiscos ou comida caseira.

Espetáculo de flamenco no Tablao Casa Ana

Este Tablao caracteriza-se pelo seu formato de estilo teatral, com uma cortina, luzes e som ambiente, o que garante uma ligação mais profunda com o espetáculo de flamenco. Se decidir reservar um espetáculo de flamenco no Tablao Casa Ana, poderá apreciar cada detalhe da apresentação de dança, canto e música flamenca num ambiente acolhedor e protegido da chuva.

  • Preço: Os bilhetes custam cerca de 21 € para maiores de 13 anos e cerca de 16 € para crianças entre os 5 e os 12 anos. Não é permitida a entrada de crianças com menos de 5 anos.
  • Horário: diariamente, aproximadamente às 17h30, 19h15 e 21h.
  • Duração: cerca de uma hora.

Espetáculo de flamenco no Tablao La Alborea com bebidas

O Tablao La Alboreá está situado perto da Plaza Nueva e destaca-se pela sua seleção de artistas locais e de renome internacional. Oferece espectáculos todos os dias a partir do pôr do sol, em dois horários diferentes, e na época alta costumam acrescentar um espetáculo extra. Os espectáculos são realizados numa sala acústica que favorece a sua ligação com tudo o que esta forma de arte transmite.

A compra de um bilhete para o Tablao La Alboreá normalmente inclui um copo de vinho ou outra bebida, e também tem a opção de experimentar diferentes carnes curadas e sanduíches por um custo adicional.

  • Preço: cerca de 19 euros para adultos e cerca de 11 euros para crianças dos 6 aos 12 anos. As crianças com menos de 5 anos são gratuitas.
  • Horário: todos os dias, aproximadamente às 19:00, 20:45 e 22:15 horas.
  • Duração: cerca de uma hora.

Reservar um espetáculo de flamenco com bebida

9. Explorar o Palácio dos Esquecidos

Vista do Palácio dos Olvidados| ©vixab
Vista do Palácio dos Olvidados| ©vixab

Os dias de chuva ou de inverno em Granada são ideais para visitar museus como o Palácio dos Esquecidos, que se encontra num edifício do século XVI no bairro de Albaicín.

Com o seu bilhete para este palácio-museu, poderá conhecer a herança judaica em Granada e em Espanha e explorar a sua exposição sobre a Inquisição e os instrumentos de tortura que utilizou. A coleção dedicada àherança judaica é constituída por obras de arte, documentos e objectos que servem de testemunho do legado cultural dos judeus sefarditas antes da sua expulsão em 1492. A exposição sobre a Inquisição é composta por cerca de 60 instrumentos de tortura utilizados durante a perseguição religiosa.

Existem ainda outras exposições temporárias cujos temas são renovados periodicamente. Por outro lado, quando o museu fecha as suas portas, o palácio é convertido num tablao de flamenco que apresenta espectáculos todas as noites em Granada.

Factos interessantes

  • Localização: Cta. de Sta. Inés, 6, Albaicín, 18010 Granada.
  • Preço: a partir de 7 € para pessoas com mais de 13 anos e cerca de 7 € para crianças dos 6 aos 12 anos. As crianças com menos de 6 anos são gratuitas.
  • Horário de funcionamento: todos os dias das 11:00 às 19:00.
  • Vantagens desta opção: é um bilhete sem filas de espera.

Comprar um bilhete para o Palácio dos Esquecidos

10. Fazer um city tour em comboio turístico

Comboio turístico| ©Normann
Comboio turístico| ©Normann

Outra opção para ver as principais atracções de Granada sem se molhar com a chuva é fazer um passeio de comboio turístico com paragens livres. Embora se chame comboio turístico, não é bem um comboio, mas uma espécie de elétrico com rodas composto por várias carruagens e grandes janelas que permitem apreciar a vista.

É uma forma conveniente de chegar a locais de visita obrigatória, como a Alhambra e a Catedral de Granada.Reservar um passeio no comboio turístico de Granada é ideal se preferir explorar os destaques da cidade ao seu próprio ritmo, uma vez que tem paragens gratuitas nas principais atracções.

Pode entrar e sair do comboio as vezes que quiser para visitar cada local de interesse, ou ficar no comboio e desfrutar de uma visita panorâmica. Os comboios funcionam normalmente a cada 30-45 minutos e podem ser reservados para aproveitar ao máximo a suaestadia de um ou dois dias em Granada. Inclui um guia áudio com o qual pode descobrir pormenores interessantes sobre os locais que descobrir.

Factos interessantes

  • Preço: cerca de 7 euros por pessoa e por dia. As crianças com menos de 8 anos viajam de graça.
  • Duração: o passeio completo dura cerca de 1,5 horas.
  • Meio de transporte: comboio turístico.
  • Vantagens desta opção: pode explorar as principais atracções de Granada ao seu próprio ritmo e num meio de transporte confortável e protegido da chuva.

Reservar um passeio no comboio turístico de Granada

Avaliações de outros viajantes

4.5
· 726 Avaliações
  • A
    A.
    5
    (0 Avaliações)
    A entrada sem filas no Palácio dos Esquecidos permitiu-nos poupar tempo e aproveitar ao máximo a visita.
  • Ã
    Ã.
    5
    (0 Avaliações)
    Descobrimos como a música tem sido parte integrante da cultura de Granada ao longo dos séculos.
  • N
    N.
    4
    (0 Avaliações)
    O Palácio dos Esquecidos alberga também uma exposição de instrumentos musicais antigos.
  • G
    G.
    4
    (0 Avaliações)
    As espadas e as armaduras fazem-nos imaginar como era a vida no tempo dos cavaleiros e dos reis.
  • Z
    Z.
    5
    (0 Avaliações)
    A visita ao Palácio dos Esquecidos surpreendeu-nos com a sua coleção de armas antigas.