Parque de Ciência de Granada: bilhetes, o que ver, horários, etc.
O Parque da Ciência de Granada é uma das atracções mais atraentes de Granada para desfrutar com toda a família e neste post partilho convosco toda a informação que precisam de saber para o visitar.
Para além de todos os monumentos e outros planos que Granada tem para oferecer, o Parque de las Ciencias é uma alternativa muito interessante, especialmente para quem viaja com a família. Numa área de mais de 70.000 metros quadrados, há espaço para se divertir e aprender sobre diferentes ramos da ciência.
Para saber tudo o que o parque tem para oferecer e para ter toda a informação necessária para planear a sua visita, resumi neste post todos os pontos a ter em conta no Parque de las Ciencias de Granada.
Quanto custam os bilhetes para o Parque de Ciências de Granada?
Os bilhetes para o Parque da Ciência são oferecidos em diferentes pacotes, dependendo das partes do parque que deseja visitar. Os preços, sujeitos a alterações, são resumidos a seguir:
- Entrada geral: 7 euros.
- Bilhete conjunto museu + Biodome: 11 euros.
- Entrada apenas para o planetário: 2,50 euros.
Os bilhetes reduzidos destinam-se aos maiores de 65 anos, aos menores de 18 anos e aos grupos de mais de 15 pessoas. Existem também tarifas especiais para visitas escolares. Pode encontrar todas as informações sobre os preços neste link para o sítio Web oficial do parque.
Existem visitas guiadas e valem a pena?
O parque oferece visitas guiadas, mas apenas para grupos escolares. É claro que são altamente recomendadas nestes casos, uma vez que incluem actividades e workshops exclusivos para visitas escolares.
Se visitar o parque por conta própria, não há visitas guiadas propriamente ditas, uma vez que a maioria das exposições e locais do parque são interactivos e incluem guias áudio.
Como obter bilhetes para o Parque da Ciência de Granada
Existem duas formas de obter os seus bilhetes para visitar o Parque das Ciências de Granada. Online ou na bilheteira. Os preços são os mesmos, mas para visitas individuais e grupos de menos de 15 pessoas, apenas os bilhetes para o museu estão disponíveis online.
Para visitar o Biodome, o planetário e o resto dos espaços, os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira.
A partir do sítio Web do parque, é possível reservar e organizar visitas escolares ou visitas para grupos de mais de 15 pessoas, bem como reservar actividades exclusivas.
Como chegar ao Parque da Ciência de Granada
O Parque está situado na Avenida de la Ciencia, quase ao lado da autoestrada que circunda Granada. Não fica longe do centro histórico da cidade, pois são necessários pouco mais de 20 minutos a pé para chegar, por exemplo, à catedral. Mas as melhores formas de lá chegar são:
- De autocarro: Os autocarros de Granada, nomeadamente os da linha 5, param no próprio parque. A paragem onde tem de sair é o Parque de las Ciencias.
- De carro: No GPS basta colocar a avenida de la ciencia para lá chegar. Como está muito perto da autoestrada, a melhor opção é apanhar a saída 128 em Méndez Núñez.
Se viajar de carro, deve saber que o parque tem dois parques de estacionamento em cada uma das duas entradas. Um é ao ar livre e o outro é um parque de estacionamento subterrâneo maior. As primeiras três horas de estacionamento custam 1 euro e, após três horas, paga-se 1,20 euros por hora.
É aconselhável ir ao Parque Científico de Granada com crianças?
Mais do que recomendável, é quase obrigatório. O Parque está sempre entre os melhores planos para visitar Granada com crianças. Isto porque a maioria das exposições e locais do complexo são interactivos e focados na aprendizagem e diversão das crianças.
Além disso, as crianças com menos de 18 anos pagam uma taxa de admissão reduzida de 1 euro. O parque também organiza oficinas e actividades exclusivamente para crianças e existe também uma área específica para os mais pequenos até aos três anos e outra para crianças até aos 7 anos.
O que não perder no Parque de las Ciencias em Granada
O parque é composto por várias partes dedicadas a diferentes ramos da ciência, bem como espaços para explosões permanentes dedicados, por exemplo, à origem do universo ou à evolução da biosfera, entre outros.
Existem também exposições temporárias que mudam de tempos a tempos, embora normalmente permaneçam no parque durante vários meses. A partir deste link, pode verificar quais as exposições temporárias que estão no parque no momento da sua visita.
As principais áreas que compõem o parque são:
- Planetário: Atividade em que uma projeção do espaço é projectada numa grande cúpula em sessões que duram entre 25 e 40 minutos. Existem vários planetários com diferentes focos para aprender tudo sobre o espaço.
- Atelier de aves de rapina: O parque tem uma área onde se pode ver de perto e até tocar em abutres, águias, corujas e outras aves de rapina.
- Sótão do Museu: Esta área está reservada para os mais pequenos, até aos 3 anos, onde existem muitas actividades e curiosidades perfeitas para a sua estimulação.
- Sala Explora: Tem o mesmo objetivo que o sótão do museu, mas para crianças mais velhas, até aos 7 anos.
- Borboletário: Este espaço simula um clima tropical para acolher os milhares de borboletas que ali vivem e que se podem ver e até fazer pousar na mão.
- Biodoma: O Biodoma é uma espécie de jardim zoológico em miniatura com cerca de 250 espécies de animais e plantas tropicais.
Horário de funcionamento do Parque de las Ciencias em Granada
O Parque das Ciências de Granada está aberto todos os dias da semana, exceto às segundas-feiras, com o seguinte horário de funcionamento
- De terça-feira a sábado: das 10:00 às 19:00
- Domingos e feriados: das 10:00 às 15:00
- Segunda-feira: fechado
Existem várias datas em que o parque está encerrado, tais como 1 e 6 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro.
Em todo o caso, algumas datas podem variar, pelo que pode consultar o calendário e os horários oficiais de abertura clicando neste link.
Onde comer no Parque da Ciência de Granada
Para comer no Parque da Ciência ou perto dele, há várias opções. Dentro do próprio parque há um bar-restaurante com um menu a preços razoáveis e uma área de piquenique onde pode trazer a sua própria comida, se preferir.
As outras opções para comer fora do parque são principalmente na rua José Luis Pérez Pujadas, em frente à entrada do Parque da Ciência.
Além disso, como o parque não fica muito longe do centro, pode optar por um passeio de tapas por Granada para completar o dia.
Quanto tempo é necessário para visitar o Parque da Ciência de Granada?
Não existe um tempo definido para visitar o Parque da Ciência, uma vez que depende das áreas que escolher ver e das áreas para as quais comprar bilhetes. Felizmente, apesar do tamanho do complexo, é bastante rápido percorrê-lo se não pararmos demasiado.
Se quiser ver todas as áreas à vontade, incluindo as exposições temporárias, pode demorar cerca de 4 ou 5 horas, desde que dedique tempo suficiente para ver cada área. Claro que tudo depende da rapidez com que decide visitar o Parque das Ciências.
Conselhos para visitar o Parque da Ciência de Granada
Para organizar a sua visita ao Parque da Ciência em Granada, aqui estão alguns pontos a ter em conta:
- Se estiver num grupo de mais de 15 pessoas, deve reservar a sua visita no site do parque.
- O parque dispõe de um serviço de guarda-volumes para o caso de ter bagagem ou carrinhos.
- Se quiser escolher o melhor dia para visitar o parque, tenha em conta que as visitas escolares são frequentes durante a semana e que há mais visitantes aos fins-de-semana. Por este motivo, o melhor dia é o domingo, embora não haja grandes diferenças.