10 coisas para fazer em Granada em outubro

O verão acabou e as temperaturas voltam a convidar-nos a desfrutar de Granada em todo o seu esplendor. outubro é o mês perfeito para passeios, visitas culturais e flamenco "granaíno".

Ana C.R.

Ana C.R.

leitura de 8 minutos

10 coisas para fazer em Granada em outubro

Granada | ©Amamolina

outubro é uma das melhores alturas para viajar para Granada. Sim, eu sei, é verdade que se pode ir a esta cidade em qualquer altura do ano, mas este mês é o mês perfeito para o fazer. Porquê? Muito simplesmente, as férias de verão acabaram e o ar fresco acalma as ruas, é um convite a passeios tranquilos e visitas relaxadas, sem qualquer dúvida.

Granada não tem falta de nada, não é apenas rica em arquitetura e música; é também rica em mar e montanhas... e, claro, em gastronomia. Neste artigo, vou explicar dez actividades para adicionar à sua lista do que ver e fazer em Granada.

1. outono romântico no Mirador de San Nicolás

Miradouro de San Nicolás| ©Serguei
Miradouro de San Nicolás| ©Serguei

A Igreja de San Nicolás, construída no século XVI em cima de uma mesquita, dá nome à praça e a este miradouro, o mais famoso de Granada e situado na zona de Albaicín. E sim, oferece vistas imperdíveis: a Alhambra e o Generalife, com a cidade a seus pés e a Serra Nevada ao fundo.

Porquê ir a este miradouro em outubro? Porque em outubro o ar é fresco, os dias são mais claros e, acima de tudo, o verde das árvores brilha depois do verão. Uma imagem muito romântica para desfrutar com os seus entes queridos, não acha?

Além disso, este local é habitualmente bastante animado, e encontrará pequenas bancas que vendem uma variedade de objectos, pelo que poderá passar algum tempo a passear. É uma boa maneira de ver a Alhambra e o Generalife de um ponto de vista diferente, depois de visitar estas duas maravilhas da cultura e do património.

Reservar uma visita guiada à Alhambra e ao Generalife

2. Mergulhe nas águas de um verdadeiro Hammam

Banho árabe em Granada| ©James C
Banho árabe em Granada| ©James C

Entre tantas caminhadas e tantas actividades, no final do dia vai certamente querer encontrar um momento para descansar um pouco. Que melhor maneira de o fazer do que num Hammam? Embora outubro não seja um dos meses mais frios, nesta altura do ano é muito comum começar a arrefecer à noite, pelo que é um plano perfeito para começar a desfrutar, em companhia ou sozinho.

A minha recomendação é reservar uma sessão no melhor hammam de Granada, o Hammam Al Andalus, aberto entre as 9 e as 20 horas. Este hammam, ou banho árabe, é o primeiro a ser aberto em Espanha, depois de ter estado fechado durante cinco séculos. Nada mais e nada menos.

Aqui, para além de tomar um banho relaxante, pode purificar-se ao estilo andaluz ou fazer uma agradável massagem. E, o melhor de tudo, fica a uma curta distância a pé da Alhambra, pelo que pode combiná-lo perfeitamente com a sua visita.

Reserve a sua sessão no Hammam Al Ándalus em Granada

3. Visitar a Capela Real de Granada na festa de 12 de outubro

Fachada da Catedral| ©José vargas.
Fachada da Catedral| ©José vargas.

Esta capela, construída entre 1506 e 1517 a pedido da Rainha Isabel I de Castela, contém os túmulos de figuras históricas tão importantes como os Reis Católicos, Juana a Louca e Filipe o Belo. Para conhecer em pormenor toda a história da Capela Real, recomendo que reserve esta visita guiada, que também inclui a entrada na Catedral de Granada

Embora o seu exterior seja bastante impressionante, o interior é austero, um pouco apertado e um pouco escuro para o gosto de algumas pessoas. No entanto, na sacristia é possível ver parte do legado dos Reis Católicos: pinturas, a sua coroa, o cetro e alguns livros e roupas.

Se vier aqui no dia 12 de outubro, vai gostar de saber que é o local principal das celebrações do Dia de Colombo, como a curiosa tremolagem do estandarte da cidade.

Reservar uma visita guiada à Capela Real e à Catedral de Granada

4. Não perca os concertos de Granada Vibra

Granada Vibra| ©SnippyHolloW
Granada Vibra| ©SnippyHolloW

Se é um amante da música e está de visita a Granada em outubro, está com sorte. Além dos tradicionais espectáculos de flamenco que a cidade oferece, há um grande festival com todos os tipos de estilos, o Granada Vibra.

Na verdade, este evento é composto por quatro grandes eventos musicais, com um programa variado de estilos e a presença de artistas de renome:

  • O primeiro destes eventos, Granada Urbana, é dedicado ao reggaeton e ao trap.
  • Os dois seguintes, os Bull Days, apresentam habitualmente rock, pop e música de fusão.
  • Finalmente, o dia que encerra o festival é normalmente dedicado à música eletrónica, além de acolher uma festa de despedida.

Mas se o que gosta é de flamenco, lembre-se que em Granada também pode desfrutar de espectáculos de canto e dança em outubro, e em qualquer outra altura do ano.

Informações práticas

  • Onde: Paseo Cortijo del Conde
  • Preço: cada um dos eventos tem um preço diferente.
  • Quando: todos os sábados de outubro

Reservar um espetáculo de flamenco num restaurante-caverna em Granada

5. Não perca as tapas, mesmo em outubro

Tapas| ©Granada Inn
Tapas| ©Granada Inn

Sim, em outubro, as tapas continuam a ser tapas. Em particular, em Granada, são uma instituição. Nalguns locais, são servidas duas de cada vez. Noutros, pode escolher as que quiser, enquanto noutros, terá de se contentar com as que lhe escolherem. Claro que as tapas são sempre gratuitas e são acompanhadas por uma bebida, cujo preço não costuma ser superior a 2,10 euros. Nada mau, não acha?

E onde pode comer estas tapas? Sugiro várias zonas:

  • Na zona da Câmara Municipal, vá ao La Chicotá, um clássico.
  • Se preferir, pode passear pela zona de Darro e Camino de Ronda, recomendo as beringelas fritas de La Blanca Paloma, são deliciosas. Se estiver a fazer um percurso pelo bairro de Albaicín, pergunte pela Casa Rafa, os habitantes locais saberão indicar-lhe como chegar a este lugar emblemático.
  • Outra zona de tapas é o Realejo e a Alhambra, neste antigo bairro judeu encontrará muitos bares para escolher. Tenha cuidado, eles tendem a ficar lotados e não seria estranho se tivesse que comer de pé.

6. Gostas de noir? Vai adorar o Granada Noir

Degustação de cerveja| ©ELEVATE
Degustação de cerveja| ©ELEVATE

Se é um amante de histórias de detectives e de crimes para resolver, está com sorte. O festival Granada Noir é o único na Andaluzia dedicado ao género noir e pode ser desfrutado em outubro.

São abordadas todas as vertentes do género: banda desenhada, romance, cinema e até música. Granada Noir também oferece actividades como clubes de leitura, mesas redondas e apresentações de livros, entre outras.

Os que quiserem combinar a sua paixão por este género com a gastronomia também estão com sorte. Uma secção do festival, denominada Gastronomía Noir, organiza degustações de cerveja e, além disso, vários bares da cidade oferecem uma tapa especial com este tema.

Informações práticas

  • Onde: vários espaços culturais da cidade
  • Preço: gratuito
  • Quando: geralmente no final de outubro

7. Participe no Halloween e na vida nocturna de Granada

Celebrar o Halloween| ©Kenny Eliason
Celebrar o Halloween| ©Kenny Eliason

Como já se sabe, a celebração do Halloween foi sendo progressivamente incorporada na nossa cultura e Granada não é exceção. Além disso, com o regresso dos seus milhares de estudantes universitários depois das férias, pode dizer-se que é uma festa que ganhou muita força.

Se tiveres a sorte de estar em Granada no dia 31 de outubro e quiseres celebrar este dia, não te preocupes, nunca te faltarão eventos:

  • As noites temáticas são frequentes nos bares e discotecas de Granada. Geralmente, os clientes vão aos bares e, em troca, recebem uma bebida grátis.
  • Nas lojas de Almuñécar, por exemplo, distribuem-se rebuçados sob o lema "Truco o trato" e em Soportújar organizam-se "noites de bruxas".

Recomendo que, um par de semanas antes desta noite mágica, obtenha um calendário de actividades para decidir o que mais lhe interessa. Normalmente, é fácil encontrar várias opções se consultar a Internet.

Visita a fantasmas em Granada

Embora este tipo de passeios possa ser feito noutras alturas, o meu conselho é que se inscreva se estiver à procura de actividades em Granada no inverno ou, claro, no final de outubro, perto do Halloween.

Há inúmeras histórias em Granada cheias de mistério e terror, algumas reais e outras lendas. Várias empresas da cidade oferecem visitas guiadas com este tema, levando os participantes pelas ruas e bairros mais famosos pelos seus mitos paranormais.

Muitas destas visitas são dramatizadas, pelo que os mais assustados devem abster-se.

8. Desfrute de uma visita à Alhambra e aos seus arredores

A Alhambra em Granada ao pôr do sol| ©Leon LEE
A Alhambra em Granada ao pôr do sol| ©Leon LEE

É verdade que esta visita era previsível... mas alguém pode conceber ir a Granada sem ver tudo o que há para ver na Alhambra?

Além disso, o tempo em outubro é fantástico para passear enquanto um guia especializado explica as curiosidades desta joia arquitetónica e, com exceção do fim de semana prolongado de 12 de outubro, poderá não haver tanta afluência ao monumento.

A Alhambra é Património Mundial e um dos locais mais visitados do mundo, pelo que recomendo que reserve os seus bilhetes para a Alhambra com dois meses de antecedência. E depois de percorrer a Alhambra, recomendo que visite os seus arredores, onde encontrará lugares bonitos como os jardins do Generalife (aqui deixo-lhe informações sobre os bilhetes para o Generalife), onde os reis costumavam retirar-se.

Reservar uma visita guiada a Alhambra e Generalife em Granada

9. Bela natureza, Serra Nevada

Visitar a Serra Nevada| ©Steve Slater
Visitar a Serra Nevada| ©Steve Slater

A Serra Nevada é uma cadeia montanhosa situada entre Granada e Almeria. É a mais alta da Europa Ocidental, depois dos Alpes, e o seu valor botânico, paisagístico e natural é enorme. Normalmente, a época de esqui começa em novembro, mas sugiro que desfrute da serra de uma forma diferente.

Por exemplo, reservando uma excursão 4x4 à Serra Nevada a partir de Granada, onde ficará encantado com esta reserva da biosfera e as suas aldeias típicas de montanha, os seus lagos, as suas florestas mediterrânicas antigas, os seus maciços e os seus vales profundos esculpidos pelo gelo e pelos rios ao longo de milhares de anos. Absolutamente a não perder.

Além disso, em outubro é possível realizar muitas outras actividades: trekking, corridas de montanha, circuitos de ciclismo e até observações astronómicas. Chegar à Serra Nevada a partir de Granada é fácil, pois pode ir de autocarro ou numa excursão organizada, como já referi.

Reservar uma viagem à Serra Nevada a partir de Granada

10. FICH - Festival Independente de La Chana

Parque Alquerías| ©Ronie
Parque Alquerías| ©Ronie

É possível que seja um daqueles que querem conhecer uma cidade para além dos seus locais mais turísticos. Para isso, nada melhor do que passear pelos seus bairros menos centrais. Se, como acontece em Granada em outubro, se realiza um festival, as possibilidades de conhecer melhor o lugar aumentam.

No bairro de La Chana, no início de outubro, realiza-se o FICH no Parque de las Alquerías. O evento começa cedo e só termina por volta da meia-noite.

É um dia de festa com concertos de música (com especial destaque para pequenos grupos da zona), exposições, actividades infantis e oficinas criativas. Se vieres, também encontrarás lugares para provar a melhor comida caseira da cidade.

Informações práticas

  • Onde: Parque Alquerías, bairro La Chana,
  • Preço: gratuito
  • Quando: normalmente no primeiro fim de semana de outubro.

Temperaturas em Granada durante o mês de outubro

Ruas de Granada| ©SnippyHolloW
Ruas de Granada| ©SnippyHolloW

O clima em Granada em outubro é bastante agradável. A temperatura máxima costuma rondar os 15 graus e a mínima raramente desce abaixo dos 10 graus.

Por estas razões, é uma altura ideal para visitar a região, especialmente se pretender fazer longos passeios turísticos ou passar muito tempo a passear. Em todo o caso, é sempre boa ideia verificar o estado do tempo pouco antes de iniciar a viagem.