12 coisas para fazer em Granada em setembro

Granada é uma das cidades mais turísticas de Espanha. As suas paisagens, a sua história e os seus monumentos impressionantes fazem de Granada um lugar especial que vai adorar visitar.

Andressa García

Andressa García

leitura de 10 minutos

12 coisas para fazer em Granada em setembro

outono em Granada | ©Thomas Andersen

A Alhambra e todos os seus marcos, o Generalife, os Palácios Nasridas, a Alcazaba e a Medina; até as aldeias mais pequenas são deslumbrantes. Muitos turistas concordam que visitar Granada no outono é uma boa opção porque é a melhor altura do ano. Entre setembro e novembro, as temperaturas são muito mais agradáveis e as multidões são menores. Além disso, em setembro, a cidade oferece muitas actividades recreativas e culturais para agradar e entreter todos os seus visitantes.

1. 1001 músicas em "setembro no Generalife"

Generalife - A Alhambra - Granada|©Elliott Brown
Generalife - A Alhambra - Granada|©Elliott Brown

Se visitar Granada, nesta altura do ano ou em qualquer outra, uma das suas paragens obrigatórias é a Alhambra, mas recomendamos que reserve os seus bilhetes para a Alhambra e para o Generalife ou uma visita guiada à Alhambra e ao Generalife com bastante antecedência online.

Mas se planear a sua viagem à cidade em setembro, não pode perder a série de concertos "1001 músicas" no âmbito de "setembro no Generalife", que se realiza habitualmente durante este mês. Trata-se de toda uma proposta de concertos com alguns dos melhores artistas do momento que têm lugar no palco do Teatro Generalife. Um evento cultural que nasceu em 2020 e que aposta na qualidade musical e na excelência cultural no incomparável cenário da Alhambra de Granada. As últimas edições reuniram artistas de renome como Ara Malikian, Luz Casal, Andrés Calamaro e Pablo López.

Reserve os seus bilhetes para a Alhambra e o Generalife

2. Conheça um dos tesouros da natureza em Granada, a Alpujarra.

A Alpujarra|©Heinrich Plum
A Alpujarra|©Heinrich Plum

A Alpujarra merece uma visita se reservar uma excursão a partir de Granada, onde conhecerá a sua história e cultura através das belas aldeias que a compõem: Lanjarón, Pampaneira, Vale de Poqueira, Bubión e Capileira. Percorrerá as suas ruas íngremes e caminhos estreitos com um guia local que lhe contará todos os pormenores da zona, como vivem os habitantes, quais são as comidas mais típicas, as actividades mais comuns...

Descubra o legado andaluz desta região montanhosa que o surpreenderá desde o início da excursão. A viagem de autocarro é de cerca de 100 km e demora cerca de 7 horas. Um plano ideal para estas datas devido às agradáveis temperaturas do final do verão e início do outono em toda a província de Granada.

Reserve a sua excursão à Alpujarra desde Granada

3. Aproveite as praias ainda quentes quando chegar a Granada

Praia de Granada| ©Carmen VG
Praia de Granada| ©Carmen VG

Uma das primeiras coisas a ver e fazer em Granada, neste caso em setembro, é passear pela costa. Embora possa parecer um pouco estranho visitar a costa no outono, é na verdade a melhor altura do ano para o fazer. No início de setembro, as temperaturas baixaram um pouco, mas o mar ainda está quente graças ao sol que recebeu durante o verão.

Como a época de férias está a chegar ao fim, as costas permanecem um pouco desertas. A pouca afluência de pessoas faz com que visitar as praias nesta altura do ano seja uma das melhores experiências da sua viagem.

Reserve as melhores excursões a partir de Granada

4. Desfrutar dos Mosqueteiros do Santíssimo Sacramento em Lecrín

Os mosqueteiros de Béznar| ©Pepe Maldonado Gijon
Os mosqueteiros de Béznar| ©Pepe Maldonado Gijon

Entre todas as excursões nos arredores de Granada, recomendamos-lhe que vá às festas de Lecrín durante o primeiro fim de semana de setembro. A festa dos Mosqueteiros do Santíssimo Sacramento é uma daquelas experiências que tem de viver quem visita Granada em setembro. Se reservar uma excursão ao vale de Lecrín a partir de Granada nesta época do ano, será uma óptima ideia; além disso, esta excursão oferece-lhe uma degustação de azeites.

A comemoração, também conhecida como os Mosqueteiros de Béznar, tem lugar nesta cidade de Lecrín. A origem desta tradição remonta à rebelião dos Alpujarras, em meados do século XVI. Baseia-se na homenagem à vitória de um pequeno exército local sobre os rebeldes mouros da época.

Béznar é uma pequena aldeia, com pouco mais de 250 habitantes em 2018. Apesar de ser uma pequena cidade com uma população que diminui de ano para ano, é um bom destino em setembro, tanto para conhecer a região como para as tradições culturais, como os Mosqueteiros do Santíssimo Sacramento.

5. Pintar-se de preto e evitar a entrada das Cascamorras

De preto em Cascamorras| ©Antonio Lopez Garcia
De preto em Cascamorras| ©Antonio Lopez Garcia

Sem dúvida, uma das festas mais alegres de Granada é a das Cascamorras, no dia 6 de setembro. Conta-se que um agricultor, ao trabalhar a terra, descobriu uma imagem esculpida em pedra do que parecia ser uma virgem. Houve um conflito entre os habitantes de Baza e Guadix que chegou até às cortes dessa época longínqua, cidades que se podem visitar reservando uma excursão a Guadix e ao Geoparque a partir de Granada.

Conta-se que, no final, a Virgem da Misericórdia ficou em Baza, com a possibilidade de Guadix a ter durante um dia por ano. Um grupo de Accitanos rebeldes organizou uma visita a Baza para levar a imagem da Virgem à força. Quando chegaram a Baza, os Bastetanos expulsaram-nos da cidade.

Com a formação da Irmandade da Virgen de la Piedad em Guadix, no século XIX, esta disputa foi retomada e tornou-se uma tradição. Atualmente, uma pessoa de Guadix (Cascamorras) faz a viagem até Baza para levar a figura. Só pode levá-la se chegar ao local onde está a virgem, sem uma única mancha de tinta preta, enquanto os habitantes de Baza se pintam de preto e se armam de tinta preta para perseguir o Cascamorras e cobri-lo completamente para o impedir de levar a virgem.

Reserve a sua excursão a Guadix e ao Geoparque a partir de Granada

6. Reafirmar a fé com a procissão da Virgem das Angústias

Procissão da Virgen de las Angustias| ©Rafa Merelo Guervós
Procissão da Virgen de las Angustias| ©Rafa Merelo Guervós

Uma das tradições mais cativantes e enraizadas que se pode encontrar na Andaluzia é, sem dúvida, a Virgen de las Angustias. A sua festa é comemorada em Granada durante o mês de setembro. A primeira oferenda floral tem lugar no dia 15 de setembro e até lá a região abre as suas portas às festividades.

As festividades começam uma semana antes do dia da devoção mariana. Durante toda a semana anterior, a vila de Guadix prepara-se para receber visitantes de toda a Espanha e do mundo para celebrar a padroeira, e é possível conhecer a região reservando uma excursão a Guadix e ao Geoparque a partir de Granada, por exemplo. A emoção, a alegria e a fé, marcadas sobretudo pela presença de pessoas mais velhas, fazem parte do sentimento e do ambiente que se vive durante estes dias.

No dia 15, a virgem sai em procissão. É o momento ideal para desfrutar das numerosas bancas de venda de comida e doces típicos granadinos. Não só poderá desfrutar de uma experiência cultural enriquecedora, como também se deliciará com a grande variedade de receitas próprias desta região. Depois das boas experiências em meados do mês, a Virgen de las Angustias volta a fazer a sua procissão no último domingo de setembro, um plano perfeito para ir com o seu parceiro ou família!

Reserve a sua excursão a Guadix e ao Geoparque a partir de Granada

7. E Olé! Assistir a um espetáculo de flamenco no festival de Sacromonte

Flamenco em Sacromonte| ©Jeanne Menjoulet
Flamenco em Sacromonte| ©Jeanne Menjoulet

A Andaluzia é uma das regiões onde o flamenco está mais enraizado. Granada é o epicentro dos tablaos e dos locais para o apreciar, como o espetáculo de flamenco nos Jardins de Zoraya, o espetáculo de flamenco num restaurante-caverna ou o espetáculo de flamenco no Tablao La Alborea. Danças que farão arrepiar a pele graças ao talento dos bailarinos. Embora esta não seja uma atividade de setembro, é o melhor mês para a desfrutar.

Embora outro plano que pode desfrutar nesta época do ano é o Festival Milnoff em Sacromonte. Este evento oferece uma escolha variada do flamenco mais tradicional e da mais alta qualidade, para o êxtase dos amantes deste género.

Enquanto desfruta dos espectáculos, tem a oportunidade de acompanhar o momento idílico degustando a gastronomia típica andaluza, como os típicos enchidos ibéricos. Também pode animar a sua estadia nos bares com um copo de vinho branco ou qualquer outra bebida à sua escolha. Não pode perder esta experiência deliciosa!

Reservar um espetáculo de Flamenco nos Jardins de Zoraya

8. O Albaicín acolhe-o como uma família durante as festas de São Miguel

Descubra o encanto e a beleza de Albaicín| ©L'odyssée Belle
Descubra o encanto e a beleza de Albaicín| ©L'odyssée Belle

No último domingo de setembro, a vila de Albaicín enche-se de alegria para celebrar as festas do seu santo padroeiro, São Miguel Arcángel. Em consonância com as festividades religiosas, este é um dos eventos de Granada a não perder se visitar a região em setembro.

Este é, acima de tudo, um evento familiar. Estar presente nas festas de San Miguel fá-lo-á sentir-se em casa. Os habitantes de Albaicín organizam a procissão de San Miguel Arcángel e propõem diferentes actividades para a diversão familiar da comunidade.

Uma boa maneira de conhecer a zona em pormenor é contratar uma excursão a Sacromonte e Albaicín em Granada. Além disso, entre os eventos mais comuns que se podem desfrutar durante as festividades está o habitual jogo de futebol amigável jogado pelos vizinhos. Há também uma grande refeição familiar que tem lugar no Cerro San Miguel. Para além de ser uma festa muito familiar que o faz sentir-se em casa, levará para casa uma bela recordação das decorações coloridas e dos trajes indígenas.

Reservar uma visita guiada a Sacromonte e Albaicin em Granada

9. Deixe-se tocar pela inocência das crianças na celebração da Virgen de La Tizná

Virgem de La Tizná| ©Manuel G
Virgem de La Tizná| ©Manuel G

Uma bela história que se tornou uma lenda em Jerez del Marquesado é o início da celebração mariana da Virgem de La Tizná. Conta-se que, durante uma tempestade muito forte, um raio atingiu e tirou a vida a três crianças pequenas. Diz-se que a virgem operou um milagre nas crianças, trazendo-as de volta à vida. Os habitantes da região prometeram, desde então, comemorar todos os anos a presença da virgem e agradecer-lhe o milagre concedido.

Se quiseres ver um exemplo bonito, representativo e mágico das festas da padroeira das aldeias dos arredores de Granada, que podes visitar graças a todas as excursões e visitas organizadas que existem, vais adorar a Virgen de La Tizná. Os habitantes organizam diferentes rifas, vendem bilhetes para os espectáculos tauromáquicos e compram as revistas da festa para cobrir os custos da celebração.

Nesta devoção mariana, as crianças são as protagonistas. Os habitantes da aldeia fazem questão de que os mais pequenos tragam oferendas florais à Virgem, em agradecimento pelo milagre recebido pelas três crianças da história. Estas festividades decorrem todos os anos de 8 a 12 de setembro.

10. Exercite o seu intelecto na Noite dos Investigadores

Noite dos investigadores| ©ParqueCiencias
Noite dos investigadores| ©ParqueCiencias

A Noite dosInvestigadores é uma atividade promovida pela Comissão Europeia na qual a região da Andaluzia, e portanto Granada, participa fervorosamente. Para os amantes da ciência, esta é sem dúvida uma atividade a não perder no itinerário.

Durante a Noite dos Investigadores , presta-se homenagem às pessoas que emprestam a sua inteligência à ciência e ao avanço das tecnologias para um mundo mais avançado. Os investigadores colocam a ciência num ponto mais amigável e compreensível para a sociedade comum.

As actividades deste evento variam de acordo com as propostas dos organizadores, mas o objetivo é sempre o mesmo, que a sociedade reconheça e compreenda um pouco mais as responsabilidades das pessoas da ciência. Normalmente organizado na última semana de setembro, não perca este passeio inspirador e intelectual!

11. Vibrar com a energia indie do Granada Sound Festival

Festival Granada Sound| ©Patricia Cabeza
Festival Granada Sound| ©Patricia Cabeza

Se é um amante de música e fã de festivais de alta energia, então tem de experimentar oGranada Sound Festival.

Este é um festival com os maiores nomes da música indie em Espanha. Normalmente, tem lugar durante dois dias na última semana de setembro. É um excelente plano se estiveres a visitar a cidade de Granada com amigos ou com o teu parceiro, e também podes reservar uma visita privada para conheceres a cidade.

O Granada Sound tem sido realizado quase continuamente desde 2012 e tornou-se uma parte importante das actividades que não podes perder se fores à cidade em setembro.

12. Saborear os frutos do outono em Granada

Barraca de frutas| ©Bernard DUPONT
Barraca de frutas| ©Bernard DUPONT

Juntamente com a experiência incomparável da última procissão da Virgen de las Angustias, não só irá saborear a gastronomia de Granada, como também terá a oportunidade de passear pelo tradicional mercado de frutas de outono. Esta é uma experiência a não perder, pois poderá provar frutos que não encontrará em mais nenhum lugar de Espanha.

O mais interessante do mercado é que os frutos que irá adquirir são da época. Muitas destas espécies só estão disponíveis em Granada e só podem ser encontradas durante a estação do outono, que começa em setembro.

Ir a Granada e não provar os frutos de outono de Granada é como não ter estado em Granada. É uma experiência suculenta, especialmente se fores uma daquelas pessoas que gostam de provar e saborear diferentes texturas e sabores únicos. Delicia o teu paladar com sabores únicos!

Clima em setembro

Ruas de Granada| ©SnippyHolloW
Ruas de Granada| ©SnippyHolloW

setembro é o início do outono. As temperaturas são muito mais amenas durante esta altura do ano. Para sobreviver ao outono em Granada, deve ter em conta roupas frescas e leves (mas não de verão) para o dia.

Durante a noite, as temperaturas podem descer alguns graus acima de zero. O ideal é trazer casacos e camisolas quentes para a noite. Em geral, o clima é agradável e propício a uma viagem agradável para conhecer a comunidade granadina e os seus costumes.

De que está à espera para desfrutar das suas férias em Granada?