Os melhores povos de Granada que tem de conhecer
O encanto de Granada ultrapassa os limites da cidade e pode ser encontrado também nas aldeias da sua província. Conheça as mais bonitas e as que não pode deixar de visitar na lista que encontrará neste artigo.
A cidade de Granada tem muito para ver e fazer. E ainda mais se tivermos em conta as várias excursões a fazer a partir da cidade andaluza. Neste sentido, uma das melhores coisas para fazer perto de Granada é uma rota pelas suas aldeias. A província conta com muitas das aldeias mais bonitas da Andaluzia e de Espanha, com uma beleza comparável à da cidade.
A pouca distância de Granada há mais de uma dezena de aldeias que cumprem as expectativas de serem consideradas entre as mais bonitas da região. Desde aldeias nas montanhas da Sierra Nevada a cidades costeiras e aldeias repletas de história, decidir quais visitar pode ser uma tarefa árdua. Decidir quais visitar pode ser uma tarefa difícil e para vos facilitar preparei esta lista das melhores e mais bonitas aldeias de Granada que devem visitar.
1. Salobreña
Salobreña é a primeira aldeia desta lista e uma das que eu marcaria como uma visita obrigatória.
Situada na costa, entre Almuñécar e Motril, a menos de uma hora de carro de Granada, esta aldeia é uma das mais representativas da arquitetura andaluza da costa, reflectida nas suas casas e fachadas caiadas de branco e nas suas ruas íngremes empedradas.
Situada numa colina perto da praia, oferece vistas privilegiadas para o mar a partir de quase todos os cantos da aldeia.
A aldeia não é apenas esteticamente bonita, mas também tem vários pontos de interesse para visitar. O principal é o seu castelo de origem árabe que coroa a parte alta da aldeia e que tem muitos séculos de história, nomeadamente desde o século X. A Igreja do Rosário, de estilo mudéjar, e o parque das fontes são outras atracções. Em qualquer caso, passear por Salobreña é um verdadeiro prazer para os olhos.
2. Almuñécar
Continuando com as cidades costeiras, também terá a oportunidade de visitar Almuñécar.
Entre ascidades costeiras de Granada, é uma das mais bonitas e uma das mais históricas. Possui vários lugares de interesse histórico, como o Castelo de San Miguel, o aqueduto romano de Sexi ou o parque arqueológico de El Majuelo, entre outros. Mas a fama de Almuñécar não se deve apenas a estes locais.
É também um templo de tapas, ideal para um passeio gastronómico, e tem algumas das melhores praias da província. Uma combinação vencedora, seja qual for o ponto de vista.
As duas grandes praias de Almuñécar são a Playa de la Caletilla e a Playa de San Cristóbal, separadas por uma rocha conhecida como a rocha do santo.
Para além de serem perfeitas para nadar, a praia de San Cristóbal e outra praia conhecida como La Herradura são ideais para fazer snorkelling. Por todas estas razões, Almuñécar é um destino perfeito, especialmente no verão.
3. Montefrio
Montefrío tem recebido muitos elogios de meios de comunicação internacionais como a National Geographic, que a incluiu na sua lista das aldeias com as melhores vistas do mundo.
E não é de admirar, uma vez que esta aldeia situada 50 quilómetros a noroeste de Granada se encontra sob o abrigo de um afloramento rochoso. Situada num ambiente montanhoso, Montefrío foi declarada conjunto histórico-artístico em 1982, graças ao seu castelo e à igreja de La Villa, do século XVI, bem como por ter sido um local importante durante a reconquista.
As casas caiadas de branco e as ruas íngremes também fazem dela um cartão postal típico das belas aldeias andaluzas. Uma combinação de história, belos arredores e vistas panorâmicas perfeitas fazem dela uma das aldeias mais bonitas e importantes de Granada.
4. Guadix
A principal razão que atrai milhares de turistas a Guadix são as suas famosas casas-caverna. A aldeia está rodeada de curiosas formações rochosas que os habitantes aproveitaram para construir casas no seu interior para se abrigarem do calor do verão.
Tanto assim que a cidade tem um bairro inteiro destas casas, conhecido como o bairro das grutas, onde se pode visitar uma casa museu para descobrir as suas peculiaridades. Mas Guadix tem muitos mais encantos.
É também uma das localidades com maior património histórico e artístico da província. A sua cidadela do século XI foi declarada monumento nacional e, embora não seja possível visitar o seu interior, é possível percorrê-la e desfrutar das vistas de alguns dos seus miradouros.
A Catedral de Guadix, a nova ermida e o anfiteatro romano são outros pontos que contribuíram para o reconhecimento histórico desta bela cidade.
5. Bubión
Se está à procura de uma aldeia de montanha com um ambiente deslumbrante, Bubión é sem dúvida a que deve visitar.
Esta aldeia está localizada no sopé do pico Veleta, um dos mais altos da Serra Nevada, no coração da zona de Alpujarra de Granada. Uma região de grande importância histórica, pois foi o último reduto mouro na península. Graças a isso, aldeias como Bubión ainda conservam grandes exemplos da sua arquitetura.
De facto, uma das características mais notáveis de Bubión são as suas casas escalonadas e sem telhado. A melhor maneira de conhecer a aldeia é passear pelas suas ruas íngremes, apreciando as fachadas brancas decoradas com vasos de flores e apreciando o ambiente montanhoso.
É um destino muito tranquilo, perfeito para relaxar ou para fazer caminhadas pelos trilhos que partem da própria aldeia.
Bubión está situada a sul de Granada, a mais de 1 hora e 20 minutos de carro, pois é um longo troço de estrada de montanha, mas vale bem a pena a viagem.
6. Soportújar
Vista de fora, Soportújar pode parecer apenas mais uma aldeia de ruas íngremes e caiadas de branco. Mas a verdade é que é uma das aldeias mais peculiares de Granada e atrever-me-ia a dizer de Espanha. Isto deve-se às suas tradições ligadas à bruxaria.
De facto, Soportújar é conhecida como a aldeia das bruxas. Segundo a tradição, esta aldeia foi escolhida por bruxas e feiticeiros para ser o seu ponto de encontro secreto.
Percorrendo as suas ruas, podemos sentir essa atmosfera mágica, pois existem vários locais como grutas onde se diz que viveram bruxas, gatos pretos, fontes mágicas e uma ou outra escultura de bruxas que nos recordam a sua forte ligação a esta tradição.
Se a ideia de a visitar o atrai, recomendo que o faça em agosto, durante as suas festividades em que se realiza a "feria del embrujo" (feira assombrada). Durante estas festividades, todas as luzes da aldeia são apagadas e apenas se acendem tochas para dar às celebrações um ambiente mágico. Para além de ser original, Soportujar é comparável em beleza a outras aldeias da Alpujarra.
7. Alhama de Granada
Alhama de Granada está situada a cerca de 50 minutos a sul de Granada. Embora não seja tão conhecida como algumas das outras aldeias desta lista, tem muitas razões para estar nesta lista.
A aldeia está situada no meio de um parque natural rodeado de ravinas e no meio de um desfiladeiro conhecido como o Tajo de Alhama, através do qual corre o rio com o mesmo nome.
A sua principal atração são os banhos termais de origem árabe, alimentados por uma nascente à entrada da vila, onde se pode tomar banho livremente e sem pagar entrada.
Para além do seu ambiente natural, Alhama tem ruas muito bonitas com edifícios históricos como a antiga prisão, a casa da Inquisição e as já mencionadas termas. É uma vila extremamente fotogénica e um ponto de partida natural para visitar parte da Serra Nevada através dos seus percursos pedestres.
8. Pampaneira
Pampaneira está muito perto de Bubión, também no coração da Alpujarra Granadina. De facto, partilham encanto e muitas semelhanças arquitectónicas com ruas íngremes, fachadas brancas e casas escalonadas sem telhados.
Vale a pena visitá-la, juntamente com Bubión, para descobrir porque é que esta pequena aldeia com menos de 400 habitantes recebeu vários prémios nacionais de turismo.
O que a distingue das outras aldeias da zona é a sua tradição artesanal. Historicamente, os seus habitantes foram principalmente artesãos e ainda hoje existem várias bancas que vendem amostras da sua notável habilidade. Entre outras coisas, é possível encontrar tapetes, cestos, trabalhos em vime e cerâmica.
9. Capileira
A tradução latina do nome Capileira é algo como "o lugar mais alto". Um nome que honra a sua localização nos contrafortes da Serra Nevada e no sopé da Veleta e do Mulhacén, sendo este último o pico mais alto da Península Ibérica.
Capileira está situada ao lado de Pampaneira e Bubión, no cimo do Barranco de Poqueira, onde se encontram estas três belas aldeias. Devido à sua altitude de 1436 metros acima do nível do mar, esta aldeia foi uma das últimas a resistir à conquista árabe e, mais tarde, à reconquista cristã.
Quando se chega à Capileira, a melhor coisa a fazer é apreciar as vistas espectaculares. A aldeia tem vários miradouros espectaculares, mas os melhores são o Tajo del Diablo, o Perchel e o miradouro da Junta de los Rios.
Capileira é também um ponto de partida para excursões a trilhos de alta montanha que levam a Las Eras de Aldeire ou ao refúgio de montanha a 2500 metros de altitude, que são o ponto de partida para a subida aos picos mais altos da península, o Veleta e o Mulhacén.
10. Trevélez
Já que estamos a falar de aldeias de grande altitude, temos de mencionar a mais alta de todas. Trevélez está situada a mais de 1500 metros de altitude, o que faz dela a aldeia mais alta de toda a província e da península. De facto, é uma das mais próximas do cume do Mulhacén.
Fica a 100 quilómetros e quase duas horas de carro de Granada, pelo que são necessários bons argumentos para a visitar. Mas, felizmente, tem-nos.
Trevélez é famosa pelos seus presuntos, que são produzidos na própria aldeia e onde se pode visitar os secadores e aprender como são produzidos, para além de os provar, claro.
Mas também tem lugares muito interessantes, como a Igreja de San Benito, reconstruída após a guerra civil. Também são muito populares as festas da Virgen de la Nieves, em agosto, durante as quais se faz uma caminhada até ao pico de Mulhacén. Mas, acima de tudo, Trevélez é uma aldeia com um ambiente natural muito variado e bonito.
Outras aldeias a visitar
Estas dez aldeias são, na minha opinião, as mais bonitas de Granada. Mas a lista poderia continuar e continuar e continuar. Se já visitou algumas destas aldeias e gostaria de as alargar, aqui fica um breve resumo de outras que poderiam facilmente encaixar nesta lista e em qualquer uma das melhores aldeias de Granada
Castril
Castril é outra bonita e típica aldeia andaluza com casas brancas e um belo ambiente natural. Está situada no coração do Parque Natural da Serra de Castril, embora esteja a cerca de 140 quilómetros de Granada.
Órgiva
É uma vila historicamente muito importante na região da Alpujarra, sendo de facto a sua capital. Devido à sua importância, Órgiva possui edifícios como o castelo-palácio dos Condes de Sástago, do século XVIII.
Lanjarón
Esta localidade é famosa pelas suas águas. De facto, dá o seu nome a uma das marcas de água mineral mais importantes de Espanha. Estas águas são também utilizadas nas suas termas. Embora não seja apenas água, Lanjarón é também uma aldeia muito adequada para passear e desfrutar das suas belas ruas.
La Calahorra
La Calahorra está situada na região de Guadix, perto do Parque Nacional da Serra Nevada.
A aldeia cresce em torno de uma colina onde se ergue o seu castelo, que pode ser visitado para desfrutar das vistas que a aldeia tem para oferecer. No inverno, serve de porta de entrada para a estância de esqui de Puerto de La Ragua.
Como chegar a estas aldeias
Todas estas aldeias ficam a menos de duas horas de Granada, embora algumas sejam mais acessíveis do que outras. Aqui está um resumo dos melhores meios de transporte e opções para chegar até elas:
- De carro: Se tiver um carro, este é o meio de transporte mais recomendado para visitar as aldeias de Granada. Principalmente pela liberdade que nos dá e, sobretudo, porque é a forma mais cómoda de chegar às aldeias mais remotas da serra. No caso da Serra Nevada, aqui tem um post dedicado a Como chegar à Serra Nevada.
- De autocarro: O autocarro é a melhor alternativa e, em muitos casos, a única forma de chegar a estas aldeias. A Alsa é a empresa que oferece viagens para todos estes destinos a partir da estação de autocarros de Granada.
- De comboio: O comboio só é válido para ir a Guadix, pois é a única cidade desta lista com ligação ferroviária a Granada. É um comboio regional da Renfe que demora pouco mais de uma hora a fazer o percurso.