14 coisas para fazer em Madrid em dezembro
Viajar para Madrid em dezembro pode ser uma experiência maravilhosa. Com o Natal a aproximar-se, a cidade começa lentamente a preparar-se para a época festiva.
Ninguém duvida que a grande quantidade de lugares para ver em Madrid faz com que visitá-la seja sempre uma óptima ideia. No entanto, ainda existe uma certa ideia de que os meses mais frios, como dezembro, não são os melhores para visitar a capital.
Se é um dos que pensam assim, só posso aconselhá-lo a mudar de ideias, pois a cidade oferece grandes atracções nesta altura do ano. Para além disso, no último mês do ano, as temperaturas não se aproximam perigosamente dos 0ºC e pode muitas vezes desfrutar do sol quente de inverno. Continue a ler e descubra os melhores planos na Villa!
1. Surpreenda-se com os efeitos especiais
Conhece o conceito de videomapping? Se não, explico-lhe já: trata-se de um espetáculo de imagens tridimensionais acompanhadas de música e animações. Durante o Natal em Madrid, um monumento da cidade é transformado graças a esta tecnologia: o Palácio de Cibeles.
A fachada do edifício modernista transforma-se num caleidoscópio de cores que o deixará de boca aberta. Para ter uma ideia, pode ver o vídeo oficial de 2021.
Para mergulhar ainda mais no ambiente natalício, pode aproveitar outro clássico da capital: o autocarro que percorre as ruas mais emblemáticas para os viajantes apreciarem as luzes e as decorações. Lembre-se de reservar os seus bilhetes com bastante antecedência!
2. Não perca as esplanadas
Quem disse que não se pode desfrutar de um terraço no inverno? Em dezembro, as temperaturas diurnas podem ser agradáveis e se as temperaturas descerem demasiado, há uma alternativa: as esplanadas de inverno.
Na lista abaixo, reuni as melhores opções da capital. A maioria delas está localizada no centro, embora não faltem opções um pouco mais afastadas da Puerta del Sol. Não se preocupe, pode chegar lá facilmente através de transportes públicos.
- El jardín de Arzábal: é o restaurante do Museu Reina Sofía e no seu terraço envidraçado pode desfrutar de uma excelente cozinha de mercado com ingredientes mediterrânicos de alta qualidade. Apesar da sua grande dimensão, é aconselhável reservar com antecedência (Calle de Santa Isabel 52).
- Villa Verbena: localizada no miradouro da Casa de Campo, é perfeita se quiser fugir da agitação e relaxar nas margens de um lago. Embora tenha aberto as suas portas em 2021, rapidamente se tornou um clássico aos domingos em Madrid (Paseo de María Teresa 3).
- DoñaLuz: um rooftop a poucos metros do Sol. Ao atravessar a porta, entrará num espaço colorido cuja decoração o leva de volta a Cartagena das Índias. Aproveite a sua estadia para desfrutar de um cocktail e tirar algumas fotografias panorâmicas (Calle Montera 10/12).
- La Antoñita: é o restaurante do hotel boutique La Posada del Dragón. Pode jantar no pátio interior de um edifício que conserva parte das muralhas cristãs de Madrid e um cocho para cavalos que data do século XIX (Calle Cava Baja 14).
- El Jardín de Alma: um terraço de mais de 1.000 metros quadrados rodeado de uma vegetação luxuriante (Calle Arturo Soria 207).
- Saporem: onde cada jantar se torna uma experiência gastronómica. Se quiser comer alguma coisa, pode confiar neles (Calle Ventura de la Vega 5).
3. Descubra o lado misterioso de Madrid
Em dezembro, o pôr do sol chega depois das cinco da tarde e, em poucas horas, os últimos raios de sol dão lugar à noite. Esta é a altura ideal para fazer uma visita guiada aos fantasmas de Madrid.
Como qualquer capital que se preze, Madrid é também o lar de espíritos e almas atormentadas. Se quiser saber mais sobre as suas vicissitudes, pode participar num passeio urbano que o levará ao pé de edifícios assombrados. Na maioria dos casos, os passeios são enriquecidos com efeitos 3D.
O palco mais conhecido é o Palácio de Linares, atual sede da Casa de América. A sua inquilina mais antiga dá pelo nome de Raimundita. Segundo a lenda, era filha do comerciante José de Murga e de Raimunda de Osoria.
4. Fuga para Toledo
Se está a planear uma estadia de cerca de 5 dias em Madrid, pode dedicar um deles a uma excursão a Toledo. As suas origens remontam à época romana e, após a queda do império, foi a antiga capital do reino visigótico.
Durante muitos anos, cristãos, muçulmanos e judeus conviveram pacificamente e os seus templos sobreviveram à passagem do tempo. É por isso que Toledo é uma cidade fascinante e vale a pena fazer uma visita de um dia.
Além disso, na época do Natal, as suas ruas enchem-se de luzes, mercados de rua e eventos culturais. Na central Plaza de Zocodover, um carrossel tradicional atrai crianças e famílias, assim como os presépios espalhados pelo centro histórico.
5. Desfrute de um espetáculo de flamenco
Os espectáculos de flamenco na capital costumam estar cheios de gente, o que é bom, porque proporciona um melhor ambiente. A parte menos boa é que algumas pessoas ficam sem bilhetes.
Mas o bom de ir a Madrid em dezembro é que terá mais hipóteses de conseguir o seu bilhete e desfrutar desta maravilha. Não se preocupe, o lugar continuará cheio e o ambiente será o mesmo.
Esta atividade é uma forma perfeita de conhecer a cultura espanhola e viver uma noite incrível. Além disso, normalmente incluem uma bebida e um jantar com pratos típicos espanhóis. Consegues pensar numa melhor maneira de desfrutar de uma noite em Madrid? Para mim, não.
6. Descobrir novos museus
Se não é a sua primeira vez na capital espanhola, provavelmente já esteve em museus famosos como o Prado ou o Reina Sofía. É por isso que desta vez gostaria de recomendar alguns museus menos conhecidos e diferentes, mas também muito interessantes.
Além disso, em dezembro em Madrid faz frio, por isso são uma excelente forma de se abrigar sem perder tempo.
- Museu Sweet Space: se és um amante do Instagram, vais adorar este museu. Tem espaços únicos e interactivos onde, claro, podes tirar algumas fotos muito Instagramáveis para carregar nas tuas redes. Vai divertir-se imenso, garanto-lhe.
- Museu das Ilusões: este museu vai enganar a tua mente, pois está cheio de ilusões visuais que vão estimular a tua imaginação e a tua lógica. É perfeito para crianças, por isso, se fores a Madrid com a tua família, recomendo-o vivamente.
- Museu Las Ventas: A praça de touros Las Ventas é um ícone de Madrid e no seu interior alberga um museu muito interessante sobre a cultura tauromáquica. Se és fã deste mundo, toma nota no teu itinerário.
7. Aproveite as ofertas e as marcas na Aldeia Las Rozas
Las Rozas Village é um espaço ao ar livre, muito bem decorado, com 100 boutiques das melhores marcas, nacionais e internacionais, e todo o tipo de artigos (moda, louça, acessórios...). Fica nos arredores de Madrid e o melhor de tudo é que se caracteriza pelo facto de as lojas oferecerem grandes descontos, que podem chegar aos 60%.
O bom de reservar uma viagem a Las Rozas Village é que inclui um cartão-presente de até 100 euros que pode ser gasto no local.
Armani, Versace, Calvin Klein e Dolce & Gabanna... Se fores a Madrid em dezembro, estarás perto do Natal, pelo que é uma boa altura para aproveitares a tua visita e comprares alguns presentes.
8. Aqueça-se com um chocolate com churros
Se há um prato da gastronomia espanhola que é famoso em todo o mundo, são os churros, e que melhor altura para os provar num dos melhores locais de Espanha do que em pleno inverno, acompanhados de um bom chocolate?
Mas eu sugiro algo ainda melhor: combiná-lo com um passeio de Segway para agradar não só o seu paladar, mas também o seu espírito turístico, pois assim pode matar dois coelhos com uma cajadada só: conhecer a cidade e tomar uma bebida na mesma atividade, já que o passeio inclui ambos.
Além disso, já experimentou uma Segway? É um meio de transporte muito cómodo e fácil de utilizar que lhe permitirá descobrir a cidade sem se cansar.
9. Passear pelas bancas do Paseo de Recoletos
No último mês do ano, a Asociación Madrileña de Oficios Artesanos organiza um mercado de rua para mostrar o melhor do artesanato local. Para a ocasião, é montada uma estrutura coberta na avenida pedonal. As suas mais de 150 bancas expõem cerâmica, jóias e bijutaria, chapéus, brinquedos, objectos de latão e muito mais.
O mercado é normalmente aberto a 1 de dezembro e desmontado a 31 de dezembro. O mercado está aberto diariamente das 11:00 às 21:00, enquanto na véspera de Natal encerra às 17:00.
Depois do seu passeio, pode tomar um café no El Espejo Nouveau. Reconhecê-lo-á pela sua elegante esplanada Arte Nova.
10. Desfrutar de outro tipo de música em Madrid: o Gospel.
Desde os anos 90, Madrid acolhe o Festival de Gospel mais importante do país. Mesmo que não seja religioso, aconselho-o a comprar um bilhete para desfrutar de um espetáculo único. A energia de êxitos como "Oh, happy day", "Amazing Grace", "What a friend we have in Jesus" transportá-lo-á para as igrejas dos Estados Unidos.
Na capital, o evento tem lugar no Fernán Gómez Centro Cultural de la Villa, um teatro no coração da Plaza Colón. Geralmente, cada concerto dura entre uma e duas horas.
11. Participar na Corrida do Pai Natal
Durante o Natal, milhares de duendes e o Pai Natal invadem as ruas da capital. A Corrida do Pai Natal tem uma extensão de 5 quilómetros e decorre ao longo do Paseo de Recoletos/Castellana ou à volta do Parque do Retiro.
Não se trata de uma atividade desportiva, mas de um evento de beneficência que se tornou uma tradição. O preço é acessível - entre 10 e 15 euros por pessoa - e inclui o fato completo de Pai Natal Klaus (calças, casaco, cinto, chapéu e barba) ou de duende (para crianças com menos de 12 anos), um peitoral de corrida, um chip e um diploma que certifica a sua participação.
12. Escreva as suas resoluções de Ano Novo
Todos os anos,a Real Casa de Correos acolhe um bosque de abetos de Natal. Quem o desejar, pode entrar no salão, escrever as suas resoluções num papel e pendurá-lo num ramo.
Esta tradição é muito popular entre as crianças, pelo que é uma óptima ideia se estiver à procura de algo para fazer com os seus filhos em Madrid. É muito fácil chegar aqui, pois está localizado no quilómetro zero de Espanha: Puerta del Sol.
13. Entrar no Congresso dos Deputados
Por ocasião do Dia da Constituição (6 de dezembro), a Câmara Baixa do Parlamento espanhol abre as suas portas ao público em geral. A visita é gratuita, mas é necessário reservar o bilhete com antecedência no sítio Web oficial do Congresso e, uma vez debaixo dos leões, é necessário apresentar o bilhete de identidade ou o passaporte para ter acesso.
A visita começa no salão de Isabel II, passa pelo Salón de los Pasos Perdidos, pelos Escritorios del Reloj, pela Constituição e termina no Hemiciclo.
Na mesma data, também é possível visitar o Senado. Neste caso, o percurso começa na Plaza de la Marina Española, um pequeno espaço público a pouca distância do Palácio Real. O passeio passa por:
- A antiga Sala do Plenário
- Gabinetes de Honra da Presidência
- O Salão de Passos Perdidos
- A Biblioteca
- E as salas dedicadas a Manuel Broseta Pont e Manuel Giménez Abad.
14. Mergulhe no mundo colorido do Circo Price
Desde o final de novembro até ao início de janeiro, o Teatro Circo Price acolhe um espetáculo de Natal com acrobatas, bailarinos e contorcionistas.
O espetáculo realiza-se desde 2006 e todos os anos encanta os madrilenos com uma nova produção. Em 2021, por exemplo, a Quermesse contou a história da heroína Cometa e do vilão Amargador, o rei dos mil disfarces que quer estragar o Natal.
Situa-se na Ronda de Atocha 35 e ocupa uma antiga fábrica de bolachas. Para mais informações sobre os horários de abertura e de funcionamento, recomendo que consultem o site oficial.
Vale a pena visitar Madrid em dezembro?
Claro que sim! O ambiente natalício e as compras são razões mais do que suficientes para reservar um bilhete. Não se preocupe muito com o frio, apesar de estar a uma altitude média de 600 metros acima do nível do mar, os Invernos não são tão rigorosos como noutras partes da Europa.
É claro que encontrará temperaturas mais baixas do que se tivesse visitado Madrid no outono, mas o pior mês será provavelmente janeiro. Em dezembro, é frequente encontrar céu limpo e tempo ameno a meio do dia.