O que ver e fazer em Maiorca em 2 dias

Faça uma escapadela a Maiorca durante alguns dias e visite as pitorescas aldeias piscatórias, as melhores enseadas, adegas, grutas e praias. Aqui está tudo o que precisa de saber.

Carla Yaquer

Carla Yaquer

leitura de 9 minutos

O que ver e fazer em Maiorca em 2 dias

Catedral de Maiorca à noite | ©Rafael Wagner

A maior das Ilhas Baleares possui jóias naturais de primeira ordem: aldeias piscatórias históricas, praias e enseadas de sonho, uma variedade de grutas e rios subterrâneos, uma vida nocturna animada e um clima agradável durante quase todo o ano.

Apesar desta riqueza de atracções, prometo-lhe que em 2 dias pode condensar as melhores coisas para fazer em Maiorca. Só precisa de estar bem organizado e ter um bom itinerário preparado.

Dia 1 De Palma ao longo da costa até Colónia de Sant Jordi

Colónia de Sant Jordi| ©Alberto Roig Vidal
Colónia de Sant Jordi| ©Alberto Roig Vidal

Maiorca pode ser alcançada por via aérea ou marítima, pois é uma ilha de fácil acesso. Para começar, há ligações aéreas directas a partir de todas as principais cidades de Espanha e de várias da Europa.

Também se pode viajar de ferry a partir de Cabrera, Menorca, Ibiza e Formentera, qualquer uma das suas irmãs Baleares. Depois de chegar do aeroporto a Palma, levante-se cedo para aproveitar ao máximo a sua visita.

Este primeiro dia será em grande parte dedicado a explorar o centro histórico de Palma. Há monumentos sublimes que não deve perder, como a Igreja de Santo Tomás, os jardins de S'Hort del Rei, o Castelo de Bellver e o bairro judeu.

Depois da visita, considerada uma das melhores visitas guiadas de Maiorca, recomendo que passe a tarde a relaxar na praia.

Passeio por El Borne

O passeio da manhã tem menos de 1 km e começa na Plaza del Rey Juan Carlos I. Também conhecida como a Plaza de las Tortugas (praça das tartarugas). Também conhecida como a Praça das Tortugas, passa por lojas, fontes e esfinges de pedra rodeadas de árvores frondosas até chegar à Praça da Rainha, onde restaurantes e esplanadas marcam o fim deste passeio pedestre. Passeie pelo Paseo del Borne, especialmente se estiver de visita a Maiorca na época do Natal.

Visitar a Lonja de Palma de Maiorca

Construído para ser a principal sala de comércio de Maiorca, este edifício tornou-se um dos maiores expoentes da arquitetura gótica civil nas Ilhas Baleares.

A nave coroada por altas abóbadas nervuradas e os edifícios harmoniosos que compõem a Lonja de Palma são referências arquitectónicas em Espanha.

  • Horário de abertura: de terça-feira a domingo, das 10h30 às 13h30 e das 17h30 às 21h00, de abril a outubro. Terça-feira a domingo 10:30 - 13:30 horas e 16:00-18:00 horas de novembro a março.
  • Preço: gratuito.

Conhecer o Palácio Almudaina

A pouco mais de 5 minutos do local anterior encontra-se o Palácio da Almudaina, que se abre para a cidadela e é onde a monarquia espanhola costuma residir durante os meses de verão.

Para além disso, a assinatura gótica deste imponente palácio dá as boas-vindas aos visitantes do centro histórico de Maiorca.

  • Horário de abertura: Terça-feira a Domingo entre as 10:00 e as 18:00 horas de outubro a março. Terça-feira a domingo entre as 10:00 e as 19:00 horas, de abril a setembro.
  • Preço: A partir de 7 euros.

Visitar a Catedral de Palma

Catedral de Maiorca| ©Secret Pilgrim
Catedral de Maiorca| ©Secret Pilgrim

Ao lado do palácio está o ícone da capital por mais de oito séculos, a Catedral de Palma.

La Seu, como é conhecida pelos maiorquinos, é um monumental templo gótico dedicado à Virgem Maria e tem uma vista maravilhosa sobre a baía de Palma.

A Catedral da Luz foi construída ao longo de 300 anos e o envolvimento de Antoni Gaudí e Miguel Barceló resultou num belo local que vale bem uma visita guiada.

  • Horário de abertura: de segunda a sexta-feira, das 10:00 às 17:15 horas, e aos sábados, das 10:00 às 14:15 horas, de novembro a março. De segunda a sábado, das 10:00 às 15:15 horas, de abril a outubro.
  • Preço: A partir de 9 euros.

Reservar um passeio de Segway pelo centro de Palma

Comer qualquer coisa e preparar-se para a tarde

Depois de terminar o seu passeio matinal pelo centro histórico, é altura de comer qualquer coisa num dos restaurantes do centro.

Uma vez terminado, pode alugar um carro, uma mota - no porto e no aeroporto encontra as principais empresas e pode alugar um carro a partir de 17 € por dia - ou pode utilizaros transportes públicos.

Recomendo que alugue um meio de se deslocar por sua conta, até porque os horários dos transportes públicos podem afetar o seu itinerário. O tempo está a esgotar-se e a intenção é aproveitar a ilha o mais possível.

Tarde entre enseadas e praias

Depois de ter organizado o seu transporte, dirija-se para sul ao longo da costa. São apenas 80 km até Colonia de Sant Jordi, onde também existem diferentes opções de alojamento.

Esta primeira tarde será passada entre praias e enseadas. As principais paragens recomendadas são:

  • Cala Beltrán.
  • Praia de Cala Pi.
  • Praia de Ses Covetes.
  • Praia de Es Trenc

Todas elas estão situadas entre imponentes falésias, têm águas pouco profundas e cristalinas, fácil acesso a restaurantes e é possível praticar paddle surf, caiaque, snorkeling e até jet ski.

Mas se quiser apenas deitar-se na areia dourada com um panorama idílico neste primeiro dia, recomendo que passe a tarde na praia virgem de Es Trenc. É a praia mais popular do sul de Maiorca e é a maior praia de nudismo da Ensenada de la Rápita.

Se preferir uma praia adequada para toda a família, com um ambiente tranquilo, vistas e serviços semelhantes aos oferecidos por Es Trenc, planeie a sua excursão em Maiorca com crianças diretamente para a Playa Ses Covetes, outra praia virgem localizada a apenas 5 km de Es Trenc.

Passar a noite em Sant Jordi

Ao pôr do sol, dirija-se a Colonia de Sant Jordi, uma estância balnear onde encontrará uma centena de opções de alojamento, restaurantes e uma grande variedade de actividades de lazer.

É ideal para conhecer a vida nocturna de Maiorca e dormir numa encantadora aldeia piscatória.

Dia 2 Praias, museus e grutas

Grutas de Drach em Porto Cristo| ©Norman G
Grutas de Drach em Porto Cristo| ©Norman G

No último dia da sua visita, após o pequeno-almoço no hotel, espera-o um dia de passeio em Maiorca que inclui as famosas Grutas de Drach, actividades aquáticas no paraíso marinho da costa leste de Maiorca, o Parque Nacional de Mondragó e um encerramento com uma degustação de comida típica maiorquina.

Pode inscrever-se num passeio de barco por Maiorca ou percorrer sozinho as estradas sinuosas.

Reserve o seu passeio de barco em Maiorca

Passe a manhã no Parque Natural de Mondragó

São 700 hectares de terra onde enseadas e praias estão rodeadas por florestas e campos.

Poderá escolher entre simplesmente desfrutar de um mergulho ou fazer outras actividades mais activas: snorkelling, paddle surf, caiaque ou mergulho em águas cristalinas com uma rica fauna marinha.

Uma visita a este parque natural é uma das coisas a fazer em Maiorca no verão.

Praia de S'Amarador

À direita de Cala Mondragó encontra-se uma praia virgem, uma atração idílica para os visitantes que querem desfrutar da paisagem variada da parte oriental de Maiorca com o mar a seus pés e uma baixa afluência de turistas.

Aqui os serviços são um pouco limitados, tem um bar de praia e um nadador-salvador, por isso as comodidades estão do seu lado.

No entanto, a Playa S'Amarador possui um ambiente protegido com florestas, dunas, montanhas, culturas, falésias e belos miradouros ao longo dos seus 145 metros de comprimento. Esta praia é o local perfeito para passar tempo com o seu parceiro num ambiente semi-privado.

Enseada de Mondragó

Esta enseada tem tudo o que é necessário para a classificar como uma piscina natural de Maiorca. São 150 metros de águas turquesas pouco profundas que foram galardoadas com a bandeira azul.

Na sua areia branca e fina, encontrará guarda-sóis, espreguiçadeiras, nadadores-salvadores e uma zona de piquenique. Aqui, as crianças divertem-se muito a descobrir o ecossistema marinho com o seu snorkel, também disponível para aluguer.

Caló d'es Burgit

Deixar o carro estacionado em Cala Mondragó e percorrer o caminho do parque durante cerca de 800 metros. Ao longo do percurso, encontrarão locais de interesse como a gruta de Mondragó, o Ninho da Metralhadora e a gruta de Alric para tirar fotografias antes de chegarem à vossa próxima paragem, Caló d'es Burgit.

No destino final, encontrarão a enseada mais pequena da reserva. Apesar do seu acesso complicado, vale a pena o passeio, pois está rodeado por um tesouro natural.

Almoçar para recuperar as forças

No final do seu passeio pelas enseadas de Maiorca, poderá almoçar em Cala Mondragó, onde se encontra o seu carro.

O restaurante Sa Font de n'Alis é uma das opções, oferecendo pratos de peixe fresco a preços moderados. Existe também a Cafetaria Playa Mondragó, onde os preços e a ementa são orientados para os turistas.

Tarde de grutas, museus e adegas

Museu Rafael Nadal| ©Kazimierz Gourny
Museu Rafael Nadal| ©Kazimierz Gourny

A tarde está reservada para um passeio pelas actividades mais populares da costa leste de Maiorca, em torno da cidade natal de Rafael Nadal, Manacor.

As praias são deixadas de lado para dar lugar às adegas, aos lagos subterrâneos, às casas de pedra e às vinhas. Para chegar ao primeiro ponto da rota, terá de conduzir cerca de 50 quilómetros para norte.

Grutas de Drach

Trata-se de um conjunto de grutas de 25 m de profundidade com estalactites e estalagmites espectaculares, no interior das quais se encontra o lago Martel. A visita dura 60 minutos.

No interior, embarcará num barco para atravessar o lago, logo após ter ouvido um concerto de música clássica ao vivo neste lugar mágico.

Tudo está incluído no seu bilhete, mas lembre-se sempre de reservar com antecedência, pois este é um dos locais mais concorridos da ilha.

  • Horários: de segunda a domingo quatro passes: 10h30, 12h00, 14h00, 15h30 de novembro a março. De segunda a domingo, sete passes: 10:00, 11:00, 12:00. 14:00, 15:00, 16:00 e 17:00 de abril a outubro.
  • Preço: A partir de 16 euros.
  • Endereço: Carretera de les Coves, s/n, Porto Cristo.

Reserve sua excursão às cavernas Drach em Mallorca

Experimente o Museu Rafa Nadal em Mallorca

Apenas demorará cerca de 15 minutos a conduzir das grutas até Manacor, onde se encontra o Museu Rafa Nadal.

Os visitantes podem admirar os troféus mais destacados da carreira desta lenda do ténis mundial, enquanto desfrutam de um ambiente interativo que lhes permite competir virtualmente com figuras de renome mundial.

Ao comprar os seus bilhetes para o Museu Rafa Nadal em Maiorca, tem também a oportunidade de conhecer a história do desporto contemporâneo, graças à memorabilia e aos objectos contribuídos por grandes figuras como Michael Jordan, Serena Williams, Cristiano Ronaldo, Roger Federer e Fernando Alonso, entre outros.

  • Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 10:00 às 18:30.
  • Preço: A partir de 19 euros.
  • Endereço: Carretera Cales de Mallorca s/n, Km 1,2, Manacor.

Provas de vinho e/ou visitas a adegas

O mundo do vinho é uma paixão e aqui em Mallorca é vivido com o coração. As visitas à ilha não estariam completas sem uma paragem nas principais adegas da zona.

As visitas às adegas têm normalmente uma duração de 90 minutos e incluem provas de vinho. Os destaques em Manacor incluem:

  • Vinos y bodegas Pere Seda: Localizada na Calle Cid Campeador, 22. O preço da visita começa em 15€. O horário de funcionamento é de segunda a quinta-feira das 09:00 às 15:00 horas, sexta-feira das 09:00 às 14:00 horas.
  • La bodega Mandia Vell: Está localizada na Carretera Manacor-Porto Cristo km 5,5. Os preços dependem da atividade escolhida e é necessário reservar com antecedência, escrevendo para bodega@mandia-vell.com ou telefonando para +34 674 30 04 03.
  • Vins Miquel Gelabert: C/ Salas, 50. O preço da visita é de cerca de 25 euros e o horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira entre as 09:00-17:00 horas e aos sábados das 10:00-13:00 horas.

Diga adeus a Mallorca com um passeio gastronómico à noite

Depois da visita às adegas, é preciso sucumbir aos encantos da cozinha maiorquina. Tão importante como as enseadas, grutas e falésias, é preciso completar a visita com uma das visitas gastronómicas de Maiorca.

Experimente as suas tapas com sobrasada, inclua ensaimadas, tumbet ou frito mallorquín... há opções para todos os gostos e os vinhos estão na ordem do dia.

Um jantar como os locais é uma obrigação para completar a lista de coisas para fazer em Maiorca à noite.

A vossa visita de 2 dias a Maiorca em resumo

  • Dia 1
  • De Palma ao longo da costa até Colónia de Sant Jordi.
  • O essencial do centro histórico de Palma: El Borne, a Lonja de Palma, a Catedral - Basílica de Santa Maria.
  • Tarde de enseadas e praias: Cala Beltrán, Cala Pi, Ses Covetes e Es Trenc.
  • Noite em Sant Jordi.
  • Dia 2
  • De Colónia de Sant Jordi para o aeroporto via centro de Maiorca.
  • Viagem pelo Parque Natural de Mondragó: praia, gruta e praia.
  • Gruta de Drach.
  • Visita ao Museu Rafa Nadal em Maiorca.
  • Passeio gastronómico.