O que ver e fazer em Maiorca no Natal
O Natal é uma época que merece ser desfrutada em grande estilo, não importa em que parte do mundo se esteja. Se tiveres o privilégio de o passar em Maiorca, é importante que conheças as recomendações de entretenimento que te trago nesta publicação.
As melhores coisas para ver ou fazer em Maiorca têm sempre a ver com a beleza natural desta ilha e com o calor e a simpatia das suas gentes. O Natal é uma época muito especial para visitar esta comunidade e, por isso, trago-lhe alguns planos que o podem ajudar a aproveitar ao máximo as festividades natalícias, enquanto vive a ilha balear mais populosa nos seus próprios termos.
Tradições, eventos, atracções e muito mais. Estas são apenas algumas das actividades que poderá realizar se seguir esta lista de locais a visitar e coisas a fazer que preparei para si, para que possa regressar a casa sentindo-se um verdadeiro cidadão das Baleares.
1. Celebrar a festa da Imaculada Conceição
Tradicionalmente, em muitas partes de Espanha, a época natalícia começa com a celebração do Dia da Imaculada Conceição, que cai a 8 de dezembro e é celebrado em grande estilo na comunidade das Ilhas Baleares. Especificamente em Palma de Maiorca, há várias actividades que vale a pena visitar como turista na cidade, uma vez que o culto e os ritos católicos são um dos aspectos culturais mais interessantes de muitas cidades da região.
Se estiver na ilha para esta data, pode assistir à missa que é celebrada todos os anos na Catedral de Maiorca. Esta é uma excelente ideia, porque também aproveita para passear pelas ruas do centro histórico da cidade, numa altura em que centenas de paroquianos fazem uma espécie de peregrinação da sua fé e crenças.
Se não quiser assistir à missa, pode ainda assim desfrutar da cena comercial da data, já que todas as ruas próximas da catedral e do Palácio Real da Almudiana têm também restaurantes que lhe oferecerão o melhor do que têm para oferecer para celebrar o início da época natal ícia sem a necessidade de incorrer em todo o misticismo católico da data.
Estar nesta zona nesta data é uma das melhores coisas para fazer em Mallorca em dezembro por essa razão e também pelo facto de ser uma boa altura para desfrutar do Parque del Mar numa altura em que estará cheio de pessoas a celebrar tal como na véspera de Natal ou de Ano Novo.
2. Percorrer a rota dos presépios de Palma de Maiorca
Outra tradição maiorquina que se celebra em cada Natal é a criação de presépios. Trata-se de maquetas que representam a aldeia onde nasceu Jesus Cristo na noite de Natal e, por alguma razão cultural, em Palma de Maiorca tornou-se habitual visitar os presépios mais importantes da cidade. E há algumas instituições e estabelecimentos comerciais que, ano após ano, cumprem esta bela tradição, criando verdadeiras obras de arte que tentam superar os esforços do Natal anterior.
O Presépio do Corte é um dos mais emblemáticos da cidade, pois é o que se realiza nas instalações da Câmara Municipal de Palma. O Presépio do El Corte Inglés, o Presépio da Igreja de Sant Roc, o Presépio do Mercado de Santa Catalina e o Presépio do Centro Cultural La Misericordia são outros dos mais conhecidos. Pelo menos entre aqueles que anualmente fazem parte da rota destas representações alegóricas que devem ser visitadas pelos adeptos desta peculiar tradição.
Tenha em conta que seguir esta rota é uma excelente forma de percorrer Palma de Maiorca durante as festividades natalícias, sabendo que esta é uma das atracções mais queridas pela população local durante a época. Uma boa maneira de se deslocar de um ponto a outro da cidade no dia em que decidir visitar estes presépios é com os autocarros Hop on Hop off de Maiorca, uma vez que também lhe oferecem acompanhamento no autocarro áudio guia que o ajudará a compreender muitos detalhes históricos da capital desta bela ilha.
3. Desfrutar de uma feira de Natal nas aldeias da ilha
Mesmo em Maiorca, os agricultores e produtores locais reinventam-se durante a época e deixam que o estilo e a estética natalícia ocupem o centro das atenções nos eventos que tradicionalmente utilizam para vender os seus produtos artesanais. Assim, ao visitar alguns deles, terá acesso aos melhores elementos da gastronomia local, mas agora sob a identidade natalícia que tanto lhe interessa experimentar.
Em Palma de Maiorca encontrará vários mercados de Natal todos os fins-de-semana da época, sendo os da Plaça de Cort e da Plaça del Mercat um dos mais conhecidos e centrais de toda a cidade. No entanto, outras cidades da ilha também terão estes eventos pitorescos ao longo da temporada, por isso é uma boa ideia dar uma olhada neles.
Por exemplo, o de Puerto Portals , sem ir muito longe da capital, é um dos melhores da ilha pela sua combinação da estética alemã com o melhor das tradições natalícias mediterrânicas. Assim como as de Alcúdia, no extremo norte da ilha, que podem ser a desculpa perfeita para uma curta mas divertida viagem de carro para fora de Palma de Maiorca.
Tenha em conta que percorrer a ilha num carro particular é uma das melhores coisas para ver ou fazer em Maiorca no inverno, pois terá sempre alojamento disponível na cidade onde decidir passar a noite devido à baixa afluência turística da época.
4. Leve os seus filhos ao Ajuntament de Mallorca para entregarem as suas cartas aos Três Reis Magos
A Câmara Municipal de Palma de Maiorca é um edifício que vale a pena visitar em qualquer altura do ano devido à sua localização privilegiada, à sua bela e típica arquitetura maiorquina e à sua importância histórica e cultural para esta comunidade. No entanto, o Natal torna-se um momento ainda mais especial para visitar, pois todos os anos é criado um cantinho para receber as cargas que as crianças da ilha desejam enviar aos Reis Magos com a sua lista de presentes.
Esta pode ser uma boa atividade se estiver a passar as férias na ilha e quiser que o seu filho sinta que não há risco de os reis não saberem onde levar os presentes enquanto ainda estiverem em Maiorca. Na verdade, é uma boa ideia começar o dia se estiver a planear uma dessas pequenas viagens de um dia a Maiorca com crianças, pois prepara-as para uma boa atitude desde as primeiras horas da manhã.
Lembre-se de que a caixa de correio da câmara municipal também está disponível para as crianças que optam por acreditar que o Pai Natal é o presenteador no dia 25 de dezembro, e não no dia 6 de janeiro. A verdade é que, seja qual for a crença da sua família, uma visita a este espaço vai encontrar um cantinho decorado com a melhor estética natalícia, o que pode ser muito especial e cativante para os mais novos.
5. Participar num Canto da Sibila
O Canto de la Sibila é uma das tradições mais importantes de toda a cultura espanhola e realiza-se especificamente em Maiorca durante o Natal. Trata-se de um drama litúrgico de origem medieval que tem a ver com o juízo final no imaginário cristão, pouco antes da chegada do filho de Deus à condição humana. Maiorca é um dos dois únicos lugares do mundo onde se celebra esta tradição de forma contínua desde a Idade Média até aos nossos dias. Por este motivo, é Património Cultural Imaterial da Humanidade declarado pela Unesco.
Se quiser viver este importante acontecimento, pode participar nas missas da meia-noite que se celebram na noite de Natal, tanto na Catedral de Maiorca como no Santuário de Lluc. Ambos são locais de culto muito importantes do ponto de vista arquitetónico e histórico. No entanto, há que ter em conta que o Santuário de Lluc é um centro de peregrinação, onde será necessário reservar alojamento se se quiser viver plenamente esta tradição do catolicismo de origem medieval.
Este acontecimento é tão importante que ambas as missas são transmitidas por canais de televisão locais e nacionais. De facto, este é um dos pontos mais importantes do itinerário de muitos viajantes que têm uma visita de 4 dias a Maiorca, pouco antes do Natal.
6. Assistir ao concerto do coro no Teatro Principal
Outra tradição natalícia que se repete todos os anos em Palma de Maiorca e que vale bem a pena visitar é o concerto realizado pelo coro da cidade no Teatro Principal. O repertório musical é composto por uma mistura de canções tradicionais espanholas, outras peças estritamente natalícias e todos os anos o coro interpreta a sua própria versão do Canto de la Sibila. O que torna este plano ainda mais interessante se não tiver a oportunidade de ir à Misa de Gallo para desfrutar do outro evento.
A data muda todos os anos e, em algumas ocasiões, foram oferecidas duas actuações consecutivas durante o mesmo fim de semana. O mais frequente é que se realize na sexta-feira e no sábado anteriores ao dia 24 de dezembro. Os preços dos bilhetes são incalculáveis, uma vez que mudam todos os anos e tudo depende do lugar escolhido e do número de coros locais convidados para o concerto.
No entanto, o que posso salientar é o facto de se tratar de um evento elegante que exige um certo nível de decoro dos seus participantes. Por conseguinte, aconselho-o a comparecer apenas se tiver na sua bagagem alguma roupa de noite ou, pelo menos, se tiver alguma roupa que o faça parecer apropriado para uma noite destas.
7. Participe nas actividades de Natal do Pueblo Español
O Pueblo Español em Maiorca é um local bastante curioso, pois trata-se de uma réplica de uma típica aldeia rural da Península Ibérica que recebe visitantes durante todo o ano e onde se realizam todo o tipo de eventos. O Natal é uma excelente altura para visitar este local devido ao facto de durante todo o mês existir uma agenda cultural que procura promover a vivência de um Natal ibérico. Este é um dos motivos de grande afluência de turistas estrangeiros a este pequeno parque temático.
Para ti pode destacar-se como um local interessante pelo facto de todos os fins-de-semana, desde o início da época natalícia, se realizarem mercados de artesanato muito peculiares. A verdade é que não é uma atividade cara nem complicada, já que ocuparia metade da sua manhã ou tarde e a entrada costuma custar cerca de 10 euros por adulto e cerca de 5 euros por criança durante toda a época natalícia.
Para muitos locais é uma das melhores coisas para fazer em Maiorca durante todo o ano. Mas a verdade é que a sua relevância aumenta durante a época natalícia devido à baixa afluência de turistas em comparação com o verão e às decorações que são desenvolvidas por todo o lado para criar o ambiente destes mercados de fim de semana que mencionei.
8. Visite as decorações de Natal na Plaza de España e na rua La Rambla
As actividades simples e gratuitas também merecem uma visita quando se passa o Natal em Maiorca, pelo que não posso deixar de o aconselhar a dedicar uma das suas noites na ilha a visitar as zonas que ano após ano são decoradas com iluminações alegóricas da Câmara Municipal de Palma. A Plaza de España é uma das praças mais bonitas da capital da ilha e a sua oferta comercial pode fazer com que uma visita rápida para admirar as decorações de Natal seja uma boa decisão para o seu espírito e também para o seu apetite.
A rua La Rambla é outro dos epicentros culturais da cidade e muitas das melhores coisas para ver ou fazer em Maiorca à noite estão diretamente ligadas aos habitantes da zona. Toda a rua está também iluminada com bonitas decorações de Natal, pelo que é outro bom plano se quiser maravilhar-se com a reconstrução da beleza urbana que tem lugar durante as festividades de fim de ano.
9. Comprar artigos de Natal na Rialto Living
Uma das primeiras lojas de estilo de vida em Maiorca foi a Rialto Living e hoje em dia estabeleceu-se como uma verdadeira instituição quando se trata de elegância. Está localizada muito perto do Paseo del Borne.
A mesma história de progresso local e o cuidado com a estética que caracterizou a loja desde o seu início transformaram a experiência de ir comprar decorações de Natal nesta loja numa verdadeira tradição. Pelo menos entre aqueles que querem ter um pouco de luxo no seu Natal maiorquino.
É preciso ter em conta que a Rialto Living está localizada numa zona comercial cara e bastante famosa de Palma de Maiorca. Por isso, é uma boa ideia visitar a loja apenas para admirar a beleza da sua mercadoria festiva e não ter grandes expectativas de obter algo a um ótimo preço. É pouco provável que o faça se sentir que existem sérias restrições orçamentais para se juntar a esta tradição local.
10. Jantar de Natal ao estilo das Baleares
A gastronomia das Baleares é uma das mais interessantes de toda a Espanha e é realmente uma prioridade ter um jantar de Natal ao estilo familiar se decidir passar a época festiva na bela ilha de Maiorca. Huevo Hilado, marisco panado, galetos recheados, que são uma espécie de sopa de Natal, peru, leitão e os famosos turrones maiorquinos são apenas alguns dos pratos que devem estar na sua mesa esta noite.
Por outro lado, é verdade que, devido às condições do seu alojamento, não tem a última palavra sobre o que será preparado para a ceia de Natal, pois tudo depende do chefe do restaurante do seu hotel.
É por isso que também é uma boa ideia garantir a possibilidade de provar estes pratos participando em alguns dos melhores passeios gastronómicos em Maiorca. Especialmente aqueles que aproveitam o Natal para se concentrarem totalmente nas preparações culinárias que definem a época.