O que ver e fazer em Maiorca em 7 dias
Maiorca é um paraíso na terra, por isso, sete dias em Maiorca é uma das experiências que não pode perder, nem que seja uma vez na vida.
Com as suas praias, os seus sabores e a excelente disposição das suas gentes, há de facto muito para ver e fazer em Maiorca. Desde deitar-se ao sol e desfrutar das suas águas cristalinas, a explorar as suas ruínas mouras e romanas, às suas incríveis pérolas ou às suas grutas, esta, a maior das Ilhas Baleares, é um lugar único.
Quer prefira a vida de praia ou não, não deixará de se apaixonar por este lugar de sonho. Se é a tua primeira visita à ilha, garanto-te que vais voltar, e se já a conheces, bem, vale sempre a pena redescobri-la. Se está a pensar visitar Maiorca, este guia ser-lhe-á muito útil, uma vez que seleccionei para si as melhores actividades da ilha, agrupadas em 7 dias, para que possa ter uma ideia de um itinerário de pura diversão.
Dia 1: Conhecer os principais locais de Maiorca
Chegar ao paraíso é uma sensação incrível, tem 7 dias pela frente e um sem fim de coisas para fazer. Por isso, para começar esta aventura, sugiro que inicie este primeiro dia com um passeio pela ilha.
Apanhar um autocarro turístico
Uma vez na ilha, a melhor maneira de conhecer a cidade e as suas principais atracções é entrar num dos autocarros turísticos. Com a tranquilidade de ter um guia especializado que lhe contará , na sua própria língua, os pormenores de cada um dos locais por onde passar. Este tipo de excursão é muito útil para entrar em contacto com este destino.
No autocarro turístico hop-on hop-off de Maiorca pode visitar lugares emblemáticos da ilha, como a Catedral-Basílica, com o seu belo estilo gótico, o Palácio Real de La Almudaina e algumas das suas praias e enseadas, para desfrutar das águas quentes e translúcidas do Mar Mediterrâneo.
Este tipo de excursão permite-lhe subir e descer quantas vezes quiser, e é válido por 24 ou até 48 horas, por isso vale mesmo a pena, por isso, a experiência vale mesmo a pena. No final, terá uma ideia de onde se encontram cada uma das principais atracções de Maiorca, o que facilitará muito as coisas no resto da sua viagem.
Se for hora de almoçar, antes de continuar, recomendo parar na parte sul de Maiorca, no distrito central. Nos arredores do Palácio Real da Almudaina encontrarás vários restaurantes de todos os estilos e para todos os orçamentos. Se quiser experimentar a cozinha basca de qualidade, recomendo o restaurante La Bóveda, na Carrer de la Botería 3, não se vai arrepender.
Visitar a Catedral-Basílica de Maiorca ou La Seu
Sem dúvida uma das principais jóias arquitectónicas da ilha, e um desses lugares que não pode perder se estiver de passagem por Maiorca. Situada na parte sul, nas margens da costa de Palma, esta Catedral-Basílica de estilo gótico levantino é o edifício religioso mais importante da ilha.
A Catedral de Maiorca (ou La Seu, em maiorquino) começou a ser construída no século XIII, durante o reinado de Jaime II. As vistas do Mar Mediterrâneo a partir do topo são inigualáveis. Foi declarada Monumento Histórico-Artístico pela Unesco em 1931, e a sua rosácea de estilo gótico é a maior do mundo. Quer seja cristão ou não, tem de a visitar, pois a beleza do local deixá-lo-á sem palavras.
Visitar o Palácio Real da Almudaina
Depois de visitar a Catedral, a cerca de 300 metros encontra-se o Palácio Real de Almudaina, também conhecido como Real Alcázar de Palma de Maiorca, onde se pode apreciar toda a beleza e encanto do passado árabe da ilha. Embora seja de origem romana, foi construído sobre a base do Alcázar muçulmano que foi iniciado no século XIII.
É a residência de verão do rei, pelo que se pode visitar as diferentes salas e ver peças de mobiliário real com mais de 800 anos. Um lugar incrível para visitar com crianças.
Termine este primeiro dia em Mallorca com um delicioso jantar no bistrô Las Olas, na Carrer de Can Fortuny, 4, também no bairro central. O local tem opções para todos os gostos, inclusive para veganos e celíacos.
Dia 2: Visita a outras jóias da história de Maiorca
Como podes ver, Maiorca é muito mais do que as suas praias paradisíacas e enseadas de sonho. Para este quarto dia na ilha, proponho-lhe um itinerário variado.
Visitar o Castelo de Bellver
Muito perto está outro dos lugares que não pode perder na sua visita a Maiorca: o Castelo de Bellver. Um surpreendente castelo circular, também em estilo gótico, datado do século XIV. Como curiosidade, é um dos poucos castelos circulares que restam no mundo, e o mais antigo.
Aqui pode visitar o Museu de História da cidade de Palma, e desfrutar das incríveis vistas da serra de Tramuntana e do porto. A sua estrutura é muito bonita, o que o torna um local ideal para tirar boas fotografias.
Visite o melhor da obra de Joan Miró na Fundação Miró Mallorca
A menos de 30 minutos de distância, continue o seu dia com um passeio pelas obras do mestre catalão Joan Miró. Em Maiorca encontra-se a Fundação que leva o seu nome, que, tal como a Fundação Montjuic de Barcelona, celebra a vida e a obra de Miró.
Aqui poderá apreciar todo o talento de um dos melhores pintores da região e do mundo, com pinturas e esculturas originais, sectores audiovisuais, onde conhecerá as diferentes etapas da sua obra. Naturalmente, poderá levar para casa algumas recordações da sua visita à fundação na sua loja altamente recomendada, desde reproduções a livros com as suas principais obras, e muito mais. A visita é perfeita para ser desfrutada com crianças, já que, para Miró, o lúdico estava sempre presente.
Praia de Cala Major
Passar o resto do dia em Cala Major, um lugar cheio de conforto, onde também se pode almoçar à vontade num dos muitos bares de praia e restaurantes virados para o mar. É uma enseada com uma praia de 200 metros de areia branca e fina e as mais incríveis águas azul-turquesa.
Depois de uma manhã de história e arte, nada melhor do que desfrutar do sol e do Mar Mediterrâneo neste local idílico. A enseada está situada muito perto da Fundação Miró, pelo que se pode chegar a pé em poucos minutos. Pode regressar ao centro de Palma com o autocarro 4, que o levará até lá em 20 minutos.
Termine o dia com um jantar no Erizo de Bar, um restaurante com vista para o Mediterrâneo que o surpreenderá com o seu menu original e preços acessíveis. Situado na Carrer de la Sirena n.º 1, no Paseo Marítimo de Palma.
Dia 3: Passeio de barco pelo Mediterrâneo
Nenhuma visita a uma ilha como Maiorca estaria completa sem um passeio de barco. Há muitas opções, mas se quiseres fazer um dos melhores passeios de barco em Maiorca, recomendo que optes por um daqueles que duram todo o dia. São sempre a melhor escolha, pois poderá desfrutar das melhores zonas costeiras da ilha num passeio aquático.
O capitão irá contar-lhe tudo o que precisa de saber sobre Maiorca e os diferentes locais que irá visitar. Também incluem comida e bebida, para que não tenha de se preocupar com nada, apenas desfrutar.
Alguns destes passeios incluem uma visita à ilha intocada de Cabrera, e quase todos incluem uma paragem em Cala Vella para um pouco de snorkelling, uma vez que esta área é particularmente bonita para a apreciação subaquática.
Dia 4: Praias!
Comece o seu quarto dia com um pequeno-almoço no La Molienda, sem dúvida o melhor café de Maiorca. Depois de percorrer o centro e as principais atracções da cidade, é tempo de ver porque é que esta é uma das ilhas mais escolhidas pelos amantes da praia.
Desfruta de uma das melhores praias de Maiorca: Alcúdia
Se procura areia branca e fina, águas límpidas e mornas e quilómetros de praia, Alcúdia é o lugar ideal para si. É a mais extensa de todas as praias de Maiorca, com todos os serviços para o seu conforto e tranquilidade.
Alcúdia é ideal para passar o dia inteiro, e se te cansares de estar ao sol, podes visitar a zona portuária, onde encontrarás uma grande variedade de restaurantes. Se é um amante de marisco, este é o lugar ideal para si.
Esta praia é ideal para visitar com os seus filhos, uma vez que podem desfrutar de mergulho, desportos aquáticos e muitas outras actividades em torno do Mediterrâneo. Naturalmente, está situada na região norte da ilha. A melhor maneira de chegar aqui é de autocarro, com a linha 302 deve chegar aqui em cerca de 1 hora e 15 minutos. Se não, podes sempre apanhar um Uber.
Visitar Puerto Pollensa e Formentor
Se quiser visitar outras das melhores praias da região norte no mesmo dia, pode apanhar o autocarro 333 ou 334, e em menos de 20 minutos chegará a Pollensa, um lugar cheio de encanto. Passeie pelo seu porto de pesca e desfrute do passeio marítimo.
Aí também se pode ir à Cala de Sant Vicenç, um autêntico paraíso maiorquino.
Alguns quilómetros mais a norte, encontra-se a praia de Formentor. Rodeada de pinheiros e montanhas, esta praia é excelente para a prática de snorkeling devido às suas águas pouco profundas e quentes. Recomendo que fiquem para ver o pôr do sol em Formentor, pois é um espetáculo único.
Dia 5: Visita às adegas e passeio de balão de ar quente
Para este quinto dia, proponho duas opções muito diferentes. Por um lado, uma visita guiada às adegas e vinhas da ilha e, por outro, uma aventura a grande altitude, percorrendo mais de 70 quilómetros num balão de ar quente.
Descubra o surpreendente mundo do vinho maiorquino
Faça um passeio pelas melhores adegas da ilha. Este é, sem dúvida, um dos melhores passeios para fazer em Maiorca, pois irá descobrir todo o sabor e qualidade dos vinhos locais num cenário natural imbatível, enquanto aprende sobre o processo de vinificação.
A grande maioria destas visitas guiadas às vinhas e adegas de Maiorca inclui uma degustação das diferentes variedades dos seus vinhos, bem como alguns dos melhores queijos e presuntos espanhóis, patés e outras iguarias que o deixarão extasiado. Uma experiência para os sentidos que não pode faltar na sua viagem a Maiorca.
Graças à sua proximidade com o Mediterrâneo, o sabor das colheitas costuma ser muito particular. Por isso, algumas destas excursões incluem também um passeio pelos olivais, com a correspondente degustação de azeitonas e azeite virgem extra. A duração destes passeios varia entre 1 hora e 30 minutos e quase 4 horas. Um plano ideal para o meio da manhã.
Voar pelos céus de Maiorca num passeio de balão de ar quente
Depois de encher o estômago e deliciar o paladar com o passeio pelas vinhas e adegas, reservei-lhe uma aventura que lhe permitirá conhecer Maiorca de uma nova perspetiva. Se é do tipo de pessoa que está disposta a tudo, não pode perder este passeio de balão de ar quente sobre o melhor da ilha.
Com as suas montanhas, enseadas e praias, e toda a beleza do Mar Mediterrâneo a desenrolar-se diante dos seus olhos, esta visita guiada de 2 horas a bordo de um balão de ar quente é inigualável. A excursão parte da parte noroeste da ilha, por isso tenha isso em mente quando escolher uma excursão às adegas. É melhor optar por uma que fique perto desta parte da ilha.
Dia 6: Visite as grutas de Drach e as grutas de Hams
Faça uma excursão de dia inteiro a um dos locais mais espantosos de Maiorca. As labirínticas grutas de Drach são um complexo de galerias, formadas pela ação do Mar Mediterrâneo ao longo de milhões de anos.
A bordo de um barco, entrará nestas passagens repletas de estalactites e estalagmites, até chegar ao lago subterrâneo Martel. Aqui, poderá desfrutar de um espetáculo de luzes que se movem em sincronia com a música tocada ao vivo por uma pequena orquestra. Deixe-se emocionar por esta combinação de arte e de todo o encanto da natureza.
Desde há muitos anos, a espeleologia tornou-se uma das actividades mais procuradas pelos visitantes. O espeleoturismo, o ato de explorar grutas, lagos e galerias subterrâneas, é uma experiência absolutamente diferente, não adequada a pessoas que sofrem de claustrofobia.
Dia 7: Visita a Valldemossa e Sóller
Esta viagem chegou ao fim, mas antes de fazer as malas, sugiro um último dia na região oeste de Maiorca, mais concretamente em dois locais que o vão deixar apaixonado: Valldemossa e Sóller.
Visitar a bela aldeia de Valldemossa
Situada a apenas 17 quilómetros de Palma, a capital de Maiorca, esta encantadora aldeia rodeada de montanhas possui um património histórico que vale a pena visitar.
Aqui pode descobrir alguns dos locais mais pitorescos da ilha, como a Cartuja, com a sua bela torre sineira; o Palácio do Rei Sancho, construído pelo monarca James II para o seu filho; os jardins do Rei Juan Carlos; a Cela Chopin, onde o compositor viveu durante algum tempo, ou a Casa de Nascimento de Santa Catalina Thomas. Mas, para além destas atracções, o simples plano de passear pelas pequenas ruas de pedra de Valldemossa é um verdadeiro prazer.
É o lugar ideal para passear e desfrutar da natureza e da história da região. Se for hora de almoço, nada melhor do que uns pratos no Restaurante Quitapenas. Com uma mistura de sabores únicos e elementos típicos de Mallorca, este é um dos meus favoritos em Valldemossa.
Descobrir o encanto de Sóller
Finalmente, a poucos minutos de Valldemossa está uma das mais belas aldeias de Maiorca, Sóller. Deixar Sóller pode ser um pecado, mas bem, só o deixará com vontade de regressar, e isso é sempre bom.
Rodeadapor um vale de laranjeiras, que perfuma toda a aldeia, Sóller tem um passado curioso e uma beleza deslumbrante. Graças às suas relações com a França, devido à exportação das suas laranjas e azeite, recebeu uma forte influência arquitetónica do país gaulês. Se bem que, se falamos de arquitetura, em Sóller poderá ver muitas obras do discípulo de Antoni Gaudí, Joan Rubió i Bellver. Uma das mais destacadas é a Igreja de San Bartolomé, de estilo neo-gótico.
O porto de Sóller é outro lugar que deves visitar, e se ficares o resto do dia, é o lugar ideal para um jantar em frente ao mar.
Para regressar a Palma, recomendo-te que apanhes o velho comboio de madeira. Mas não se esqueçam de chegar a tempo para poderem apreciar o estilo modernista da estação, uma verdadeira maravilha.
E depois de sete dias maravilhosos, esta viagem chegou ao fim. Espero que este artigo vos tenha sido útil e que tenham gostado tanto de Maiorca como eu. Até à próxima!