O que ver e fazer em Maiorca em fevereiro
Maiorca é uma ilha maravilhosa que tem um encanto especial no inverno. Visitá-la em fevereiro permite-lhe descobrir algumas das suas facetas mais desconhecidas e fascinantes. Gostaria de as conhecer?
fevereiro marca o fim da letargia invernal. É a altura em que Maiorca se reveste do seu lado mais festivo para viver plenamente o Carnaval. E só durante este mês é possível contemplar uma das imagens mais bonitas da ilha: a amendoeira em flor.
Além disso, é possível passear pelos seus mercados de rua tradicionais sem multidões, desfrutar das suas famosas enseadas sozinho ou visitar as suas atracções turísticas sem ter de reservar com dias de antecedência. E ainda há muitos mais planos para desfrutar de Maiorca. Vamos começar!
1. Perder-se no centro histórico de Palma de Maiorca
A catedral, o Palácio Real de La Almudaina, a Lonja (mercado de peixe) e o Consulado del Mar são grandes atracções de Maiorca. Mas nos meses de maior afluência turística é difícil desfrutar de toda a sua beleza, o que não acontece em fevereiro.
Uma forma muito divertida de conhecer estes lugares é reservar uma excursão por Palma de Maiorca, já que serás acompanhado por um guia que te contará a história e os segredos da zona para que a vejas com outros olhos e a desfrutes ainda mais.
Para terminar o dia, recomendo-te que visites Portixol, um antigo bairro de pescadores de Palma que ainda conserva a sua essência marítima, mas misturada com um toque boémio. Está sempre envolto numa atmosfera animada, ideal para experimentar algo típico como um llonguet, um pãozinho de forma oval que pode ser recheado com mil iguarias.
2. Fazer um passeio de barco até uma enseada
Maiorca pode orgulhar-se de ter uma costa espetacular onde grandes praias de areia alternam com falésias e enseadas cheias de encanto. Desfrutar destas últimas quase em solidão é um privilégio que só está disponível em algumas semanas do ano. fevereiro é um mês fantástico para isso.
Quando reservar um passeio de barco em Maiorca, tenha em conta que em fevereiro pode haver dias de mar agitado, por isso não se esqueça de verificar a previsão antes de reservar.
A enseada de Sa Calobra é uma das mais bonitas e conhecidas da ilha, e é frequentemente incluída em muitos passeios de barco devido às suas incríveis águas cristalinas.
Outras das melhores enseadas de Mallorca
- Enseada de Mondragó
- Caló del Moro
- Caló des Màrmols
- Enseada de Magraner
3. Divertir-se como uma criança na Fira del Ram
Se gosta de emoções ou precisa de fazer planos com crianças em Maiorca, reserve pelo menos uma tarde para se divertir na Fira del Ram.
Esta é uma das maiores feiras itinerantes de Espanha. Há dezenas de atracções para todas as idades, desde uma enorme roda gigante aos tradicionais carrinhos de choque, navios piratas e vaivéns. Sem esquecer as bancas onde se pode mostrar a pontaria ou comprar doces.
Realiza-se na localidade de Son Fusteret, situada nos arredores de Palma de Maiorca. Trata-se de um espaço perfeitamente acondicionado para este tipo de evento e com boas ligações de autocarro ao centro da cidade. A feira decorre normalmente entre o final de fevereiro e meados de abril.
Outras actividades para os mais pequenos
Se a sua visita não coincidir com a Fira, não se preocupe, ainda há planos divertidos para toda a família desfrutar em fevereiro em Maiorca:
- Aquário de Palma: poderá descobrir a riqueza natural do Mediterrâneo passeando pelas suas profundezas e conhecendo a vida marinha.
- Fazer uma viagem no tempo no Comboio de Sóller: atravessará a serra de Maiorca a bordo de um veículo histórico.
- Visite as grutas de Drach: 4 grandes e espectaculares grutas ligadas entre si, com idades compreendidas entre 5 e 11 milhões de anos.
4. Explore os trilhos e as rotas de bicicleta
A Serra de Tramuntana, Património da Humanidade, é o tesouro natural de Maiorca. Ao longo de todo o seu comprimento e largura, esconde inúmeros recantos de enorme beleza.
Se gosta de trekking ou de BTT, existem aqui inúmeros percursos perfeitamente sinalizados, de dificuldade variável e muito pouco concorridos em fevereiro.
Recomendo especialmente Es Camí des Correu, um caminho real de origem medieval que liga as localidades de Esporles e Banyalbufar. Tem pouco mais de 8 quilómetros de comprimento, com florestas de azinheiras e pinheiros à sua espera.
Outros percursos pela serra de Maiorca
- O que rodeia a cidade histórica de Valldemossa.
- E o que se estende entre Sóller e Fornalutx.
Estas rotas são uma boa maneira não só de admirar a beleza natural da ilha, mas também de respirar a essência de algumas das suas aldeias mais bonitas.
Rotas urbanas
Se não é um grande amante das actividades ao ar livre ou prefere algo mais tranquilo na capital, mas que lhe permita deslocar-se e desfrutar do ar livre, recomendo que reserve um passeio de bicicleta em Maiorca.
Durante três horas poderá descobrir todo o centro histórico de Palma de Maiorca acompanhado por um guia turístico que lhe contará os segredos mais interessantes da cidade.
5. Desfrutar dos museus de Maiorca
fevereiro traz inevitavelmente dias mais frios ou mesmo chuvosos. É a desculpa perfeita para descobrir espaços muito interessantes que, por vezes, passam despercebidos por falta de tempo ou porque as temperaturas agradáveis convidam a outras actividades ao ar livre.
Se gosta de arte, há museus em Maiorca que não pode deixar de visitar:
- Bilhetes para a Fundação Miró em Maiorca: o genial artista teve uma relação estreita com a ilha que o levou a doar à sua capital uma coleção muito interessante de milhares de peças. A entrada é gratuita no primeiro domingo do mês e aos sábados à tarde.
- Museu de Arte Sacra
- Museu de Arte Contemporânea de Palma
- Fundação Juan March
- Museu de esculturas Sa Bassa Blanca em Alcudia
- Museu Chopin em Valldemossa
- Museu Robert Graves em Deià
- Museu de Fang em Marratxí, dedicado à cerâmica
- Museu doCalçado e do Couro em Inca.
6. Apaixone-se pelos mercados de Mallorca
Os mercados que se realizam em muitas cidades e aldeias de Maiorca são conhecidos pela sua animação. E em fevereiro poderá desfrutá-los como nunca antes, e porquê? Porque as multidões são menores do que noutros meses do ano e pode passear pelas bancas e parar nelas com toda a tranquilidade do mundo.
Os mais conhecidos são os de Sineu, Alcudia, Inca e Sóller. No entanto, em qualquer mercado de rua que visite em Maiorca encontrará uma infinidade de produtos típicos e lembranças para encher a sua mala.
Para os amantes das antiguidades, também há mercados onde se pode ir em busca de tesouros antigos. Se estamos a falar de fama, é essencial mencionar o mercado Consell. Está aberto aos domingos, das 8:00 às 14:00, na zona industrial desta localidade, situada a apenas 30 quilómetros da capital maiorquina.
7. Não perca a floração das amendoeiras
Sabias que existem mais de seis milhões de amendoeiras em Maiorca? Esta cultura tradicional é uma grande fonte de rendimento para a ilha. Além disso, em fevereiro, dá origem a um espetáculo visual encantador. Os campos vestem-se de branco e rosa e assim permanecem durante as poucas semanas que dura a floração.
Mas além de contemplar a beleza da paisagem, é a ocasião perfeita para degustar um doce típico feito com amêndoas, como o gató maiorquino, e para comprar produtos elaborados tanto com o fruto como com a flor ou a madeira da amendoeira.
E talvez enquanto admiras a paisagem te perguntes porque é que a cor das flores é diferente. Eis a resposta: se forem brancas, são amêndoas doces, enquanto que se forem cor-de-rosa, o fruto é amargo.
Onde ver as amendoeiras em flor
Há muitos sítios onde se pode admirar esta imagem peculiar da ilha:
- A serra de Tramuntana
- Inca
- Llucmajor
- Son Servera.
É precisamente neste último que se realiza a Feira das Amendoeiras em Flor, uma montra para conhecer melhor esta cultura e a sua importância para a ilha.
8. Desfrutar de uma experiência gastronómica
Sugiro-lhe que faça um percurso pelos sabores e aromas de Maiorca. De certeza que vai ficar surpreendido. Se é daqueles que só provaram ensaimadas ou cocas, posso dizer-lhe desde já que ainda tem muito para provar na ilha.
fevereiro é também um ótimo mês para satisfazer o seu paladar. Os pratos quentes estão na época, mas não há necessidade de descurar os que são servidos frios. Em Maiorca há pratos para todos os gostos, quer se procurem sabores tradicionais ou cozinha de autor. Eu recomendo:
- Arros brut ou "arroz sujo": um prato de arroz rico com legumes, salsichas e carne, entre outros ingredientes.
- Leitão assado ou porco frito maiorquino: pratos fartos, estes últimos confeccionados com carne de porco ou de borrego.
- Tumbet, trampó ou sopa maiorquina: são todos pratos ligeiros à base de legumes cultivados nas hortas da ilha.
- Experimente os vários restaurantes de Maiorca com estrelas Michelin. Em fevereiro, não terá tantos problemas em reservar.
Não se esqueça de acompanhar cada prato com um bom vinho
Não posso deixar de mencionar nesta secção os excelentes vinhos locais. A ilha tem uma longa tradição vitivinícola e duas denominações de origem: Binissalem e Pla i Llevant. Por isso, qualquer um dos seus vinhos é uma óptima escolha para acompanhar a sua refeição.
Para além de uma experiência culinária maravilhosa, pode também mergulhar na produção destes vinhos. Maiorca conta com um bom número de adegas onde é possível conhecer mais sobre elas e participar numa ou duas provas.
9. Viva o Carnaval como qualquer outro maiorquino
fevereiro é o mês do Carnaval, e em Maiorca também é celebrado em grande estilo. Aqui chama-se Sa Rua e começa em Dijous Llarder, a quinta-feira anterior à quarta-feira de cinzas.
Os tradicionais desfiles de trupes e carros alegóricos inundam de alegria as ruas dos diferentes municípios da ilha.
É imprescindível se viajar com crianças, já que os mais pequenos têm a sua própria festa, Sa Rueta, um carnaval infantil em que há muito mais do que desfiles. É um dia em que podem desfrutar de uma série de actividades, desde workshops a concursos e actuações musicais na rua.
Há também espaço para a gastronomia
E se gosta de doces, estas festas vão fazer-lhe as delícias. Não deixe de provar os doces tradicionais desta época do ano, como a coca de tallades ou as orelhas de carnaval.
10. Deixe-se envolver pelos mais românticos pores-do-sol
A beleza da costa de Maiorca é indiscutível e ver o pôr do sol é um verdadeiro privilégio. Se viajam em casal, recomendo-o, pois é um plano muito romântico para dar o toque final às celebrações do Dia dos Namorados, a 14 de fevereiro.
Existem inúmeros miradouros a partir dos quais se pode deixar levar pela magia do momento:
- Sant Elm: é uma pequena aldeia situada no ponto mais oriental da ilha. A partir da sua localização privilegiada, o pôr do sol é mostrado em todo o seu esplendor, com a atração adicional do ilhéu de Sa Dragonera como parte do cartão postal.
- Cabo Formentor: é outro dos locais ideais para desfrutar de um pôr do sol romântico. É preciso ter em conta que o caminho para chegar ao farol é muito sinuoso e, por vezes, passa ao lado das falésias.
- Miradouro de Es Colomer: se preferir um ponto de acesso menos complicado. A partir daqui, é possível desfrutar de vistas fabulosas tanto do Cabo Formentor como da Serra de Tramuntana.
Temperaturas em fevereiro em Mallorca
O facto de estar rodeada pelo Mar Mediterrâneo faz com que o clima da ilha não seja rigoroso. Graças a isso, Maiorca oferece uma grande variedade de actividades no inverno.
Em fevereiro, a temperatura média é de cerca de 15 graus Celsius, mas em alguns dias particularmente ensolarados pode ser ligeiramente mais quente. No entanto, não se deixe levar pela confiança excessiva e não tente ser corajoso o suficiente para dar um mergulho, uma vez que a água do mar ainda está fria e não ultrapassa os 14 graus nesta altura do ano.
É aconselhável levar roupa quente na mala, especialmente se estiver a planear visitar a serra de Tramuntana. O clima é muito mais frio do que na zona plana da ilha e pode mesmo nevar nos picos mais altos. Não se esqueça de levar um casaco, pois os dias de chuva são raros em fevereiro, mas o vento pode ser muito húmido.
A afluência de turistas em Maiorca em fevereiro
Maiorca tem atracções suficientes para visitar em qualquer altura do ano, mas fevereiro é a época baixa. Este facto é especialmente notório entre os turistas estrangeiros, que preferem outras datas para visitar a ilha. De facto, o número de visitantes de outros países pode ser até dez vezes superior nos meses de pico do verão.
Tudo isto faz de fevereiro um mês perfeito para percorrer a ilha e visitar as suas principais atracções sem engarrafamentos ou tempos de espera. Pode até improvisar alguns planos ao longo do dia, sem receio de que corram mal. E duas vantagens adicionais: voos e hotéis mais baratos e preços mais acessíveis em geral.