Mais sobre: Os 10 melhores museus de Málaga
Para além de um clima agradável durante todo o ano, Málaga é reconhecida em Espanha como a cidade dos museus, graças ao facto de, naturalmente, existir uma grande variedade deles espalhados por todo o lado, pelo que este é um excelente plano para incluir entre as actividades para ver e fazer em Málaga.
Embora seja difícil escolher quais são realmente os melhores, porque há espaço para todos os gostos e prazeres, alguns dos mais apreciados pelos turistas estão contidos nesta lista, que inclui desde arte e pintura, até história popular e cultura flamenga.
1. Museu Picasso Málaga
Não é invulgar que Málaga tenha um museu dedicado à vida e obra de Pablo Picasso, se foi nesta cidade que o artista nasceu. É uma experiência para os verdadeiros amantes da arte e para aqueles que apreciam o trabalho deste homem que dedicou a sua vida à arte.
O museu expõe atualmente mais de 40 pinturas, quase 50 desenhos, cerca de 40 obras gráficas e aproximadamente 17 esculturas. Para além disso, o museu tem mais de 200 obras, algumas próprias e outras pertencentes à Fundação Almine e Bernard Ruiz-Picasso para a Arte, num total de aproximadamente 400 obras, todas de Picasso.
Visitar este museu é uma das 10 melhores actividades em Málaga, porque nos leva a conhecer os aspectos mais importantes da vida e obra de Picasso nos seus anos mais importantes do ponto de vista artístico. Se for com a família ou amigos, é um bom lugar para incluir na sua lista de desejos.
Detalhes de interesse
- Localização: Está localizado no Palácio Buenavista, na Rua 8. Se estiver hospedado nas proximidades, pode ir a pé.
- Preço: Os preços variam entre 7 e 9 euros por pessoa. O bilhete de 9 euros é o bilhete completo, enquanto o bilhete de 7 euros é o bilhete reduzido. Recomendo que consulte os preços do Museu Picasso em Málaga para obter informações mais pormenorizadas.
- Horário de abertura: Ohorário de abertura muda de acordo com os meses do ano, às vezes das 10:00 às 18:00, das 10:00 às 19:00 e das 10:00 às 20:00. Em todas as ocasiões, está aberto de segunda a domingo. Antes de visitar o museu, lembre-se de verificar em pormenor o horário de funcionamento do Museu Picasso em Málaga.
2. Museu Carmen Thyssen Málaga
Neste museu são destacados diferentes tipos de obras de todos os tempos. É um dos melhores museus para visitar se quiser saber tudo sobre arte antiga. Muitos nomes notáveis da arte fazem parte das obras que estão constantemente expostas no museu.
Além disso, antes de visitar este local, recomendo que consulte o sítio Web oficial para se informar sobre as últimas exposições de arte, porque o museu não é apenas composto por exposições fixas, mas também por exposições temporárias que estão disponíveis apenas durante um determinado período de tempo.
Mas não fica por aqui, porque o museu também oferece muitas actividades para os turistas, desde visitas guiadas a palestras e fóruns onde se discute a arte e os movimentos artísticos que são apresentados dentro do museu.
Detalhes de interesse
- Localização: Está localizado na Plaza Carmen Thyssen, na Calle Compañía 10.
- Preço: Os bilhetes custam entre 6 e 10 euros, consoante o tipo de bilhete escolhido.
- Horário: O museu está aberto de terça-feira a domingo entre as 10:00 e as 20:00. Está encerrado ao público às segundas-feiras.
3. Centro de Arte Contemporânea de Málaga
Este é um dos lugares mais incríveis para conhecer a arte de todos os tempos e em todas as formas possíveis. É um lugar onde se pode conhecer muito mais do que pinturas e esculturas. Também oferecem aos visitantes diferentes visitas guiadas pelas galerias de arte.
Uma das coisas que mais gosto de recomendar sobre este Centro de Arte é o grande número de workshops que oferece aos visitantes. Pode ter aulas de desenho e pintura. Quanto às exposições, uma das melhores coisas deste museu é o facto de ter a oportunidade de ver as exposições fixas, bem como as temporárias.
Há constantemente exposições temporárias que mostram as obras de diferentes artistas. Para se manter a par de todas as exposições oferecidas, recomendo que visite o sítio Web antes de visitar o museu, para que possa saber quais as actividades disponíveis no momento da sua visita.
Detalhes de interesse
- Localização: Está situado na rua Alemania, em Málaga.
- Preço: A entrada é gratuita.
- Horário de abertura: Varia consoante a época do ano. No inverno, está aberto das 9:00 às 23:30. No verão, está aberto das 9:00 às 14:00 e das 17:00 às 21:30. Em ambos os casos, está aberto de terça a domingo. Está encerrado às segundas-feiras.
4. Museu do Automóvel e da Moda
Este é um dos museus mais impressionantes que se pode visitar em Málaga, porque é um lugar onde estão alojadas as melhores colecções de roupas e trajes de luxo de todos os tempos.
Aqui pode ver um grande número de colecções das marcas de moda mais representativas, como Chanel, Dior ou Prada, que também estão ligadas a personalidades muito famosas.
No que diz respeito aos automóveis, verá uma incrível coleção de carros muito bem trabalhados em honra dos grandes criadores de automóveis de todos os tempos. Uma das premissas do museu é que a evolução dos carros está intimamente relacionada com a evolução da moda, e esta relação é apresentada ao público em todos os momentos.
Detalhes de interesse
- Localização: Está situado no edifício La Tabacalera, na Avenida Sor Teresa Prat 15, em Málaga.
- Preço: Os bilhetes custam normalmente entre 5 e 9 euros, consoante o tipo de bilhete escolhido.
- Horário de funcionamento: Está aberto das 10:00 às 14:30 e das 16:00 às 19:00 de segunda a domingo. As bilheteiras estão abertas até meia hora antes da hora de fecho.
5. Centro Pompidou Málaga
Sem dúvida, este é um dos lugares mais vanguardistas que se pode encontrar em Málaga e isso deve-se ao facto de misturar muitas cores dispostas num enorme cubo que, por sua vez, tem vários quadrados ao longo da sua estrutura. O desenho arquitetónico deste museu é um espetáculo em si mesmo.
É nada menos que o único Pompidou fora de França, por isso é um bom lugar para visitar se estiver em Málaga. O Pompidou exibe um estilo vanguardista e moderno de arte contemporânea que só pode ser visto visitando esta ou a sua principal filial em França.
Quanto às exposições, é um museu muito interativo e em constante mudança, pelo que as exposições estão sempre a mudar, dando ao turista a oportunidade de conhecer um novo museu de cada vez que o visita.
Detalhes de interesse
- Localização: Está localizado entre os cais 1 e 2 do porto de Málaga, uma localização privilegiada para uma visita à tarde.
- Preço: Para um bilhete simples, tem de pagar entre 4 e 9 euros. Se quiser uma experiência combinada de três museus, pode pagar até 16 euros por um bilhete individual. Com este passe, tem acesso a este museu, ao local de nascimento de Picasso e à Coleção de Arte Russa, para completar os três museus. Também tem a opção de escolher um bilhete de grupo que custa entre 7 e 10 euros se for um museu aberto, e até 65 euros se for um museu fechado.
- Horário de abertura: de quarta a segunda-feira, das 9h30 às 20h. Encerrado às terças-feiras.
6. Museu de Artes e Costumes Populares
Se gosta de conhecer as raízes de tudo, ou se simplesmente quer saber um pouco mais sobre a história de Espanha e a sua evolução ao longo dos anos, não pode perder uma visita ao Museu de Artes e Costumes Populares.
Parte do que verá aqui são ferramentas, utensílios e objectos da vida quotidiana dos espanhóis nos séculos passados, desde o século XVI até ao século XIX. Também verá esculturas e estatuetas que mostram como eram as pessoas nesses séculos.
Outra coisa interessante a descobrir no museu é a grande coleção de vestuário da época, vestidos incrivelmente bem conservados, acessórios e todo o tipo de vestuário, tanto de pessoas com dinheiro e poder, como de escravos e criados.
Quanto à disposição das peças expostas, estas estão distribuídas de acordo com o tipo de trabalho. Alguns exemplos de salas são: a padaria, a cozinha tradicional, a sala de jantar rural, a zona de pesca, entre outras salas onde estão dispostos os objectos.
Pormenores de interesse
- Localização: Está situado na Praça Enrique García Herrera, no centro da cidade de Málaga.
- Preço: As crianças com menos de 14 anos podem entrar gratuitamente, enquanto os adultos têm de pagar uma taxa de 2 a 4 euros, aproximadamente. Também é possível planear uma visita de grupo, com a qual se pode pagar até 2 euros por pessoa, se o grupo for constituído por, pelo menos, 10 visitantes.
- Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 10:00 às 17:00 e aos sábados das 10:00 às 15:00. Encerra aos domingos e feriados.
7. Museu Nacional de Aeroportos, Navegação e Transportes Aéreos
Esta é uma das visitas mais divertidas no que toca a museus. É uma experiência que recomendo que vivam com a família e amigos, mas sobretudo com as crianças. Esta é uma atividade de que elas gostam muito porque aprendem enquanto se divertem.
O museu dá-lhe a oportunidade de fazer muito mais do que apenas olhar para os grandes e icónicos aviões. É possível entrar no local e tocar nos aviões, mexer nas hélices e ver como eram as estações aduaneiras no tempo dos avós.
Todas estas atracções são misturadas com paisagens incríveis e uma variedade de lugares para ver e fotografar durante a sua visita. Por isso, este lugar é perfeito para visitar em qualquer altura do ano, mas acima de tudo recomendo que o incluam no vosso top 10 de coisas para fazer em Málaga no verão.
Detalhes de interesse
- Localização: Está localizado na Praça Pierre Georges Latécoère, mesmo ao lado do edifício da Aviação Geral.
- Preço: Tanto a entrada como o serviço de estacionamento são totalmente gratuitos.
- Horário de funcionamento: Aberto de quarta-feira a sábado das 10:00 às 14:00 e terça-feira das 10:00 às 20:00. Fechado às segundas-feiras.
8. Museu de Málaga
Sendo definitivamente o maior museu de Málaga, este é um dos lugares imperdíveis que tem de visitar no seu passeio pelos museus mais interessantes da cidade. Neste local poderá ver obras de arte de todas as épocas, bem como esculturas e pinturas dos artistas mais conceituados a nível mundial.
Uma das coisas de que mais gostará ao visitar este museu é que poderá ter uma experiência interactiva, ou seja, será mais do que apenas ver as obras de arte. Um guia especializado ensinar-lhe-á tudo o que precisa de saber sobre cada uma das obras apresentadas neste museu.
Se for com crianças, elas vão certamente gostar muito, porque o museu está muito preocupado em ensinar aos mais pequenos um pouco sobre arte, mas de uma perspetiva muito mais divertida. Normalmente têm diferentes tipos de actividades para crianças, desde exposições interactivas a workshops e afins.
Detalhes de interesse
- Localização: Situa-se na praça da Aduana e é possível lá chegar através de transportes públicos.
- Preço: Neste caso, os bilhetes são gratuitos para os cidadãos da UE, mas para os estrangeiros o preço é de aproximadamente 1,5 euros.
- Horário de funcionamento: Aberto de terça a quinta-feira das 9:00 às 21:00. Domingos e feriados entre as 9:00 e as 15:00. Fechado às segundas-feiras, exceto na segunda-feira antes de um feriado.
9. Museu Interativo da Música
Este é um dos museus interactivos mais interessantes para miúdos e graúdos. No interior das instalações, poderá ver um grande número de instrumentos nas várias exposições oferecidas pelo museu. Mas também pode desfrutar de diferentes exposições temporárias que estão constantemente a renovar o aspeto.
Como é um museu interativo, terá a oportunidade de tocar diferentes instrumentos com a ajuda de um professor virtual que ensina os turistas a tocar cada um dos instrumentos localizados nesta sala. Também é possível ver uma exposição de instrumentos de grande porte.
Uma das melhores coisas que se pode experimentar neste museu é o poder curativo da música. Se for com as crianças, elas terão a oportunidade de visitar cada uma das salas de exposição e certamente se divertirão muito praticando com cada um dos instrumentos dispostos para tocar, por isso é definitivamente uma atividade que eu incluiria na lista de coisas para ver e fazer em Málaga com crianças.
Detalhes de interesse
- Localização: Está localizado no Palácio Conde de las Navas na Calle Beatas, 15 em Málaga.
- Preço: Para crianças com menos de 6 anos a entrada é gratuita. Para pessoas com mais de 65 anos, a entrada pode custar até 3 euros, enquanto a entrada geral custa aproximadamente 5 euros por pessoa.
- Horário de funcionamento: Está aberto ao público às segundas-feiras, das 10:30 às 16:00. Também está aberto de terça-feira a domingo, das 10:30 às 19:30.
10. Museu de Arte Flamenca
O Museu de Arte Flamenca é uma das jóias que pode visitar na cidade dos museus. No interior do museu pode desfrutar de diferentes actividades, desde palestras, a workshops e exposições temporárias que estão lá para lhe mostrar a evolução do flamenco ao longo do tempo.
Dentro deste lugar poderá ver diferentes elementos relacionados com a arte flamenca, trajes, instrumentos, tipos de dança e toques, entre outras coisas destinadas a mostrar tudo o que os artistas locais precisam para encenar os melhores espectáculos de flamenco em Málaga e Espanha.
Se quiseres visitar este museu durante a tua viagem a Málaga, recomendo que consultes primeiro o site do local, para saberes que exposições e workshops estão disponíveis para a altura da tua visita. Pode incluí-lo como um dos lugares a visitar na sua lista de coisas para ver e fazer em Málaga à noite, dado o seu extenso horário de funcionamento.
Detalhes de interesse
- Localização: Está situado na Calle Ramón Franquelo 4, em Málaga.
- Preço: A entrada no museu é gratuita.
- Horário de abertura: De segunda a sábado das 10:00 às 23:00 todos os dias.