10 coisas para ver e fazer em Málaga no inverno
Málaga é o destino de férias perfeito para visitar em qualquer altura do ano. Apesar de estar associada a praias e sol, a cidade oferece uma vasta gama de actividades também no inverno.
O inverno na cidade de Málaga é a época de menor afluência turística, o que deixa os viajantes e os habitantes locais com o melhor cenário para desfrutar plenamente da cidade. O clima é geralmente bastante agradável e os visitantes encontrarão um grande número de actividades para fazer e desfrutar em Málaga, para além das suas atracções habituais.
Hoje apresento-lhe uma lista de actividades, eventos e festividades que pode desfrutar durante o inverno em Málaga. Espero que possa integrar o maior número possível delas no seu itinerário e desfrutar ao máximo da sua viagem.
1. Desfrute do Carnaval de Málaga.
Todos os anos, entre fevereiro e março, celebra-se o Carnaval. É uma semana inteira de festividades que compõem um evento coloquialmente conhecido como o festival de inverno quente de Málaga.
A data varia de acordo com o calendário litúrgico em vigor, embora seja geralmente celebrado entre os últimos dias de fevereiro e os primeiros dias de março.
Durante toda a semana, realizam-se numerosos eventos, mas os que não se podem perder são a eleição da Deusa e do Deus do Carnaval no primeiro sábado da festa, o Grande Desfile de Carnaval, as actividades carnavalescas infantis, a Batalha das Flores e, finalmente, o Enterro da anchova.
Recomendo que visite o site oficial do Carnaval Malagueño para saber mais sobre as actividades programadas.
Onde se realiza
A festa do Carnaval de Málaga tem como palco principal as ruas do centro histórico da cidade e as suas principais praças públicas. Historicamente, os locais onde se podem esperar grandes celebrações são:
- A Plaza de la Merced, onde termina o Grande Desfile de Carnaval.
- Calle Larios, onde tem lugar a histórica Batalha das Flores.
Como comprar bilhetes
Não é necessário comprar bilhete. O evento é gratuito e aberto a turistas e habitantes locais.
2. Assistir à Cavalgada dos Reis Magos.
O colorido desfile conhecido como a Cabalgata de losReyes Magos tem lugar em Málaga todos os anos no dia 5 de janeiro, na véspera do Dia dos Reis Magos: músicos, carros alegóricos decorados, artistas, trapezistas e personagens infantis enchem as ruas do centro de Málaga para o divertimento de toda a família.
O desfile realiza-se normalmente ao anoitecer, a partir das 18:00 horas. Parte da diversão consiste em desfrutar da magia do desfile e tentar apanhar o maior número possível de doces que os Reis Magos atiram dos carros alegóricos.
Todos os anos participam entre 12 e 15 carros alegóricos. Se fores a Málaga com crianças para umas férias em família, este é um evento que não vais querer perder.
Onde se realiza
O desfile tem lugar nas ruas do centro histórico de Málaga. Normalmente, começa na Câmara Municipal, passa por pontos como a Avenida Cervantes, a Plaza de La Marina, a Alameda e a Puente de la Esperanza e termina na Cortina del Muelle.
Como comprar bilhetes
Não é necessário comprar bilhete, o evento é gratuito para todos. Chegue cedo para conseguir um bom lugar.
3. Assistir ao tradicional Mercado do Queijo da Andaluzia
Um evento que tem lugar durante dois dias todos os anos durante o inverno em Málaga, especificamente em meados de fevereiro. É a oportunidade perfeita para viajantes e habitantes locais desfrutarem de deliciosos queijos artesanais feitos por produtores locais.
Embora o calendário de actividades possa variar de ano para ano, o programa inclui diferentes actividades, entre as quais se destacam: provas de queijo, workshops de cozinha, workshops de fabrico de queijo caseiro, a oportunidade de montar a sua própria tábua de queijos e jogos para crianças.
O programa de actividades começa geralmente pouco antes do meio-dia e prolonga-se até ao fim da tarde. O evento é organizado pela Associação Quesandaluz e as actividades detalhadas são publicadas todos os anos.
Onde se realiza
O evento tem lugar todos os anos no município de Álora, situado a apenas 40 km da cidade de Málaga. Pode chegar lá de carro particular ou de comboio Málaga - Alora, uma viagem de aproximadamente 50 minutos.
Sempre que visitar a cidade aproveite para visitar outras aldeias perto de Málaga.
Como comprar bilhetes
A entrada no evento é gratuita para todos os interessados.
4. O Mercado das Flores realiza-se na Plaza Mayor.
O bonito Mercado das Flores tem lugar no primeiro fim de semana de cada mês na Plaza Mayor, a praça pública mais importante da cidade. A celebração é definida como um evento obrigatório para os amantes da moda, da música e da arte em geral.
O objetivo do evento é apoiar o comércio local, promovendo o trabalho de empresários e artesãos da comunidade de Málaga. No seu percurso, encontrará todo o tipo de peças originais e de autor, como artigos de decoração, bijutaria e peças de moda, bem como artigos de cosmética e confeitaria.
É preciso ter em conta que os organizadores do evento costumam fazer pausas durante o calendário anual. Por exemplo, durante o verão, em Málaga, o mercado não se realiza.
Onde se realiza
O mercado tem lugar na emblemática Plaza Mayor de Málaga, situada no coração do centro histórico da cidade. A melhor maneira de se deslocar nesta zona da cidade é a pé.
Como comprar bilhetes
A entrada no evento é gratuita.
5. inverno em Málaga: a melhor altura para visitar a Alcazaba.
O inverno é uma das melhores épocas para visitar a Alcazaba, possivelmente o melhor exemplo da herança muçulmana na cidade de Málaga e uma visita obrigatória para conhecer o passado histórico da cidade.
À chegada, encontrará um impressionante recinto fortificado, um antigo palácio muçulmano rodeado por impressionantes muralhas de onde se obtêm vistas deslumbrantes da cidade.
O complexo é um dos locais mais visitados de Málaga, razão pela qual o fluxo turístico é normalmente avassalador nos meses de maior afluência. Durante o inverno, o número de visitantes é reduzido para que se possa desfrutar da Alcazaba em todo o seu esplendor.
Planeie a sua excursão a esta maravilhosa arquitetura e não se esqueça de verificar com antecedência o horário de funcionamento da Alcazaba e os preços de entrada.
Onde a encontrar
O importante monumento histórico está localizado na Calle Alcazabilla, no coração do centro histórico. A melhor maneira de lá chegar é caminhando pelas ruas antigas de Málaga.
Como comprar bilhetes
Se quiser viver a experiência completa, recomendo que visite a Alcazaba numa visita organizada. Encontrará opções que combinam o Teatro Romano e o antigo castelo por menos de 20 euros.
6. Desfruta dos últimos mercados de Natal em Málaga.
Durante todo o mês de dezembro e durante a primeira semana de janeiro, pode desfrutar dos mercados de Natal em Málaga. É a oportunidade perfeita para mergulhar no espírito festivo e apreciar as decorações de Natal e o artesanato local.
Vários mercados de Natal têm lugar na cidade e nos seus arredores. Se estiver em Málaga em janeiro, aproveite a oportunidade para visitar alguns deles.
Mercado de Natal de Benalmádena
Realiza-se na Casa de la Cultura de Benalmádena, situada a 30 minutos de autocarro do centro de Málaga. A Câmara Municipal local instala todos os anos cerca de 50 bancas divididas em categorias: artesanato local, produtos temáticos de Natal e gastronomia.
- Data: Abre por volta do dia 5 de dezembro e termina no dia 6 de janeiro.
- Horário de abertura: Das 13 às 23 horas. Todos os dias.
Mercado de Natal no Muelle Uno
Se quiser desfrutar das belas vistas da costa de Málaga enquanto assiste a um dos melhores mercados da cidade, não perca este mercado.
O Muelle Uno de Málaga oferece bancas de venda de roupa, gastronomia local, comida gourmet, artesanato e muito mais.
- Data: Abre normalmente nos últimos dias de novembro e prolonga-se até 10 de janeiro.
- Horário: Das 10h00 às 18h00, todos os dias.
7. Um dia de relaxamento num Hammam árabe.
Com a descida das temperaturas, o inverno é, sem dúvida, a melhor altura para desfrutar de um relaxante banho quente. Os conquistadores muçulmanos que se instalaram em Málaga incutiram no seu povo a tradição dos banhos árabes e ainda hoje existem alguns em funcionamento.
Beba um chá de menta marroquino, receba uma massagem esfoliante e, finalmente, mergulhe na água quente para uma tarde relaxante e para recuperar as forças. Este é um ótimo plano, quer esteja na cidade com amigos ou a dois.
Talvez uma das principais vantagens de visitar o sul de Espanha seja a oportunidade de apreciar a notável combinação de tradições católicas e mouras que definem o país.
Onde ir
Na cidade de Málaga, um dos centros mais conceituados é o Hammam Al Ándalus, situado perto da Plaza de los Mártires.
Como comprar bilhetes
As sessões de spa no Hammam podem ser reservadas com antecedência. O preço costuma rondar os 55 euros por uma sessão de spa de aproximadamente 1 hora e 30 minutos.
8. Desfrute das pistas de gelo de inverno em Málaga.
Durante o inverno, é possível patinar no gelo nas pistas instaladas na cidade de Málaga e nas localidades próximas, principalmente durante o mês de dezembro. Eis algumas alternativas interessantes.
Pista de gelo na Aldeia de Natal.
Todos os anos, os grandes armazéns El Corte Inglés organizam a feira "Pueblo Navideño" no coração de Málaga. Esta inclui, entre outras actividades, uma espetacular pista de gelo para a diversão de adultos e crianças.
- Dimensões da pista: 35 m de comprimento por 15 m de largura.
- Horário de funcionamento: Aberto ao público todos os dias das 10h às 22h.
- Preço: Cerca de 6 euros por participante.
- Datas: Toda a feira que compõe a Aldeia de Natal está instalada em Málaga desde o final de novembro até aos primeiros dias de janeiro.
Pista de gelo em Benalmádena
Em Benalmádena, encontrará uma pista de gelo natural a apenas 25 minutos de Málaga. Além da pista, existe uma piscina no complexo desportivo para nadar, caso lhe apeteça.
- Dimensões da pista: O tamanho total da pista é de cerca de 900 metros quadrados.
- Horário de funcionamento: O centro está aberto das 11h00 às 14h30 e das 16h00 às 22h00 durante a tarde.
- Preço: Um bilhete de adulto custa cerca de 11 euros.
- Datas: De outubro a maio.
9. Assistir aos concertos de música de câmara no Museu Picasso
Os amantes da arte que visitam Málaga durante o inverno encontrarão opções interessantes no programa de actividades do Museu Picasso. Durante o inverno, e ao longo de vários meses, o museu acolhe numerosos concertos de música de câmara.
O programa varia de ano para ano, mas a Orquestra Filarmónica de Málaga actua constantemente, muitas vezes num concerto de abertura. Os restantes artistas convidados mudam de ano para ano.
A oferta musical vai dos boleros ao jazz, com artistas convidados de toda a Espanha e do mundo.
Onde se realiza
O evento tem lugar num dos museus mais importantes da cidade: o icónico Museu Picasso de Málaga, situado no Palácio de Buenavista, na Calle San Agustín.
Como comprar os bilhetes
Os bilhetes para o Museu Picasso podem ser comprados com antecedência. Os bilhetes para os concertos podem ser adquiridos na bilheteira virtual do museu ou diretamente no dia do evento, na bilheteira física.
10. À venda em Málaga.
Aproveite a sua estadia em Málaga durante o inverno para fazer compras durante os saldos de inverno. Os saldos sazonais começam no início de janeiro e duram até ao final de fevereiro ou até aos primeiros dias de março.
Esta é a melhor altura para comprar produtos de moda, como roupas, sapatos, acessórios e perfumes a preços muito baixos. É também a altura ideal para comprar lembranças da sua viagem a Málaga.
Onde se realiza
Passeia pelas ruas do centro histórico de Málaga e pelas muitas lojas disponíveis. Se quiseres conhecer as marcas locais, recomendo que visites Moda Málaga; Fusion Málaga, Bimba y Lola ou Chavala .
Também recomendo visitar as lojas da Desigual, Pull & Bear e, claro, Romwe.
Como é o tempo em Málaga no inverno?
De um modo geral, o inverno em Málaga costuma ser bastante ameno. As máximas não costumam ser inferiores a 15º, enquanto as mínimas rondam os 8º. A chuva, apesar de não ser muito abundante, pode aparecer durante estes meses, pelo que é aconselhável levar um guarda-chuva ou um mackintosh.
Apesar do acima exposto, é sempre aconselhável verificar a previsão do tempo pouco antes de viajar para ter uma ideia mais clara do que vai encontrar.