10 coisas para ver e fazer em Málaga no verão
Málaga oferece aos seus visitantes belas praias, uma atmosfera cultural vibrante e uma gastronomia espetacular. Se visitar no verão, poderá também desfrutar de inúmeras actividades e eventos.
Com tanto para ver, fazer e desfrutar em Málaga, visitar esta cidade costeira em qualquer altura do ano é uma ideia fantástica. Embora a época oficial de verão decorra de julho a setembro, a cidade goza de bom tempo e de um ambiente festivo praticamente durante todo o ano.
Se tiver a sorte de visitar Málaga no verão, encontrará algumas das celebrações mais importantes do calendário anual, com feiras, mercados de rua, concertos de verão e muito mais.
1. Assiste ao evento mais esperado do verão (e de todo o ano): a Feira de agosto de Málaga
O verão é a época em que se realiza uma das festas mais populares do sul de Espanha: a Feira de Málaga. Realiza-se em meados de agosto, comemorando o momento em que a cidade foi unida à Coroa de Castela pelos Reis Católicos.
Durante uma semana inteira, a icónica Feria de Málaga atrai turistas de todos os cantos do país e do estrangeiro. Se estiver na cidade nestes dias, não a poderá ignorar!
O calendário de eventos inclui normalmente, entre outras coisas, espectáculos de fogo de artifício, desfiles de cavalos, desfiles de flores para o Santo Padroeiro, espectáculos de dança flamenca e de Málaga, leituras para crianças, DJs ao vivo, noites de feira, corrida de Rejones, jogos mecânicos e muito mais.
A festa decorre durante o dia e durante a noite e, consoante o tipo de viajante, pode escolher uma ou outra ou ambas. Recomendo que consulte o site da Câmara Municipal de Málaga antes da sua viagem para obter um programa detalhado de eventos com hora e local.
Onde se realizam
Literalmente por toda a cidade. Embora varie consoante o programa, algumas zonas recorrentes onde se podem esperar alguns eventos são o Centro Histórico da cidade, a Calle Marqués de Larios, a icónica Plaza de Toros de Malagueta, o Real de la Feria e a Plaza de la Merced.
Como comprar bilhetes
Os eventos são gratuitos para o público e são organizados pelo governo local de Málaga.
2. Desfrutar da procissão da Virgen de la Victoria, padroeira de Málaga.
No dia 8 de setembro, em pleno verão, realiza-se a festa em honra da padroeira da cidade: Santa María de la Victoria. É um feriado local não laboral e durante todo o dia há eventos comemorativos nos quais recomendo que participe.
De manhã, há uma missa na Catedral de Málaga, celebrada pelo bispo. Mesmo que não seja particularmente devoto, vale a pena visitar o templo religioso para admirar a sua impressionante arquitetura renascentista.
À tarde, realiza-se uma importante procissão pelas ruas de Málaga. A procissão leva a Virgem pelas principais ruas do centro, regressando à sua capela original no popular Barrio de la Victoria.
Onde se realiza
A celebração eclesiástica tem lugar na Catedral de Málaga e o cortejo realiza-se em várias ruas do centro histórico, partindo da Catedral e terminando no Barrio de la Victoria.
Como comprar bilhetes
Não é necessário comprar bilhetes para nenhum dos eventos.
3. Participe nas celebrações da Noite de São João.
A Noche de San Juan é a festa malaguenha que dá oficialmente as boas-vindas ao verão no sul de Espanha. Celebrada durante a noite entre 23 e 24 de junho, esta festa emblemática coincide com o solstício de verão e comemora o nascimento de São João Batista.
A festa na véspera de verão é obrigatória se estiver na cidade nestas datas. Neste dia, os habitantes locais dirigem-se para as praias para fazer churrascos, tocar música ao vivo, dançar e comer a típica espetada de sardinha malaguenha.
Durante a noite, as icónicas fogueiras de San Juan são acesas em Málaga; onde as pessoas bebem e dançam até às primeiras horas da manhã.
Onde se realizam
Por toda a cidade, mas principalmente na costa e nas praias mais importantes de Málaga.
Como comprar bilhetes
Não são necessários bilhetes, basta o fato de banho para desfrutar do dia no mar.
4. Assistir ao Festival de verão de Terral: o evento mais esperado.
O emblemático Festival Terral de Málaga tem lugar todos os anos durante o verão. Começa normalmente nos primeiros dias de julho e dura um mês inteiro com um programa variado e intenso de espectáculos.
É uma das celebrações mais aguardadas pelos malaguenhos, sobretudo pelos interessados no panorama artístico local. É possível desfrutar de um vasto leque de espectáculos, com concertos gratuitos de diferentes géneros, desde o jazz à música eletrónica, passando pelo swing, flamenco, blues, música new age, pop e rock.
O programa dos concertos é publicado em vários meios de comunicação locais, incluindo o sítio Web de Málaga de Cultura.
Onde se realiza
Desde a sua criação em 2008, o evento tem sido organizado pelo Teatro Cervantes e a grande maioria dos espectáculos tem lugar nos seus palcos.
No entanto, nos últimos anos, foram acrescentados outros locais, como o Teatro Echegaray, e espectáculos de rua em locais como as praias de La Araña e La Malagueta.
Como comprar bilhetes
Os bilhetes para os concertos são normalmente gratuitos até se atingir a lotação máxima. Se quiser assistir, é aconselhável planear o seu itinerário e chegar cedo ao local, especialmente se estiver na cidade por um curto período de tempo, por exemplo, 3 dias em Málaga ou menos.
5. Admire os artistas no Acompasado, o festival de flamenco de Málaga
O que seria de uma viagem a Málaga sem assistir a um bom espetáculo de flamenco? Uma visita incompleta! O evento tem lugar no verão, em meados de agosto, durante vários dias e com várias actuações.
Entre os muitos eventos em Málaga dedicados ao flamenco, Acompasado destaca-se pela sua localização, no belo cenário do Cerro de San Cristobal, e pela sua proposta artística.
O programa varia todos os anos, mas pode contar com a participação de talentosos cantores de flamenco, bailarinos e multi-instrumentistas. Para saber as datas dos diferentes espectáculos, recomendo que consulte o site do Festival Acompasado alguns dias antes da sua viagem.
Onde se realiza
Cerro de San Cristóbal em Vélez-Málaga, uma pequena cidade costeira situada a apenas 25 minutos de carro de Málaga. O Festival de Acompasao é uma excelente oportunidade para conhecer outras localidades da região de Málaga.
Como comprar os bilhetes
A entrada nos diferentes concertos é gratuita até à lotação esgotada. As portas abrem geralmente às 20:30 h e os concertos começam por volta das 22:30 h.
6. Assistir ao Festival de verão nos jardins de La Térmica.
Desde há alguns anos, o Centro Cultural La Térmica acolhe um evento para os amantes da música sinfónica e do teatro.
Os espectáculos começam no final de junho, com a chegada do verão, e prolongam-se até ao final de julho. Esta é, sem dúvida, uma das melhores coisas para fazer em Málaga à noite durante o verão.
Embora o programa possa variar ligeiramente, há normalmente concertos sinfónicos da Orquestra Filarmónica de Málaga, actuações de música flamenca e de jazz sinfónico, bem como vários eventos teatrais liderados por grupos locais.
Para consultar o calendário de cada ano, visite o sítio Web de La Térmica.
Onde se realiza
Os eventos têm lugar nos jardins interiores do Centro Cultural La Térmica, um local que vale a pena visitar para admirar a sua arquitetura, um exemplo claro da arquitetura regionalista espanhola.
Como comprar os bilhetes
Os bilhetes podem ser comprados semanas antes do evento em portais de bilhetes para eventos como Mientrada.net ou diretamente na bilheteira no dia do evento.
7. Assistir aos Mercados de verão de Málaga
Aproveite a sua visita a Málaga para visitar os numerosos mercados de verão que se realizam todos os anos na cidade.
É uma excelente oportunidade para passar uma tarde divertida em família se, por exemplo, for a Málaga com crianças durante as suas férias.
Aqui está uma lista dos mais populares e onde pode encontrar as maiores curiosidades.
LaMerced & Co
A feira da ladra mais alternativa da cidade; tem lugar no primeiro domingo de cada mês e, durante o verão, costuma ter edições especiais. Aqui encontra muita arte, incluindo moda e acessórios de artistas independentes, cerâmicas feitas à mão, ilustrações e muito mais.
- Horário de funcionamento: domingos, das 11h às 19h.
Mercado das Cores
Este mercado é montado no Muelle Uno de Málaga todos os anos até meados de setembro. Os seus expositores apresentam artesanato local, mas sobretudo muita gastronomia malaguenha.
- Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 23h; sábados e domingos, das 12h às 00h.
8. Fuja do calor descobrindo as melhores praias de Málaga.
Se vai a Málaga durante o verão, dar um mergulho na maravilhosa Costa del Sol está certamente na sua lista de prioridades.
Apesar da grande afluência constante de turistas durante estes meses, recomendo que visite algumas das melhores praias de Málaga, especialmente se for a sua primeira vez na cidade. Aqui estão algumas recomendações.
La Malagueta
A sua localização perto do centro histórico e de todas as principais atracções torna-a ideal para viajantes de curta duração, mesmo numa viagem de um dia a Málaga.
Pode dar um mergulho rápido, apreciar o pôr do sol junto ao mar e terminar com um jantar e um copo de vinho num dos muitos restaurantes da zona.
Torremolinos.
Uma das mais famosas e uma verdadeira joia de Málaga. Situada a apenas 20 minutos de carro, vale a pena fazer uma escapadela de um dia inteiro para apanhar sol. Tenha em conta que no verão e aos fins-de-semana encontrará um maior número de banhistas.
Mijas.
A 30 minutos de carro de Málaga, Las Calas de Mijas é um dos melhores destinos de natação em toda a costa de Málaga. Tal como Torremolinos, tende a ser muito movimentada no verão. Recomendo que chegue cedo e arranje um bom lugar.
9. No verão, explore os trilhos para caminhadas de Málaga.
Os arredores da cidade de Málaga são caracterizados pelos seus numerosos trilhos para caminhadas onde se pode desfrutar da natureza da zona.
O verãoé uma das melhores épocas do ano para esta aventura, já que a escassez de chuvas mantém os caminhos livres. No entanto, recomendo que escolha as horas mais frescas do dia.
Caminhada pela Muralha de Gibralfaro
A rota da Muralha de Gibralfaro oferece uma vista fabulosa de Málaga. Está aberto todo o ano e percorre a zona da Alcazaba de Málaga, terminando nos jardins da Puerta Oscura.
- Dificuldade: Fácil.
- Duração: 30 minutos aproximadamente.
Caminhada pelo Caminho dos Torrijos.
O percurso conhecido como Sendero Torrijos está situado no Parque Natural dos Montes de Málaga. Com um comprimento total de 1,6 km, é uma das melhores opções para apreciar os encantos da montanha da região de Málaga.
- Dificuldade: Fácil.
- Duração: cerca de 1 hora.
Caminhada por La Rahige.
La Rahige é um percurso pedestre em Málaga pouco visitado pelos turistas, talvez devido à sua localização a quase 1 hora da cidade. No entanto,
vale bem a pena a viagem, pois o percurso é paralelo ao rio Almanchares e a paisagem é verdadeiramente deslumbrante.
- Dificuldade: Difícil, recomenda-se experiência prévia.
- Duração: Aproximadamente 3 horas.
10. Assistir à Festa de Cala Mijas
No final de agosto e ao longo de 3 dias, realiza-se o Festival de Cala Mijas, o evento que promete ser o melhor festival de música da zona.
A localização do evento oferece vistas maravilhosas sobre o Mediterrâneo e a oportunidade de nadar numa das melhores praias da Costa del Sol.
Durante a duração do evento, há concertos dos principais artistas de rock, pop e eletrónica. Artistas internacionais como Arctic Monkeys, The Chemical Brothers, Chet Faker e Bomba Stéreo brilharam durante o evento.
Recomendo ficar atento ao siteoficial do festival dias antes da viagem, pois os organizadores oferecem facilidades de hospedagem para quem quiser participar do festival durante os três dias.
Onde se realiza
La Cala de Mijas faz parte do município de Mijas e fica a 30 minutos de carro do centro de Málaga. Pode chegar lá de transportes públicos, apanhando o Transporte Avanza L-528, a partir da estação principal de Málaga.
Como comprar bilhetes
A melhor maneira de comprar bilhetes é no sítio Web oficial do Festival Calas Mijas. Embora sujeitos a alterações, os bilhetes custam normalmente entre 20€ e 50€ aproximadamente.