Mais sobre: Excursões a partir de Málaga
Uma das maiores vantagens da cidade de Málaga é a sua localização e a comunicação que oferece com outras partes da Andaluzia. Isto permite-lhe deslocar-se para outras províncias muito facilmente, sem sequer ter de passar a noite fora. Por isso, se vive em Málaga ou vai passar algum tempo na cidade, o melhor que tem a fazer é aproveitar a sua estadia para fazer excursões.
Se já conhece as melhores coisas para ver e fazer em Málaga e quer dar um passo mais além e ir mais além das suas fronteiras, dê uma vista de olhos a estas excursões a partir de Málaga. Encontrará excursões tanto a povoações da própria província como a outras cidades da Andaluzia, assim como uma viagem de cinco dias a Marrocos.
1. Fazer o Caminito del Rey
Nesta ocasião, recomendo um passeio a pé. O Caminito del Rey é uma das rotas mais populares de Málaga. Se procura caminhadas para fazer no verão, recomendo que escolha outra das caminhadas desta lista, pois o verão em Málaga é demasiado quente para fazer o Caminito del Rey.
A primeira coisa que tenho de fazer é avisar que esta não é uma caminhada para todos. Se sofre de vertigens, não a deve fazer. Digo isto porque terás de atravessar zonas com menos de um metro de largura e mais de 100 metros de altura.
O percurso corre ao longo do rio Guadalhorce, atravessarás pontes altas e caminharás por passadiços construídos nas paredes. O percurso foi construído para permitir a manutenção de um canal de água que ia desde as barragens do norte da província até ao município de El Chorro. O seu nome deve-se ao facto de ter sido inaugurado pelo rei Afonso XIII. Atualmente, é uma das excursões mais populares de Málaga.
É possível fazer o percurso por conta própria, caso em que será necessário viajar desde a cidade de Málaga até ao município de Ardales, onde se encontra o percurso. Aconselho-o a contratar um guia, principalmente para sua segurança, mas também para que possa conhecer pormenores curiosos sobre o terreno que está a percorrer. Além disso, irá de autocarro até Ardales, onde fará uma paragem de uma hora e meia para conhecer a aldeia. Depois do percurso, almoçaremos na localidade de Álora.
Detalhes interessantes
- Preço: Este passeio custa cerca de 64 euros por adulto e 48 euros para crianças com menos de 12 anos.
- Duração: No total, cerca de sete horas. O percurso propriamente dito tem cerca de 3 quilómetros, pelo que demorará cerca de três horas.
- Meios de transporte: Viaja-se de autocarro até à localidade de Ardales. Depois, faremos o percurso a pé e regressaremos à cidade de Málaga de autocarro.
- Vantagens desta opção: Não terá de se preocupar em levar o seu próprio veículo, o que pode ser um pouco difícil depois do esforço físico que o percurso implica. Além disso, poderá conhecer os arredores e almoçar num restaurante local.
- Desvantagens desta opção: Não é uma opção de inverno nem de verão, pelo que só é recomendada durante alguns meses do ano.
2. Excursão de um dia a Sevilha
Que melhor maneira de aproveitar a sua estadia em Málaga para conhecer a capital da Andaluzia. Sevilha é uma cidade com uma grande riqueza artística, arquitetónica e cultural. Com esta excursão poderá descobrir as suas principais atracções turísticas e depois regressar a Málaga para dormir.
A excursão inclui uma visita em autocarro com ar condicionado ao Parque Maria Luísa, ao rio Guadalquivir e à famosa Praça de Espanha. O autocarro fará uma paragem nesta última para que possa sair e tirar fotografias deste famoso local, que foi cenário de importantes filmes internacionais como a Guerra das Estrelas ou Lawrence da Arábia.
Após esta paragem, caminhará até ao bairro de Santa Cruz, o antigo bairro judeu de Sevilha e uma das zonas mais encantadoras da cidade. Depois de passear pelas suas ruas, terá a oportunidade de visitar a terceira maior igreja católica do mundo, a Catedral de Sevilha.
A visita inclui a entrada na catedral, onde poderá ver o Patio de los Naranjos ou o túmulo de Cristóvão Colombo. Depois, visitará um dos principais monumentos da cidade, a Torre del Oro, que se ergue nas margens do Guadalquivir. Será acompanhado por um guia especializado.
Detalhes interessantes
- Preço: O custo da excursão é de cerca de 73 euros por adulto. No caso de crianças com menos de 12 anos, o preço é reduzido para 55 euros. Os bebés dos 0 aos 3 anos não pagam.
- Duração: Cerca de 12 horas desde a partida até à chegada a Málaga.
- Meios de transporte: A maior parte do percurso é feita em autocarro, embora haja uma parte do percurso pelo centro de Sevilha que é feita a pé.
- Vantagens desta opção: Terá à sua disposição um guia local especializado. Além disso, terá um bilhete de entrada para a catedral.
- Desvantagens desta opção: O almoço não está incluído.
3. Excursão de um dia a Córdoba
Outra das melhores excursões de um dia a partir de Málaga é uma visita a Córdoba, uma das cidades mais bonitas e históricas da Andaluzia. Passeando pelo centro histórico de Córdoba, é possível absorver o encanto andaluz, bem como compreender o passado histórico da comunidade autónoma.
À chegada a Córdoba, poderá ver a Ponte Romana a partir do autocarro. Em seguida, fará uma paragem no bairro judeu, a zona mais famosa do centro histórico de Córdova. O bairro judeu, declarado Património Mundial pela UNESCO em 1984, tem as suas origens no final da Idade Média. Um guia local irá contar-lhe o passado das suas ruas e dos judeus que aí viviam.
Depois de um passeio de duas horas pelo bairro judeu, poderá entrar na Sinagoga de Córdova, uma das três sinagogas mais bem conservadas de Espanha. A visita à Sinagoga tem uma duração de 30 minutos e a entrada está incluída no preço da excursão.
Uma vez terminada a visita, passaremos à Mesquita-Catedral de Córdova, que data da época da ocupação moura da cidade. O bilhete de entrada também está incluído no preço da excursão, pelo que não tem de se preocupar em fazer uma reserva. Uma vez terminada a visita à Catedral de Córdoba, voltará a entrar no autocarro para regressar a Málaga.
Detalhes interessantes
- Preço: aproximadamente 73 euros por adulto. O preço para crianças com menos de 12 anos é de cerca de 55 euros. Para além disso, as crianças com menos de 4 anos não pagam.
- Duração: 12 horas, mais ou menos, desde a partida de Málaga até ao regresso.
- Meios de transporte: Viagem de autocarro até Córdova, onde se percorrerá o centro histórico. O regresso a Málaga também é feito de autocarro.
- Vantagens desta opção: Terá o apoio de um guia local, que lhe explicará a história dos diferentes locais que visitar. Além disso, não será necessário reservar bilhetes para entrar na Sinagoga ou na Catedral.
- Desvantagens desta opção: o almoço não está incluído no preço.
4. Excursão direta a Frigiliana e Nerja
A província de Málaga tem uma série de cidades e aldeias que são verdadeiros tesouros. Algumas das mais belas são Frigiliana e Nerja, situadas na costa, muito perto da província de Granada. Com esta excursão é possível visitar as duas povoações num só dia, bem como as famosas grutas de Nerja.
A excursão parte da cidade de Málaga para Frigiliana em autocarro. Esta viagem não demora mais de 50 minutos. Uma vez chegados a Frigiliana, visitaremos a antiga fortaleza, que serviu de refúgio aos mouros e que atualmente é uma fábrica de mel de cana. Depois da visita, terá tempo livre para explorar a zona e comprar produtos locais, como vinho doce ou cerâmica.
Depois de terminar a visita a Frigiliana, voltará a entrar no autocarro e seguirá para Nerja. Aqui poderás passear pelas ruas empedradas e admirar as vistas do Balcón de Europa. Em Nerja, terá também algum tempo livre para explorar a cidade por si próprio. A excursão pode ser completada com uma visita às grutas pré-históricas de Nerja.
Detalhes interessantes
- Preço: o custo é de cerca de 36 euros por adulto. No caso de crianças com menos de 12 anos, o preço é reduzido para cerca de 28 euros. Além disso, as crianças com menos de 4 anos de idade têm acesso gratuito à excursão.
- Duração: 9 horas desde a partida de Málaga até ao regresso à cidade.
- Meios de transporte: viagem de autocarro até Frigiliana, onde se percorrerá o centro histórico. Depois, voltará a apanhar o autocarro para ir para Nerja.
- Vantagens desta opção: poderá visitar duas das aldeias mais famosas de Málaga no mesmo dia. Terá também tempo livre para as explorar por sua conta.
- Desvantagens desta opção: o almoço não está incluído no preço.
5. Viagem de 5 dias a Marrocos a partir de Málaga
Enquanto as outras opções são viagens de um dia, esta é um pouco mais longa. É perfeita para si se procura as melhores excursões a partir de Málaga e vive na cidade. A excursão inclui uma visita guiada às cidades mais famosas do país africano: Casablanca, Marraquexe, Meknes, Fez e Rabat.
Irá de autocarro até Tarifa, de onde apanhará um ferry para atravessar o estreito de África. Desembarcará em Tânger e dirigir-se-á a Casablanca, uma das cidades mais importantes de Marrocos. Aqui terá tempo livre para explorar a cidade à sua vontade.
Depois de passar a noite no hotel, no dia seguinte partirá para Marraquexe, onde poderá fazer algumas das melhores coisas para ver e fazer em Marraquexe. Na cidade, verá a Mesquita, o Minarete Koutoubia, os Túmulos Saadianos, o Palácio Bahia, a Medina de Marraquexe e o Poste Morocco Jama Lafna, bem como outros pontos turísticos da cidade.
O terceiro dia é dividido em duas cidades: Meknes e Rabat. Terá a oportunidade de ver o Palácio Real de Rabat, o Mausoléu de Mohamed V ou a Universidade de Karaouine, que é o maior santuário islâmico de Marrocos. O quarto dia da sua viagem a Marrocos será dedicado a Fez, onde visitará os principais pontos turísticos da cidade. No dia seguinte, partirá de novo para Málaga, repetindo o mesmo percurso da viagem de ida.
Detalhes interessantes
- Preço: o custo é de cerca de 588 euros por adulto, com refeições, alojamento, guia e seguro de viagem incluídos no preço.
- Duração: 5 dias de viagem.
- Meios de transporte: irá de autocarro até Tarifa, de onde apanhará o ferry para Marrocos. Percorrerá as diferentes cidades de autocarro e a pé.
- Vantagens desta opção: conhecerá as cidades mais bonitas de um dos principais países do continente africano.
- Desvantagens desta opção: não inclui a recolha e o regresso ao hotel.
6. Ir para Marbella
Esta é uma das melhores coisas para fazer em Málaga no verão. É uma visita a uma das melhores cidades de Málaga. Marbella tem uma grande variedade de coisas para fazer, quaisquer que sejam as suas preferências e gostos. Embora possa ser conhecida pela sua vida nocturna, a cidade é muito mais do que isso.
O centro histórico de Marbella deve ser a primeira paragem da sua excursão. Com as suas ruas empedradas e varandas adornadas com vasos de flores, o centro de Marbella é um lugar que exala o aroma da Andaluzia. Tem muitas lojinhas, onde se pode encontrar todo o tipo de objectos únicos.
Além disso, recomendo que experimente a gastronomia da zona em alguns dos melhores restaurantes e bares do centro de Marbella; por exemplo, El Palique, Entre Limones, Compasión, La Niña del Pisto ou El Estrecho. Do menu, opte por tapas e pratos típicos da região, como gambas al pil pil, fritura malagueña ou espetos de sardinhas.
Depois do almoço, passe a tarde numa das praias de Marbella. As melhores, para o meu gosto, são: Casablanca, El Faro, Guadalmina, Elviria e Hermosa. Há algumas delas que são mais adequadas para famílias com crianças pequenas, como a Hermosa. Se este é o seu caso, não hesite em dar uma olhadela aos melhores planos com crianças em Málaga.
Detalhes interessantes
- Preço: Como se trata de uma excursão por conta própria, o preço varia consoante o local onde se almoça e o que se compra em Marbella.
- Duração: De Málaga a Marbella demorará cerca de 40 minutos. Depois, recomendo que passe o dia inteiro em Marbella.
- Meios de transporte: A forma mais cómoda de lá chegar é de carro, especialmente se for com a família. Se não tiver veículo próprio, há autocarros directos para Marbella que partem da estação rodoviária de Málaga. A viagem demora normalmente cerca de uma hora.
- Vantagens desta opção: Conhecerá uma das cidades mais importantes da província e passará um dia maravilhoso na praia. Além disso, pode ajustar a excursão ao seu orçamento.
- Desvantagens desta opção: Se for em época alta, pode ter problemas de trânsito e inconvenientes na hora de encontrar mesa nos bares.