O que ver e fazer em Oviedo em 4 dias

Conhecida pelos vestígios da época medieval que ainda se conservam em grande parte da cidade, a capital das Astúrias tem muito para ver em quatro dias.

Andressa García

Andressa García

leitura de 10 minutos

O que ver e fazer em Oviedo em 4 dias

Escultura de La Regenta | ©Jose Luis Cernadas Iglesias

Desde a cidade velha até às excursões às aldeias fora de Oviedo, esta cidade oferece uma miríade de actividades que recomendo que faça durante a sua visita. De facto, uma das melhores coisas para ver e fazer em Oviedo é percorrer a cidade durante pelo menos quatro dias.

Dentro do itinerário, encontrarás diferentes coisas para ver, tanto de dia como de noite, quer seja visitar museus, a Universidade, ou mesmo percorrer o primeiro troço do primitivo Caminho de Santiago. Com certeza que vai gostar de conhecer as actividades que pode fazer à noite na cidade.

Dia 1: El Fontán, Museus, Universidade e Centro Histórico

Mercado El Fontán| ©Jusotil_1943
Mercado El Fontán| ©Jusotil_1943

Este itinerário de 4 dias começa com o Centro Histórico, os museus e a Universidade. A visita começa de manhã muito cedo, pelo que vou partir do princípio que chegará muito cedo à cidade, ou que chegará na noite anterior e se levantará muito cedo para iniciar a sua viagem.

Pequeno-almoço no mercado El Fontan

Saindo de manhã bem cedo do seu hotel ou de onde estiver hospedado, recomendo que se dirija ao primeiro ponto desta lista de coisas para fazer num primeiro dia em Oviedo, que não é outro senão o mercado El Fontán. Este é um dos mercados mais populares da cidade, sendo um dos mais pitorescos e onde pode sempre encontrar artigos frescos e sazonais.

É um ótimo lugar não só para ver e conhecer algumas das frutas, legumes e outras coisas que são frequentemente vendidas na cidade, mas também um bom lugar para comer a primeira refeição da manhã. Um bom lugar para comer é o 1 del Fontán, que está localizado dentro do mercado e serve pequenos-almoços muito bons e leves.

Se preferir comer fora do mercado, também encontrará uma grande variedade de restaurantes de todos os tipos, entre os quais certamente encontrará um bom prato de pequeno-almoço para lhe dar energia para o resto do dia. Entre a visita e o pequeno-almoço, é certo que passará uma hora e meia a duas horas neste lugar.

Passear na Plaza El Fontán

Mesmo à saída do mercado encontra-se a Plaza El Fontan, uma avenida que foi convertida em praça ao longo dos anos e que será o seu próximo destino a visitar. É uma das estruturas que fazem parte do centro histórico de Oviedo, que, entre outras coisas, mantém as suas características medievais.

Para além de ser uma praça muito movimentada, onde os habitantes locais e os visitantes vão com frequência, esta praça é um dos melhores locais para desfrutar de diferentes peças de teatro de rua e outros espectáculos. Tem também um grande número de mesas e cadeiras no interior para descansar. Não se gasta mais de 30 minutos a passear por esta praça.

Praça La Escandalera

A cerca de cinco minutos a pé da Plaza El Fontán, encontra-se a Plaza La Escandalera, que tem o mérito de ser, de longe, a praça mais reconhecida de Oviedo. E como poderia não ser reconhecida? Esta praça é o local que liga todas as zonas importantes da cidade: o centro histórico, o centro da cidade e a zona política. Não é em vão que é um local comum de passagem para os habitantes locais.

O percurso por esta praça será curto, tendo em conta que é pequena e pode ser percorrida muito rapidamente. Entre as coisas que mais se destacam nesta praça estão os bancos distribuídos por todo o lado, bem como uma enorme fonte ornamental que serve de coroa da praça, uma vez que está localizada no centro. Recomendo que não passes mais de meia hora a olhar para o local e a tirar algumas fotografias.

Dica de viajante

Perto de La Escandalera há um parque de estacionamento onde podes deixar o teu carro se viajares num carro particular.

Museu de Belas Artes de Astúrias

Depois de sair da praça que acabou de atravessar, tem duas opções: deixar o carro estacionado perto da praça e continuar a caminhar até ao museu, ou levar o carro até ao museu e estacionar perto do museu. De qualquer forma, não demorará mais de cinco minutos a ir de um sítio para o outro.

O Museu de Belas Artes abre ao público por volta das 10:30 e, ao ritmo a que está a ir, estará certamente à porta do museu alguns minutos depois das 11:00. Por isso, é a altura ideal para entrar e ver algumas das obras de arte mais interessantes do museu.

Nunca verá as mesmas exposições no museu, pois há sempre muitas exposições temporárias que lhe permitem ver coisas novas em cada visita. Provavelmente precisará de cerca de duas horas para conhecer todo o local e apreciar as obras de arte, mas penso que é uma visita que não pode perder, mesmo que vá a Oviedo num só dia.

Almoço antes de continuar

Quando sair do Museo de Bellas Artes, o seu relógio deve marcar cerca das 13:00, por isso é uma boa altura para almoçar antes de seguir para o próximo ponto do seu itinerário. Nas proximidades do museu que acabou de visitar, há muitos restaurantes que pode visitar para comer algo delicioso antes de continuar o seu passeio.

Algumas das opções que tem à sua volta são: Salazogue, La Leyenda del Gallo e Floridita. Se quiser experimentar algo diferente da comida tradicional espanhola, pode experimentar outros restaurantes que oferecem comida internacional, como o Sibuya Urban Sushi Bar, que serve comida japonesa; ou o Tasty Poke Bar, ideal para desfrutar da cozinha havaiana.

Teatro Campoamor

Recomendo que fique e desfrute de alguns locais nas imediações do restaurante enquanto é tempo de visitar o Teatro Campoamor, que abre às 17:00. Com um edifício europeu muito tradicional, esta estrutura onde se situa o teatro é uma das mais impressionantes da região.

Visitar o teatro faz-nos compreender porque é que é a principal fonte de lazer e cultura em Oviedo e em todas as Astúrias. É um lugar onde predomina a arte e a cultura, mas também a qualidade das peças e outras apresentações que se destacam neste lugar. Quando chegar ao teatro, será a segunda hora possível para o visitar, que é das 17:00 às 20:00.

Centro Histórico de Oviedo (visita nocturna)

Por volta das 20:00, recomendo que comece um verdadeiro passeio pelo centro histórico da cidade, mas desta vez para conhecer o seu lado mais obscuro e começar a aprender sobre algumas das lendas mais interessantes e contos misteriosos. É por isso que este passeio de Oviedo de miedo, listado como um dos melhores passeios da cidade, leva-o através de cada uma das ruas mais populares para descobrir o que elas têm para contar.

O seu guia turístico fará com que conheça em pormenor cada uma das histórias que convergem neste lugar. É possível que nesta visita repita alguns dos lugares que visitou de manhã, mas lembre-se que a essência desta visita é conhecer as histórias mais obscuras que se tecem à volta destes lugares.

Faça o seu passeio noturno assustador por Oviedo

Dia 2: Catedral, Monte Naranco e Caminho Primitivo de Santiago

Catedral de Oviedo| ©Lucía Garó
Catedral de Oviedo| ©Lucía Garó

Para este segundo dia de desfrute de Oviedo, ficará encantado por saber que irá diretamente para o primitivo Caminho de Santiago. Durante todo o percurso, terá a liberdade não só de conhecer o caminho, mas também de provar diferentes sabores típicos desta região espanhola. Mas antes de partir para a rota, é preciso conhecer algumas coisas em Oviedo.

Dica de viajante

Antes de partir para esta rota, tome o pequeno-almoço no hotel onde está alojado.

Catedral de San Salvador em Oviedo

Por volta das 10:00 horas, começará o seu passeio num dos locais que visitou no dia anterior, a Catedral de San Salvador.

Durante a noite anterior já tinha aprendido algumas das histórias mais obscuras que rodeiam este edifício, mas neste dia, com a ajuda da luz do sol, poderá apreciar muitos mais pormenores com mais clareza.

Monte Naranco

A uma curta distância da Catedral encontra-se o Monte Naranco, um dos locais mais bonitos e populares para visitar na cidade de Oviedo. Este lugar é bonito não só porque do topo se pode ver toda a cidade, mas também porque é o lar do monumento ao Sagrado Coração de Jesus.

Durante a visita, poderás passear pelo local, bem como ter a oportunidade de ver como os abutres continuam a voar sobre a área. É um dos locais onde poderá tirar belas fotografias de toda a cidade. Como subirá por volta das 11:00 ou 12:00 horas do dia, terá uma visão bastante clara.

Caminho Primitivo de Santiago

Saindo do Monte Naranco, é hora de percorrer o trilho de 12 quilómetros que faz parte do Caminho de Santiago. Esta parte do percurso é uma das mais bonitas e relaxantes, porque primeiro começamos a caminhar por toda a cidade até completar mos um percurso de cerca de quatro quilómetros.

Logo depois de sair da cidade, entrará no campo asturiano, onde verá definitivamente muita vegetação, relva, animais de todos os tipos e muitas colinas verdes. É um passeio verdadeiramente relaxante que dura cerca de quatro horas.

No final deste passeio, chegaremos a um restaurante para almoçar e desfrutar da comida asturiana e da paisagem. Uma vez terminado o almoço, regressará de táxi à cidade de Oviedo. Quando chegar a Oviedo serão provavelmente cerca das 15:00 horas, pelo que recomendo que vá para o seu alojamento e descanse um pouco antes de sair para a noite.

Festa no Boulevard de la Sidra (Boulevard da Sidra)

A rua Gascona é uma das ruas mais populares de Oviedo para festejar desde o início da noite até ao amanhecer, por isso, graças a esta caraterística, tornou-se popularmente conhecida como o Boulevard de la Sidra.

Um bom plano para fazer depois de recarregar as baterias é, sem dúvida, visitar esta rua para se entreter com a festa. Como pode imaginar, poderá desfrutar de diferentes licores, mas também poderá provar alguns dos pratos mais populares da região.

Percorrer 12 km do Caminho Primitivo de Santiago

Dia 3: Caminhada

Km 0 do Caminho Fuso de la Reina| ©EPATEIRO00
Km 0 do Caminho Fuso de la Reina| ©EPATEIRO00

Tendo em conta que na noite anterior foi impossível deitar-se cedo, porque certamente adorou o plano de festa no Boulevard de la Sidra, a atividade do terceiro dia começa um pouco mais tarde, por volta das 10:00. Por isso, é uma boa ideia comer qualquer coisa no seu alojamento antes de fazer a caminhada.

Parque de inverno

Esta excursão vai começar no Parque de Invierno, por isso tem de se deslocar até este local para entrar no autocarro que o levará a caminhar por diferentes locais em Oviedo. Um guia turístico irá levá-lo pelo sul de Oviedo, por toda a extensão do parque e irá ensinar-lhe algumas dicas para que desfrute ainda mais da atividade de caminhada.

Trilha Verde Oviedo Fuso de la Reina

Depois de percorrer o Parque de inverno e a zona sul de Oviedo, é hora de continuar com o Caminho Verde de Oviedo Fuso de la Reina, um lugar onde o guia turístico lhe contará algumas curiosidades sobre o caminho de ferro que vai atravessar, sobre a paisagem asturiana e sobre o percurso que vai fazer nesta que é uma das melhores excursões a partir de Oviedo.

Castelo do Priorio

Uma vez terminado o passeio de duas horas pelo trilho verde, continuaremos até ao Castelo do Priorio, onde não permaneceremos mais de dez minutos. Mas este tempo é mais do que suficiente para tirar algumas fotografias e ouvir os sábios comentários do seu guia turístico que lhe contará algumas das lendas que se tecem sobre este lugar, bem como alguns detalhes sobre a história da sua construção e outros factos interessantes.

Las Caldas

O final desta viagem termina em Las Caldas, pelo que este é um local ideal para relaxar durante cerca de duas horas e meia, desfrutando do mais relaxante spa. Depois de terminado o tempo de relaxamento nas termas, é altura de almoçar e depois continuar o caminho de regresso.

Jantar na Casa Fermín

Tendo em conta que vai estar aproximadamente sete horas nesta excursão, é provável que a sua hora de chegada seja por volta das 17:00, por isso, pelo segundo dia consecutivo, a minha recomendação é que chegue ao seu alojamento para descansar, antes de sair ao início da noite para jantar e depois continuar a festa em alguns dos bares mais populares da cidade.

Para jantar, por exemplo, pode ir a um dos restaurantes mais populares, que não é outro senão a Casa Fermín, um lugar onde pode comer algo leve, simples e tradicional. Também tem um bom ambiente para um par de bebidas antes de ir para outro bar com um bom ambiente noturno.

Passando para os bares e discotecas juvenis

Se há algo em que Oviedo se destaca é a sua grande quantidade de bares e discotecas com um ambiente juvenil para conviver e desfrutar da vida nocturna, pelo que recomendo este plano para desfrutar da noite depois de um belo dia no campo asturiano.

Alguns dos sítios mais especiais a visitar nesta excursão são: Salsipuedes, La Regenta, El Meraki, Arde París ou Radio. Cada um deles tem a sua própria especialidade e são uma boa aposta para dançar, ouvir música ao vivo, desfrutar do rock, começar a noite ou sair para tomar uma bebida depois do jantar.

Dia 4: Luarca, Cudillero e Avilés

Vista aérea de Cudillero| ©Enric Domas
Vista aérea de Cudillero| ©Enric Domas

Neste quarto dia de aventuras em Oviedo, vamos sair dos circuitos habituais e visitar alguns lugares fora da cidade. Uma das melhores excursões para visitar povoações fora da cidade é a que inclui Luarca, Cudillero e Avilés.

Recomendo almoçar antes de sair, embora a hora de partida depend a do que o guia turístico disser. Se for em família, um passeio pelos arredores de Oviedo é uma das melhores coisas que se pode fazer na cidade com crianças.

Luarca

O primeiro destino desta excursão é Luarca, uma cidade costeira que se destaca por muitas coisas, mas uma das melhores características da sua paisagem é o facto de conseguir misturar o mar com a montanha, o que a torna especial. Em duas horas poderá percorrer toda a localidade e, além disso, poderá desfrutar de uma série de actividades de lazer durante a sua estadia.

Cudillero

Saindo de Luarca, a excursão levá-lo-á diretamente a Cudillero, uma cidade costeira que se destaca pela peculiar formação das suas ruas, que no final acabam por convergir para o mar. Aqui terão a oportunidade de comer um pouco da gastronomia local, tudo por recomendação dos vossos guias turísticos. Não se esqueçam de tirar várias fotografias antes de partir, porque não ficarão aqui mais de duas horas.

Avilés

Depois de ver uma arquitetura tão tradicional, é altura de avançar para Aviles, uma região que se modernizou e que oferece aos habitantes locais e aos visitantes uma incrível vista moderna longe da cidade. Terá também um par de horas para passear pelas ruas, sempre com a recomendação prévia dos guias turísticos. Um dos locais a visitar é a Igreja Velha do Sabugo.

Regresso e despedida

Depois de Avilés, é hora de regressar a Oviedo. Esta viagem tem uma duração aproximada de 10 horas, pelo que recomendo que se dirija ao seu alojamento e esqueça a vida nocturna da cidade neste quarto e último dia de viagem. É altura de descansar e de se preparar para regressar a casa.

Visita a Luarca, Avilés e Cudillero