O que ver e fazer em São Sebastião em 2 dias

Dois dias podem não parecer suficientes para conhecer San Sebastian, uma das cidades mais famosas do País Basco, mas com o itinerário certo poderá descobrir os seus principais locais.

Matías Rodríguez

Matías Rodríguez

leitura de 9 minutos

O que ver e fazer em São Sebastião em 2 dias

Playa en san sebastian | ©Reyes Del campo

San Sebastián é a cidade mais conhecida do Golfo da Biscaia e também uma das principais cidades do País Basco. Com as suas montanhas, as suas praias no Golfo da Biscaia e a beleza das suas ruas que combinam um bairro histórico com zonas mais modernas, Donostia tem muitas atracções para oferecer, por isso, se quiser ver os seus principais locais em apenas dois dias, terá de se apressar.

Algumas das melhores coisas para ver e fazer em San Sebastian incluem visitar o Monte Igueldo e o seu funicular, passear pelo bairro Gros, visitar a Cidade Velha e desfrutar da cozinha basca e de alguns dos melhores passeios gastronómicos da cidade.

Dia 1: Visita à Parte Vieja, passeio pelo bairro de Gros, almoço num bar de pintxos e passeio pelo Monte Ulía

Ponte do Kursaal| ©Aurélien ANNE
Ponte do Kursaal| ©Aurélien ANNE

San Sebastián é uma cidade construída nas margens do Mar Cantábrico, por isso a Parte Velha está numa zona costeira, perto da Baía de La Concha.

No primeiro dia, sugiro um passeio pelo bairro histórico de Donostia e também por Gros e Monte Ulía, de onde se pode ver um dos melhores pores-do-sol do País Basco.

Visitar a parte antiga de San Sebastián

A Parte Velha é a zona mais emblemática de San Sebasti án e a melhor opção é passear por ela de manhã. Nela se pode ver a Basílica de Nuestra Señora del Coro, cuja bela fachada é uma mistura de estilos barroco e gótico, a Câmara Municipal de Donostia, o Mercado Bretxa e a Plaza de la Constitución, que é uma das praças mais famosas de San Sebastián.

Se quiser conhecer o pulmão verde da Cidade Velha, pode perder-se no Parque Alderdi Eder, que se encontra muito perto da Praia da Concha, e depois regressar à Calle Mayor para visitar a Igreja de San Vicente e o Museu de San Telmo, onde, se estiver interessado, pode entrar e aprender sobre a história e a cultura basca.

Na Parte Vieja também encontrarás algumas das melhores bancas de pintxos de Donostia.

Na Cidade Velha, recomendo que visite o porto de San Sebastián, que é um dos mais conhecidos da costa basca, e de onde poderá contemplar uma vista aberta da Baía de La Concha, especialmente se estiver a visitar a cidade no verão e o dia estiver claro.

No porto também pode optar por fazer um passeio de barco por San Sebastián, embora eu não recomende esta opção numa visita de 2 dias, pois perderá outras opções.

Reservar um passeio gastronómico pelo centro histórico

Passeio pelo bairro de Gros

Em frente ao centro histórico, separado pela ponte Kursaal, o bairro do Gros é um dos mais pitorescos de San Sebastián. Contrasta com o centro histórico com o seu ambiente jovem, o que o converte numa das zonas preferidas pelos surfistas, já que nele se encontra a praia de Zurriola, ideal para a prática do surf.

Em Gros pode-se passear pela Alameda del Boulevard e pelo passeio marítimo, um dos lugares mais atractivos de San Sebastián e onde se encontra a maioria dos restaurantes e lojas do bairro. Também pode fazer uma pausa na Plaza Cataluña, que está rodeada de bares e bancas de pintxos.

A Pomba da Paz é outra das principais atracções de Gros, pois é uma escultura que representa o entendimento no País Basco. Está situada na esplanada de Sagüés, no final do passeio marítimo de Zurriola.

Também se pode optar por percorrer Gros de bicicleta, numa visita guiada ou por conta própria, ou utilizar o autocarro turístico hop-on-hop-off, que faz uma paragem no bairro.

Reservar uma viagem no autocarro turístico de San Sebastián

Almoço num bar de pintxos

A gastronomia basca é uma das mais requintadas de Espanha e também uma das razões pelas quais os turistas se deslocam ao País Basco. Não é exceção em San Sebastián e, no regresso à Parte Vieja, do outro lado da Ponte Kursaal, pode almoçar no seu primeiro dia em alguns dos melhores bares da cidade.

Lulas, camarões, tempura, costeletas, bife do lombo, enguia fumada e bacalhau em todas as suas formas são algumas das opções de tapas em San Sebastián.

Pode descobrir estes pratos em La Cuchara de San Telmo, no Bar Txepetxa, em Gandarias, um dos bares clássicos de Donostia, em Borda Berri ou em La Viña, que são os bares mais tradicionais, mas toda a cidade tem excelentes locais para descobrir os seus sabores.

Em La Viña, também se pode provar as opções de sobremesas, incluindo o cheesecake, que é um dos melhores do mundo e que alguns países, como o Japão e a Turquia, tentam imitar seguindo a receita original.

Também é possível descobrir os melhores bares de pintxos de San Sebastián num tour gastronómico e depois continuar o seu passeio pela cidade visitando bares por conta própria para gerir o seu tempo.

Reserve uma excursão aos bares de pintxo com um guia local especializado

Passeio pelo Monte Ulía

Monte Ulía| ©Kent Wang
Monte Ulía| ©Kent Wang

Depois do almoço, sugiro que faça um passeio a pé pelo Monte Ulía, que é o local de onde se avistavam baleias na Idade Média e é atualmente um dos principais pontos de vista da cidade.

A partir do Bairro Antigo, pode chegar lá com as linhas de autocarro 13, 14 e 29 e, uma vez lá, pode seguir um percurso pedestre de 6,5 quilómetros até ao topo.

No ponto mais alto de Ulía, acede-se ao miradouro para contemplar as praias e as falésias do Golfo da Biscaia a partir da montanha de 235 metros de altura. No extremo oriental, é possível ver como Ulía se funde com a montanha, criando uma das ilusões de ótica mais espectaculares de San Sebastián.

Se desejar, pode ficar no topo de Ulía até ao pôr do sol para assistir a um dos mais belos pores-do-sol da costa basca.

Outra opção para ver o pôr do sol no primeiro dia é passar menos tempo em Ulía e optar por um passeio de barco para ver o pôr do sol a partir do Mar Cantábrico, embora deva ter em conta que os passeios incluem uma caminhada ao longo da costa, pelo que pode ocupar algum do seu tempo.

Reservar um passeio de barco ao pôr do sol

Encerrar o primeiro dia num bar em San Sebastián

Podes celebrar a intensa jornada do teu primeiro dia em San Sebastián comendo e bebendo em alguns dos bares da cidade. Podes visitar La Gintonería Donostiarra, o Museu do Whisky ou La Cepa, onde poderás provar alguns dos melhores vinhos de Rioja.

Se és daqueles que, além de desfrutar de uma boa bebida, queres continuar a noite, podes ir às discotecas da Calle Reyes Católicos, na Parte Velha, na zona perto do porto, ou visitar o Casino Kursaal, perto da Câmara Municipal de San Sebastián, e tentar a tua sorte.

Outro plano para completar a sua primeira noite é caminhar ao longo da praia, observar as luzes da cidade a partir de alguns dos pontos altos de San Sebastian e passear ao longo do passeio da Baía de La Concha.

Reservar uma excursão de pintxo em San Sebastián

Dia 2: Passear ao longo da Baía da Concha, visitar o Mercado de San Martin, visitar o Monte Igueldo e apreciar a gastronomia basca

Baía da Concha| ©Philippe BOISSEL
Baía da Concha| ©Philippe BOISSEL

Para o segundo e último dia, sugiro um passeio por dois dos principais pontos de San Sebastián: a Baía de La Concha e a Praia de La Concha.

Também pode visitar o Mercado de San Martín, aberto desde o século XIX, e visitar o Monte Igueldo, que tem um funicular e até um parque de diversões no topo.

Visitar a Baía de La Concha

A Baía de La Concha é um dos pontos mais famosos da costa basca e abriga a Praia de Ondarreta e a Praia de La Concha, considerada uma das mais belas praias urbanas do mundo por sua areia branca e águas cristalinas. Aí se pode caminhar ao longo da costa ou passear pelo passeio marítimo, onde se encontram bares de praia e outros estabelecimentos comerciais.

A baía de La Concha é também conhecida pela ilha de Santa Clara, no centro, famosa pela sua capela com quase 800 anos e pelo farol que a distingue. Santa Clara está praticamente ligada por um quebra-mar de pedra que nunca foi concluído, desde o porto da ilha até à escultura Peine del Viento em Ondarreta. Também se podem fazer alguns dos melhores passeios de barco de San Sebastián pela baía Passeios de barco em São Sebastião

Na separação entre Ondarreta e Playa de la Concha também se pode visitar o Palácio de Miramar, que foi uma das estâncias de verão da família real espanhola e que agora faz parte da Câmara Municipal e tem quartos para alugar. O palácio e os seus jardins estão abertos ao público.

Pode explorar a Baía de La Concha, as praias e o passeio marítimo de bicicleta ou num passeio de aproximadamente 2 quilómetros e a ilha de Santa Clara pode ser visitada num passeio de barco, embora a partir do Palácio Miramar tenha uma das melhores vistas do território insular.

Reservar um passeio de barco em San Sebastián

Visitar o Mercado de San Martín

Mercado de San Martín| ©Errasti
Mercado de San Martín| ©Errasti

Donostia tem dois mercados de alimentos, La Bretxa e San Martín, mas este último é o mais representativo dos dois. Situado na Cidade Velha, o mercado de San Martín tem uma grande variedade de legumes, peixe, talhos e enchidos e é um ponto de referência para os habitantes locais.

No mercado de San Martín pode perder-se entre as bancas de alimentos frescos e também almoçar em alguns dos estabelecimentos gastronómicos. Entre eles, recomendo que visite Maribel, especializado em enchidos e que se destaca pela sua chistorra, considerada uma das melhores de Espanha.

O Mercado de San Martín está situado no Bairro Antigo, a duas ruas da Catedral do Bom Pastor de San Sebastián, pelo que se pode ir a pé desde a Praia de La Concha. A entrada no mercado é gratuita.

Talvez 2 dias não seja tempo suficiente para visitar os outros mercados da cidade, mas se estiver a planear uma estadia mais longa em Donostia, também pode visitar o Mercado La Bretxa. Se está a planear passar vários dias na cidade, aqui está uma lista que pode ser útil para descobrir San Sebastian em 4 dias.

Detalhes interessantes

  • Preço... A entrada no mercado é gratuita.
  • Localização... Urbieta Kalea 9, San Sebastián.
  • Horário de funcionamento... Todos os dias das 7h30 às 23h.
  • Como chegar... Autocarros 13, 14, 29 e C1.

Visitar o Monte Igueldo

O Monte Igueldo é outro dos famosos miradouros de San Sebastián e está situado a oeste da baía de La Concha. A partir do mercado, pode chegar lá de autocarro nas linhas 5, 16, 25, 33 e 45 e é ideal para visitar depois do almoço, pois há um funicular que o levará ao topo, mas só abre às 11h00.

No topo do Monte Igueldo podem-se ver algumas das melhores vistas panorâmicas da cidade, tirar as fotografias mais impressionantes de San Sebastián, tomar uma bebida no bar e também visitar o parque de diversões, que é caracterizado principalmente por jogos infantis, por isso é um bom lugar a considerar se estiver a planear visitar Donostia com crianças.

A melhor alternativa é descer a pé desde o Monte Igueldo. Desta forma, pode visitar a escultura Peine del Viento, o farol central da montanha e continuar a desfrutar das vistas abertas da cidade.

Se preferir, também pode esperar pelo pôr do sol lá de cima para voltar a ver o pôr do sol sobre o Mar Cantábrico, mas de outro lugar.

Detalhes interessantes

  • Preço do fun icular... O custo de uma viagem de ida e volta no funicular é de aproximadamente 4 euros.
  • Localização do funicular... Funikular Plaza 4, San Sebastián.
  • Horário de funcionamento do funicular... Todos os dias das 11.00 às 19.00 horas.
  • Como chegar ao funicular... De autocarro, nas linhas 5, 16, 25, 33 e 45.

Despedir-se de San Sebastián e desfrutar da gastronomia basca...

A melhor maneira de terminar a sua viagem intensiva a San Sebastián é desfrutar da gastronomia basca. Depois de visitar a baía de La Concha, a Cidade Velha, Gros e as montanhas, pode relaxar e jantar dourada, pescada, paella ou txangurro assado, as especialidades de Donostia, que são conhecidas principalmente pelo seu peixe fresco.

Pode optar pelos restaurantes do centro histórico ou do bairro de Gros, mas também pelas tascas de outras zonas da cidade, pois a oferta gastronómica de San Sebastián é muito ampla e de boa qualidade em todos os locais.

Recomendo que acompanhem os vossos pratos com vinho de Rioja, que é um dos vinhos mais famosos de Espanha e que se destaca pela sua frescura, sabor aromático e variedade de castas que oferece. A excursão à rota do vinho de Rioja é também uma das melhores excursões a fazer a partir de San Sebastian.

Reservar uma excursão de um dia a Rioja a partir de San Sebastian