10 coisas para ver e fazer em San Sebastián no inverno

Viva as tradições de Donostia durante o inverno! Mesmo que o tempo esteja um pouco frio, o calor e a alegria das suas gentes fá-lo-ão sentir-se em casa.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 11 minutos

10 coisas para ver e fazer em San Sebastián no inverno

Guipúzcoa | ©canduela

San Sebastián, também chamada Donostia, é uma cidade situada no País Basco espanhol. Esta cidade turística no Golfo da Biscaia é um destino popular graças às suas belas praias, litoral e restaurantes mundialmente famosos. Visitar durante o inverno é uma das melhores coisas a fazer em San Sebastián, porque é a melhor altura para sentir a cultura de San Sebastián.

De dezembro a princípios de março, esta cidade está cheia de eventos e celebrações tradicionais que vale a pena experimentar. Desde as feiras dos santos até ao carnaval, as ruas empedradas de San Sebastián enchem-se de música, dança e alegria. De que está à espera para viver umas férias inesquecíveis nesta cidade costeira?

1. Festejar o dia de São Tomé na sua feira

pessoas que celebram a festa| ©Toufik Bakhti
pessoas que celebram a festa| ©Toufik Bakhti

O dia 21 de dezembro de cada ano marca o início do solstício de inverno, mas San Sebastián também celebra a Feira de Santo Tomás. Esta festa é celebrada desde o século XIX e transforma quase toda a cidade num mercado rural onde a chistorra rouba a cena. Se vieres nesta época do ano, poderás visitar as diferentes bancas que vendem produtos, alimentos, artesanato e muito mais.

A festa de Santo Tomás comemora a época em que os proprietários rurais desciam à aldeia para pagar o seu tributo anual. O pagamento não era feito com dinheiro, mas com o que produziam nos campos. É por isso que hoje em dia se realiza um torneio de animais de criação, legumes e hortaliças produzidos em San Sebastián.

O ponto de encontro desta feira é a Plaza de la Constitución. Para além do torneio, encontrará ali muitas bancas de comida com fogueiras e pessoas a cozinhar. Poderá ver como se prepara a massa de milho para fazer as broas e os bolos que acompanham a chistorra.

Para animar todo o cenário, ouvir-se-á um fundo musical de instrumentos como a pandeireta , a dulzaina, o txistu, entre outros. Verá que todos dançam ao ritmo desta música e que algumas pessoas estão mesmo vestidas à moda antiga, com boinas ou lenços de cabeça trabalhados. Terá um dia fantástico nesta feira!

2. Assistir à corrida de São Silvestre

Corrida de São Silvestre| ©Raquel Félez
Corrida de São Silvestre| ©Raquel Félez

Entre as tradições que San Sebastián tem para se despedir do ano velho está a sua corrida de São Silvestre de aproximadamente oito quilómetros. Este evento é internacional e realiza-se em diferentes cidades do mundo. Cerca de 4.000 atletas participam em San Sebastián todos os anos e realiza-se no dia 31 de dezembro de cada ano.

Se quiser participar na corrida de São Silvestre , pode inscrever-se online. A inscrição custa em média 15 euros. No final da corrida, os primeiros cinco participantes a chegar à meta podem ganhar um prémio.

A corrida começa normalmente à tarde, aproximadamente às quatro horas da tarde, na Plaza Easo. Os concorrentes percorrem as ruas que passam por San Martín, Miraconcha, Rua Satrustegi, Eduardo Chillida, Paseo de Ondarreta e La Concha, Parte Vieja, até regressarem à Plaza Easo.

Se não estiver interessado em participar como atleta, pode encontrar-se nas ruas onde os concorrentes estarão a correr. Como se trata de uma corrida muito popular, os habitantes de San Sebastián reúnem-se frequentemente para aplaudir os corredores.

3. Visitar o mercado de Natal Gabonetako Azoka

Lojas de madeira| ©Indautxu71
Lojas de madeira| ©Indautxu71

Durante o mês de dezembro, pode visitar o Mercado de Natal Gabonetako Azoka em San Sebastian. Realiza-se no Paseo de Urumea e estende-se até à Plaza Santa Catalina. Todo o ambiente é decorado com belas luzes e decorações de Natal. Ao longo de todo o mercado, encontrará cerca de 40 bancas onde poderá comprar comida, artesanato, brinquedos e muito mais!

Este mercado está aberto até 6 de janeiro, por isso tem muito tempo durante o inverno para o visitar. Para além das compras ocasionais, pode também assistir a espectáculos de teatro, workshops e concursos. Também pode desfrutar de atracções como a roda gigante e a pista de tobogã.

É um ambiente familiar onde as crianças podem participar em actividades como espectáculos de magia, palhaços e contadores de histórias. No que respeita à música, o mercado tem um fundo musical com grupos locais e são organizados micro-concertos ao longo das semanas. Este tipo de mercado é uma tradição na Europa, por isso, se vieres a San Sebastián, podes aproveitá-lo ao máximo e ver um dos melhores do seu género.

4. Celebrar a festa de São Sebastião em La Tamborrada

pessoas com trajes típicos azuis e brancos| ©Trintxerpetarra
pessoas com trajes típicos azuis e brancos| ©Trintxerpetarra

A Tamborrada é talvez a festa mais barulhenta não só de San Sebastián, mas de todo o país. Realiza-se todos os dias 20 de janeiro, à meia-noite, com uma multidão de pessoas reunidas na Plaza de la Constitución. Aqui, o presidente da câmara hasteia a bandeira de San Sebastián para dar início às 24 horas de festa ao ritmo dos tambores.

A música é tocada pelos membros da sociedade Gaztelubide e por outras tamborradas para dar início à Marcha de São Sebastião. As tamborradas dividem-se em dois grupos. O primeiro é chamado de tamborreros, que tocam os tambores e vestem o uniforme do exército dos anos napoleónicos. O segundo grupo, os cozinheiros e os carregadores de água, tocam o barril e a ferradura. Outros grupos são os gastadores, as cantineiras e os abanderados.

Durante o dia, as bandas infantis também participam na tamborrada infantil e fazem um pequeno percurso. Durante a celebração, o presidente da câmara também participa e são entregues prémios como o Tambor de Ouro e as Medalhas do Mérito Cidadão de San Sebastián. Toda a celebração é realizada em honra de San Sebastián, o santo padroeiro da cidade. De facto, para alguns, é a celebração mais aguardada do ano.

Se estiver em San Sebastián no dia 20 de janeiro, pode entrar no espírito festivo e ver todas as tradições deste dia. Prepare-se com uma máquina fotográfica ou com o seu smartphone para fazer belas recordações dos golfinhos que irá ver. Independentemente do bairro onde estiveres alojado, as tamborradas estão por toda a cidade!

Traveller Tip
Se quiseres estar lá a partir da meia-noite, prepara-te com roupas quentes e junta-te aos locais para dar início às festividades. Reserve um táxi para o seu quarto de hotel para garantir um regresso seguro ao seu alojamento.

5. Desfrutar do desfile dos Três Reis Magos

Cavalgada dos Três Reis Magos| ©Ayuntamiento de Guadalajara
Cavalgada dos Três Reis Magos| ©Ayuntamiento de Guadalajara

O dia 5 de janeiro é outro dos dias mais aguardados em San Sebastian. Não só as crianças ficam entusiasmadas com esta celebração, mas também os adultos. Neste dia, o desfile dos Reis Magos tem lugar às seis horas da tarde. Neste evento, os reis Gaspar, Melchor e Baltasar desfilam pelas ruas de San Sebastián.

Três pessoas vestidas de Reis Magos percorrem o centro da cidade acompanhadas por bombeiros, um comboio turístico e uma manada de animais. Alguns dos locais por onde passam são a rua Urbieta, Hernani, Prim, Bergara e Plaza Gipuzkoa até chegarem à avenida de San Sebastián.

Ao longo do percurso, distribuem rebuçados a todos os que encontram. As crianças podem entregar as suas cartas aos reis antes do desfile. Se fores a San Sebastián nesta data, não te esqueças de ir a uma das ruas para receber os teus doces e tirar belas fotografias deste evento.

6. Viver a época da sidra em San Sebastián

Garrafas de sidra em fila| ©Fotografía Comunicación Gobierno de Río Negro
Garrafas de sidra em fila| ©Fotografía Comunicación Gobierno de Río Negro

De janeiro a abril, é possível desfrutar da época da sidra no País Basco. Depois de as maçãs terem passado por um processo de seleção, lavagem, prensagem e extração do mosto, são colocadas em barris de madeira para maceração. Em janeiro, este líquido está pronto para ser degustado.

Se quiser conhecer a tradição, convido-o a visitar uma casa de sidra em San Sebastián e a beber esta bebida diretamente de um dos seus barris. Recomendo uma visita à Txirrita Sagardotegia Sidreria, situada no centro da cidade. Nestes restaurantes podemos acompanhar a sidra com uma omeleta de bacalhau, queijo Idiazabal com nozes, entre outros pratos.

Também recomendo que façam um passeio gastronómico por San Sebasti án e visitem o maior número possível de casas de sidra. Se numa das tuas visitas ouvires alguém gritar "txotx", não entres em pânico, é o sinal para dizer a todos os comensais que foi aberto um novo barril de sidra.

7. Festejar o Carnaval em San Sebastian

Pessoa com um fato colorido| © Steven Lasry
Pessoa com um fato colorido| © Steven Lasry

O Carnaval em San Sebastian é uma das celebrações que não deve perder. Em San Sebastian, há desfiles cheios de fantasias, danças e música que percorrem a cidade. As celebrações têm lugar no final de fevereiro, mas as datas variam sempre de ano para ano. Os desfiles são organizados em vários circuitos para poderem percorrer a cidade durante o fim de semana.

As comparsas que desfilam todos os anos são grupos organizados que se preparam para este evento. Todas concorrem para ser a melhor comparsa do ano ou para o Grande Prémio do Humor. Há também concursos para eleger o rei momo. Todos estes eventos são organizados pela entidade pública empresarial Donostia Kultura.

A celebração do carnaval termina com o enterro da sardinha. Este evento realiza-se habitualmente no centro de San Sebastián. Durante o enterro, um cortejo de luto lamenta o arenque. Por fim, é animada pela música das charangas.

Pode visitar San Sebastián no final de fevereiro para assistir a todo este espetáculo. Participa nas celebrações com os habitantes locais, vestindo-te a rigor. Também podes simplesmente sair nos dias das comparsas para festejar e dançar ao som da música. Tira todas as fotografias que conseguires! Este é o acontecimento mais colorido do ano.

8. Festejar a festa dos Calderos

Vista aérea da praia de San Sebastian| ©campese
Vista aérea da praia de San Sebastian| ©campese

A Fiesta de los Caldereros é uma tradição muito apreciada em San Sebastian e noutras cidades do País Basco. Este evento ocorre geralmente em meados de fevereiro e consiste em vários desfiles. Muitas pessoas vestem-se e comportam-se como os ciganos húngaros que vendiam os seus produtos durante o carnaval.

Esta tradição anuncia a chegada do carnaval e é, ao mesmo tempo, uma homenagem aos ciganos. Quando os ciganos visitavam a cidade, faziam-no com raparigas ciganas que animavam as multidões nas ruas. O seu desfile era acompanhado por música e danças.

Se visitar San Sebastián durante este período, terá a oportunidade de ouvir as famosas composições de Raimundo Sarriegui. Os instrumentos utilizados são muito curiosos. Verá pessoas a tocar caldeirões, martelos, chaleiras e muito mais. Verá também a rainha e dois homens vestidos de mulher representando as suas damas e outras pessoas em trajes exóticos.

9. Comer os melhores pintxos em San Sebastian

Tapas em São Sebastião| ©Miguel Ángel García.
Tapas em São Sebastião| ©Miguel Ángel García.

Se quiser experimentar os melhores pintxos em São Sebastião, o inverno pode ser uma boa altura para o fazer. Pode visitar vários restaurantes para provar este prato típico que não deve perder quando visitar esta cidade. Acompanha o teu prato com um bom vinho e desfruta de todos os incríveis sabores de Donostia.

Para provar pintxos deves visitar o emblemático restaurante Goiz-Argi, Casa Urola ou o restaurante La Cuchara de San Telmo. Se também quiser aprender a cozinhar esta receita, pode fazer uma excursão que inclua uma degustação e uma aula com um chef local.

Em janeiro, como já referi, começa a época da sidra, pelo que na sua excursão gastronómica pode provar esta bebida típica juntamente com alguns pintxos. No entanto, o vinho é a bebida tradicional para acompanhar este prato. Também pode provar sobremesas típicas como a pantxineta.

Reserve uma aula de culinária de pintxos bascos com um chef local

10. Visitar os museus de San Sebastian

Crianças no museu| ©ZUHAIZTI ESKOLA PUBLIKOA
Crianças no museu| ©ZUHAIZTI ESKOLA PUBLIKOA

Uma atividade que se adequa ao inverno de San Sebastian é uma visita aos museus da cidade. São lugares fechados onde se pode passar um bom momento, mesmo que seja um dia frio ou chuvoso. Em Donostia há muitos museus com diferentes temas, por isso tenho a certeza de que encontrarás um que capte a tua atenção.

Um deles é o Eureka! Zientzia Museoa, um museu ideal se quiseres aprender algo novo, especialmente se estiveres a viajar com crianças. Poderá ver exposições sobre ciência e vida animal. Se estiveres interessado em aprender sobre a construção de navios históricos, deves visitar o Albaola La Factoría Marítima Vasca.

Se quiseres fazer uma atividade ao ar livre, mas ainda assim quiseres ver obras de arte, recomendo uma visita ao Museu Chillida Leku. Lá pode ver como as obras do museu se misturam com a natureza. Até as esculturas se misturam com a paisagem. O Museu Guggenheim Bilbao, de arte contemporânea, é outra opção muito boa, mas para visitá-lo é preciso fazer uma excursão de San Sebastián a Bilbao, o que pode levar meio dia.

Planeie as suas visitas aos museus num dia ou, pelo menos, visite um por dia. As entradas são baratas e algumas são mesmo gratuitas. Não há desculpa para não se divertir em San Sebastián.

Como é o tempo em San Sebastián no inverno?

San Sebastián no inverno| ©Pedro Pablo Pinacho Davidson
San Sebastián no inverno| ©Pedro Pablo Pinacho Davidson

O inverno em São Sebastião oferece um clima agradável, mas mais frio do que no resto do ano. As temperaturas situam-se sempre entre os 8 e os 12 °C, embora isso dependa da época do ano, pois por vezes pode fazer mais frio. Isto permite aos seus habitantes e turistas passear tranquilamente pelas suas ruas e desfrutar de todos os eventos culturais que se realizam no inverno.

As chuvas também estão presentes durante o inverno, mas não com muita frequência. Não esquecer que a humidade durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro tende a ser mais elevada. No início de março, começa a diminuir. Os dias são mais curtos, pelo que as noites são um pouco mais longas.

Qual é o fluxo turístico em San Sebastian no inverno e quais são os preços?

San Sebastián no inverno| ©eitb.eus
San Sebastián no inverno| ©eitb.eus

O número de turistas em San Sebastián tende a diminuir durante o inverno, especialmente no final de dezembro e durante o mês de janeiro. Por isso, durante esta estação os preços do alojamento, das atracções turísticas e até da alimentação tendem a baixar um pouco. Se quiser conhecer San Sebastian sem multidões e a um bom preço, então esta é a melhor época para si.

O preço médio de um quarto de hotel em San Sebastian durante o inverno é de cerca de 50 euros. No entanto, há possibilidades de encontrar preços mais baratos, especialmente se optar por visitar San Sebastian em janeiro ou fevereiro, os meses com menor quantidade de turistas. Vai desistir de todos esses confortos por apenas um pouco de tempo frio?

O que levar na mala para uma visita de inverno a San Sebastián

mala castanha no caminho| © Jed Owen
mala castanha no caminho| © Jed Owen

O inverno em San Sebastián não é muito rigoroso, mas é sempre aconselhável levar roupa quente. Recomendo que leve uma camisola para se manter quente, especialmente se planeia sair à noite. Um sobretudo também será importante, embora não o vá usar sempre. Leve o que for mais fácil de arrumar na mala.

Por outro lado, como já deve ter reparado, muitas das actividades de inverno decorrem ao ar livre. Há muitos desfiles, por isso, se quiser segui-los e desfrutar de toda a alegria das celebrações, recomendo-lhe que use sapatos confortáveis. Isto permitir-lhe-á deslocar-se sem se cansar demasiado.