Mais sobre: Melhores Coisas para Fazer em San Sebastián
Se viajar para San Sebastian, encontrará uma longa e extensa lista de coisas para fazer na cidade. Donostia é um paraíso que recebe uma multidão de turistas todos os anos. A cidade, outrora a estância de verão por excelência da aristocracia europeia, esconde verdadeiros tesouros arquitectónicos.
Além disso, a sua localização privilegiada sobre o mar e a sua riqueza gastronómica completam o círculo, fazendo de Donostia uma cidade incrível para visitar. Aqui estão 10 actividades imperdíveis para fazer em San Sebastian
1. Dar um passeio pela praia de La Concha e pelas termas de La Perla
A praia de La Concha é uma das praias mais bonitas que alguma vez verá. É a joia de Donosti e um dos emblemas da cidade. Está situada em frente à ilha de Santa Clara e pelo seu areal passaram grandes personalidades, como a própria Isabel II. Para além das suas espectaculares vistas, tem águas pouco profundas, pelo que é perfeita se fores com crianças.
Se fores a San Sebastián no inverno, recomendo-te que dês um passeio pelo passeio marítimo da praia de La Concha. Pode sentar-se no corrimão e apreciar a vista com algo quente para beber. Também pode pedir um café num dos bares de praia desta praia urbana, pois é uma praia muito bem equipada com todo o tipo de serviços.
Aproveite a sua visita à praia de La Concha para visitar o spa La Perla, um centro de talassoterapia com vista para o mar que foi construído em 1912 para tentar satisfazer as necessidades da aristocracia europeia que passava os verões em San Sebastián.
Uma das melhores coisas para fazer na praia de La Concha é desfrutar de um incrível pôr do sol. Se fores um amante do pôr do sol, também podes fazer um passeio de barco para assistir ao pôr do sol, um dos melhores passeios de barco em San Sebastian.
2. Surpreender-se com o famoso Peine del Viento (Pente do Vento)
O Pente do Vento é uma escultura de Eduardo Chillida, um artista local que deixou a sua marca em San Sebastian. A obra foi construída em 1976 e está localizada no extremo oeste da Baía de La Concha. É assim chamada porque a escultura tenta mostrar o vento caraterístico que traz o Golfo da Biscaia para San Sebastián.
É um dos elementos mais emblemáticos da cidade e uma visita obrigatória se viajar para San Sebastián. Para lá chegar, terá de caminhar ao longo do passeio marítimo da praia de Ondarreta. Será difícil perder-se, pois há muitas pessoas que visitam o Peine del Viento todos os dias.
A caminhada é um pouco longa, pois esta escultura está localizada no outro extremo da cidade, longe do centro. No entanto, algumas das melhores visitas guiadas a San Sebastián incluem este local como paragem, pelo que se pode ir em grupo como parte de um itinerário e não necessariamente a pé, mas de bicicleta ou de autocarro.
3. Descobrir a Basílica de Santa María del Coro
Nas encostas do famoso Monte Urgull, na Zona Velha da cidade, encontra-se a Basílica de Santa María del Coro. Este templo é um dos lugares mais visitados de Donostia e uma paragem recorrente nas excursões de autocarros turísticos de San Sebastián.
O monumento foi construído em 1750, no entanto, foi edificado sobre os restos de uma antiga igreja românica, o que faz com que seja a igreja mais antiga de Donostia. Na Basílica de Santa María del Coro convergem vários estilos arquitectónicos, como o barroco, o neoclássico e o gótico.
No seu altar-mor, encontra-se a imagem da Virgen del Coro, a padroeira de San Sebastián. Se fores a San Sebastián no verão, recomendo-te que vás ao ato da Salve, que se realiza a 14 de agosto.
4. Visitar o espetacular Palácio Miramar
Quer esteja a visitar San Sebastian em 1 dia ou a planear uma viagem de 3 dias a San Sebastian, o Palácio Miramar deve sempre fazer parte do seu itinerário.
O Palácio Miramar está localizado entre as praias de La Concha e Ondarreta e foi construído em 1893 a pedido da rainha Maria Christina da Áustria. A rainha passava os seus verões em Donostia e necessitava de um palácio como residência de verão.
Escolheu este prado com vista para o mar, onde se encontrava uma capela, que foi transferida para o centro histórico da cidade. Desde então, muitos membros da realeza espanhola e europeia viveram nos seus aposentos, por exemplo, o palácio foi a escola de Juan Carlos de Borbón.
No entanto, desde 1973, pertence à Câmara Municipal de San Sebastián e é utilizado para todo o tipo de eventos. O palácio, desenhado pelo arquiteto inglês Selden Womun, faz lembrar as casas da nobreza inglesa. Além disso, oferece vistas únicas sobre a baía de La Concha e tem um belo e extenso jardim onde se pode sentar e relaxar. Sem dúvida, esta é uma das melhores coisas para fazer em San Sebastian.
5. Conhecer a Catedral do Buen Pastor
Claro que, se for a San Sebastián, não pode perder a Catedral do Bom Pastor, o maior edifício religioso da cidade. Este templo foi construído em 1897 sob a supervisão do arquiteto Manuel Echave. Com uma torre de mais de 75 metros de altura, a catedral destaca-se nas vistas panorâmicas da cidade oferecidas pelos miradouros.
Na mesma praça onde se encontra a catedral, pode ver-se o centro cultural Koldo Mitxelena Kulturunea, que foi construído em honra de um dos maiores linguistas da língua basca. A catedral e o centro cultural também partilham o espaço com o edifício dos Correios, que foi anteriormente a Escola de Artes e Ofícios.
6. Apreciar as vistas do Monte Urgull
Noextremo oposto da baía de La Concha emrelação ao Pente de Vento está o Monte Urgull. No seu cume encontra-se um dos melhores miradouros da cidade e um dos locais mais visitados da cidade. Em tempos, no século XII, o Monte Urgull foi uma fortaleza militar, graças à sua localização estratégica.
Hoje em dia, ao caminhar até ao cimo, encontrarás os restos da antiga muralha, bem como muitos outros monumentos. No cimo da colina, encontra-se a estátua do Sagrado Coração de Jesus, um monumento com mais de 24 metros de altura.
Ao seu lado, o Castillo de la Mota, no interior do qual se encontra o museu da Casa de la Historia de Urgull. Se tiverem tempo livre, como numa viagem de 4 dias a San Sebastián, convido-vos a entrar e a descobrir a história da cidade.
Além disso, no Monte Urgull também se pode ver o Cemitério dos Ingleses, um lugar de sonho cheio de lendas. Diz-se que é o local de descanso dos ingleses que deram a vida durante a Primeira Guerra Mundial, embora também se diga que é uma vala comum de soldados franceses.
7. Divertir-se no parque de diversões vintage do Monte Igeldo
No outro extremo da cidade está o Monte Igeldo, o outro pulmão verde da cidade. O seu cume oferece uma das melhores vistas de San Sebastián, além de albergar um antigo parque de diversões que o levará de volta à sua infância.
Para chegar ao ponto mais alto do Monte Igeldo, pode utilizar o funicular, um caminho de ferro de cremalheira de madeira com mais de 100 anos. Desta forma, não terá de caminhar e poderá apenas subir lentamente e desfrutar das maravilhosas vistas.
Quando chegar ao topo, encontrará um parque de diversões do século XX. Podes perder-te nos labirintos, montar montanhas suíças, entrar em casas assombradas ou divertir-te no Paseo de la Risa.
8. Fazer uma rota de pintxos
Uma das melhores formas de conhecer a cultura de uma cidade é experimentar a sua gastronomia local. Se fores a San Sebastián, estás com sorte, pois a cidade tem uma das melhores gastronomias de Espanha. Dentro das suas fronteiras encontrarás iguarias como a melhor omelete de batata do mundo ou o delicioso cheesecake cuja receita até tentaram imitar no Japão.
Por isso, não se pode deixar Donostia sem provar os melhores pintxos de San Sebastián, o nome dado às tapas no País Basco. Há duas opções. Por um lado, pode fazer o percurso por conta própria e, por outro, pode fazer um dos melhores tours gastronómicos de San Sebastián.
O meu conselho é que, se não tiver recomendações de locais da cidade, opte pela segunda opção. Assim como San Sebastián tem uma infinidade de tabernas típicas de alta qualidade, também esconde bares e restaurantes feitos para turistas. Por isso, se não quiser cometer um erro e ficar desiludido, recomendo que faça uma visita guiada.
9. Mime o seu paladar nos restaurantes do porto
Outra das melhores coisas para fazer com crianças em San Sebastián, bem como no verão, é dar um passeio pelo porto da cidade. Esta área fica ao lado da Cidade Velha e é o lar do Aquário de San Sebastian. Também é a sede do Real Club Naútico de San Sebastián, que tem uma escola de vela onde se pode participar em diferentes actividades aquáticas.
O porto tem muitos dos melhores restaurantes de Donostia. Um deles é o restaurante La Rampa, especializado em cozinha tradicional basca. Este estabelecimento tem vindo a deliciar os paladares dos habitantes locais desde 1954. Se partir da praia de La Concha, só tem de caminhar ao longo do passeio marítimo, que conduz ao porto propriamente dito.
10. Fazer uma viagem a partir de San Sebastian
Se vai passar vários dias na cidade, pode passar os primeiros 2 dias em San Sebastián a conhecer a cidade. Depois, quando já tiveres feito tudo o que precisas, podes aproveitar para fazer uma excursão a cidades ou vilas próximas.
Ao viajar para Donostia, tens a oportunidade de conhecer as outras grandes cidades do País Basco, como Bilbao ou Vitoria. Como em tudo o resto, podes viajar para estas cidades por conta própria, e nesse caso terás de ver como chegar a Vitória ou Bilbau a partir de San Sebastian.
No entanto, seria ótimo se pudesse fazer uma das melhores excursões a partir de San Sebastián. Encontrará excursões de todo o tipo, tanto para as principais cidades da comunidade como para algumas das mais belas povoações de Donostia, como Zarautz, Getaria e Zumaia.