10 coisas para fazer em Sevilha em novembro

Com a celebração do Dia de Todos os Santos e o primeiro fim de semana prolongado do mês, novembro oferece-lhe uma série de actividades culturais e tradicionais em vários locais históricos ao longo do mês.

Ana C.R.

Ana C.R.

leitura de 10 minutos

10 coisas para fazer em Sevilha em novembro

Rio Guadalquivir, Sevilha | ©Jorge Franganillo

O outono é a altura ideal para muitos turistas visitarem Sevilha devido ao clima agradável, nem demasiado frio nem demasiado quente. As cores da vegetação de Sevilha fazem dela um paraíso para ser contemplado e a chegada das férias de Natal já se começa a fazer sentir.

Em novembro, para além de tudo o que há para ver e fazer em Sevilha, há uma série de actividades específicas para esta época do ano. A sua riqueza de cultura, tradição e história tem maravilhado milhões de turistas e você pode ser um deles.

1. Passear pelo Parque María Luisa para ver as suas cores outonais

Parque Maria Luisa no outono| ©federico.relimpio
Parque Maria Luisa no outono| ©federico.relimpio

Embora se possa visitar este parque em qualquer dia do ano, em novembro é uma experiência única. O clima mediterrânico do outono é muito agradável e a paleta de cores de cada folha das árvores varia entre o verde, o amarelo, o laranja e o vermelho.

O Parque Maria Luísa está rodeado por frondosos bosques de salgueiros, choupos, álamos, olmos, oliveiras selvagens, azinheiras e medronheiros; poderia parecer um conto de fadas, consegue imaginar-se a viver uma fantasia como esta?

Uma excelente opção para visitar este parque e conhecer todos os seus segredos e recantos é contratar uma visita guiada ao Parque María Luisa, onde um guia especializado explicará a história deste espaço verde, criado a partir dos jardins do Palácio de San Telmo, e levá-lo-á aos seus lugares mais representativos:

  • A bela Plaza de América.
  • O Museu de Artes e Costumes Populares, de estilo mudéjar.
  • O Pavilhão Real, de estilo gótico.
  • O Museu Arqueológico, de estilo renascentista.

Informações práticas

  • Onde: entre a Avda. de Portugal, a Avda. de la Borbolla, a Avda. de Eritaña, o Paseo de las Delicias e a Avda. de María Luisa.
  • Preço: livre para visitar por conta própria. A contratação de uma visita guiada que inclui o Parque María Luisa e a Plaza de España custa apenas 12 euros.
  • Horário de funcionamento: o parque está aberto das 8:00 à meia-noite.

Reservar uma visita guiada ao Parque María Luisa e à Praça de Espanha

2. Fazer uma visita guiada ao Real Alcazar

Real Alcázar de Sevilha| ©Dmitry Djouce
Real Alcázar de Sevilha| ©Dmitry Djouce

É evidente que visitar o Real Alcázar de Sevilha é uma visita obrigatória, independentemente da altura em que se visita a cidade. No entanto, novembro é a altura ideal, porque pode visitá-lo ao seu próprio ritmo, em paz e sossego e sem sofrer os raios de sol e o calor de 40 graus do verão.

Nos últimos anos, a já atraente visita ganhou um novo atrativo, já que o Real Alcázar foi utilizado como cenário para a filmagem de algumas cenas da popular série Game of Thrones, especificamente, como locação dos Jardins de Água em Dorne, a residência da família Martell. Para ver o Real Alcázar, que é um dos melhores exemplos de umamistura de estilos arquitetônicos na Espanha, do mudéjar ao gótico, você tem várias opções:

  • Comprar bilhetes para o visitar por conta própria. Graças a estes bilhetes, pode entrar no interior do Real Alcázar de Sevilha sem filas nem esperas.
  • Contratar uma visita guiada. Entrará sem filas nem esperas e, durante uma hora e meia, um guia explicar-lhe-á a história deste fascinante complexo. Depois, terá tempo para visitar os jardins ao seu próprio ritmo.
  • Reserve uma visita guiada que também inclui a Catedral e a Giralda. Este passeio dura 3 horas e meia e poderá visitar os monumentos mais representativos de Sevilha, incluindo, claro, o Real Alcázar.

Informações práticas

  • Onde: Patio de Banderas, s/n
  • Preço: a visita guiada altamente recomendada custa 35 euros. O bilhete de entrada para visitá-lo por conta própria, sem espera ou fila, custa 22 €.
  • Horário de funcionamento: Em novembro está normalmente aberto das 9h30 às 17h.

Reservar uma visita guiada ao Real Alcázar de Sevilha

3. Assistir ao Concurso Nacional de Canto Flamenco Soleá de Alcalá

Alcalá de Guadaíra| ©Amelia Pardo
Alcalá de Guadaíra| ©Amelia Pardo

Embora a maioria dos visitantes aproveite a sua estadia para assistir a um espetáculo de flamenco em Sevilha, em novembro os amantes deste estilo musical têm um destino muito atrativo a poucos quilómetros da capital: o Concurso de Canto Flamenco Soleá de Alcalá.

Este evento tem lugar em Alcalá de Guadaíra, a apenas 14 quilómetros da capital, e dura aproximadamente vinte dias, durante os quais actuam até dez cantores por dia, não só da Andaluzia, mas também de outras regiões de Espanha. No entanto, se estiver em Sevilha noutras datas ou simplesmente não lhe apetecer sair da cidade,há muitas opções na capital que não pode perder:

Informações práticas

  • Onde: Soleá de Alcalá Flamenco Peña Flamenca, C/ José García Alcalareño, Alcalá de Guadaira.
  • Preço: a entrada é gratuita
  • Quando: sexta-feira e sábado de novembro, por volta das 22 horas.
  • Como chegar: para além do carro, existem três linhas de autocarro que ligam a capital a Alcalá de Guaira, a 121, 122 e 123. Consulte os horários aqui.

Compre o seu bilhete para um espetáculo de flamenco em Sevilha

4. Descubra a Sevilha mais misteriosa ao cair da noite

Ruas de Sevilha à noite| ©Jaybee Bondoc
Ruas de Sevilha à noite| ©Jaybee Bondoc

Embora o Halloween já tenha passado, o mês de novembro, com o seu Dia de Todos os Santos, mantém um certo ar de mistério que não pode perder quando visita Sevilha. É por isso que uma das melhores coisas a fazer é um passeio noturno que o levará aos seus recantos mais misteriosos. Para além disso, o clima de Sevilha durante este mês ainda permite passear pelas ruas sem medo de apanhar demasiado frio.

Este percurso, que pode ser feito com um guia ou por conta própria, deve incluir o bairro de Santa Cruz, um lugar cheio de lendas e histórias de amor e morte, como a Lenda da Susona.

Outros lugares mágicos da cidade são a Calle Fabiola, a Plaza de la Alfalfa e a atual Faculdade de Belas Artes, onde os estudantes ainda relatam que ocorrem acontecimentos estranhos sem explicação aparente.

Reservar uma visita guiada às lendas de Sevilha

5. Recitar Don Juan Tenorio no Cemitério de San Fernando

Cemitério de San Fernando, Sevilha|©Angel Armendariz
Cemitério de San Fernando, Sevilha|©Angel Armendariz

Se não tem medo dos cemitérios e gosta de teatro, durante o mês de novembro poderá desfrutar de uma representação de Don Juan Tenorio no Cemitério de San Fernando, centrada no terceiro ato da peça, na qual poderá contemplar a relação entre a morte, o amor e os cemitérios.

Esta atividade, apesar de hoje em dia estar associada ao Halloween, começou a ser desenvolvida para o Dia dos Mortos, que em Sevilha sempre esteve intimamente relacionado com a história do famoso Don Juan Tenorio. Recomendo-a se quiser viver uma experiência única e assistir a uma representação de Don Juan Tenorio no cemitério de Sevilhasob a luz do crepúsculo e dos candelabros.

Informações práticas

  • Onde: Av. Dr. Fedriani, s/n
  • Preço: cerca de 15 euros.
  • Horário: Normalmente, há duas actuações, a primeira por volta das 17 horas.

6. Curta a música na Semana do Macaco

Grupo de pessoas a aplaudir num concerto|©Wolfgang
Grupo de pessoas a aplaudir num concerto|©Wolfgang

Se é daqueles que não perdem um concerto e também quer desfrutar da vida nocturna de Sevilha, a Monkey Week realiza-se na capital sevilhana na segunda quinzena de novembro. Na verdade, é mais do que um festival de música, uma vez que também serve deponto de encontro para os profissionais da indústria partilharem novas tendências. No entanto, como visitante da cidade, provavelmente não estará interessado nestes eventos profissionais, mas sim noprograma de música nocturna. Os concertos e as festas têm lugar em vários locais e espaços da cidade. No total, há normalmente cerca de 60 espectáculos.

Informações práticas

  • Onde: Cartuja Center CITE, Espaço Santa Clara, Sala X, Sala Even e Sala Malandar.
  • Preço: há bilhetes diferentes consoante o número de dias a que se queira assistir.
  • Quando: realiza-se durante três dias na segunda quinzena de novembro.

7. Saborear a gastronomia do outono em Sevilha

Barraca de castanhas assadas| ©Sunny Lapin
Barraca de castanhas assadas| ©Sunny Lapin

O outono é também uma das estações mais aguardadas do ano, porque permite que a gastronomia supere as expectativas dos seus consumidores. Durante esta época do ano, predominam os cogumelos, os marmelos, as castanhas, os figos, os dióspiros, o coelho, as perdizes, o javali, o veado e uma grande variedade de legumes. Por exemplo, pode celebrar-se o Dia da Castanha em novembro para saborear um delicioso fruto seco, sem glúten, rico em fibras e vitamina C.

Ou participar nas Jornadas Micológicas do Parque Natural da Serra Norte de Sevilha, organizadas pela Câmara Municipal de Constantina e pela Sociedade Micológica da Serra Norte de Sevilha. Esta atividade realiza-se todos os anos em novembro desde 1996 e é gratuita, embora seja necessária uma inscrição prévia.

Outra excelente opção para desfrutar da gastronomia andaluza é contratar uma excursão de tapas e flammenco, na qual se visitarão os bares mais caraterísticos de Sevilha e se degustarão pratos típicos como carne com tomate, espinafres, serranitos, fritos, atum, línguas de amêndoa, cortadillos de cidra, torta de polvorón.... Uma verdadeira homenagem!

Reservar uma excursão de tapas e flamenco em Sevilha

8. Assistir ao Salón Internacional del Caballo de Pura Raza Española (Salão Internacional do Cavalo de Pura Raça Espanhola)

Espaço Turina| ©Onda Joven Sevilla
Espaço Turina| ©Onda Joven Sevilla

Se é um amante de cavalos, não perca o SICAB, o Salão Internacional do Cavalo de Pura Raça Espanhola, que se realiza todos os anos no Palácio de Congressos e Exposições de Sevilha. O SICAB reúnemais de mil cavalos de 350 coudelarias diferentes, que realizam mais de 50 provas equestres, diferentes espectáculos e competições, como o Campeonato do Mundo de Morfologia.

Além disso, existem centenas de stands pecuários e comerciais onde se podem conhecer todas as novidades do sector e comprar produtos relacionados com o mundo dos cavalos.

Informações práticas

  • Onde: FIBES, Avda. Alcalde Luis Uruñuela, 1
  • Preço: a partir de 11 euros para um bilhete para o espetáculo e a partir de 14,5 euros para um bilhete para o recinto.
  • Quando: um fim de semana de novembro

9. Descubra as novidades da literatura na Feira do Livro de Sevilha

Jazz em Sevilha| ©Victor Freitas
Jazz em Sevilha| ©Victor Freitas

A Feira do Livro de Sevilha é o principal evento do género na Andaluzia e um dos mais importantes de Espanha, por isso, se é um amante da literatura e está em Sevilha no primeiro fim de semana de novembro, esta é definitivamente uma atividade a não perder.

Nos seus cerca de cinquenta stands, a Feira do Livro de Sevilha permite descobrir obras das principais editoras do país e, claro, obter exemplares autografados pelos autores mais importantes.Palestras, apresentações, contos, encontros e concursos literários completam o programa de uma feira que já ganhou o Prémio Nacional de Promoção da Leitura e foi galardoada com a Medalha da Cidade de Sevilha.

Informações práticas

  • Onde: Plaza Nueva
  • Preço: gratuito
  • Quando: final de outubro e início de novembro

10. Torne-se um artesão e faça as suas próprias alpargatas

Presépios da Exposição de Sevilha| ©RetalesCulturales
Presépios da Exposição de Sevilha| ©RetalesCulturales

Embora o tempo em Sevilha em novembro seja quente, especialmente em comparação com outras regiões, pode ser frio e até chuvoso.

Por isso, é sempre boa ideia ter planos para fazer dentro de casa, ao abrigo das intempéries, sobretudo se forem tão originais como o que aqui apresento. Trata-se de umworkshop para aprender a fazer as suas próprias alpargatas, leques e até cunhas e saltos, no qual terá todos os materiais e será sempre guiada por professores especializados.

E, como não podia deixar de ser em Sevilha, no final da aula, você e o seu grupo poderão saborear umas tapas típicas e brindar a esta nova experiência de aprendizagem com uma bebida.

Informações práticas

  • Onde: Sevilha
  • Preço: a partir de 76 euros
  • Quando: todos os dias, às 10:00 e às 15:30 horas.

Marcar um workshop de espadrilles em Sevilha

O tempo em Sevilha em novembro

Puerta de la Macarena no inverno| ©Cinthia Bravo
Puerta de la Macarena no inverno| ©Cinthia Bravo

Durante o mês de novembro, as temperaturas variam entre os 11 graus Celsius e os 19 graus Celsius. Embora o tempo seja agradável, é importante levar roupa quente e agasalhada, até mesmo um mackintosh, para evitar apanhar frio ou mesmo uma constipação.

A chuva ocorre apenas a meio do mês, podendo haver oito a quinze dias de chuva, pelo que um guarda-chuva e botas de chuva serão os seus melhores aliados. A maior parte dos dias são secos, com oito horas de luz do dia.