10 coisas para ver e fazer em Nova Orleães em maio

O património cultural de Nova Orleães é incrível: no mesmo mês, pode juntar-se às celebrações mexicanas de 5 de maio, comemorar o Mês da Herança Asiática e provar alimentos mediterrânicos com o Festival Grego de Nova Orleães.

Ana C.R.

Ana C.R.

leitura de 10 minutos

10 coisas para ver e fazer em Nova Orleães em maio

Edifícios de Nova Orleães | angela n.

maio é um dos meses em que a maioria das pessoas escolhe para visitar Nova Orleães e isto deve-se a dois factores: o grande número de eventos e festividades para desfrutar e o excelente clima.

Embora Nova Orleães tenha muito para ver e fazer durante todo o ano, maio é o mês perfeito para desfrutar do ar livre, uma vez que o calor diurno não é demasiado opressivo e as noites são perfeitas para jantar fora.

1. Jam Out na Praça às quartas-feiras

primavera na Praça Lafayette| ©Edward Wood
primavera na Praça Lafayette| ©Edward Wood

Embora as Quartas-feiras de Jam Out se realizem durante toda a primavera, o mês de maio é a melhor altura para desfrutar deste evento.

Além disso, este tipo de espectáculos é a oportunidade perfeita para conhecer a herança musical que Nova Orleães tem para oferecer. Nova Orleães não foi apenas o berço do jazz e do rhythm and blues, mas é também conhecida mundialmente pela sua diversidade musical.

Os Wednesday Jam Out's podem ser a oportunidade ideal para experimentar este rico som cultural enquanto desfruta de um refrescante gelado. Estes eventos tendem a atrair grandes multidões devido à sua grande variedade de música: Soul, Funk, Rock, Latin, Jazz e Rock.

As actuações de abertura são normalmente as Bandas de Marcha da cidade, por isso vai dar por si a dançar ao ritmo dos tambores ao primeiro toque do tambor.

Recomendo que traga um cobertor ou uma cadeira dobrável e que encontre o local perfeito neste belo parque arborizado. Se estiver disposto a isso, a parte da frente do palco está reservada apenas para dançar.

Este evento é patrocinado pelo Young Leadership Council of New Orleans e é gratuito. Se tiver fome, saiba que a praça estará rodeada de camiões de comida para que possa provar comida local entre as canções.

Todas as quartas-feiras pode encontrar um artista diferente, caso goste da experiência e queira repetir.

Factos úteis

  • Onde Lafayette Square, Nova Orleães
  • Quando Todas as quartas-feiras
  • Horário 17h às 19h

Reservar uma excursão de jazz em Nova Orleães

2. Junte-se à Edição de Nova Orleães da Luta pela Comida

Luta pela comida| ©Will C
Luta pela comida| ©Will C

Se está a planear uma viagem gastronómica a Nova Orleães ou se está interessado em participar na procura do melhor restaurante da cidade, esta é a opção ideal.

O Food Fight é organizado todos os anos em maio para votar nos melhores pratos e cocktails da cidade.

Durante o evento, pode votar no melhor chef ou no melhor barman em 5 categorias diferentes: melhores pratos tradicionais, vegetarianos e criativos. Os cocktails serão divididos em 2 categorias: Clássico e Criativo.

A participação neste evento permitir-lhe-á poupar muito tempo quando sair para comer fora. Numa só noite, poderá provar as melhores opções gastronómicas que Nova Orleães tem para oferecer.

Além disso, a atmosfera competitiva será a melhor forma de despertar o seu paladar, por isso recomendo que venha com apetite.

E ao participar, não estará apenas a ajudar a selecionar os melhores restaurantes e chefs da cidade: todas as receitas do evento serão doadas à fundação de educação PLEASE, que visa quebrar a desigualdade de rendimentos em NOLA.

Reserve uma excursão gastronómica a Nova Orleães

3. Participar do Bayou Boogaloo Festival

Festival Bayou Boogaloo| ©Mid-City Bayou Boogaloo Fest
Festival Bayou Boogaloo| ©Mid-City Bayou Boogaloo Fest

O Bayou Boogaloo é um festival de música, arte e comida que se realiza nas últimas semanas de maio desde 2010. O festival realiza-se nas margens do St John's Bayou, um bayou localizado na cidade de Nova Orleães.

De facto, a localização do St John's Bayou é o que torna este festival tão especial. John's Bayou é o que torna este festival tão especial. As pessoas afluem ao festival para desfrutar da música e da dança a partir da água. Pequenos barcos, caiaques, canoas e barcos insufláveis são frequentemente alugados para este fim.

O festival tem vários palcos onde se pode desfrutar de bandas de rock, pop e country da cena local. Também é possível encontrar tendas para comprar artesanato, lembranças, comida tradicional e bebidas refrescantes.

O festival também inclui actividades e torneios divertidos, como corridas de barcos a remos e passeios de bicicleta. O Bayou Boogaloo tem como filosofia organizar o evento com o menor impacto ambiental possível. Um exemplo disso é o facto de a organização oferecer dinheiro pelos materiais recicláveis recolhidos durante o festival.

Recomendo que vá ao festival de bicicleta, pois para além do mínimo impacto ambiental, desfrutará de um belo passeio.

Isto porque o festival está localizado muito perto do centro do Bairro Francês, uma das atracções turísticas mais importantes de Nova Orleães. Ficar hospedado nas proximidades pode ser uma ótima oportunidade para aproveitar os melhores passeios do French Quarter.

Reservar uma excursão ao Bairro Francês em Nova Orleães

4. Desfrute de um passeio histórico a pé durante o fim de semana do Memorial Day

Exterior do museu| ©Chanse Arrington
Exterior do museu| ©Chanse Arrington

O Memorial Day é uma data muito importante na cultura dos Estados Unidos, pois honra a memória dos homens e mulheres que perderam a vida a lutar pelo seu país. Em Nova Orleães, pode encontrar uma variedade de actividades para honrar a memória destes bravos soldados.

Nesta ocasião, pode prestar homenagem às tropas visitando o Museu Nacional da Segunda Guerra Mundial.

O museu tem muitas exposições modernas, interactivas e educativas para toda a família, por isso não se surpreenda se passar o dia inteiro nesta visita. Fica a 5 minutos do Bairro Francês e do centro da cidade.

Factos úteis

Endereço do Museu: 945 Magazine Street, New OrleansHorário do Museu: 9:00 às 17:00Preço: Crianças menores de 12 anos, estudantes, cônjuges de militares pagam aproximadamente $20, enquanto os adultos pagam aproximadamente $32:

Reservar bilhetes para o Museu da Segunda Guerra Mundial

5. Festa no zoológico de Audubon

Jardim Zoológico de Audubon| ©Toni Sterling
Jardim Zoológico de Audubon| ©Toni Sterling

Ir ao jardim zoológico é sempre um plano atrativo para conhecer animais nativos ou para ver espécies que podem estar em perigo de extinção enquanto estão a ser tratadas por profissionais. Mas em maio, o Jardim Zoológico Audubon de Nova Orleães oferece um tipo de evento diferente.

A Festa "Zoo-To-Do" é organizada pelo Audubon Nature Institute na primeira sexta-feira de maio. Este evento permite ao instituto angariar fundos que ajudarão a conservar os animais e insectos do jardim zoológico.

O evento inclui um festival de música, um leilão silencioso, cocktails de assinatura, comida de 70 restaurantes diferentes da cidade e um sorteio de carros.

O jardim zoológico de Nova Orleães situa-se na Magazine Avenue, nas margens do rio Mississippi. Recomendo que use o seu melhor vestido ou o seu fato preferido, uma vez que este é normalmente um evento de gravata preta.

Embora uma ida ao jardim zoológico seja um dos melhores planos se tiver estado em Nova Orleães com crianças, este evento é apenas para adultos.

Factos úteis

  • Onde 6500 Magazine St., Nova Orleans
  • Quando Primeiro fim de semana de maio
  • Horário A partir das 20:00 (somente para adultos)

6. Celebrar o 5 de maio

Celebração do Orgulho Latino| ©Marcelo B
Celebração do Orgulho Latino| ©Marcelo B

As celebrações do Cinco de Mayo são muito importantes para as comunidades latinas em todos os Estados Unidos e Nova Orleães não é exceção. Este feriado, apesar de ter origem na vitória na Batalha de Puebla, é agora considerado o Dia do Orgulho Latino.

E que melhor maneira de celebrar o Cinco de Mayo do que com comida mexicana? A vantagem de visitar Nova Orleães nesta data é que pode juntar-se às festividades da comunidade latina, saindo para comer uns deliciosos tacos e margaritas.

Pode ver a lista completa de locais para comer ao ar livre, clicando aqui. Se estiver fora da cidade, pode visitar Laketown, onde se realiza a Celebração Hispânica. É um evento gratuito com bandas de estilo mexicano ao vivo, dançarinos e artes e ofícios. À noite, pode comprar bebidas e comida típica.

O evento foi concebido para as famílias e, no final do evento, as crianças podem bater umas piñatas para uma noite de encerramento divertida.

Se preferir algo para adultos, recomendo a Velvet Cactus Fiesta, organizada pelo restaurante mexicano Velvet Cactus. Começa normalmente às 17h00 e apresenta bandas ao vivo, DJs, bem como comida tradicional mexicana e uma variedade de bebidas.

Finalmente, pode passar pela Fiesta de la Cuadra no Los Jefes Grill, uma churrascaria mexicana clássica. Aqui pode comer tacos al pastor enquanto bebe e dança ao ritmo dos mariachis.

Se estiver disposto a isso, guarde espaço no seu estômago, pois pode competir no seu clássico concurso de comer tacos. O maior comedor ganha!

7. Celebrar o Mês da Herança Asiática e do Pacífico

Celebrar o Mês da Herança Asiática e do Pacífico| ©Mark Gstohl
Celebrar o Mês da Herança Asiática e do Pacífico| ©Mark Gstohl

maio é também o mês para celebrar e comemorar a herança das culturas da Ásia e do Pacífico em solo americano. Aqui ficam algumas dicas sobre como celebrar a riqueza da cultura asiática em Nova Orleães.

Durante este mês, pode encontrar grandes promoções, festas e noites especiais na grande variedade de restaurantes vietnamitas, chineses, japoneses e tailandeses.

Devido à sua proximidade com o rio Mississippi e o Golfo do México, Nova Orleães é conhecida mundialmente por ter uma grande variedade de ingredientes que vêm do rio e do mar.

Por este motivo, as melhores cozinhas asiáticas e da orla do Pacífico encontraram formas de fundir as suas receitas centenárias e adaptá-las ao paladar americano.

Este mês é uma oportunidade perfeita para provar os melhores pratos dos chefes asiáticos e a cidade tem uma grande variedade de locais para visitar.

Pode consultar a lista completa de restaurantes asiáticos locais clicando na seguinte ligação.

8. Desfrutar do Campeonato Universitário de Rugby Sevens

Campeonato Universitário de RugbySeven.| ©Juanpy290
Campeonato Universitário de RugbySeven.| ©Juanpy290

Se gosta de desportos de equipa ao ar livre, maio é a melhor altura para visitar Nova Orleães. O tempo em maio é ideal para torcer e festejar, sem dias nublados ou chuvosos.

Graças a isto, se gosta de râguebi, no final de maio, Nova Orleães acolhe o RugbySeven College Championship. O evento tem normalmente lugar no último fim de semana de maio, começando na sexta-feira e terminando no domingo.

Se achar que 3 dias de rugby é demasiado para si, recomendo que reserve esse domingo para poder assistir à grande final.

O rugby 7s tem quase as mesmas regras do rugby convencional, mas o número de participantes por equipa é reduzido de 15 para 7. Isto torna o jogo muito mais intenso, estratégico e emocionante.

Este evento decorre desde 2010 e tem cada vez mais participantes. Mais de 100 equipas, masculinas e femininas de rugby universitário de 7. Poderá testemunhar como , durante 3 dias, procuram o título e a honra de campeão nacional universitário.

Para além dos jogos, o evento conta com bandas ao vivo, foodtrucks e actividades para toda a família. Por fim, os jogos mais importantes são disputados no Estádio Shrine On Airline, com capacidade para 10.000 espectadores.

Factos úteis

  • Quando: Último fim de semana de maio
  • Onde: Shrine On Airline, 6000 Airline Dr, Metairie (Nova Orleães)
  • Preço: Depende se quer vir por um dia ou mais.

9. Festival Grego de Nova Orleans

Festival Grego de Nova Orleans| ©Andrea Jofre
Festival Grego de Nova Orleans| ©Andrea Jofre

No mesmo fim de semana do Memorial Day, realiza-se o Festival da Cultura Grega de Nova Orleães. Poderá dançar e cantar música grega ao ritmo do bouzouki enquanto saboreia uma excelente cozinha mediterrânica.

Se estiver interessado num festival cheio de música, bebidas e dança, deve dirigir-se à Catedral Ortodoxa Grega da Santíssima Trindade, situada em 1200 Robert Lee Boulevard.

Aqui, poderá saborear comida tradicional grega, como spanakopita (tarte de espinafres), souvlaki, baklava, deliciosas dolmas (folhas de videira recheadas) e sanduíches de gyro.

Poderá também assistir a bailarinos helénicos tradicionais em trajes coloridos a dançar ao som de música tradicional grega. O bom ambiente do festival incentiva toda a gente a dançar.

O local também tem um belo espaço verde junto ao rio, pelo que pode trazer uma manta para fazer uma pausa na dança ou para fazer um piquenique. Há também canoas para alugar no rio, uma bela atividade que recomendo que experimente com a sua família.

O festival é também uma oportunidade única para admirar a Catedral, que pertence à mais antiga congregação ortodoxa grega dos Estados Unidos. Foi inaugurada em 1866 e tem uma arquitetura única, uma cúpula bizantina e está rodeada de frescos e vitrais do século XIX.

10. Não perca o Festival de Jazz

Festival de Jazz| ©Amy Harris
Festival de Jazz| ©Amy Harris

Embora o festival comece no final de abril, estende-se sempre pelos primeiros dias de maio devido ao grande número e variedade de artistas que oferece. O festival New Orleans Jazz and Heritage começou em 1970, como o nome sugere, para celebrar a herança do Jazz.

Mas rapidamente mudou e tornou-se um festival muito maior e de renome internacional. Deixando de celebrar apenas o património cultural do jazz, passou a concentrar bandas e artistas de todos os géneros musicais. Pessoas de todo o mundo decidem reunir-se em Nova Orleães e festejar num dos melhores festivais do planeta.

O festival conta com mais de 15 palcos, actividades e jogos para todas as idades e uma grande variedade de comida e bebida. Embora ainda não seja verão, tende a ficar um pouco quente durante a tarde, por isso traga roupa fresca e confortável, óculos de sol, protetor solar e um chapéu.

Tempo em maio em Nova Orleães

Passear por Nova Orleães| ©sprusak
Passear por Nova Orleães| ©sprusak

O mês de maio é uma das melhores alturas para visitar a cidade. Se gosta de tempo quente e caloroso, vai gostar das temperaturas diurnas, que são bastante quentes e húmidas.

À noite terá o melhor tempo para desfrutar da cidade, por isso recomendo que procure lugares para jantar ao ar livre ou planeie passeios que comecem ao pôr do sol. Também pode ler este artigo sobre as melhores coisas para fazer em Nova Orleães à noite.