10 coisas para ver e fazer em Nova Orleães em março

O clima primaveril de Nova Orleães é perfeito para actividades ao ar livre. Aqui pode experimentar festas, festivais, recitais, passeios a pé e desfiles, tudo num só lugar.

Ana C.R.

Ana C.R.

leitura de 9 minutos

10 coisas para ver e fazer em Nova Orleães em março

Nova Orleães | Olivier Bruchez

NOLA, como os americanos lhe chamam, oferece variedade cultural em todos os aspectos e uma miríade de coisas para ver e fazer em Nova Orleães. Num mês, poderá dançar ao som de música celta enquanto celebra o Dia de São Patrício ou cantar tarantelas no Dia de São José.

O tempo em março é primaveril e ideal para actividades ao ar livre durante o dia. Embora não seja a época mais económica, encontrará eventos para todos os orçamentos.

1. Assista a um jogo dos New Orleans Pelicans

Num jogo dos New Orleans Pelicans| ©Erik Drost
Num jogo dos New Orleans Pelicans| ©Erik Drost

Se é um fã de basquetebol, então este é o plano para si. Durante o mês de março, são decididos os jogos mais importantes da época regular da NBA e os Pelicanos lutam sempre até ao último minuto.

Se tiver sorte, poderá assistir a um jogo da NBA em que os New Or leans Pelicans jogam em casa à procura de um lugar nos play-offs. Será a oportunidade perfeita para visitar um dos mais belos estádios cobertos dos Estados Unidos e ver de perto as maiores estrelas do desporto.

O estádio dos Pelicans, o Smoothie King Center, é também uma obra de arquitetura impressionante com capacidade para 17 000 espectadores, pelo que poderá fazer uma visita guiada antes ou depois do jogo. É fácil de chegar, localizado a menos de 10 minutos do centro de Nova Orleans.

Reservar bilhetes para a NBA

2. Experimente o tradicional lagostim

Prato de lagostins| ©Mauricio Oliver
Prato de lagostins| ©Mauricio Oliver

março é também o mês em que começa oficialmente a época do lagostim e se tem interesse por este tipo de comida é a oportunidade perfeita para o experimentar. Nova Orleães é conhecida como uma das capitais gastronómicas devido à fusão entre a comida espanhola, francesa e italiana, e uma das suas principais atracções é o lagostim.

Os pratos típicos franceses e americanos vão muitas vezes desde opções gourmet a pratos simples e fartos, com os quais pode experimentar novos gostos e sabores.

Durante este mês encontrará várias opções para degustar o típico "Crawfish". Quer seja cozido, salteado, assado ou frito, e se preferir, pode comprar caranguejo fresco e cozinhá-lo como quiser.

Além disso, uma vez terminadas as festividades do Mardi Gras, todas as sextas-feiras de março pode desfrutar de Fish FryFridays.

Durante anos, todas as sextas-feiras de março, os melhores restaurantes de Nova Orleães doaram as receitas da venda de peixe frito à Hospitality Cares.

Reserve uma excursão gastronómica a Nova Orleães

3. Comemore o Dia de São Patrício

Dia de São Patrício| ©Marcey Hoffman
Dia de São Patrício| ©Marcey Hoffman

Todos os anos, a 17 de março, Nova Orleães veste-se de verde para mais uma celebração do Dia de São Patrício, mas não é raro que as festividades se prolonguem por toda a semana.

O peso da comunidade irlandesa é muito importante em Nova Orleães. Por isso, o Saint Patrick's Day é a desculpa perfeita para continuar as festividades depois de curtir o Mardi Gras e conhecer um pouco mais sobre essa cultura.

Talvez a melhor opção para aproveitar ao máximo o Saint Paddy's seja ir ao Parasol's Bar, no Irish Chanell, um bairro histórico de famílias irlandesas. Este bairro fica a apenas 10 minutos de transportes públicos do centro de Nova Orleães e do Bairro Francês.

Não se esqueça que durante o desfile, os ingredientes do guisado irlandês (menos a carne de vaca, claro) são frequentemente atirados dos carros alegóricos. Cuidado com as cenouras, couves, batatas e cebolas que voam pelo ar.

Além disso, há normalmente participantes vestidos com os seus trajes verdes que distribuem flores de papel em troca de beijos.

Pode desfrutar deste desfile tradicional que começa na Magazine Avenue e St Charles, enquanto aproveita as happy hours de cerveja verde e dança ao som de música celta durante toda a noite. Não se esqueça das suas roupas verdes para evitar ser apanhado e de um alfinete de trevo de três folhas para dar sorte.

Reserve uma excursão ao Bairro Francês de Nova Orleães

4. Divirta-se com a Wiener Dog Racing

Corrida de cães de salsicha| ©Nohelia
Corrida de cães de salsicha| ©Nohelia

Se é um amante de dachshunds, vai gostar muito desta experiência. Todos os anos, em março, Nova Orleães celebra a :::link|text=corrida de cães de salsicha|url=https://www.srperro.com/blog_perro/summer-sausage-sprint-la-loca-carrera-de-los-salchichas-y-una-comedia-sobre-sus-protagonistas/**

Estas corridas estão a tornar-se cada vez mais populares e têm alguns dos mais bonitos concorrentes. É muito divertido ver estes belos cães com patas curtas e orelhas grandes a tentarem chegar à meta o mais rapidamente possível.

Para os ajudar a atingir o seu objetivo, os seus donos utilizam como incentivo tudo, desde ração para cães a brinquedos que fazem barulho.

Factos interessantes

  • Local do evento Fair Grounds Race Course & Slots
  • Endereço: 1751 Gentilly Blvd
  • Fundado em 1872: A terceira pista de corridas de cavalos mais antiga dos Estados Unidos.

5. Desfrute (com moderação) do Bourbon Festival de Nova Orleães

No Festival de Bourbon de Nova Orleans| ©FalvioD
No Festival de Bourbon de Nova Orleans| ©FalvioD

Quer seja um fanático do Bourbon ou nunca o tenha experimentado, o Festival de Bourbon de Nova Orleães é a oportunidade perfeita para se divertir ao máximo. De renome mundial e com uma série de destilarias artesanais, o festival tem lugar nas primeiras semanas de março.

O Bourbon é um tipo de uísque originário dos Estados Unidos e, embora tenha começado a ser produzido nos estados do norte, rapidamente se espalhou por quase todos os estados do sul.

Acredita-se que o nome provém da família Bourbon, uma histórica dinastia real francesa. A Bourbon Street deu o seu nome à bebida que era exportada e era mais barata do que o conhaque francês.

Este evento é habitualmente realizado no Contemporary Arts Center e no Hotel Le Meridian, localizados perto do French Quarter. Durante os três dias do evento, pode provar a comida e o melhor Bourbon num ambiente de speakeasy dos anos 20 do século passado.

O festival termina no terceiro dia com um brunch onde tem lugar a cerimónia de entrega de prémios. Os melhores tipos e estilos de bourbon que foram provados durante o festival são premiados.

Se achar que 3 dias a beber bourbon é demasiado para o seu fígado, pode ir diretamente para a cerimónia de entrega de prémios, onde pode provar e comprar os Bourbons mais bem classificados.

6. Assistir ao desfile do Dia de São José

Desfile do Dia de São José| ©seabrzdriver
Desfile do Dia de São José| ©seabrzdriver

Outro feriado que eu recomendo que você experimente é o dia de São José. Neste dia, o santo é comemorado com música, dança e comida italiana.

As famílias ítalo-americanas montam frequentemente pequenos altares nas suas casas dedicados a S . José ou a S . Giuseppino, uma tradição trazida pelos imigrantes sicilianos que chegaram a Nova Orleães no século XVIII.

Embora o evento tenha lugar no Bairro Francês de Nova Orleães, neste dia são os ítalo-americanos que vivem na zona que assumem o papel principal. As festividades começam ao meio-dia nos principais locais italianos de Nova Orleães, com uma variedade de pratos italianos, música tradicional e muito vinho.

O evento principal começa com um desfile organizado pelo American Italian marching club of New Orleans, um grupo de homens vestidos com casacos de jantar que o farão dançar tarantela durante toda a noite.

7. Não perca as Festas Literárias

Interpretações do Festival Literário Tennessee Williams| ©Jim Hobbs
Interpretações do Festival Literário Tennessee Williams| ©Jim Hobbs

Se gosta de ler ou se se considera um entusiasta da literatura, março é o mês para visitar Nova Orleães. Durante este mês, pode desfrutar do Festival Literário de Tennessee Williams, um dos dramaturgos mais icónicos do século XX. Talvez o conheça pela adaptação da sua peça mais famosa: "Um Elétrico Chamado Desejo".

O festival dura 5 dias e pode desfrutar de peças originais do autor representadas por actores, cocktails clássicos do sul, leituras ao ar livre, eventos gastronómicos, bandas ao vivo, passeios literários, sessões de autógrafos e muito mais.

Além disso, os criadores deste evento fundaram em paralelo "Saints and Sinners", um festival literário para a comunidade LGTBQ+. É frequentado por pessoas de todo o mundo, onde os escritores mais proeminentes da comunidade apresentam os seus melhores trabalhos. "Saints and Sinners" começou como encontros literários para sensibilizar para o VIH/SIDA e prevenir a discriminação.

8. Aprender sobre a cultura dos povos indígenas no Super Sunday

Aproveitando o Super Domingo| ©Najja
Aproveitando o Super Domingo| ©Najja

Se perdeu as festividades do Mardi Gras, então o Super Domingo é a sua melhor aposta. Organizado pelas comunidades nativo-americanas de Nova Orleães, o Super Domingo tem todos os elementos que mais nos atraem na época carnavalesca: desfiles, segundas filas, máscaras e trajes coloridos.

A origem dos Super Domingos pode ser atribuída à grande irmandade entre índios e afro-americanos. Esta aliança histórica existe desde os tempos coloniais até aos nossos dias e deve-se à proteção dada pelos povos nativos da região aos escravos que fugiam das plantações.

Mais de 50 tribos dos povos originais ainda existem nas áreas de Nova Orleães e são frequentemente os principais protagonistas destes eventos. Para além disso, estas comunidades são consideradas as fundadoras do second lining. Esta prática remonta ao século XVIII e consiste em seguir a caravana e os músicos, cantando e dançando.

Super Sundays é uma manifestação de como duas culturas diferentes podiam encontrar apoio em tempos hostis. Hoje em dia, esta irmandade é celebrada sob a forma de um desfile e música em trajes tradicionais coloridos pela baixa de Nova Orleães.

O percurso tradicional deste evento é o seguinte:

  • Começa ao meio-dia no A.L. Davis Park, Washington Avenue e LaSalle Street.
  • Continue na LaSalle
  • Vire à esquerda na Martin Luther King Blvd.
  • Vire à esquerda na South Claiborne Avenue
  • Depois à esquerda para a Washington Avenue
  • Termina no A.L. Davis Park

9. Celebre a cultura francesa na Fête Française

Na Fête Française| ©TiJope
Na Fête Française| ©TiJope

Nova Orleães é uma meca da cultura francesa, sendo uma antiga colónia do país europeu. Talvez a"Fete Francaise" seja uma ocasião perfeita para apreciar o património cultural francês. Organizada anualmente pela Ecole Bilingue de la Nouvelle-Orléans, La Fete é o maior festival de temática francesa em Nova Orleães.

O evento é gratuito e tem lugar no campus da escola. Poderá desfrutar de uma variedade de comida, música, arte, entretenimento e actividades para os mais pequenos, todas relacionadas com a França.

Além disso, todas as receitas do evento revertem a favor da Escola Bilingue e são apoiadas e organizadas por toda a comunidade educativa.

10. Festival de Música e Arte Imersiva: BUKU

Na BUKU| ©Thebukuproject
Na BUKU| ©Thebukuproject

Se gosta de música e arte, recomendo-lhe que não perca esta oportunidade. O Buku é um dos maiores festivais de Nova Orleães e foi concebido para dar a conhecer artistas emergentes da cena local. O festival costuma transmitir uma atmosfera semelhante a uma festa entre amigos, mas em grande escala.

Desfrute de artistas de renome internacional enquanto descobre novos artistas da cena indie, hip hop e EDM. O festival também oferece intervenções de artistas locais, como graffiti, corridas de esculturas e projectos interactivos.

O nome do festival vem da palavra francesa "Beaucoup" que se traduz como "Muito". Este festival tem muito para oferecer, desde a cozinha de autor às clássicas bolas de neve, os tradicionais cones de gelado de Nova Orleães que o manterão fresco durante o festival.

Se estiver interessado em investir numa experiência exclusiva, o festival oferece bilhetes VIP. Estes servirão como um passe para os dois dias do festival, bem como acesso exclusivo à festa no navio de cruzeiro Creaole Queen.

Se não tiver orçamento para a festa vip, Nova Orleães tem vários passeios de barco para oferecer

Preços em março em Nova Orleães

Dinheiro em dólares| ©Karolina Grabowska
Dinheiro em dólares| ©Karolina Grabowska

fevereiro a maio tendem a ser os meses mais movimentados para os turistas. Isto deve-se aos muitos festivais, celebrações e feriados que têm lugar durante esta época do ano.

Recomendo que, se quiser viajar durante esta época do ano, faça a sua reserva com antecedência. Embora NOLA tenha uma grande variedade de opções de hotéis e restaurantes, o grande número de festivais de arte pode refletir-se nos preços.

Clima em Nova Orleães

Passeando por Nova Orleans| ©sprusak
Passeando por Nova Orleans| ©sprusak

março é um mês de primavera e é uma das melhores alturas para visitar Nova Orleães. Os dias são quentes e agradáveis, enquanto as noites são um pouco mais frescas.

A temperatura média durante o dia situa-se entre os 20 e os 24 graus Celsius, enquanto as temperaturas mais frescas surgem à noite e variam entre os 8 e os 11 graus Celsius. Este clima é ideal para actividades ao ar livre durante o dia, uma vez que o calor não o vai incomodar.

Além disso, as noites são ideais para actividades, porque não faz frio. É por isso que recomendo que veja quais são as melhores actividades para fazer à noite.

Não costuma chover durante a estação das chuvas, e quando chove, é apenas durante alguns dias por mês. Se chover, nunca chove mais de 35 mm em 2 ou 3 dias. Recomendo que leve um mackintosh consigo, pois pode precisar dele num dia em que queira fazer algumas actividades ao ar livre.