Mais sobre: O que ver e fazer no Bryant Park, Nova Iorque
No meio da agitação de Manhattan, em Midtown, encontra-se um pequeno refúgio de paz conhecido como Bryant Park, um dos parques mais pequenos da cidade, mas um dos mais amados pelos nova-iorquinos.
Se quiser descobrir um dos melhores parques de Nova Iorque, tome nota e aproveite ao máximo a sua agenda cultural e tudo o que tem para oferecer:
1. Patinagem no gelo no Natal
Um cartão postal típico do Natal em Nova Iorque são os patinadores de gelo.
De finais de outubro a inícios de janeiro, pode ser um deles no Bryant Park, que durante algumas semanas se transforma no Bank of America Winter Village. Aqui encontraráo The Rink, uma grande pista de patinagem no gelo gratuita e um icónico mercado de Natal repleto de lembranças e guloseimas. Tal como o Rockefeller Center no Natal, o Bryant Park também tem uma iluminação da árvore de Natal, embora seja um pouco menos mediática.
A cerimónia de iluminação da árvore de Natal
Não há celebridades para animar a noite, mas também é muito especial: um grupo de skaters dança e faz acrobacias ao som de música ao vivo, num enredo que termina com o acender das luzes da árvore. Depois, a pista de gelo é reaberta ao público enquanto músicos do Lincoln Center tocam jazz. Se estiver na cidade durante o Natal, pode ler o meu artigo em 15 coisas para ver e fazer no Natal em Nova Iorque
A pista de gelo permanece aberta até abril, altura em que é desmantelada para a primavera e em que são feitas obras para que o relvado do Bryant Park possa recuperar para o verão.
2. Participe numa das suas actividades de verão
No final de maio, o Bryant Park acolhe uma multiplicidade de actividades que atraem muitos espectadores: aulas gratuitas de ioga, tai-chi e dança, um canto de leitura, espaços para jogos de tabuleiro divertidos e o meu favorito pessoal, o lendário festival de cinema clássico ao ar livre que passa nas noites de segunda-feira durante os meses de verão.
Se estiver disposto a isso e viajar para Nova Iorque no verão, recomendo que consulte o site oficial do Bryant Park para se manter a par da programação e se informar sobre horários, eventos, etc. com bastante antecedência.
3. Fotografar a mítica fonte do Bryant Park
A primeira coisa que verá na Sexta Avenida é a popular Fonte do Bryant Park, embora o seu verdadeiro nome seja Fonte Memorial Josephine Shaw Lowell, que foi erguida em 1912 em honra de uma assistente social que lutou para melhorar as condições de trabalho das mulheres.
Foi o primeiro monumento público da cidade dedicado a uma mulher. Se visitar o Bryant Parkno inverno, esta fonte é um dos locais mais fotografados do parque, pois o frio congela a água em formas curiosas.
4. Aproveite ao máximo o Bryant Park no seu aspeto mais cultural.
Na sua sala de leitura
Durante os meses mais quentes do ano, a Sala de Leitura do Bryant Park é um espaço encantador debaixo das árvores com bancos e mesas onde pode passar algum tempo de qualidade a ler o jornal ou um livro gratuitamente.
Além disso, a Sala de Leitura organiza programas de leitura à hora de almoço e depois do trabalho para aqueles que trabalham em escritórios próximos e querem afastar-se um pouco. Há também clubes de leitura, concursos de ortografia, encontros com escritores, debates sobre filmes e actividades para crianças.
Com os seus concertos
Em setembro, em Nova Iorque, a American Symphony Orchestra oferece vários concertos intimistas que se enchem rapidamente. Uma vez que os lugares para estes eventos são limitados, aconselho-o a chegar cedo, pois são os primeiros a chegar, os primeiros a ser servidos.
Se gosta de concertos de piano, há recitais de ragtime, stride e jazz todas as segundas, terças e quintas-feiras entre junho e outubro.
Espectáculos de piquenique
Uma das actividades culturais mais interessantes do Bryant Park para uma noite divertida é o Picnic Performances, onde o público pode assistir a pequenos espectáculos de ópera, dança, música e teatro gratuitamente, sem filas, sem bilhetes e sem código de vestuário.
Além disso, são distribuídas mantas à entrada para tornar a noite mais descontraída, para que as pessoas se possam deitar e desfrutar do piquenique enquanto assistem ao espetáculo - há até malabaristas e jogos gigantes para manter o público entretido!
Participar nos seus workshops de escrita
Sabia que o Bryant Park oferece workshops de escrita gratuitos com professores para aperfeiçoar as suas capacidades de escrita? Se te interessas pelo assunto, recomendo vivamente que vás a estes workshops, pois é uma óptima oportunidade para aumentares a tua criatividade com a escrita e conheceres pessoas em Nova Iorque com os mesmos interesses.
5. Andar no carrossel do Bryant Park
O Bryant Park também abriga um pequeno carrossel vintage que foi projetado em harmonia com o estilo francês do parque e em homenagem à tradição europeia e americana de carrosséis. As suas decorações e animais são feitos à mão. Se estiver de visita a Nova Iorque com crianças, e a este parque em particular, elas vão adorar. O passeio custa 3 dólares.
Outras actividades no Bryant Park para crianças
Se está a viajar para Nova Iorque com crianças, é importante incluir na agenda planos onde elas também possam desfrutar da escapadela. O Bryant Park é um desses lugares onde os pequenos podem brincar ao ar livre e se divertir com as atividades infantis oferecidas: carrossel, hora do conto, show de bolhas, mágica e muito mais.
6. Aproveite a oportunidade para visitar a Biblioteca Pública de Nova Iorque
A parte do Bryant Park que faz fronteira com a Quinta Avenida é ocupada pela Biblioteca Pública de Nova Iorque, um belo edifício neoclássico ao qual se acede por uma escadaria de mármore decorada à entrada com duas fontes e dois leões apelidados de Paciência e Fortaleza que guardam o maior tesouro deste espaço: os seus mais de três milhões de livros.
Recomendo que o visite depois de um passeio pelo Bryant Park, pois contém tesouros da literatura e da história, como uma carta de Cristóvão Colombo, um rascunho da Declaração de Independência dos EUA, uma cópia da Bíblia de Gutenberg e alguns manuscritos de William Shakespeare.
Subir ao terceiro andar
A imponência das suas salas de leitura é tal que serviu de cenário a vários filmes, mas a mais famosa de todas é a Sala de Leitura Rosa, a principal sala de leitura do terceiro andar. Não só por ser tão grande como um campo de futebol, mas também pela sua decoração ostensiva com candeeiros suspensos, mesas de carvalho maciço e frescos no teto.
Como curiosidade, no mesmo andar pode ver-se a biblioteca com mobiliário original de Mary Shelley, a autora de "Frankenstein ou o Prometeu moderno". Um dos recantos mais desconhecidos para a maioria dos visitantes da Biblioteca Pública de Nova Iorque.
7. Participe numa das visitas guiadas que a percorrem
Observação de aves
Quem diria que num parque tão pequeno como o Bryant Park poderia haver uma tal diversidade de aves? Se gosta de observar aves, entre setembro e outubro, a plataforma NYC Audubon para a proteção destes animais e do seu habitat organiza visitas guiadas para observar a vida selvagem do Bryant Park.
Visitas guiadas
Se o tempo o permitir, todas as quartas-feiras há uma visita guiada a pé ao Bryant Park para aprender sobre as origens do Bryant Park, a sua história e como, durante alguns anos, se tornou um refúgio para o crime e a droga na Town Square de Manhattan. A visita começa todas as manhãs às 11h00 na fonte do Bryant Park, perto da Sixth Avenue e da 41st Street, e dura 45 minutos.
8. Assistir ao Festival de Cinema no Bryant Park
Um bom plano para as noites de segunda-feira em Nova Iorque durante o verão é ir ao Bryant Park para o seu Festival de Cinema Aberto. Em frente à famosa fonte do parque, um ecrã gigante passa filmes clássicos enquanto o público faz piqueniques no relvado.
A área de visualização abre às 17h para permitir que as pessoas ocupem os seus lugares, mas o filme começa entre as 20h e as 21h.
9. Passar pelo Canto de Nikola Tesla
A esquina da Sixth Avenue com a 40th Street é dedicada ao inventor Nikola Tesla, pois diz-se que ele passava muito tempo aqui a alimentar os pássaros. De facto, existe um sinal na rua que diz "Nikola Tesla Corner" para assinalar o local.
Outras esculturas ou homenagens
- O Memorial William Earl Dodge: No lado norte do parque encontra-se uma estátua de bronze dedicada ao filantropo e empresário William Earl Dodge.
- O Memorial William Cullen Bryant: O Bryant Park também abriga uma estátua em memória do poeta e jornalista William Cullen Bryant, que deu nome ao parque em 1884. Quando a Biblioteca Pública de Nova Iorque foi concluída, este monumento foi instalado em 1911.
10. Aproveite a oportunidade para ver os edifícios circundantes
Se há uma coisa que os viajantes adoram em Nova Iorque, é a sua arquitetura eclética. A partir do Bryant Park pode desfrutar de vistas de alguns edifícios muito especiais que rodeiam o parque e lhe dão uma personalidade única.
42nd Street
- 500 Fifth Avenue: Na esquina noroeste da Fifth Avenue com a 42nd Street fica este arranha-céus Art Deco de 212 metros de altura, desenhado pelos arquitectos do Empire State Building.
- Edifício Bryant Park: Na esquina noroeste da Avenue of the Americas e da 42nd Street encontra-se este edifício que foi remodelado em 1985 para albergar o Home Box Office Building (HBO).
- EdifícioSalmon Tower: Este belo edifício dos anos 20 é notável pelas abóbadas de azulejos no seu átrio e pelos baixos-relevos à volta da sua entrada, que representam os meses do ano. A Universidade de Nova Iorque ocupa parte do edifício.
Avenida das Américas
- Bank of America Tower: Um dos arranha-céus mais modernos que rodeiam o Bryan Park. Foi concluído em 2010 com um design sustentável em ligação com a natureza e é o oitavo mais alto da cidade. É conhecido pelo seu telhado inclinado e estrutura de vidro para deixar entrar a luz.
- 1095 Avenue of the Americas: Um arranha-céus de 192 metros de altura que foi construído nos anos 70 como sede da New York Telephone.
Rua 40
- American Radiator Building: Um dos mais belos edifícios que rodeiam o Bryant Park. De estilo Art Déco e neo-gótico, caracteriza-se por tijolos pretos com acabamentos dourados para simbolizar o fogo - vai vê-lo num instante!
Quinta Avenida
- Edifício Knox Hat: Este é um dos mais belos edifícios comerciais da cidade. Foi construído na viragem do século XX e albergou os escritórios de um importante fabricante de chapéus que foi usado por personalidades como Franklin Delano Roosevelt e John D. Rockefeller.
- Biblioteca Pública de Nova Iorque: Um dos edifícios mais impressionantes de Nova Iorque, tanto no interior como no exterior. Inaugurada em 1911.
Outros edifícios próximos
- Chrysler Building: O arranha-céus preferido de muitos nova-iorquinos e turistas pela sua impressionante arquitetura Art Deco.
- Grand Central Terminal: Uma maravilha da arte e da engenharia que abriu no século XIX e é agora uma das jóias arquitectónicas mais proeminentes de Nova Iorque.
Onde fica o Bryant Park e como lá chegar
O Bryant Park está localizado na 42nd Street entre a Quinta e a Sexta Avenidas, muito perto de Times Square. O parque pode ser alcançado de metro nas seguintes linhas:
- Linhas B, D, F e M (paragem 42nd St/Bryant Park).
- Linha 7 (paragem 5th Ave)
Onde comer no Bryant Park?
O Bryant Park é o local ideal em Midtown Manhattan para fazer uma pausa e tomar uma refeição descontraída. Há um pouco de tudo, desde restaurantes de luxo a cafés acolhedores e pequenos quiosques.
O Deck do Lodge
Durante o inverno, junto à pista de gelo, o The Lodge Deck oferece um menu sazonal e bebidas quentes num espaço com vista para a pista de gelo. Há diferentes tipos de salsichas com acompanhamentos e molhos, bem como várias batatas fritas com queijo, picante ou bacon. Aberto diariamente entre outubro e março, das 10 às 22 horas.
Alpendre Fever-Tree
Quando o tempo está bom, um bom sítio para comer qualquer coisa enquanto recarrega as baterias é o Fever Tree Porch. As saladas são deliciosas, mas também há outras opções, como hambúrgueres e sanduíches.
Há também tomadas eléctricas disponíveis no Fever Tree Porch para carregar o seu telemóvel ou computador, o que é muito útil depois de um dia na cidade. Com Wi-Fi gratuito no Bryant Park, pode carregar todas as suas fotos para as redes sociais ou fazer uma videochamada para casa para que as pessoas saibam o quanto se está a divertir na sua viagem. Aberto de segunda a quarta-feira, do meio-dia às 18h, e de quinta a domingo, do meio-dia às 20h.
Bryant Park Grill
O Bryant Park Grill é um sofisticado restaurante de estilo parisiense, perfeito para uma noite romântica se estiver a viajar para Nova Iorque em casal. Dependendo da época do ano, o terraço adapta-se ao clima e o menu é extenso e delicioso - peça as suas sobremesas e cocktails, são requintados! Aberto aos fins-de-semana das 12 às 20:30h.
Café Bryant Park
O Bryant Park Café é gerido pelo Bryant Park Grill, mas tem um ambiente mais informal. Não é necessário fazer reserva para comer aqui e o menu é de estilo americano. O seu terraço é um local popular, especialmente durante o verão. Está aberto de quarta a sexta-feira das 15:30 às 21:00 e aos fins-de-semana das 11:30 às 19:00 horas.