Os 10 melhores parques que tens de ver em Nova Iorque

Um dos pequenos prazeres da Big Apple é passear pelos seus parques e jardins. Quais são os 10 parques imperdíveis de Nova Iorque? Continue a ler!

Isabel Catalán

Isabel Catalán

leitura de 10 minutos

Os 10 melhores parques que tens de ver em Nova Iorque

Central Park no outono | ©Andrea Belussi

Quando se pensa em tudo o que há para fazer e ver em Nova Iorque, pensa-se em arranha-céus rodeados de asfalto e trânsito intenso e caótico, mas nada poderia estar mais longe da verdade!

Embora possa não parecer, é também um lugar que esconde uma infinidade de parques e jardins verdes onde os nova-iorquinos se refugiam para se desligarem da azáfama do mundo, e há lugares impressionantes para além do lendário Central Park! Prepare-se porque vai querer pisá-los todos!

1. Central Park, o lendário parque de Nova Iorque

Um dia ao sol no Central Park| ©Hellotickets
Um dia ao sol no Central Park| ©Hellotickets

O Central Park é quase tão famoso como a própria cidade de Nova Iorque, por isso é inevitável que abra este post. O seu nome deve soar-lhe familiar, pois já o viu muitas vezes refletido em filmes, mas uma viagem à Big Apple é a melhor altura para ver com os seus próprios olhos se tem uma reputação bem merecida.

E digo-lhe, tem mesmo! A paisagem do Central Park é linda e a natureza está em plena exibição. É o lugar perfeito para passar um dia ao ar livre e aproveitar a oportunidade para tirar uma bela foto a pé ou num passeio de bicicleta, que também está disponível.

Melhor altura para visitar

A melhor altura para o fazer é a primavera e o outono, quando as temperaturas são mais amenas e as folhas das árvores florescem ou mudam de cor. No entanto, não deixe de visitar o parque no inverno porque também é encantador vê-lo todo congelado e pode ainda patinar no Wollman Rink se estiver em Nova Iorque no Natal.

Lembre-se que este é o maior parque urbano da cidade, por isso aconselho-o a não gastar energias a vê-lo na sua totalidade e a ter uma visão geral para poder dedicar tempo a outros planos.

  • Endereço: Entre a Quinta e a Oitava avenidas e as ruas 59 e 110.
  • Como chegar lá: De metro, nas linhas 5, 6, 7, A, B, C e D.

Alugar uma bicicleta no Central Park

2. High Line, o parque mais badalado de Nova York

Passear ao longo do High Line| ©Hellotickets
Passear ao longo do High Line| ©Hellotickets

De todos os parques de Nova Iorque, o High Line destaca-se de forma especial por ser um dos mais originais e modernos. Para mim, tornou-se um dos lugares imperdíveis a explorar na cidade pelas suas belas vistas e pela sua mistura de arte, natureza e arquitetura.

É uma das últimas atracções turísticas a abrir ao público na Big Apple, uma vez que foi recentemente concluída numa antiga linha ferroviária elevada. A área foi transformada de um aspeto industrial monótono para um pomar repleto de plantas, flores e árvores.

É também um parque onde há muito para ver, desde o bairro de luxo Hudson Yards e as galerias de arte do Meatpacking District até aos edifícios de design e arranha-céus de The Spur e a arte de rua do artista brasileiro Eduardo Kobra.

Melhor época do ano para visitar

Agasalhe-se e vá em qualquer época do ano, mesmo que esteja frio. Não é apenas um parque que chama a atenção pela sua vegetação, mas pela sua estrutura "flutuante" e pelas suas vistas sobre o rio e a Big Apple, com os novos arranha-céus que se erguem em Manhattan.

  • Endereço: Entre a Gansevoort Street e a 34th Street.
  • Como chegar lá: De metro: 34th St - Hudson Yards

3. Mostre o seu lado cultural no Bryant Park

Bryant Park no coração de Manhattan| ©Michael Hutchinson
Bryant Park no coração de Manhattan| ©Michael Hutchinson

No coração da movimentada Midtown, em Manhattan, encontra-se o Bryant Park, um pequeno oásis onde os nova-iorquinos e os turistas se reúnem em busca de um pouco de paz e natureza no meio da selva de asfalto.

Ao contrário do Central Park, este é um dos parques mais pequenos da Big Apple, mas também um dos mais adorados, porque há sempre algo interessante para ver e fazer aqui, não importa se está calor ou frio.

Melhor altura para visitar

Por exemplo, no verão, pode visitar o Bryant Park para revelar o seu lado cultural e divertido com actividades como concertos e o festival de cinema clássico ao ar livre, o canto da leitura, jogos de tabuleiro e aulas gratuitas de ioga, tai-chi e dança.

No inverno, por outro lado, pode patinar no ringue de patinagem no gelo ou tomar um chocolate quente no mercado de Natal.

O Bryant Park tem um pouco de tudo para um momento diferente e divertido na sua viagem a Nova Iorque.

  • Endereço: Na 42nd Street entre a Quinta e a Sexta Avenidas, perto de Times Square.
  • Como chegar: De metro, nas linhas B, D, F e M (paragem 42nd St/Bryant Park) e na linha 7 (paragem 5th Ave).

4. Assista ao pôr do sol no Battery Park

Um lanche da tarde no Battery Park| © JJBers
Um lanche da tarde no Battery Park| © JJBers

Um passeio pelo Battery Park é definitivamente uma obrigação durante a sua viagem a Nova Iorque, pois este belo parque a sul de Lower Manhattan é muito popular pelas suas maravilhosas vistas desobstruídas da Estátua da Liberdade.

A maioria das pessoas vai ao passeio marítimo para apreciar o pôr do sol sobre o porto de Nova Iorque, mas muitas também apanham um ferry para Liberty Island ou Staten Island para verem de perto este marco icónico, uma vez que os barcos partem do Battery Park.

Recomendo que o visite depois de uma visita ao Ground Zero ou ao Financial District e aproveite para relaxar num banco rodeado pela natureza ou fazer um piquenique na relva - o Battery Park é o local perfeito para descontrair!

Mas se procura um pouco de ação, também pode fazer outras actividades como andar de bicicleta, fazer uma visita guiada ao Castle Clinton ou visitar o Museum of Jewish Heritage. No post O que ver e fazer em Battery Park dou-te mais ideias para aproveitares ao máximo a tua visita.

Melhor altura para visitar

Seja qual for a altura do ano, visite-o de manhã. Estando perto do Financial District, esta zona é muito animada durante o dia e permitir-lhe-á fazer outros planos na área circundante após a sua visita. À noite ou ao entardecer, é muito menos movimentada e, estando tão perto da água, a humidade torna o vento mais fresco.

  • Endereço: A sul de Lower Manhattan
  • Como chegar lá: De metro, linhas 4 e 5 (Bowling Green)

Reservar um cruzeiro expresso para a Estátua da Liberdade

5. Washington Square Park, um parque de cinema

Parque de Washington Square| ©Hellotickets
Parque de Washington Square| ©Hellotickets

Este é outro dos parques de Nova Iorque que lhe é familiar por ter visto o seu famoso Arco do Triunfo em várias ocasiões no cinema. Encontra-se em Manhattan, em Greenwich Village.

O Washington Square Park não é um dos maiores parques, mas é um dos mais atmosféricos, pois está sempre cheio de pessoas a ouvir música ao vivo, a relaxar na relva, a jogar xadrez ou a refrescar as pernas na grande fonte que o adorna.

E se estiver de passagem pelo Washington Square Park, é também um bom sítio para fazer uma pausa rápida para o almoço, pois há muitos carrinhos de comida.

Melhor altura para visitar

Recomendo a visita no verão, quando os dias são mais longos e se quer passar mais tempo ao ar livre, ou no inverno, quando é montada aqui uma bela árvore de Natal e se realiza um concerto de canções de Natal na véspera de Natal.

  • Endereço: Washington Square, Nova Iorque, NY 10012
  • Como chegar lá: De metro, nas linhas A, B, C, E, F, F, M (W 4th Station - Wash Sq.) e nas linhas N, Q, R, W (8th Street Station).

6. Governor's Island, um grande parque acessível por ferry

Vista aérea da Governor's Island| ©Mary and Andrew
Vista aérea da Governor's Island| ©Mary and Andrew

Anteriormente aberta aos visitantes apenas entre maio e outubro, a Governor's Island, na baía de Nova Iorque, estará aberta durante todo o ano a partir de 2021, para gáudio dos nova-iorquinos e, sobretudo, dos turistas que têm menos tempo para a desfrutar.

A Governor's Island está repleta de relvados e jardins, pelo que é mais um dos grandes parques de Nova Iorque para se divertir de forma diferente.

Este local entre Manhattan e Brooklyn é acessível por ferry e quando desembarcar vai descobrir que há muito para fazer.

Melhor altura para visitar

Se quiser aproveitar ao máximo todas as actividades oferecidas, visite-o no verão ou na primavera: desde fotografar e contemplar a Estátua da Liberdade e a linha do horizonte de Manhattan em The Hills, a andar de bicicleta, escorregas aquáticos gigantes, caiaque, apanhar sol nas redes em Hammocks Grove ou comer nas carrinhas de comida, vai adorar a experiência!

  • Endereço: New York Bay
  • Como chegar lá: Todos os dias, o ferry parte do Battery Maritime Building, localizado na 10 South Street, em Lower Manhattan.

7. Dirija-se ao Prospect Park para ver a flora nativa da velha Nova York

Prospect Park em Brooklyn, Nova York| ©Tyler Goodell
Prospect Park em Brooklyn, Nova York| ©Tyler Goodell

Do outro lado do East River, pode visitar o Prospect Park, que é considerado o Central Park de Brooklyn. Coincidentemente, foi concebido pelos mesmos paisagistas que o famoso parque de Manhattan, mas optaram por lhe dar a sua própria identidade, mantendo-o selvagem e, em algumas áreas, deixaram a flora nativa intacta.

Por isso, se quiser ver como eram as florestas de Nova Iorque antes de se tornar uma grande cidade, o Prospect Park é um ótimo lugar para ir.

Tal como os outros parques da Big Apple, este também está repleto de pessoas a passear, a praticar desporto ou a fazer um piquenique. Alguns dos seus pontos mais famosos são Long Meadow, o jardim zoológico e o grande lago artificial onde se pode ver os patos a nadar.

Melhor altura para visitar

Se quiser explorar o parque, é melhor visitá-lo de manhã para aproveitar ao máximo o dia e depois visitar outras atracções próximas, como o Jardim Botânico de Brooklyn, o Cemitério de Greenwood e o Museu de Brooklyn.

  • Endereço: 95 Prospect Park West Brooklyn , NY 11215
  • Como chegar lá: De metro, linhas B e Q (Estação Prospect Park)

8. Aprenda sobre a natureza no Brooklyn Botanic Garden

Jardim Botânico de Brooklyn| ©NYC Go
Jardim Botânico de Brooklyn| ©NYC Go

O Brooklyn Botanic Garden é um daqueles sítios que adoro em Nova Iorque, quando se procura um pouco de calma e uma fuga à agitação da cidade. Faz parte do complexo Prospect Park e está localizado a poucos passos do Museu de Brooklyn, no histórico bairro de Park Slope.

Se gosta da natureza, o jardim botânico é um ótimo lugar para descontrair. Está repleto de prados onde se pode deitar para descansar, ler um livro ou observar as plantas e flores cultivadas na estufa, no jardim de Shakespeare ou no jardim japonês.

Melhor altura para visitar

O outono e a primavera são boas alturas para vir aqui, pois os seus sentidos encher-se-ão de aromas e cores. A entrada é gratuita às sextas-feiras antes do meio-dia e, no inverno, todos os dias da semana.

Depois da sua visita, pode fazer um passeio por Brooklyn e explorar outros locais interessantes, como o Museu de Brooklyn, a Biblioteca Pública ou os tradicionais brownstones de Brooklyn.

  • Endereço: 990 Washington Ave, Brooklyn, NY 11225
  • Como chegar lá: De metro, nas linhas 2 e 3 (Eastern Parkway-Brooklyn Museum).

9. Columbus Park, a face autêntica de Chinatown

Comunidade reunida a brincar no Columbus Park de Chinatown| ©Juan Di Nella
Comunidade reunida a brincar no Columbus Park de Chinatown| ©Juan Di Nella

A Chinatown é um local incontornável a visitar durante uma viagem a Nova Iorque e o primeiro ponto de paragem é o Columbus Park, o maior parque do bairro e o ponto de encontro habitual dos membros da comunidade chinesa.

Por isso, se quiser descobrir o lado mais autêntico da Chinatown, uma visita ao Columbus Park é obrigatória. É comum ver os habitantes locais reunirem-se ali todas as manhãs para jogar algumas partidas de mahjong, praticar um pouco de tai chi ou tocar música tradicional. É de admirar a vontade da comunidade em manter vivos os seus costumes e a sua cultura.

Para além do Columbus Park, pode aproveitar para visitar outros locais de Chinatown, como o Kimlau War Memorial, erigido em honra dos soldados sino-americanos que morreram em combate. E, claro, experimentar a deliciosa cozinha chinesa a preços muito razoáveis.

Se quiseres saber o que mais podes fazer no bairro, não percas o nosso guia sobre o que ver e fazer em Chinatown.

Melhor altura para visitar

Qualquer altura do dia ou da semana é uma boa ideia. O coração de Chinatown é outro canto da cidade que nunca dorme.

  • Endereço: 67 Mulberry St. Manhattan, NY 10013
  • Como chegar lá: De metro, nas linhas 4, 5, 6, J, Z (Brooklyn Bridge - City Hall) e N, Q, R, W (Canal Street).

10. Madison Square Park, um pomar no coração de Midtown Manhattan

Madison Square Park| ©Hellotickets
Madison Square Park| ©Hellotickets

No seu percurso por Midtown Manhattan, encontrará um pequeno oásis de tranquilidade perto do Flatiron Building onde poderá fazer uma pausa: o Madison Square Park. Um parque onde pode passar de vez em quando para entrar em contacto com a natureza e escapar à agitação da cidade, especialmente nos dias quentes.

Os amantes do Shake Shack têm outra boa razão para visitar o Madison Square Park: este parque tem uma destas famosas hamburguerias, bem como uma área com mesas e cadeiras onde se pode sentar e desfrutar de um delicioso lanche antes de continuar o seu passeio pelas ruas da Big Apple.

Melhor altura para visitar

Quando o tempo está bom, o Madison Square Park é um dos locais mais populares para visitar em Nova Iorque. Há sempre actividades ao ar livre, como concertos, exposições de arte ou fotografia, uma vez que o parque tem um programa cultural muito preenchido.

  • Endereço: O parque está rodeado pela Quinta Avenida e pela Avenida Madison e pela Rua 23 e pela Rua 26.
  • Como chegar lá: De metro, nas linhas R, W e 6 (estação da 23rd Street).