Os 10 melhores lugares para comer em Nova Iorque

Comer bem em Nova Iorque e não ir à falência é possível, mas é preciso escolher bem para evitar as armadilhas para turistas. Aqui está uma lista dos meus 10 melhores sítios favoritos

Isabel Catalán

Isabel Catalán

leitura de 15 minutos

Os 10 melhores lugares para comer em Nova Iorque

Suculentos hambúrgueres americanos | ©Peter Dawn

Beber e comer são duas das actividades preferidas dos viajantes que visitam Nova Iorque, devido às infinitas possibilidades gastronómicas. Os estabelecimentos mais típicos são as hamburguerias ou os típicos cafés americanos que servem pequeno-almoço ou brunch.

São fáceis de encontrar e existem em diferentes gamas e níveis de preços, mas isso não é tudo. Onde comer como um rei? Aqui está uma lista de 10 óptimos lugares para comer em Nova Iorque.

1. A melhor pizza está na Rizzo's Pizza

Pizza| ©Blake Wisz
Pizza| ©Blake Wisz

A pizza é um prato muito popular em Nova Iorque. É possível encontrá-la em praticamente todas as esquinas, desde barracas de rua e lanchonetes de fast food até restaurantes de alto padrão.

Depois de experimentar as suas pizzas, posso dizer que a reputação da Rizzo's Pizza como uma das melhores de Nova Iorque é bem merecida e deve ser incluída numa visita gastronómica a Manhattan. O ranking do Yelp e as críticas do New York Times não estavam a exagerar quando incluíram este restaurante de Manhattan nas suas listas de restaurantes de visita obrigatória na cidade. Afinal, eles são verdadeiros especialistas: estão no mercado desde 1959.

O que é que deve provar?

As pizzas são uma delícia. Existem tanto na clássica forma redonda como na quadrada, com um rebordo super estaladiço. O segredo está na massa: cozinhada na perfeição, fina e leve, mas firme, nada mole.

Recomendo pedir a americana (frango, cebola roxa, bacon, molho de churrasco e mozzarella), a diavola (frango, cebola roxa, bacon, molho de churrasco, molho picante, aioli parmigiano e mozzarella) e a aumma aumma (salsicha, almôndega, ricota, molho e mozzarella), as mais populares da Rizzo's Pizza.

Também têm opções vegan e sem glúten, o que é uma mais-valia. Para a sobremesa, o famoso cannoli, um doce típico da Sicília feito com queijo ricota. Delicioso!

  • Onde fica: O Rizzo's Pizza tem duas unidades em Nova York. Uma no Lower East Side de Manhattan (17 Clinton St. New York, NY 10002) e outra no Queens (3013 Steinway St. Astoria, NY 11103).
  • Horário de funcionamento: O estabelecimento de Manhattan está aberto de segunda a quinta-feira das 16h às 23h, sexta-feira e sábado das 12h à meia-noite e domingo das 12h às 23h.

Reservar uma excursão gastronómica a Manhattan

2. Cachorros-quentes no Gray's Papaya

Degustar um cachorro-quente| ©Caroline Attwood
Degustar um cachorro-quente| ©Caroline Attwood

Começar a manhã com energia é essencial para passar um dia de turismo em Nova Iorque sem desmaiar. Mas onde é que se pode tomar um pequeno-almoço à americana e barato? No Gray's Papaya, claro!

O templo dos cachorros-quentes na Big Apple, um ponto obrigatório numa visita gastronómica a Manhattan. São tão populares que o próprio Barack Obama se fotografou aqui a comer um para a sua campanha eleitoral de 2008. Tal como a Rizzo's Pizza, o New York Times também a elogiou como uma das melhoreslojas de cachorros-quentes de Nova Iorque. E os preços são muito baratos: um único cachorro-quente custa 1 dólar (cerca de 0,90 euros) e cada topping extra de chilli, queijo ou molho custa 0,50 dólares.

Com estas credenciais, o Gray's Papaya é quase uma visita obrigatória na icónica Broadway, muito perto do Central Park e do Lincoln Center. Posso garantir-lhe que não fiquei desiludido.

O que é que deve experimentar?

As filas de espera à entrada fazem jus à reputação do estabelecimento, mas são muito rápidas. Recomendo que peça um dos pequenos-almoços de café especiais.

Há uma sanduíche de omeleta com queijo e fiambre, bacon ou salsicha por menos de 4 dólares (cerca de 3,70 euros). Quem quer mais? O****Gray's Papaya é também uma boa opção para terminar uma noite fora ou no teatro na Broadway, pois está aberto 24 horas por dia. Com um cachorro-quente e o seu famoso sumo de papaia, voltará para o hotel para dormir com um sorriso de orelha a orelha.

  • Onde fica: 2090 Broadway, Nova Iorque, NY 10023.
  • Horário de funcionamento: 24 horas.

Reservar uma excursão gastronómica em Brooklyn

3. Hambúrguer secreto do Burger Joint

Burger Joint| ©Burger Joint
Burger Joint| ©Burger Joint

Oh, os hambúrgueres! O prato que melhor define a cozinha americana no país e no estrangeiro. Decidir qual é o melhor hambúrguer de Nova Iorque não é tarefa fácil. Os ingredientes são importantes, mas a atmosfera do lugar também. Um dos restaurantes mais exclusivos para um ótimo hambúrguer é o Burger Joint, a hamburgueria secreta perto da Quinta Avenida e do Central Park. Mas o que é que este sítio tem de tão especial?

Está localizado dentro de um hotel de luxo, Le Parker Meridien, mas o engraçado é que não tem nada a ver com ele. Pode perguntar-se: como é que um lugar com aspeto de subterrâneo foi parar dentro de um hotel de luxo? Quando o hotel quis construir o edifício neste local, havia vários habitantes locais. Todos chegaram a um acordo com o hotel, exceto o Burger Joint, que não queria vender as suas instalações. Após algumas pressões e processos em tribunal, o Burger Joint conseguiu o que queria.

O Le Parker Meridien teve de construir o seu hotel à volta do Burger Joint e o resultado é um contraste impressionante entre a elegância do hotel e o estilo grunge do Burger Joint, que é precisamente o encanto do local. Isso e a entrada parece estar escondida atrás de misteriosas cortinas vermelhas.

O que é que deve provar?

No menu, encontrará o básico de uma hamburgueria: hambúrguer normal ou com queijo, batatas fritas, bebidas e batidos e, para sobremesa, gelado e brownie. Em 2012, recebeu o título de terceiro melhor hambúrguer do mundo no World Burger Competition. Isso não é nada!

  • Onde fica: 119 W 56th St, Nova York, NY 10019.
  • Horário: diariamente, das 11h às 23h20; sextas e sábados, das 11h à meia-noite.

Reserve um tour gastronómico pelo Brooklyn

4. Brunch da Amy Ruth

Waffle de Amy Ruth| ©Burger Joint
Waffle de Amy Ruth| ©Burger Joint

Um lugar ideal para tomar um brunch depois de um passeio pelo Harlem ou de um culto evangélico dominical é o Amy Ruth's, no coração deste bairro nova-iorquino.

Se está à procura do melhor da cozinha sulista, veio ao sítio certo. Tudo aqui é delicioso! Eles são famosos por servir um dos mais saborosos Chicken & Waffles dos Estados Unidos. Uma combinação de waffles e frango frito com xarope de bordo que pode parecer um pouco estranha, mas surpreendentemente funciona e é considerada uma lenda de Nova York.

O que é que deve experimentar?

Outros pratos que recomendo do menu do Amy Ruth's são as costelas grelhadas com molho barbecue e um acompanhamento de batata doce, a sandes de frango quente ou os camarões panados.

Para beber, um copo de limonada e chá doce chamado Half and Half. Super refrescante! O muffin de milho com um pouco de manteiga que eles servem como um lanche enquanto espera pela sua comida é delicioso. Embora às vezes haja um pouco de fila para conseguir uma mesa, eles costumam ser bem rápidos com os pedidos, mesmo se o lugar estiver lotado.

  • Onde: 113 West 116th Street, Nova Iorque, NY 10026.
  • Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 11h às 22h.

Reserve um tour gastronómico por Manhattan

5. A melhor comida indiana está no Tikka Indian Grill

Tikka Indian Grill| ©Tikka Indian Grill
Tikka Indian Grill| ©Tikka Indian Grill

Se decidiu fazer uma visita guiada a Williamsburg, o Tikka Indian Grill é o local ideal para saborear comida saborosa a preços razoáveis. Quer seja um especialista em comida indiana ou um principiante, vai adorar o menu que eles criaram à medida de cada paladar, inspirando-se no melhor de cada região da Índia.

Na minha opinião, é uma opção a considerar incluir no seu roteiro gastronómico de Manhattan.

O que é que deve provar?

Sou um verdadeiro fã deste restaurante luminoso de Brooklyn. Eles têm um almoço especial que inclui naan, chamuças e um prato principal por apenas 10 dólares (pouco mais de 9 euros). No entanto, se quiser considerar outras opções, aconselho-o a dar uma vista de olhos no menu deles, porque é bastante extenso.

Dois dos meus favoritos são o vindaloo de borrego e o frango com pimenta preta extra picante que vem com vários molhos que vai querer molhar com pão. O TikkaIndian Grill é um restaurante muito agradável para desfrutar de uma boa refeição em Nova Iorque. O local é espaçoso, bem decorado com grandes fotografias de cenas indianas e quanto aos pratos, o segredo do seu sucesso é que eles usam ingredientes frescos de fornecedores locais combinados com especiarias trazidas diretamente da Ásia. Vai querer voltar para mais!

  • Onde: 185 Grand Street Brooklyn, NY - 11211.
  • Horário de funcionamento: de segunda a quinta, das 12h às 23h; sexta e sábado, das 12h à meia-noite; e domingo, das 12h às 22h.

Reserve um tour gastronómico pelo Brooklyn

6. O melhor mercado gastronómico, o Chelsea Market

Mercado de Chelsea| ©Hellotickets
Mercado de Chelsea| ©Hellotickets

Antes da sua ressurreição como um bairro da moda, o Meatpacking District era uma área industrial cheia de matadouros e fábricas de embalagem que abasteciam Nova Iorque de carne.

Após a sua remodelação bem sucedida, esta zona é uma das mais modernas da cidade e está repleta de boutiques de moda, galerias de arte e restaurantes fantásticos. Um desses locais era a antiga fábrica de biscoitos Nabisco, criadora do famoso Oreo, que foi transformada num espetacular mercado alimentar chamadoChelsea Market, que conseguiu preservar o encanto industrial do edifício original com as últimas tendências gourmet.

O que é que deve provar?

Literalmente tudo! Se estiveres na zona a fazer uma visita ao High Line Park ou ao Whitney Museum e te abrir o apetite, não hesites, dirige-te ao Chelsea Market porque vais adorar as bancas de fast food. Têm de tudo! Pizza, tacos, sushi, massa, noodles, marisco... É a melhor opção se viajar para Nova Iorque em grupo e não houver consenso sobre onde comer.

Se for durante o dia, pode completar a sua visita ao Chelsea Market caminhando à volta do edifício para visitar outros locais, como a livraria Posman Books ou a feira da ladra Artists & Fleas. Se visitar à noite, depois do jantar, dirija-se ao Chelsea Music Hall, na cave do mercado. Um local onde pode desfrutar da noite nova-iorquina com boa música, cocktails deliciosos e um ambiente fantástico.

  • Onde fica: 75 9th Ave, NY 10011.
  • Horário de funcionamento: O Chelsea Market está aberto de segunda a sábado das 7h às 22h e domingo das 8h às 21h.

Reserve um tour gastronómico por Manhattan

7. Um pouco de comida espanhola no Little Spain Market

Mercado de Little Spain| ©Little Spain Market
Mercado de Little Spain| ©Little Spain Market

E de um pavilhão gastronómico para outro. Se, durante a sua viagem a Nova Iorque, sentir saudades da cozinha mediterrânica, Hudson Yards, o novo bairro da moda em Midtown, ao longo do rio Hudson, é a casa do Little Spain Market, uma sala de restauração dedicada aos sabores da cozinha tradicional espanhola, criada pelo prestigiado chefe José Andrés em colaboração com os irmãos Ferrán e Albert Adriá.

Entrar pelas suas portas é como entrar no templo da cozinha espanhola. O delicioso aroma das diferentes bancas guia-o através do mercado e das diferentes regiões de Espanha sem sair de Nova Iorque. Uma maravilha!

O que é que deve provar?

O Little Spain Market tem uma dúzia de quiosques onde se podem provar grandes clássicos da cozinha espanhola, como tapas, cocas, presunto, bocadillos, bravas, tortilla española e, claro, carnes curadas, queijos e vinhos espanhóis.

Um dos quiosques mais populares do Mercado da Pequena Espanha é o quiosque de churros, perfeito para completar a refeição com um café. Embora eu recomende que o faça no bar do mercado, brindando à sua estadia na Big Apple com um excelente copo de cava ou demonstrando a sua perícia aos presentes bebendo de um típico porrón espanhol. Viva o vinho e o olé!

  • Onde: Localizado em 10 Hudson Yards, Nova Iorque, NY 10001.
  • Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 12h às 21h.

Reservar uma excursão gastronómica a Little Italy

8. As melhores especialidades árabes estão no The Halal Guys

The Halal Guys| ©The Halal Guys
The Halal Guys| ©The Halal Guys

Andando pelas ruas de Nova York você vai encontrar muitos tipos de food trucks, mas quando se trata de comida árabe, você não vai encontrar nenhum como o The Halal Guys. Mas este é definitivamente um ponto obrigatório no seu roteiro gastronómico.

Os seus proprietários começaram com uma pequena banca de cachorros-quentes de rua em 1990 e rapidamente deram o salto para oferecer comida halal aos taxistas muçulmanos, que na altura tinham poucas opções de comida halal autêntica em Nova Iorque. Assim nasceram os seus famosos pratos de carne de vaca e gyro com arroz, sandes de falafel e saborosos molhos para acompanhar.

A notícia rapidamente se espalhou e começaram a formar-se longas filas de pessoas ansiosas por provar os sabores e texturas exóticos. Os carrinhos do Halal Guys estão abertos todo o dia, o que os torna aescolha perfeita para uma refeição rápida durante uma pausa no seu percurso pela cidade ou como final de uma saída à noite. Basta pedir o que quiser para o jantar e eles preparam-no para comer no seu quarto de hotel.

O que deve experimentar?

As porções são fartas, por isso, se for em casal e não tiver muita fome, pode pedir uma combinação e partilhar. Os de tamanho normal custam 9 dólares (cerca de 8,25 euros), enquanto os pequenos custam 7 dólares (cerca de 6,50 euros). Os meus favoritos são o prato de falafel e a sandes de frango, embora tenham uma grande variedade no menu. Para a sobremesa, baklava, claro!

  • Onde fica: Uma das suas bancas fica na 53rd St e 6th Avenue, embora possa ver todas as localizações dos seus carrinhos no seu site oficial.
  • Horário: de segunda a sexta, das 10h às 4h; sábado e domingo, das 10h às 5h30.

Reserve uma excursão gastronómica por Manhattan

9. Katz's Sandwiches

Sanduíche de pastrami do Katz's| ©Katz NYC
Sanduíche de pastrami do Katz's| ©Katz NYC

Quer comer o melhor sanduíche de pastrami de Nova York? Então tem de incluir o Katz's, uma proposta única no seu roteiro gastronómico em Manhattan. A receita deve ter algo de especial, já que o restaurante existe desde 1888 e se tornou um clássico da cidade.

As longas filas de pessoas que fazem fila para entrar atestam o seu sucesso. Esta charcutaria do Lower East Side não é apenas famosa pelas suas sanduíches, mas também por ter sido o cenário da cena mais icónica do filme Quando Harry Conheceu Sally. De facto, se reparar, quando entra, há uma placa que indica onde Billy Crystal e Meg Ryan se sentaram e que diz: "Onde Harry conheceu Sally... espero que tenha o que ela teve!".

O que é que deve provar?

Mas voltando à comida, o que pedir no Katz's? Sem dúvida, a sua famosa sanduíche de pastrami é obrigatória, embora também recomende a sanduíche de carne de milho e uma porção de latkes de batata, deliciosas panquecas de batata com molho de maçã ou molho azedo.

Para beber, um copo de limonada caseira. Recomendoir cedo numa sexta-feira ou sábado, depois de uma noite na animada East Village ou Lower East Side, porque não fecham e uma sanduíche de pastrami vai recarregar as baterias para continuar a festa.

  • Onde: 205 East Houston Street, esquina com Ludlow Street.
  • Horário: de segunda a quarta, das 8h às 22h45; quinta, das 8h às 2h45; sexta, a partir das 8h e só fecha no domingo às 22h45.

Reservar um tour gastronómico por Manhattan

10. Menus típicos do Shake Shack

Shake Shack| ©Spring Happenings
Shake Shack| ©Spring Happenings

Esta lista não pode estar completa sem um saboroso fast food para terminar tudo. Já ouviu falar do Shake Shack? Começou como um carrinho de cachorros quentes no Madison Square Park e tornou-se um sucesso.

Em 2004 abriram a sua primeira loja e desde então já fizeram milhares de pessoas felizes com os seus cachorros quentes, hambúrgueres, batatas fritas onduladas e batidos - eu entre elas! O Shake Shack tem lojas por toda a Nova Iorque, mesmo nas zonas mais turísticas, por isso é uma opção muito popular se quiseres comer luxo porpouco dinheiro. Aque Shake Shack ir? O que eu mais gosto é o do Madison Square Park, por causa do belo cenário rodeado de árvores. Também tem um terraço ao ar livre que é perfeito para aproveitar os dias de sol.

O que é que deve experimentar?

Quanto à ementa, devo dizer que é bastante variada e que tem opções vegetarianas. Os hambúrgueres são de morrer e os cachorros quentes também são muito bons. Como qualquer hambúrguer que se preze, tem de os acompanhar com uma dose de batatas fritas com ketchup e para beber recomendo que experimente um copo (ou dois) de chá gelado acabado de fazer.

Se ainda tiver espaço para a sobremesa, peça uma banheira de creme congelado, que não tem nada a ver com o gelado tradicional. É feito de leite, natas e gemas de ovo e é super cremoso.

  • Onde fica: O Madison Square Park Shake Shack fica no canto sudeste do parque, perto da Madison Avenue e da E.23rd Street. Pode consultar os restantes locais no seu sítio Web oficial.
  • Horário: O Madison Square Park Shake Shack está aberto diariamente das 11:00 às 21:00 horas. Pode consultar outros horários de funcionamento no sítio Web.

Reserve um tour gastronómico por Manhattan


Quanto custa comer em Nova Iorque

Mercado de Chelsea| ©Hellotickets
Mercado de Chelsea| ©Hellotickets

Nova Iorque tem uma grande variedade de opções gastronómicas e uma grande variedade de preços.

  • Comer num restaurante de fast-food custa cerca de 10 euros.
  • Se quiseres elevar o nível da tua refeição, podes optar por um pequeno restaurante, normalmente de pizza ou carnet, que normalmente custa cerca de 20-30 euros por pessoa.
  • Os restaurantes de gama alta podem ser muito caros, mas pode encontrar opções a partir de 40-60 euros por pessoa.

Reservar uma excursão gastronómica em Manhattan

Horários de almoço, jantar e abertura de restaurantes em Nova Iorque

Times Square à noite| ©Hellotickets
Times Square à noite| ©Hellotickets

Os horários das refeições em Nova Iorque são muito diferentes dos de Espanha e é algo a que se deve habituar assim que o avião aterrar.

  • Pequeno-almoço: Os estabelecimentos de pequeno-almoço abrem por volta das 7 horas da manhã.
  • Almoço: O almoço é normalmente mais ligeiro e tem lugar entre as 11h e as 12h30.
  • Jantar: O jantar, como todas as outras refeições, é cedo, entre as 17:00 e as 19:00.

Reservar uma excursão gastronómica em Manhattan

Como funciona a gorjeta em Nova Iorque

Ementa típica de Nova Iorque| ©Hellotickets
Ementa típica de Nova Iorque| ©Hellotickets

Como funciona a gorjeta em Nova Iorque é uma das principais questões que os visitantes têm. Do nosso ponto de vista, é uma questão complexa. Para compreender este serviço, em primeiro lugar, temos de saber que os salários dos empregados de mesa são muito baixos e que estes complementam o seu salário com as suas próprias gorjetas.

A gorjeta tem de ser entre 15 e 20% da fatura. 15% quando o serviço é bom, 18% quando o serviço é ótimo e 20% ou mais quando o serviço é excelente.

Mesmo assim, a gorjeta mínima recomendada em Nova Iorque é atualmente de 18%. E se não der gorjeta, é considerado muito rude e o empregado de mesa pode dizer-lhe alguma coisa, especialmente se achar que o serviço foi bom. Nos estabelecimentos defast food, onde se faz o pedido num balcão antes de comer, não é necessário deixar gorjeta. Normalmente, estes estabelecimentos têm um frasco para deixar gorjeta, mas não é obrigatório. No entanto, muitos continuam a deixar trocos.

Como dar gorjeta num restaurante

  • Pagar em dinheiro: é o mais habitual e cómodo. Para o fazer, tem de calcular o que quer deixar a mais na conta e pagar tudo junto. Se não tiver a quantia exacta, o empregado perguntar-lhe-á se quer troco, deve dizer que sim e deixar-lhe a gorjeta do troco que ele lhe trouxe.

  • Pagar com cartão: Quando se paga com cartão, primeiro paga-se a conta e depois recebe-se um cartão com dois talões, um para si e outro para o restaurante. No talão do restaurante, tem de escrever o montante que pretende dar de gorjeta (Gorjeta) e o montante total (Total) do que lhe devem cobrar pela refeição, as taxas e o serviço. Deixe este bilhete na mesa e pode ir-se embora. O restaurante adicionará este valor à cobrança que será efectuada na sua conta bancária.

Reservar um tour gastronómico em Manhattan

Onde comer em Nova Iorque (guia de restaurantes da zona)

Ementa típica de Nova Iorque| ©Hellotickets
Ementa típica de Nova Iorque| ©Hellotickets

Como já deve saber, Nova Iorque é enorme e nem sempre vai ter fome perto de um destes 10 locais. É por isso que pode dar uma vista de olhos a estes guias de restaurantes por bairro, área e à volta das principais atracções de Nova Iorque - não importa o quê, não importa onde esteja, encontrará uma boa opção para si!

Guia dos melhores restaurantes por zona

Guias de restaurantes perto das principais atracções

Reserve um tour gastronómico em Manhattan