10 coisas para ver e fazer em Seattle em dezembro
Seattle é o destino ideal para um inverno bem americano. Se for visitar nas suas próximas férias, prepare-se para festivais, desfiles e espectáculos.
Seattle faz lembrar os contos de Natal americanos: florestas profundas com neve, casas construídas em madeira e um clima que o fará saborear ainda melhor uma chávena de café.
Mas, ao mesmo tempo, é uma cidade muito moderna que inspirou movimentos artísticos e novas tecnologias. A combinação de modernidade e história faz com que a lista decoisas para ver e fazer em Seattle seja longa. Em dezembro, o tempo é frio e chuvoso, o que reduz o número de turistas, mas isso não é motivo para perder os encantos da cidade.
Planeie a sua visita a esta cidade e viva um Natal diferente.
1. Assista ao Festival de inverno no Seattle Center
Durante a época natalícia, Seattle veste-se a rigor e realiza festivais como o Winterfest, uma celebração popular** entre os locais e os visitantes da cidade que tem lugar no Seattle Center.
O Seattle Center é um enorme complexo cultural conhecido por albergar museus como o Museu da Cultura Pop, o Chihuly Garden and Glass e atracções icónicas como o Space Needle, todos incluídos no Seattle City Pass, além de acolher vários eventos desportivos e artísticos. Numcenário perfeitamente decorado e iluminado, no festival pode desfrutar de
- Concertos com carolers e espectáculos de dança.
- Actividades de tradições de Natal para fazer com as crianças em Seattle.
- Uma exposição de comboios antigos em miniatura.
- Uma demonstração de escultura em gelo ao vivo.
Informações práticas
- Onde: o festival tem lugar no Seattle Center, na Harrison Street.
- Preço: depende da atividade, embora muitas sejam gratuitas.
- Quando: geralmente durante o mês de dezembro
2. Dê as boas-vindas ao Ano Novo numa grande cidade
A véspera de Ano Novo é uma das datas mais esperadas em praticamente todas as culturas, e Seattle não é exceção.
A festa toma conta das ruas e de outros espaços públicos desde as primeiras horas do último dia do ano, sendo o exterior do Seattle Center uma das zonas mais visitadas. Um dos eventos mais esperados no Seattle Center é o espetáculode fogo de artifício do Space Needle. Trata-se de uma explosão iluminada e colorida exibida em torno da torre icónica que já se tornoua mais famosa do Noroeste do Pacífico.
Embora se possa assistir ao espetáculo a partir de vários locais da cidade, um bom plano poderá ser reservar bilhetes para o Space Needle, ver o espaço, apreciar a vista panorâmica e depois encontrar um bom local para apreciar o fogo de artifício.
Informações práticas
- Onde: Os fogos de artifício são óptimos para ver a partir do Seattle Center e de outras partes da cidade, como o Lake Union Park.
- Preço: gratuito
- Quando: 31 de dezembro, véspera de Ano Novo
3. Experimente algo delicioso no Pike Place Market
Um dos lugares que mais captam a essência cultural de Seattle é o Pike Place Market.
Um mercado emblemático, inaugurado em 1907, é um importante espaço comercial e de intercâmbio cultural da cidade. O Pike Place Market recebe milhares de compradores diariamente, mas é também uma atração para os turistas e, na época do Natal, ganha ainda mais encanto com as suasbelas decorações, cantores de canções de Natal e um grande número de artesãos que oferecem criações únicas.
Descobrir o melhor das 600 bancas de comida do Pike Place Market pode ser um desafio, a não ser que reserve um tour gastronómico, onde um chef profissional o guiará pelas 10 bancas mais importantes para provar os seus produtos requintados e proporcionar-lhe uma experiência totalmente personalizada.
Informações práticas
- Onde: Pike Place Market, 85 Pike St, Seattle
- Preço: A entrada no mercado é gratuita. A visita guiada, que inclui um guia e degustações, custa 60 euros.
- Quando: Durante todo o ano
4. Assistir ao jogo da sua equipa favorita
Se gosta de futebol americano ou de hóquei no gelo, está com sorte, porque em Seattle poderá assistir a jogos destes desportos, que são mais minoritários noutros países.
Reservar bilhetes para os Seattle Kraken, se viajar para a cidade no inverno, é uma óptima ideia, porque além de desfrutar de um jogo de hóquei no gelo, estará quentinho na Climate Pledge Arena e pode até desfrutar de um jantar (a maioria dos jogos é às 19:00) com hambúrgueres, nachos ou pizzas num dos seus mercados. Se o futebol americano é a sua praia, não perca a oportunidade dereservar bilhetes para os Seattle Seahawks Esta equipa (que, aliás, é uma das poucas a ter disputado jogos oficiais tanto na National Football Conference como na American Football Conference) joga os seus jogos em casa no Lumen Field, um recinto polivalente com capacidade para quase 70 000 espectadores.
Informações práticas
- Onde: A Climate Pledge Arena situa-se no 334 1st Ave N. O Lumen Field situa-se no 800 Occidental Ave S.
- Preço: varia consoante o jogo, o lugar que escolher e a antecedência com que reservar os bilhetes, uma vez que os preços podem aumentar à medida que a data do jogo se aproxima.
- Quando: Os Seattle Kraken jogam jogos oficiais entre outubro e abril. Os Seattle Seahawks jogam os jogos da época normal entre setembro e janeiro.
5. Visite o Chihuly Garden and Glass
O Chihuly Garden and Glass é um museu dedicado ao escultor americano Dale Chihuly, famoso pelas suas obras em vidro soprado. O museu expõe belas obras deste artista onde a cor e a luz são os protagonistas.
Na sua visita a Seattle, não pode perder a oportunidade de reservar bilhetes para o Chihuly Garden and Glass, pois as suas oito galerias, o seu belo jardim e a sua casa de vidro vão deixá-lo sem palavras.
O museu também organiza uma celebração no dia 31 de dezembro para dar as boas-vindas ao novo ano. O programa varia, mas normalmente inclui música ao vivo, uma visita às instalações e um brinde na presença de uma celebridade surpresa.
Informações práticas
- Onde: localizado na Harrison St
- Preço: O bilhete combinado com o acesso ao Space Needle custa 60 euros e permite poupar dinheiro.
- Horário: geralmente das 9h às 17h, mas pode variar.
6. Passeio ao Woodland Park Zoo de dia e de noite
Comprar bilhetes para visitar o Woodland Park Zoo é obrigatório em qualquer altura do ano, mas pode ficar surpreendido por saber que é ainda mais especial se visitar Seattle durante o inverno:
-
As alterações climáticas levam as espécies a modificar o seu comportamento ou mesmo a sua anatomia (pelo, cornos, cores, etc.).
-
WildLanterns, uma exposição de grandes esculturas de animais de diferentes regiões do mundo que se iluminam ao anoitecer, tem lugar durante a noite. É um evento que fascinará especialmente os visitantes mais jovens.
-
Em dezembro, diferentes partes do jardim zoológico são iluminadas ao anoitecer, criando uma atmosfera quente e natalícia. Enquanto muitos animais estão abrigados, são abertas algumas exposições especiais com espécies nocturnas.
O jardim zoológico, que é mundialmente conhecido pelos seus elevados padrões de cuidados com os animais, programas educativos e programas de conservação, alberga cerca de 300 espécies, incluindo pinguins, lémures e leopardos-das-neves.
Informações práticas
- Onde: Woodland Park Zoo. 5500 Phinney Ave N
- Preço: Entrada no jardim zoológico a partir de 18 euros (crianças até aos 12 anos) e 28 euros (adultos). Para o WildLanterns: a partir de 25,95 euros (crianças, até 12 anos) e 29,95 euros (adultos).
- Quando: o evento WildLanterns tem lugar entre novembro e janeiro.
7. Space Needle sem as multidões? Agora é a altura certa
Se está de visita a Seattle, uma das primeiras imagens que provavelmente lhe vem à cabeça é a Space Needle. Sim, a icónica torre de observação de Seattle, de aspeto futurista, é um dos pontos de referência mais visitados da cidade.
Em dezembro não há tantos turistas em Seattle, por isso é mais do que provável que possa visitar o Space Needle sem muitas multidões.
Recomendo que reserve um bilhete para o Space Needle, apanhe o elevador até ao topo (nada menos que 158 metros) e desfrute da vista panorâmica de 360 graus a partir do miradouro. Nesta altura do ano, as luzes e as decorações de Natal tornam a vista ainda mais especial. E depois, se lhe apetecer, pode desfrutar de um bom jantar no restaurante situado na torre. É giro, não é?
Informações práticas
- Onde: 400 Broad St
- Preço: O bilhete combinado custa 60 euros
- Quando: 10:00 às 20:30 durante a semana e 09:00 às 21:30 nos fins-de-semana
8. Aprenda sobre a história da cidade a partir das profundezas
Um dos acontecimentos mais significativos da história de Seattle foi um grande incêndio em 1889 que destruiu quase completamente o bairro original da cidade, mas que teve consequências benéficas. A cidade foi construída ao nível do mar e sofria de inundações contínuas. A reconstrução após o incêndio foi efectuada vários metros acima dos vestígios antigos, formando assim umsistema de passagens sob o bairro renovado.
Hoje em dia, tornou-se uma atração turística que pode ser vivida reservando uma visita histórica subterrânea a Seattle em dezembro Visita guiada aos subterrâneos de Seattle
Informações práticas
- Onde: A partida é em 102 Cherry St.
- Preço: 28 euros
- Quando: O passeio dura uma hora e começa às 10:30h e termina às 16:30h.
9. Percorrer a cidade numa visita guiada de autocarro
Uma forma muito conveniente de se deslocar em Seattle, especialmente quando o tempo está frio ou a chuva não pára, é aproveitar os autocarros turísticos da cidade.
Pode entrar e sair quantas vezes quiser, por isso também pode usar este meio de transporte para se deslocar confortavelmente pela cidade entre atracções.
Poderá escolher entre diferentes tipos de excursões a bordo de autocarros confortáveis que o levarão a percorrer a cidade, os monumentos, os bairros e os parques que constituem a alma da cidade. Uma boa maneira de descansar as pernas e de evitar o frio de dezembro!
Informações práticas
- Onde: pode entrar e sair em qualquer uma das paragens de autocarro.
- Preço: a partir de 59 euros
- Quando: pode optar por um bilhete de um dia ou de dois dias.
10. Venha ao Festival Snowflake Lane
Snowflake Lane é um festival anual onde se pode desfrutar de um desfile tradicional de Natal americano: música festiva, personagens de histórias de Natal a acenar de carros alegóricos espectaculares, milhares de luzes a emoldurar o cenário e, claro, neve à deriva no vento fresco da estação.
O circuito percorre a Bellevue Way, na zona entre a Bellevue Square e a Lincoln Square, no centro da cidade, e é normalmente muito concorrido.
De facto, quanto mais se aproxima o dia 24 de dezembro, maiores são as multidões, por isso, se tiver oportunidade, recomendo que faça a sua visita durante as duas primeiras semanas de dezembro e, em qualquer caso, tente chegar com bastante antecedência para garantir um espaço com boa visibilidade. Esta celebração é organizada pelo The Bellevue Collection, um centro comercial famoso nesta região de Washington, que costuma oferecer muitaspromoções durante o festival.
Informações práticas
- Onde: O festival tem lugar em 227 Bellevue Way NE, Bellevue, WA 98004.
- Preço: gratuito
- Quando: Todos os dias, desde a última semana de novembro até à véspera de Natal
Visitar Seattle em dezembro: informações meteorológicas e turísticas a ter em conta
Com uma temperatura média alta de 6,5°C e cerca de metade dos dias a chover, dezembro é o mês mais frio, mas também o mais chuvoso do ano em Seattle.
Mas não se preocupe! Apesar do tempo, a cidade continua acordada e com muito para oferecer no período que antecede o Natal e o Ano Novo e, melhor ainda, sem as multidões dos meses anteriores.