O que ver e fazer em Seattle em março

Os planos são muitos quando se trata de procurar ideias e actividades para ver e fazer em Seattle durante uma visita em março. Convido-o a seguir a lista de recomendações que elaborei com a intenção de simplificar o planeamento da sua viagem.

Keyvis Montilva

Keyvis Montilva

leitura de 12 minutos

O que ver e fazer em Seattle em março

Seattle | ©Eunice Choi

Se pensarmos numa cidade moderna, costeira, com uma atmosfera fresca e nublada que foi admirada inúmeras vezes na cultura popular, então Seattle encaixa-se nessa descrição. Por isso, não é surpresa saber que há milhares de coisas para ver e fazer em Seattle se a visitar durante o mês de março.

Para garantir que tira o máximo partido da sua visita, convido-o a ler esta compilação de festivais e actividades que reuni para si.

1. Participar num passeio de observação de orcas

Observação de orcas em Seattle| ©Bernie Duhamel
Observação de orcas em Seattle| ©Bernie Duhamel

O clima temperado do noroeste dos Estados Unidos torna-o um local ideal para as espécies marinhas do Pólo Norte vaguearem livremente em águas que, para elas, seriam muito mais quentes. Por esse motivo, março é o mês perfeito para participar de uma das excursões de observação de orcas, pois as temperaturas da água entre o final do inverno e o início da primavera são as condições ideais para esse animal marinho. Além de outras baleias e criaturas marinhas.

Alguns desses passeios de barco em Seattle oferecem a garantia de que, se você não vir uma orca durante o trajeto, terá um passeio gratuito em outro dia. Esta é uma forte evidência de que há uma boa hipótese de encontrar vários grupos destes cetáceos nas águas de Puget Sound.

Algumas das excursões levam-no muitas vezes até Port Townsend para contornar a extensão da Ilha Whidbey. Outras excursões mais longas podem também oferecer uma viagem às ilhas de San Juan, onde pode mesmo sair para um passeio de uma hora pelos portos.

Dica de viajante

Aconselho-o a usar protetor solar, uma vez que a água é uma superfície que reflecte os raios UV.

Detalhes de interesse

  • Preços: os preços variam consoante a duração da viagem e a empresa que escolher, mas saiba que nenhuma delas oferece pacotes inferiores a 80 euros por pessoa.
  • Condições: esta é uma atividade em que as crianças devem ser acompanhadas por um representante.

Reservar os melhores passeios de barco em Seattle

2. Mergulhe na cultura musical da cidade

No MoPOP| ©Manuel R
No MoPOP| ©Manuel R

A Seattle Opera House e a Seattle Youth Symphony Orchestras são instituições respeitadas internacionalmente no que diz respeito à música clássica. Principalmente devido ao facto de serem as orquestras mais influentes no circuito de música clássica do Noroeste do Pacífico nas Américas.

Por sua vez, março é uma altura do ano privileg iada para as apreciar, uma vez que este mês marca a transição da temporada de concertos de inverno para o início do ciclo da primavera. Por isso, é uma boa ideia assistir a alguns dos concertos que certamente se realizarão durante os fins-de-semana de março.

Outro pormenor relevante da cultura musical de Seattle é o facto de o Grunge ser um género musical que nasceu nas ruas de Seattle nos anos 90. Por isso, não faltam pistas em cafés e estabelecimentos culturais sobre como esta revolução musical foi vivida nesta comunidade tão progressista.

O Museu da Cultura Pop, também conhecido como MoPOP, é outro local de visita obrigatória se estiver interessado em compreender a natureza musical da zona. Isto porque vai encontrar muitas exposições dedicadas à preservação da cultura POP, o que é uma experiência única na vida se gostar desta estética e destes ritmos regularmente.

Não custa nada verificar se o Seattle City Pass lhe oferece algum desconto em espectáculos da Filarmónica ou em bilhetes para museus, pois este passe turístico é um dos melhores investimentos que pode fazer se quiser reduzir custos no seu orçamento turístico.

Comprar um City Pass em Seattle

3. Comemore o aniversário da Starbucks na cidade onde nasceu

Starbucks Reserve Roastery| ©Nick Amoscato
Starbucks Reserve Roastery| ©Nick Amoscato

A maior cadeia de cafés do mundo, a Starbucks, nasceu em Seattle no início da década de 1970. Isso aconteceu a 31 de março de 1971 e, por essa razão, todos os anos são realizadas actividades especiais nas filiais da cidade, incluindo a primeira de todas, que se situa mesmo no Pike Place Market. Os descontos estão entre elas, mas também há frequentemente espectáculos de música ao vivo ou um workshop educativo ocasional. Os descontos mudam todos os anos e tudo depende da sucursal da Starbucks que escolher.

O Starbucks Reserve Roastery é outro estabelecimento de visita obrigatória na sua visita à cidade quando se trata de café, uma vez que consiste num autêntico centro de processamento de grãos inteiros, onde estes são torrados a diferentes temperaturas para obter variedades muito diferentes em termos de sabor e textura.

Na verdade, uma coisa a ter em conta é que toda a cidade é conhecida pela amplitude da sua cultura do café. Por isso, participar num dos melhores tours gastronómicos de Seattle é uma atividade altamente recomendada para compreender até que ponto o café, enquanto bebida, desempenhou um papel na identidade desta cidade e na criação das suas empresas alimentares.

4. Divirta-se no Moisture Festival

Entrada para o Moisture Festival| ©Earth Wandering
Entrada para o Moisture Festival| ©Earth Wandering

A Festa da Humidade é um evento que decorre entre o início de março e o início de abril. Segundo os especialistas, é um dos maiores festivais do mundo no que diz respeito à comédia e ao entretenimento das artes performativas.

Quanto à programação dos eventos, deve saber que são espectáculos de fim de semana e que, por vezes, há um evento ocasional que acontece à quinta-feira. Trata-se de números de comédia em que cada artista tem uma atuação de 5 a 15 minutos e há quase sempre uma banda a acompanhar o número com música ao vivo.

Burlesco, malabarismo, números de ventríloquo e uma série de outros talentos relacionados com o circo. Estas são apenas algumas das sessões que pode encontrar numa noite de festival. Tenha em atenção que esta é uma atividade nocturna e que poderá querer complementar a sua manhã e tarde com um passeio num dos autocarros de turismo de Seattle.

Detalhes de interesse

  • Local: geralmente realizado no Hale's Ales Palladium, mas há sempre a possibilidade de o local mudar de ano para ano, já que esses ajustes são comuns neste evento. É aconselhável consultar o sítio Web oficial do evento.
  • Preço: Os bilhetes custam normalmente entre 10 e 30 euros, dependendo do dia da semana e do número de espectáculos programados para essa data.
  • Duração: é um festival noturno que dura quase sempre 2 ou 3 horas, desde o momento em que os espectadores entram na sala até ao aplauso final.

5. Desfrute de uma experiência gastronómica requintada no Festival Taste Washington.

Festival Taste Washington| ©Dr Zito
Festival Taste Washington| ©Dr Zito

Por falar em festivais, outra recomendação que tenho de fazer, se visitar Seattle em março, é visitar o Taste Washington Festival. Este evento consiste num festival gastronómico que decorre durante as 4 semanas de março em que o vinho e as comidas gourmet que o acompanham são os verdadeiros protagonistas.

É organizado pela Washington State Wine Commission, uma organização dedicada a preservar e promover o desenvolvimento da indústria vinícola nesta região. Esta região tem condições tão favoráveis para a produção de vinhos de luxo como o Napa Valley, na Califórnia.

A oferta de produtos artesanais de primeira qualidade, como queijos curados e enchidos, são outros elementos muito importantes da oferta gastronómica deste festival. Tudo isto enquanto se realizam workshops e palestras com verdadeiros especialistas da cena vinícola americana.

Deve ter em conta que, embora não haja limitações de idade para entrar no recinto, é realmente uma alternativa de entretenimento para adultos que pode ser classificada dentro dos planos para ver ou fazer em Seattle durante a noite no mês de março.

Detalhes de interesse

  • Preços: O festival subdivide-se em vários eventos com objectivos muito diferentes, que vão desde jantares privados com chefs a seminários de grande dimensão com especialistas. Assim, os preços de cada atividade podem variar entre cerca de 85 euros por pessoa e 180 ou mesmo 200.
  • Duração: tudo depende da atividade escolhida, mas assistir à exposição principal, que funciona como uma espécie de mercado de luxo com actividades simultâneas, pode ocupar 3 a 4 horas do seu dia.

6. Aproveitar a chegada da primavera num mercado de agricultores local

primavera num mercado de agricultores| ©Roberto
primavera num mercado de agricultores| ©Roberto

Outro aspeto distintivo da identidade de Seattle é a tradição imutável de participar em todos os tipos de mercados comunitários para apoiar o consumo e a produção de produtos alimentares locais. São os chamados Farmers Markets nos Estados Unidos e, em Seattle, encontram-se na maioria dos bairros da cidade.

Os de Ballard, na avenida principal com o mesmo nome, são famosos entre os habitantes locais e os turistas que tiveram a oportunidade de os visitar. O National Nordic Museum está localizado neste bairro , o que é outra excelente oportunidade para conhecer as origens ancestrais da comunidade que fundou esta zona da cidade.

Freemont é outro bairro que tem o seu próprio Farmers Market aos fins-de-semana e uma visita é uma boa ideia se se sentir confortável em locais com uma identidade boémia e moderna. Passear à beira-mar ao longo do canal com o mesmo nome é outra alternativa para tirar o máximo partido da zona, e a Ponte Aurora é um local peculiar que merece uma sessão fotográfica com os seus companheiros.

Todos estes planos em torno dos Farmers Markets nos bairros residenciais da cidade estão entre as melhores coisas para ver ou fazer em Seattle durante a primavera. O clima de março proporciona uma experiência mais favorável do que num dia frio de inverno.

7. Faça uma paragem rápida no campus da Universidade de Washington para ver as cerejeiras em flor.

Paragem na Universidade de Washington| ©Courtneygoetz
Paragem na Universidade de Washington| ©Courtneygoetz

O campus da Universidade de Washington é uma área da cidade que, por si só, vale a pena visitar para admirar a sua beleza arquitetónica e paisagística. No entanto, o mês de março destaca-se como uma altura ainda mais apropriada para o incluir no seu roteiro turístico, uma vez que a chegada da primavera traz consigo o florescer das cerejeiras.

Tão belo é o cenário de várias ruas ladeadas de árvores em flor cor-de-rosa que esta é uma atividade que atrai milhares de turistas à procura de um momento digno de fotografia para publicar nas redes sociais. Note que não é algo que ocupará grande parte do seu dia, já que o campus é acessível a partir do centro da cidade e percorrer todas as instalações interessantes geralmente leva cerca de 3 a 4 horas no máximo.

Portanto, é um plano recomendado se você está procurando ideias sobre o que ver ou fazer em Seattle durante uma viagem de 4 dias, especialmente se acontecer no final de março. Esta é a altura em que estas curiosas árvores começam a florescer nos seus belos tons cor-de-rosa.

8. Desfrute de um passeio pela cidade com tempo favorável

Em Seattle| ©Michael Gwyther-Jones
Em Seattle| ©Michael Gwyther-Jones

março marca o início do que os habitantes locais definem como a época mais agradável do ano, já que os invernos são bastante agressivos e os verões tendem a ter temperaturas extremas que são sufocantes para uma população habituada a um ambiente nublado e frio.

Neste contexto, é lógico e previsível que reserve um dia da sua viagem para desfrutar de um extenso e exigente passeio pelo coração histórico e cultural da cidade. A península da Baixa, mais concretamente os bairros Uptown, Denny Triangle, Cascade, South Lake e Belltown, são zonas que pode percorrer num só dia.

Aí encontrará as principais atracções turísticas da cidade. O Space Needle, a doca do Center for Wooden Boats, a sede da Bill and Melinda Gates Foundation e o Paramount Theatre são alguns dos locais imperdíveis deste passeio turístico.

Uma coisa que pode fazer toda a diferença na conveniência deste itinerário de início de primavera é reservar algumas das excursões de Seattle que são oferecidas online. Isto deve-se ao facto de reduzirem as distâncias, levando-o em autocarros ou min i-autocarros que podem alargar o perímetro da sua visita turística.

Detalhes de interesse:

  • Preço: depende das condições da excursão e do itinerário que tiver planeado. Pode encontrar excelentes alternativas que o apanham no seu hotel e o levam ao terminal de cruzeiros da cidade por cerca de 97 euros, enquanto há outras com tarifas a rondar os 74 euros que o apanham e o deixam num ponto central da cidade.
  • Duração: Em média, todos estes passeios têm uma duração máxima de 3 a 4 horas. Se optar por um passeio a pé, este pode ocupar até 10 horas do seu dia.

Obter as melhores excursões em Seattle

9. Visite o Washington Park Arboretum coberto pela beleza da primavera

Arboreto do Parque Washington| ©Kirk & Barb Nelson
Arboreto do Parque Washington| ©Kirk & Barb Nelson

Na ponta nordeste da península, o Washington Park Arboretum estende-se por alguns hectares. É um parque que pertence ao complexo do jardim botânico da Universidade de Washington e é um excelente local na cidade para desfrutar de uma tarde de natureza entre o início da primavera que define os últimos dias de março.

Este espaço tem um jardim japonês que se destaca entre o resto da flora devido à grande diversidade de plantas desse arquipélago asiático. Este é o único ponto do parque com acesso pago, já que o resto das instalações são completamente gratuitas tanto para os habitantes locais como para os turistas.

Claramente, este é um plano que se enquadra nas actividades para fazer e ver em Seattle com crianças pelo facto de colocar ao seu alcance centenas de trilhos para serem percorridos por crianças carregadas de muita energia. Há lagos dignos de um conto de fadas e isso também faz com que seja um ótimo lugar para viver uma fantasia na imaginação dos mais pequenos em casa.

10. Organize uma excursão a um parque nacional próximo

A primavera no Monte Rainier| ©Craig Goodwin
A primavera no Monte Rainier| ©Craig Goodwin

Seattle é um local muito privilegiado nos Estados Unidos, se considerarmos que está muito perto de zonas de uma beleza natural gigantesca. Três parques nacionais estão situados num perímetro de menos de 100 km e, por isso, organizar uma visita guiada a alguns deles é uma excelente forma de se despedir da sua visita a esta bela cidade.

De facto, março é uma altura do ano ideal para visitar os parques nacionais de Seattle, uma vez que ainda está suficientemente frio para admirar a beleza invernal da estação. E, ao mesmo tempo, as temperaturas são suficientemente moderadas para que não seja desconfortável estar ao ar livre num trilho para caminhadas ou num barco.

As excursões ao Monte Rainier a partir de Seattle são uma destas alternativas convenientes, uma vez que incluem uma série de benefícios, tais como as taxas de entrada no parque nacional e o transporte num miniautocarro moderno e confortável. Também costumam incluir um guia local que explica a importância do parque e leva-o aos trilhos mais favoráveis para a sua caminhada.

Há passeios de barco que o levam às margens da Península Olímpica para conhecer de perto a majestade do Parque Nacional Olímpico. É conhecido pela preservação das suas florestas e pela beleza única das milhares de praias que se estendem para o interior da baía e para o Oceano Pacífico.

Detalhes de interesse

  • Preços: dependem do pacote escolhido, mas no caso da excursão ao Monte Rainer pode encontrar tarifas convenientes de cerca de 150 euros por adulto e cerca de 130 euros para crianças com menos de 12 anos.
  • Duração: Trata-se de uma atividade extensa, se tivermos em conta o tempo necessário para ir e voltar da cidade para os parques nacionais escolhidos. Em média, pode demorar 10 a 12 horas.
  • Condições: Quase todas as excursões têm um ponto de recolha num local central e acessível da cidade. Por conseguinte, é aconselhável não esperar ser apanhado no hotel, pois isso limitará seriamente as suas opções disponíveis.

Seattle é muito movimentada em março?

Conhecer Seattle| ©Randall Brownell
Conhecer Seattle| ©Randall Brownell

Seattle é uma cidade bastante turística, isso é um facto. No entanto, março é a altura ideal para a visitar, pois é uma altura em que o frio do inverno se despede para dar as boas-vindas ao calor moderado da primavera.

Tudo isto sem ter de lidar com multidões de turistas, já que a maior parte deles chegará com o pico do verão e março não é uma altura muito importante para o turismo interno nos Estados Unidos.

Quais são as temperaturas em Seattle em março?

Dia de primavera em Seattle| ©wacamerabuff
Dia de primavera em Seattle| ©wacamerabuff

As temperaturas que encontrará em Seattle em março são muito mais favoráveis do que os dias frios do inverno, com as máximas a atingirem frequentemente os 14 graus Celsius, mas tenha em atenção que as mínimas podem descer até aos 4 graus nas noites mais frias do mês.

Por isso, é uma verdadeira prioridade trazer casacos e não assumir que há uma boa hipótese de uma tarde chuvosa apesar de uma manhã extremamente solarenga.