10 coisas para ver e fazer em Bordéus em outubro
outubro é uma época muito especial, pois é o mês mais representativo do outono. Convido-o a descobrir como desfrutar de Bordéus nesta altura do ano.
As melhores coisas para fazer em Bordéus durante o mês de outubro são bastante diferentes do tipo de actividades que poderá desfrutar se decidir viajar em maio ou abril.
Para facilitar o seu planeamento turístico e ajudá-lo a descobrir os locais mais interessantes, fiz questão de descobrir quais são os festivais e eventos mais importantes em Bordéus durante o mês de outubro.
1. Conheça o festival gastronómico 'Bon!
O Festival Bon! Food tem como objetivo promover o prazer da boa cozinha e da boa comida, reunindo chefes e associações locais para partilharem com o público as suas receitas sustentáveis e saudáveis.
Na sua primeira edição, em 2023 (que decorreu de segunda-feira, 2 de outubro, a domingo, 8), houve mais de 50 actividades, tais como conferências, workshops, degustações, jogos e espectáculos, todos em torno da gastronomia e da aprendizagem de questões fundamentais sobre a mesma.
Se, no final, ainda tiver fome de mais e quiser aprender mais sobre a gastronomia da região, recomendo-lhe também que reserve uma visita gastronómica a Bordéus, onde irá provar vinhos biológicos, um almoço tradicional de Bordéus, doces típicos e chocolates exclusivos.
2. Testemunhar a Grande Transumância Urbana
O mundo da agricultura é também uma parte muito importante da cultura de Bordéus. É por isso que um evento como a Grande Trans umância Urbana é uma das melhores coisas para fazer em Bordéus durante o mês de outubro.
Este evento é um festival que visa ligar os habitantes da cidade à agricultura local através de marchas de ovelhas, concertos de música francesa e mercados de artesanato.
A experiência é uma óptima maneira de conhecer os subúrbios da área metropolitana, que pode completar a sua exploração urbana depois de reservar um passeio pelo centro da cidade de Bordéus.
Informações úteis
- Data: início de outubro, provavelmente durante a primeira semana do mês.
- Local: sempre variável, mas o mais provável é que seja organizado algures em Villenave d'Ornon, um dos subúrbios mais importantes do sul de Bordéus.
- Preço: gratuito.
3. Ir ao fim de semana aberto nos castelos de Graves
Ao longo do ano, as diferentes zonas vitícolas da região de Bordéus e arredores organizam frequentemente um fim de semana de portas abertas. Este tipo de evento consiste na possibilidade de entrar nos châteaux que fazem parte das caves de algumas das mais importantes empresas vinícolas da região.
A aldeia de Graves reserva a oportunidade de descobrir gratuitamente os seus campos e as suas instalações para meados de outubro. Quase sempre no segundo fim de semana do mês.
Para este tipo de experiência, é preciso ter em conta que é necessário um meio de transporte para chegar a estes campos de vinho. No entanto, vale a pena porque normalmente oferecem provas gratuitas e até workshops relacionados com o processo de fabrico do vinho.
Alternativa aos Châteaux de Graves
Se não tiver a possibilidade de alugar um carro, mas mesmo assim quiser provar bons vinhos locais, recomendo que compre bilhetes para o Museu do Vinho de Bordéus.
Para além de visitar um espaço histórico e ver objectos clássicos da época, o bilhete inclui uma prova de vinhos locais com castas produzidas na zona.
4. Fazer uma viagem às cidades vizinhas
Perto de Bordéus, há muitas cidades que vale a pena visitar, especialmente durante a época especial do outono. Por esta razão, se a sua viagem for suficientemente longa, é uma boa ideia fazer uma das melhores excursões a partir de Bordéus:
- Reservar uma excursão a Arcachon, com as suas famosas dunas e a sua bela baía, é uma alternativa ideal.
- Também se pode ir um pouco mais longe e viajar para as cidades muito maiores de Biarritz e Toulouse.
O melhor é que, como estamos em outubro, época baixa de turismo, os bilhetes de autocarro e o aluguer de alojamento serão muito mais baratos.
5. Explorar a arte local na FAB
Bordéus é uma das cidades mais importantes de toda a França e, por isso, aspectos como a história da arte são também de grande importância para esta comunidade. Mesmo ao nível de outras metrópoles como Marselha ou Paris.
Felizmente para si, durante o mês de outubro realiza-se o Festival Internacional de Arte de Bordéus, um evento multicultural que decorre normalmente entre o início e meados do mês.
É um dos maiores eventos dedicados ao mundo da arte na Europa e, ano após ano, atrai alguns dos nomes mais conhecidos da cena artística contemporânea internacional.
Informações úteis
- Preço: A maioria das exposições é normalmente gratuita, enquanto outras exigem uma taxa de entrada.
- Localização: é comum haver exposições em até 20 locais diferentes em toda a cidade.
6. Conheça a versão francesa das feiras
La Foire aux Plaisirs é o nome de uma das tradições de outono mais interessantes de Bordéus. Trata-se de uma feira que tem lugar na famosa Place de Quinconces e é o local ideal para as crianças e os jovens espíritos.
É a versão francesa da típica feira de aldeia americana. Assim, quando visitar este local, encontrará uma grande roda gigante, bem como várias pequenas montanhas-russas, comboios infantis, carrinhos de choque e muita comida, como algodão doce e crepes.
É uma das melhores coisas para fazer com crianças em Bordéus durante o outono e é imperdível.
Informações úteis
- Data: do início de outubro ao início de novembro.
- Horário de abertura: todos os dias da semana a partir do meio da tarde.
- Preço: Não é necessário pagar a entrada para visitar, embora algumas das actividades exijam o pagamento de uma taxa.
7. Aprecie a cultura asiática no Animasia
Os festivais abundam durante todo o mês de outubro em Bordéus e um dos mais interessantes é o Animasia. É um festival centrado na cultura pop asiática e, por isso, reúne muitos elementos como o karaoke, o cosplay, a dança Yosakoi e o J-POP.
O local também reúne diferentes actividades orientadas para as artes marciais, jogos de vídeo e jogos de tabuleiro que vêm diretamente do extremo oriental da Ásia.
Informações úteis
- Data: meados de outubro e quase sempre em dois dias.
- Local: no Parque de Exposições da cidade de Bordéus.
- Preço: entre 10 e 40 euros
8. Comprar literatura local em Lire en Poche
A indústria literária também tem o seu lugar na agenda cultural de outubro em Bordéus. Se se considera um amante da leitura, deve assistir ao festival Lire en Poche, um festival de livros de bolso.
Tudo isto se torna ainda mais interessante quando se descobre que existe também uma vasta gama de actividades para turistas e locais. Entre elas, há sessões de leitura, espectáculos de teatro, concertos de música ao vivo e muitos ateliers educativos para crianças e adolescentes.
Se visitar Bordéus de carro e tiver a possibilidade de se deslocar a esta parte dos seus subúrbios, este é um plano altamente recomendado. Especialmente porque se encaixa perfeitamente no itinerário de uma visita de três dias a Bordéus.
Informações úteis
- Data: durante o final da segunda semana de outubro.
- Localização: no bairro de Grandignan, nos subúrbios do sul de Bordéus.
9. Um compromisso de aprendizagem no Village des Sciences
Cap Sciences, o museu da ciência da cidade de Bordéus, organiza um evento muito interessante durante o segundo ou terceiro fim de semana de outubro.
Trata-se do Village des Sciences e é, basicamente, um evento temático em que são escolhidos temas como o clima ou a biodiversidade para oferecer uma série de exposições interactivas, tanto no local principal do museu como noutros espaços públicos da cidade.
A participação neste local é gratuita, o que o torna um plano altamente recomendado mesmo para quem faz uma visita de um dia à cidade de Bordéus.
10. Ir a Armagnac para conhecer os segredos do brandy
O Armagnac en Fête é uma festa popular que se realiza na região com o mesmo nome.
É uma tradição que celebra o início do período de destilação do mundialmente famoso brandy produzido nesta região francesa. O evento tem todas as actividades que se esperam de uma feira rural.
A experiência torna-se ainda mais recomendável sabendo que este licor é de extrema importância para a região, uma vez que se destaca pela sua qualidade numa zona onde o vinho é o verdadeiro protagonista da indústria de produção...
Informações úteis
- Data: durante o último fim de semana de outubro.
- Local: na praça principal de La Bastide d'Armagnac, uma das mais belas aldeias da região.
Temperaturas em Bordéus em outubro
As temperaturas de outubro em Bordéus são bastante favoráveis, apesar do outono francês. As temperaturas máximas rondam geralmente os 18°C e as mínimas podem atingir os 8°C nas noites mais frias do mês.
O número de turistas em Bordéus em outubro
O número de turistas em Bordéus durante o mês de outubro não é tão elevado porque o outono é sinónimo de chuva e nuvens e muitas pessoas não querem enfrentar estas condições meteorológicas.
É também de salientar que durante este mês não há férias escolares ou universitárias em França e, por conseguinte, o turismo não é significativo na cidade.
Preços em Bordéus em outubro
Os gastos com as férias em Bordéus em outubro são mais baixos do que no verão. Isto deve-se ao facto de a procura diminuir e, consequentemente, o alojamento e muitos restaurantes baixam os preços, tornando a experiência muito mais barata.
O que levar na mala para uma visita a Bordéus em outubro?
- Sapatos adequados para andar à chuva.
- Um bom casaco que seja suficientemente versátil para ser usado durante o dia ou à noite.
- Roupa confortável eque possa ser usada tanto na cidade como nos planos para os campos circundantes.