13 coisas para ver e fazer em Bordéus em julho
Saber o que um lugar tem para oferecer antes de o visitar pode ajudar a tornar a experiência turística muito mais divertida. Assim, aqui ficam algumas ideias de coisas para ver e fazer durante o mês de julho em Bordéus.
julho é um mês bastante peculiar, pois é a altura mais turística para várias cidades do hemisfério norte, ao mesmo tempo que é o mês mais quente do ano para esta parte do mundo. Por essa razão, as melhores coisas para fazer em Bordéus durante este mês têm muito a ver com desfrutar da natureza e estar ao ar livre para evitar lidar com espaços fechados sob essas altas temperaturas.
Recomendo-lhe que leia esta compilação de planos que organizei para si, pois são actividades a não perder, pois podem mostrar-lhe o melhor da cultura e tradições de julho numa das cidades mais interessantes e divertidas do sul de França.
1. Relaxar num cruzeiro no rio Garonne
Eu sempre digo que se uma cidade tem um rio e há passeios de cruzeiro no rio, não hesite e inscreva-se. É a oportunidade perfeita para conhecer a zona de outro ponto de vista e de uma forma mais cómoda, já que continuará a poder descobrir a cidade, mas sem ter de andar.
O rio Garonne, um dos maiores da Europa Ocidental, está localizado em Bordéus, que também tem a sua nascente em Espanha. Recomendo que aproveite as boas temperaturas de julho para fazer um cruzeiro por Bordéus neste rio, enquanto aprecia as vistas dos monumentos emblemáticos da cidade, como a Praça dos Quinconces, a Ponte Pierre ou a Cité du Vin.
2. Inscrever-se para um passeio de sidecar pela cidade
Quer um plano original para a sua visita a Bordéus? Bem, no verão, recomendo que se inscreva num passeio de sidecar, uma das formas mais divertidas de descobrir diferentes partes da cidade. Além disso, o melhor destes passeios é que normalmente incluem um guia privado a bordo, pelo que, para além de se divertir, também aprenderá muitos factos interessantes sobre Bordéus.
Mais informações sobre Bordéus
- Preço: a partir de 62 euros.
- Duração: aproximadamente uma hora.
- Locais de visita: Grand Théâtre de Bordeaux, Place de la Bourse, Porte de la Grande Campane, centro histórico, Place de la Comédie, Basílica de São Miguel, entre outros.
3. Não perca Les Bassins des Lumières
Les Bassins des Lumières é um centro de arte digital que foi uma antiga base de submarinos. Aqui encontrará exposições multimédia dedicadas aos grandes mestres, uma nova forma de redescobrir a arte e de a experimentar. Se gosta de arte, mas não lhe apetece voltar a um museu porque está à procura de algo diferente, este é definitivamente o lugar para si.
A visita não demorará mais de uma hora e um quarto, mas pode ir ao seu próprio ritmo, lembre-se que estará no maior centro de arte digital do mundo.
Mais informações
- Preço: a partir de 15 euros.
- Localização: Imp. Brown de Colstoun, 33300 Bordéus, França.
- Horário de funcionamento: de domingo a quinta-feira, das 10:00 às 19:00; sexta-feira e sábado, das 10:00 às 21:00.
4. Divertir-se no Bordeaux Open Air
A música eletrónica é um dos elementos característicos do verão europeu. Por isso, não é de estranhar que um festival como o Bordeaux Open Air seja um dos planos mais recomendados para quem quer divertir-se ao som de alguns dos DJs mais famosos da cena musical francesa. O concerto de abertura tem lugar normalmente na primeira semana de julho num dos parques públicos da cidade, sendo o Parc aux Angeliques o mais popular devido à sua localização favorável.
Para mais informações
- Preço: os concertos são totalmente gratuitos.
- Local: o local específico de cada concerto varia, uma vez que a ideia é ocupar diferentes locais públicos que tenham o ambiente ideal para este tipo de festival de música.
Tenha em conta que perto das praças onde se realizam estes concertos existem monumentos e edifícios importantes da cidade que não pode perder. Por isso, se quiseres combinar as duas experiências, recomendo-te que compres o Bordeaux City Sightseeing Pass para aproveitares os descontos. Este passe também é recomendado se estiver a visitar Bordéus durante dois dias ou mais.
5. Aprender um pouco de dança no Dansons sur les Quais
Este interessante evento cultural consiste numa série de aulas de dança que têm lugar em toda a cidade. A ideia é reunir turistas e habitantes locais para aprenderem uma variedade de géneros contemporâneos como o tango, a salsa, o hip hop, o street jazz, a zumba e até a música dos filmes de Bollywood.
As actividades são conduzidas diretamente por bailarinos profissionais de algumas das mais prestigiadas e importantes escolas de dança de Bordéus. Esta é uma excelente maneira de se familiarizar com as tradições de verão desta comunidade e, ao mesmo tempo, é algo que pode ser combinado com uma visita privada à cidade para continuar a aprender sobre a história do local.
Mais informações sobre a visita guiada
- Preço: A atividade é totalmente gratuita, uma vez que se trata de um programa cultural financiado pela Câmara Municipal.
- Local: A maioria dos eventos realiza-se habitualmente no cais do rio, no bairro central de Bordéus.
- Data exacta: Estes encontros e aulas decorrem normalmente de 15 de julho até ao final do mês.
6. Fazer uma viagem à praia
Uma das grandes vantagens de Bordéus é o facto de estar relativamente perto da costa atlântica no sul de França. Por esta razão, uma ida à praia é um plano altamente recomendado durante uma visita em julho. Especialmente se tivermos em conta as altas temperaturas do mês, que nos convidam a desfrutar do mar para nos refrescarmos.
Em particular, recomendo uma excursão a Arcachon a partir de Bordéus, um local famoso pelas suas dunas de areia que estão entre as maiores da Europa.
Arés é outra comunidade dentro da mesma baía de Arcachon que pode ser visitada se estiver interessado em desfrutar um pouco do mar e, especificamente, Cap Ferret é uma aposta segura se gostar da ideia de estar numa comunidade à beira-mar elegante e exclusiva. Todos estes destinos fazem parte das melhores excursões de um dia a partir de Bordéus.
7. Junte-se à festa de rock da Casa Jalles
Este é um dos maiores festivais de rock do Sul de França e o programa de eventos é normalmente bastante diversificado. O festival afirma que o seu principal objetivo é partilhar o amor pelo rock, pelo que a entrada é gratuita para todas as edições.
O facto de o festival se poder realizar tanto nos subúrbios como nas aldeias próximas de Bordéus torna o evento ainda mais interessante, uma vez que lhe permite desfrutar das partes da paisagem local que são habitualmente abrangidas pelas melhores rotas de vinho de Bordéus, algo que pode acrescentar ao seu planeamento turístico se estiver interessado em conhecer as adegas e vinhas desta importante região vinícola.
8. Apreciar a arte no Zinefest
O mundo da banda desenhada, da ilustração e da fotografia junta-se ao interesse francês pela poesia. Tudo isto acontece num festival que inclui um programa de diferentes exposições e concertos de músicos de renome local e internacional. O nome deste evento é Zinefest e consiste basicamente num programa multicultural de actividades que procuram celebrar todas as artes que mencionei.
Deve também ter em conta que este é um festival com uma abordagem muito familiar e, por esta razão, é uma das melhores coisas para fazer com crianças em Bordéus durante o mês de julho.
Para mais informações, consultar
- Localização: nos subúrbios do sul da cidade, em torno do Marché des Douves.
- Data: todos os dias, desde o final de junho até meados de julho. Embora dependa diretamente do ano da sua visita.
- Preço: vários dos eventos do festival são totalmente gratuitos, mas outros são de acesso livre.
9. Aproveite os bons preços de Les Soldes d'été
julho é também sinónimo de consumo e de poupança na maioria das cidades francesas, e Bordéus não é exceção a esta regra. Os saldos de verão ocorrem normalmente a meio do mês, com uma enorme variedade de pechinchas em roupa, calçado, eletrónica, brinquedos e afins.
Mériadeck, a Galerie Bordelaise e o Bord'eau Village são apenas alguns dos centros comerciais onde pode procurar estes descontos. No entanto, o centro histórico da cidade também está repleto de lojas e, se alguma delas lhe interessar, é provável que encontre preços favoráveis. Pelo menos até 20 ou 25 de julho.
De facto, estes descontos começam na última semana de junho, pelo que fazer compras é também uma das melhores coisas a fazer em Bordéus durante o mês de junho.
10. Celebrar o dia nacional francês com os habitantes locais
O dia 14 de julho é o dia mais importante para os franceses, pois é o feriado conhecido como Dia da Bastilha. A origem desta data comemorativa tem a ver com a revolução francesa e a proclamação da França como uma república moderna, que acabou por conduzir à igualdade de direitos e condições para toda a população.
Por esta razão, em Bordéus, tanto a 13 como a 14 de julho, realizam-se todo o tipo de festas populares e os bares e discotecas enchem-se de gente. A minha recomendação é que passe este dia a percorrer os principais edifícios e monumentos históricos da cidade, pois cada um deles terá certamente actividades especiais. Ao mesmo tempo, aconselho-o a não se deitar cedo, pois é muito provável que haja um espetáculo de fogo de artifício durante a noite de 14 de julho.
11. Descobrir curiosidades na Braderie d'été
As ruas do centro de Bordéus enchem-se de um dos eventos mais interessantes do verão durante o penúltimo fim de semana de julho. Trata-se da Braderie d'été e é basicamente uma grande celebração dos mercados de rua onde os comerciantes locais do sul de França aproveitam a oportunidade para montar bancas de venda de roupa, calçado e artigos para o lar.
A rue Porte Dijeaux, a rue Sainte Catherine e a rue des Trois Conils são normalmente o epicentro deste evento, embora seja provável que outras ruas também sejam incluídas, dependendo do número de turistas e do número de comerciantes que se juntam à experiência, que normalmente envolve pelo menos 250 bancas diferentes.
Além disso, a experiência é ainda mais divertida porque não tem de ser forçado a comprar. Pode, portanto, ser uma boa maneira de ver de perto as maravilhas à venda neste tipo de mercado de antiguidades francês.
12. Não hesite em sair para tomar uma bebida nos bares ao ar livre de Bordéus
Se a sua visita a Bordéus não coincidir com o dia 14 de julho, mas ainda estiver interessado na ideia de desfrutar da noite de verão nesta cidade, então deve saber que os bares ao ar livre são uma experiência a não perder durante todo o mês de julho. Especialmente porque a vida nocturna é mais interessante do que nunca durante o verão e porque o clima deste mês faz com que estar ao ar livre seja uma obrigação para turistas e locais.
A minha recomendação é visitar os bares que têm terraços ou que estão localizados ao longo dos passeios ribeirinhos do Garonne. Com efeito, tanto na margem oeste como na margem leste, encontrará excelentes estabelecimentos que, muitas vezes, mantêm as suas portas abertas até de madrugada.
13. Divertir-se com as crianças no Guignol Guérin
Um dos mais antigos teatros de marionetas de França, fundado em 1853, está situado em Bordéus sob o nome de Le Guignol Guérin. Durante todo o verão e, mais concretamente, em julho, são apresentados diariamente, por volta das 16 horas, espectáculos que constituem uma oportunidade para as famílias locais entreterem os seus filhos e, sobretudo, uma importante atração turística.
Está situado no Parque Bordelais, um dos maiores e mais importantes parques públicos da cidade, com uma extensão de 30 hectares. Tem um lago, diferentes zonas de jogos e uma secção com animais de quinta com os quais se pode interagir.
Este local e o seu programa de espectáculos de marionetas durante todo o mês de julho fazem dele um ponto de passagem obrigatório durante a sua visita. Sobretudo se procura actividades ao ar livre e em família.
Temperaturas em Bordéus em julho
As temperaturas de julho são as mais elevadas do ano em Bordéus. Durante o dia, pode encontrar 30°C durante o dia, enquanto à noite desce para 20°C e até 18°C se estiver particularmente frio.
O número de turistas em Bordéus em julho
Este mês é também o mais movimentado do ano, pois é a época de verão, sinónimo de turismo internacional em todo o mundo. Por conseguinte, é importante reservar com antecedência os seus bilhetes para monumentos e actividades para evitar o risco de ficar de fora.
Preços em Bordéus em julho
Os preços em Bordéus são semelhantes ou quase idênticos durante todo o verão. Ao mesmo tempo, são os mais caros quando comparados com o custo de uma viagem na primavera ou durante o inverno e o outono.
O que levar na mala para uma visita a Bordéus em julho?
A sua mala para uma visita a Bordéus em julho deve estar equipada com protetor solar e roupa confortável e respirável. De facto, é uma boa ideia levar roupa versátil que possa ser usada tanto no campo como na cidade. Também é necessário usar calçado confortável e favorável para caminhar pelas ruas do centro da cidade sob as altas temperaturas do mês.