10 coisas para ver e fazer em Bordéus em maio

maio é uma altura ideal para viajar para França. O clima é ameno e há poucos turistas. Descubra o que precisa de saber para tirar o máximo partido da sua aventura.

Keyvis Montilva

Keyvis Montilva

leitura de 9 minutos

10 coisas para ver e fazer em Bordéus em maio

Arquitectura de Burdeos de noche |©Belen y Miryam

As cidades francesas caracterizam-se por uma agenda cultural muito extensa que se intensifica no final da primavera e durante todo o verão. De facto, as melhores coisas para fazer em Bordéus acontecem em maio, junho e julho. Gostaria de as descobrir?

Recomendo que continue a ler esta publicação na qual reuni as 10 melhores actividades para si, quer esteja a viajar com amigos, com a sua família ou com os mais pequenos em casa.

1. Aproveite o quadro de actividades do Tous À L'opéra

Grande teatro de Bordéus|©frederic letheule
Grande teatro de Bordéus|©frederic letheule

O mundo da ópera é um dos patrimónios culturais de França, e é por isso que as cidades criam eventos para dar aos jovens acesso a este tipo de atividade. Logo em maio, é organizado um fim de semana chamado Tous À L'opéra. Trata-se de um festival com ensaios, conferências e espectáculos, bem como workshops e actividades educativas para crianças e adolescentes, na ópera de Bordéus.

O local específico para os concertos oficiais é o Grand-Théâtre e a maioria das actividades é gratuita. No entanto, alguns concertos especiais podem custar cerca de 8 euros.

Trata-se de um evento tão importante para a cultura desta região que, para quem o conhece, faz frequentemente parte do itinerário de uma visita de três dias a Bordéus. Também deve saber que se a sua viagem à cidade não coincidir com esta data, pode ainda assim visitar a Ópera Nacional de Bordéus, uma vez que faz parte da lista de monumentos a que tem acesso se comprar o seu Bordeaux City Pass.

Comprar o seu Bordeaux City Pass

2. Fazer a Route des Chateaux na altura ideal para o fazer

Castelos|©Oriol Rius
Castelos|©Oriol Rius

Bordeaux é conhecida por ter uma das indústrias vinícolas mais importantes do mundo. De facto, a região tem diferentes denominações que se destacam pelo cultivo de diferentes tipos de uvas e pelo desenvolvimento de um processo de vinificação inovador, uma referência de qualidade indiscutível.

E maio é a altura ideal para reservar uma excursão a St-Emilion e explorar a região, uma vez que durante os fins-de-semana deste mês é organizado um evento de portas abertas, onde se pode visitar as adegas gratuitamente com um passe que inclui provas gratuitas e visitas guiadas pelas instalações.

Uma vez que as condições específicas destes fins-de-semana de portas abertas mudam todos os anos, bem como o número de adegas que se juntam à experiência, a minha recomendação é que opte pelas melhores visitas guiadas ao vinho de Bordéus, se o seu orçamento o permitir.

  • Preços: quando se trata de visitas guiadas ao longo das diferentes adegas de Medoc ou St-Emilion, o preço é geralmente de cerca de 100 euros por pessoa.
  • Duração: estas visitas guiadas duram geralmente cerca de cinco horas e meia.

Reservar uma excursão a Saint-Emilion

3. Assistir a alguns dos eventos de La Guinguette chez Alriq

La Guinguette chez Alriq - Bordeau|©Attila
La Guinguette chez Alriq - Bordeau|©Attila

La Guinguette chez Alriq é um dos estabelecimentos mais populares de Bordéus. Trata-se de um bar de tapas e pizzas situado no extremo norte do Parc Aux Angeliques, na margem oeste do Garonne. O local destaca-se pelas suas excelentes vistas, tanto do rio como dos edifícios do centro da cidade no outro extremo.

maio marca o início da sua reabertura para a época de verão. Por esta razão, uma série de concertos de artistas locais de grande importância para a cena musical de Bordéus são organizados ao longo do mês. Assim, ir a este local para apreciar o pôr do sol enquanto desfruta da sua oferta gastronómica é uma das experiências mais autênticas que pode ter durante o mês de maio. Sobretudo porque é a representação máxima de uma taberna de bairro nas margens do rio que atravessa a cidade de uma ponta à outra.

Outra forma de apreciar a cozinha francesa é reservar uma visita gastronómica a Bordéus, onde descobrirá as principais ofertas culinárias do país.

Reservar uma visita gastronómica a Bordéus

4. Não hesite em descobrir a costa atlântica no sul de França

Costa de França|©jlfaurie
Costa de França|©jlfaurie

maio é um mês caracterizado pelo clima ideal para desfrutar da natureza sem ter de lidar com o afluxo de turistas que começa a acontecer durante o resto da temporada de verão. Por esta razão, uma das melhores coisas a fazer em Bordéus é participar numa das melhores excursões de um dia a partir de Bordéus. Especialmente se for uma que o leve diretamente à costa atlântica no sul do país.

A cidade de Arcachon é um local que recomendo vivamente devido à sua proximidade a uma reserva natural com as maiores dunas de areia da Europa. A melhor maneira de lá chegar é reservar uma viagem para Arcachon a partir de Bordéus. Desta forma, não terás de te preocupar com a logística.

Mas ao longo da costa, encontrará outras cidades e destinos turísticos que vale a pena visitar, incluindo Soulac-sur-Mer e a cidade de Royan.

Reservar uma viagem a Arcachon a partir de Bordéus

5. Se gosta de música clássica, aproveite as noites da Catedral

Catedral de Bordéus|©John Dale
Catedral de Bordéus|©John Dale

Durante um fim de semana de maio, duas noites de concertos são organizadas na Catedral e nos seus arredores. Reserve uma visita guiada a Bordéus e poderá orientar-se e informar-se mais detalhadamente sobre esta atividade.

As datas específicas destes concertos mudam todos os anos, assim como a hora exacta dos concertos. A única coisa que se mantém é o facto de haver sempre duas sessões em cada um dos dias e de se realizarem tanto à sexta-feira como ao sábado, a fim de lhe dar mais opções para desfrutar de um dos espaços arquitectónicos mais bonitos da cidade.

A música é assegurada pela orquestra sinfónica da cidade e a entrada é gratuita. Assim, este plano é altamente recomendado se estiver interessado em apreciar a música e a bela iluminação que caracteriza estes concertos de música clássica todos os anos.

  • Duração: os concertos têm geralmente uma duração de 1 hora e 45 minutos para cada sessão e deve ter em conta que há duas actuações em cada dia do evento.
  • Local: Pl. Pey Berland, 33000 Bordeaux, França.

Reservar uma visita guiada a Bordéus

6. Escolher pequenos tesouros no grande brocante de Bordéus

Brocante Bordéus|©Patt Mann
Brocante Bordéus|©Patt Mann

Os mercados ao ar livre são um acontecimento muito caraterístico da cultura francesa e, especificamente durante o mês de maio, um dos maiores do ano tem lugar na cidade de Bordéus. O nome do mercado é El Gran Brocante e é uma espécie de feira da ladra onde se reúnem antiquários, horticultores, restaurantes e artesãos e onde se podem encontrar os melhores quadros, mobiliário antigo, propostas gastronómicas e acessórios de jardim.

O evento é gratuito e a duração do mercado é também um aspeto muito favorável. Pode percorrer as bancas desde o início da manhã até ao anoitecer. As datas do evento mudam todos os anos, mas normalmente decorre entre o terceiro fim de semana de abril e meados de maio.

Na verdade, é um evento tão popular entre coleccionadores e amantes de curiosidades e antiguidades que é uma daquelas coisas que não pode faltar num dia de visita a Bordéus, uma vez que pessoas de todo o sul de França se reúnem na Place des Quinconces para aproveitar a diversidade de objectos oferecidos neste mercado.

Reservar uma visita guiada a Bordéus

7. Ir a Terres d'Oiseaux para um festival da natureza

Desfiladeiro à miroir|©Jean Joachim
Desfiladeiro à miroir|©Jean Joachim

A alguns quilómetros a norte da área metropolitana de Bordéus, situam-se as Terres d'Oiseaux. Este sítio é uma reserva natural privada que faz parte do estuário da foz do rio Garonne no Oceano Atlântico e é basicamente um sítio de observação de aves numa das rotas migratórias mais importantes da Europa.

Terres d'Oiseaux é também um excelente local para desfrutar do bom tempo e da natureza ao longo de um terreno extenso e perfeitamente condicionado. Assim, outra das melhores coisas a fazer durante o mês de maio é visitar este local durante o festival da natureza que se realiza num fim de semana no final do mês. É a altura ideal para desfrutar da observação gratuita de aves e de um passeio pelo estuário.

O maior inconveniente é o facto de ter de se deslocar por conta própria. No entanto, o facto de ter a possibilidade de passear de caiaque na ria ou de fazer um piquenique perfeito nos prados faz com que seja um plano ainda recomendado para o resto da primavera e do verão. De facto, é também uma das melhores coisas para fazer em Bordéus em julho, mas terá de pagar por essa visita.

8. Não perca as exposições da Foire International de Bordeaux

Feira Internacional de Bordéus|©ademussey
Feira Internacional de Bordéus|©ademussey

Todos os anos, em maio, o Parc des Expositions de Bordéus torna-se o principal local para o Bordeaux Foire Internationale, um evento multicultural que aborda questões actuais como a poluição e os desafios económicos.

Os temas mudam todos os anos e há exposições de dança e de arte, bem como uma vasta gama de outras actividades. Saiba que há pavilhões dedicados à agricultura e outros à tecnologia e à robótica. Além disso, há pavilhões orientados para a gastronomia e para a inovação no vestuário.

Tenha em conta que a feira se realiza habitualmente durante a segunda ou terceira semana de maio. Por isso, pode encaixar-se perfeitamente no itinerário de uma visita de dois dias à cidade de Bordéus. Também deve saber que a entrada no recinto da feira é gratuita, mas é responsável pelo que consumir em qualquer um dos estabelecimentos.

9. Divertir-se com os números de circo de Les Cogitations

No L'Entrepôt - Concerto Expo|©Tonio Vega
No L'Entrepôt - Concerto Expo|©Tonio Vega

A arte circense com tons de escárnio e comédia é um elemento cultural muito caraterístico do entretenimento francês e, por isso, durante o mês de maio, Bordéus acolhe o Festival Les Cogitations, onde se realizam diferentes tipos de comédia ao vivo e actos sarcásticos, sendo definitivamente uma das actividades mais importantes da época, em termos culturais.

O local é geralmente L'entrepot em Lehaillan e, dependendo dos actos e da hora a que se deseja assistir, é provável que seja um evento para adultos ou para famílias. Saiba também que a entrada é totalmente gratuita na maior parte dos eventos.

A duração do festival é outro pormenor interessante, pois decorre normalmente ao longo da primeira quinzena de maio, o que significa que terá diferentes oportunidades para desfrutar desta versão da comédia francesa.

10. Aproveite para descobrir Castermoron d'Albret

Castelmoron d'Albret|©Guillaume Bazoin
Castelmoron d'Albret|©Guillaume Bazoin

A cidade mais pequena de França fica apenas a alguns quilómetros a sudoeste do centro de Bordéus. Um lugar que se tornou um destino turístico favorito na primavera, porque as suas ruas estreitas estão cheias de flores especificamente nesta altura do ano. Além disso, maio é o último mês em que se pode desfrutar deste lugar em paz e sossego, porque a partir desta altura há muito turismo.

Exatamente por esta razão, durante a sua viagem a Bordéus em maio, deve aproveitar para fazer uma pequena viagem a esta cidade que cumpre toda a estética do que se pode imaginar de uma aldeia rural francesa.

Aliás, saiba também que este local é considerado uma das melhores coisas para fazer em Bordéus durante o mês de outubro, pois a estação do outono é outra altura do ano ideal para visitar as casas antigas e artesanais desta aldeia.

Temperaturas em Bordéus em maio

Bordéus à noite|©Colin Churcher
Bordéus à noite|©Colin Churcher

Durante o mês de maio, em Bordéus, as temperaturas máximas deverão rondar os 23°C, enquanto as temperaturas mínimas podem atingir os 11°C, especialmente à noite. Uma altura ideal para desfrutar de algumas das melhores coisas para fazer em Bordéus.

Reservar um passeio de sidecar em Bordéus

A época turística de maio em Bordéus

Turistas em Bordéus|©Geoffrey Jaguin
Turistas em Bordéus|©Geoffrey Jaguin

O número de turistas em Bordéus durante o mês de maio é um pouco mais significativo do que nos primeiros meses do ano, mas continua a ser mais favorável do que no resto do verão. Isto significa que não é essencial reservar com antecedência todos os serviços turísticos de que deseja usufruir.

Reservar um passeio de bicicleta em Bordéus

Preços de Bordéus em maio

Mercado em Bordéus|©Ralph Grizzle
Mercado em Bordéus|©Ralph Grizzle

Os preços em Bordéus durante o mês de maio são ainda um pouco mais moderados em comparação com os meses de verão. No entanto, continua a ser um pouco mais caro do que uma viagem durante os meses frios do inverno ou do outono.

Reservar um cruzeiro com brunch em Bordéus

O que levar na mala para uma visita a Bordéus em maio?

Malas com chapéus|© Christopher Luther
Malas com chapéus|© Christopher Luther

Durante a sua visita a Bordéus em maio, deve levar calçado adequado para caminhar tanto na cidade como na natureza e, acima de tudo, um bom casaco, uma vez que há uma boa probabilidade de as noites serem suficientemente frias para que tenha de usar diferentes camadas de roupa.

Reservar uma visita guiada a Bordéus