O que ver e fazer em Bordéus em 2 dias

Bordéus é um tesouro histórico e cultural que transpira elegância e sofisticação em cada esquina. Aqui está tudo o que precisa de saber para aproveitar ao máximo a sua escapadela de fim de semana.

Carla Yaquer

Carla Yaquer

leitura de 10 minutos

O que ver e fazer em Bordéus em 2 dias

Vista de la ribera del río |©Iria Rodríguez Losada

Desde o movimentado centro da cidade até à tranquila zona rural, passando pelas ruas sinuosas, pelos edifícios neoclássicos e pelo encantador passeio ribeirinho, uma visita à capital mundial do vinho é uma festa para todos os sentidos. Quer esteja a visitar pela primeira vez ou não, há sempre algo novo para descobrir. Continue a ler para descobrir os melhores locais e planos para a sua viagem a Bordéus em 48 horas.

Dia 1: Passeio pela cidade velha

Grande Teatro e Praça dos Quinconces|©ceronne
Grande Teatro e Praça dos Quinconces|©ceronne

Das pitorescas ruas de calçada aos encantadores edifícios históricos, Bordéus oferece uma deliciosa mistura de charme do velho mundo e sensibilidade moderna. E no primeiro dia, convido-o a passear pelas suas ruas arborizadas e a fazer paragens estratégicas para aproveitar ao máximo a sua visita.

O mapa do dia reúne 10 paragens obrigatórias que pode explorar sozinho, com uma visita guiada ou, se procura um plano mais original, pode reservar um jogo de exploração pelo centro histórico de Bordéus. De uma forma ou de outra, inclua as seguintes paragens no seu itinerário de 3,8 quilómetros.

Reservar um jogo de exploração no centro histórico de Bordéus

Visitar o Museu de Arte Contemporânea de Bordéus

Para começar o passeio, a primeira paragem é o Museu de Arte Contemporânea de Bordéus, um local inspirador situado num antigo armazém renovado.

O CAPC representa o coração da cena de arte moderna da cidade e tem exibido exposições e instalações de vanguarda desde 1973. Além disso, o próprio edifício é um testemunho da renovação cultural de Bordéus. Quando o visitar, dirija-se ao seu terraço para uma vista panorâmica de cortar a respiração.

Reservar o Bordeaux City Pass

Sente-se na Place des Quinconces

A próxima paragem é a Place des Quinconces, uma praça monumental de 12 hectares construída no final da Guerra dos Cem Anos que, antes de ser o local de encontro mais Instagramável de Bordéus, surgiu como um espaço para conter uma rebelião. Aqui encontrará estátuas de Montesquieu, Montaigne, bem como o famoso monumento aos Girondinos e à República. É uma das principais paragens se reservar um passeio de bicicleta por Bordéus.

Reservar um passeio de bicicleta

Não perca o Grand Théâtre de Bordeaux

De seguida, desça o Cours de l'Intendance até ao Grand Théâtre de Bordeaux, passando pelo Posto de Turismo e Congressos de Bordeaux Métropole. Este teatro, conhecido como a casa da Ópera Nacional de Bordéus, abriu as suas portas em 1789, após o trabalho de Victor Louis, que também foi responsável pelo jardim do Palais Royal de France.

O Grand Théâtre possui um dos mais belos edifícios de França. De facto, foi tomado como referência pelo arquiteto Charles Garnier para construir a Ópera de Paris.

Reservar o City Pass Bordéus

Ir para a Place Gambetta

A Place Gambetta é outra joia do século XVIII que marca o início do Cours Gambetta e do Triângulo de Ouro, a zona mais exclusiva de Bordéus. O ponto central da praça é ocupado por um belo jardim público e à sua volta encontram-se hotéis e restaurantes com esplanadas abertas todo o ano.

Na praça encontra-se também o portão Dijeaux, que dá acesso à zona comercial. Os edifícios do século XVII que a rodeiam criam uma harmonia visual que o transportará para outra época.

Reservar uma visita guiada a Bordéus

Entrar no Museu de Belas Artes de Bordéus

O Museu de Bel as Artes é uma visita obrigatória em Bordéus. Considerado um dos principais museus de arte da região, pode entrar gratuitamente se reservar o Bordeaux City Pass.

De pinturas clássicas europeias a instalações contemporâneas, este museu apresenta obras de artistas como Rubens, Renoir e Matisse. Mas o que torna o MUSBA realmente especial é o seu cenário: um edifício palaciano do século XVIII que é uma obra de arte por si só. Fazendo parte do complexo do Palácio Rohan, só a arquitetura já vale a viagem. Os jardins do museu também são lindos e ideais para relaxar no verão.

Reservar o Passe Cidade de Bordéus

Deslumbre-se com a Catedral de Santo André

A Catedral de Santo André é outra visita obrigatória em Bordéus. Situada no centro da cidade, em frente à Câmara Municipal, esta igreja construída no século XI é um impressionante monumento românico que foi ampliado durante o período britânico. Classificada como Património Mundial da UNESCO, ficará impressionado com a sua entrada guardada por gárgulas de estilo gótico.

Pode também subir à Torre Pey Berland para uma vista panorâmica da cidade, ou passear ao longo da Rue du Loop para uma vista diferente da torre ou percorrer as lojas de segunda mão.

Reservar o Bordeaux City Pass

Paragem para almoço

A sua próxima paragem é a Place de la Bourse ou a Place de la Bourse em Bordéus e, embora passe pela Place du Parlement e pelo Cinéma Utopia no caminho, que merecem a sua atenção, este percurso é realmente recomendado porque está no melhor local para fazer a sua paragem para almoço e até reservar um passeio gastronómico para descobrir a maravilhosa cozinha local.

A Rue Saint-Pierre e a Rue Saint-Rémi entram nos bairros franceses da moda com uma vasta oferta de tascas, esplanadas, restaurantes e bares à sua espera com opções para todos os gostos.

Reservar um passeio gastronómico

Continue até à Place de la Bourse em Bordéus

Praça da Bolsa, Bordéus|©Luis Rey
Praça da Bolsa, Bordéus|©Luis Rey

Depois de desfrutar de um delicioso almoço, uma paragem essencial na sua visita é a Place de la Bourse de Bordéus e o seu respetivo Palais de la Bourse. Esta é uma das 15 praças mais encantadoras da Europa, situada no centro da cidade desde o século XVIII, foi declarada Património Mundial pela UNESCO e está incluída em todas as visitas privadas a Bordéus.

O Palais de la Bourse é um magnífico exemplo da arquitetura clássica francesa e é o edifício mais emblemático da cidade. A sua imponente fachada irá surpreendê-lo com os seus detalhes arquitectónicos. Na praça, verá a fonte das "Três Graças", uma magnífica obra de bronze e mármore representando as filhas de Zeus, que foi inaugurada em 1869. Aproveite para apreciar os pormenores desenhados por Louis Visconti e esculpidos por Charles Gumery.

Finalmente, outro pormenor que não deve ser esquecido é o maior espelho de água do mundo. Trata-se de uma obra criada em 2006 pelo arquiteto paisagista Michel Corajoud nas margens do rio Garonne. Contemple a obra de arte que cria um momento mágico, e será um momento muito bom para o fazer. O sol põe-se atrás do edifício neoclássico que alberga atualmente a Câmara de Comércio e Indústria, enquanto o espelho de água reflecte a beleza e a majestade dos edifícios circundantes.

Reservar uma visita privada a Bordéus

Visita ao Museu Nacional de Douanes

Ao lado da Place de la Bourse, encontra-se o Musée National des Douanes ou Museu Nacional sobre a história dos costumes franceses, outra obra que vai do edifício ao seu interior.

Este museu nacional oferece um olhar fascinante sobre a história das alfândegas e do comércio em França, e possui uma impressionante coleção de objectos e artefactos relacionados. Também abriga uma visão interessante sobre a evolução do comércio e dos costumes em França desde o século XVIII até aos dias de hoje.

Reservar o Bordeaux City Pass

Maravilhe-se com a Porte Cailhau

A Porta Cailhau é uma impressionante estrutura defensiva medieval no centro de Bordéus. Construída entre 1493 e 1496, a Porta Cailhau passou por reformas ao longo dos anos, mas ainda evoca sua aparência original.

Do interior, os visitantes podem desfrutar de vistas deslumbrantes da cidade, incluindo o centro histórico antigo, a Pont de Pierre ou "ponte de pedra" e os cais do rio Garonne.

Curiosamente, o significado da palavra "cailhau" permanece um mistério. Embora os historiadores tenham avançado várias teorias, para já, contentamo-nos em saber que deve o seu nome ao cais de Caillau, onde se situa.

Reservar uma visita guiada a Bordéus

Passar uma noite inesquecível

Para começar a noite, um plano ideal e diferente é reservar um passeio de sidecar por Bordéus.

Uma vez terminado, dirija-se ao passeio marítimo, um espaço que não só mergulha os visitantes na arquitetura e na história, como também oferece as delícias culinárias de Bordéus e uma série de bares e terraços perfeitos para uma noite fora. Prove os pratos gastronómicos mais populares da zona, como o saboroso confit de pato, os canelés amanteigados e os macarons de fazer crescer água na boca nas boutiques de pastelaria das redondezas.

Depois do jantar, poderá querer dirigir-se ao Ambrosia Bar para um copo de vinho de Bordéus ou um dos seus cocktails de assinatura. Deixe que os seus sentidos o guiem enquanto desfruta das vistas e dos sons deste magnífico passeio e de tudo o que Bordéus tem para oferecer.

Reservar um passeio de sidecar em Bordéus

Dia 2: Saiba porque é que Bordéus é uma capital vanguardista do vinho

Rue d'entrée à Saint-Émilion|©Abariltur
Rue d'entrée à Saint-Émilion|©Abariltur

Para o seu segundo dia, proponho-lhe uma dinâmica diferente. Aproveite a manhã para fazer uma excursão às caves de Saint-Émilion, um passeio enológico entre as caves e os vinhos.

Quando regressar ao centro histórico de Bordéus, à tarde, complete a sua visita à "capital do vinho" fazendo quatro paragens que pode encontrar neste mapa.

Fazer uma viagem a Saint Émilion

Reservar uma viagem a Saint Émilion é a melhor maneira de passar uma manhã se estiver em Bordéus durante dois dias. Esta pitoresca aldeia é o lar da tradição vinícola da região e possui uma cidade histórica repleta de lojas de vinho, adegas, restaurantes elegantes e monumentos medievais. Toda a região está classificada como Património Mundial da UNESCO graças à sua paisagem natural e à sua rica história.

Entre os destaques de Saint Émilion está a Igreja monolítica de Saint Émilion, esculpida num penhasco de calcário. É uma atração única que remonta ao século XI.

Para além disso, a aldeia possui mais de 800 produtores de vinho, o que significa que há muitas vinhas para explorar. Algumas das melhores adegas da região incluem o Château de Pressac, o Château Coutet, o Château Saint-Georges, o Château Guibeau ou o Chateau Bellevue, conhecido pela sua adega Angelus. Em todos eles pode desfrutar não só de um bom vinho francês, mas também de uma bela arquitetura e de paisagens inspiradoras. As melhores excursões de vinho de Bordéus a Saint Émilion incluem muitas vezes transporte, provas de vinho, visitas guiadas, passeios por castelos, vinhas e adegas para experimentar a verdadeira cultura do vinho.

Reservar uma excursão a Saint Émilion

Visitar Les Bassins des Lumières

Uma vez de volta a Bordéus, aproveite para visitar Les Bassins des Lumières, um dos melhores museus de Bordéus, pelo que não é surpresa vê-lo nas experiências recomendadas pela Time Out. Foi construído numa antiga base de submarinos que foi transformada num impressionante centro de arte digital, o maior do mundo, que utiliza tecnologia para projetar imagens nas paredes, tectos e pisos dos tanques de água de outrora.

Os visitantes podem mergulhar numa experiência multissensorial onde as cores e os sons dançam ao ritmo, enquanto admiram obras de arte de artistas famosos de todo o mundo, desde Monet e Van Gogh a artistas contemporâneos como Klimt e Hundertwasser.

Além disso, Les Bassins des Lumières é acessível a todos. Se deseja ter uma nova perspetiva da arte clássica e contemporânea num ambiente onde o infinito é o limite, não pode deixar de visitar Les Bassins des Lumières.

Não perca a Cite du Vin

A Cité du Vin|©Alain COSTE
A Cité du Vin|©Alain COSTE

Outro ponto obrigatório é reservar um bilhete para o Museu do Vinho e do Comércio. O edifício foi concebido com a ideia de imitar o movimento do vinho quando agitado no copo. É apropriado, pois La Cite du Vin é o museu do vinho de Bordéus, muitas vezes referido como "a Cidade do Vinho", oferecendo uma experiência imersiva imperdível, não só porque celebra a cultura do vinho local, mas também global.

Este edifício elegante e moderno é um ícone arquitetónico com exposições interactivas que exploram a história e a cultura do vinho. Também oferece provas de vinho, workshops e eventos especiais.

Os visitantes podem explorar o mundo do vinho através de tecnologia multimédia e aprender sobre a produção e a história deste precioso elixir da uva enquanto desfrutam de uma prova de vinhos. Além disso, a vista panorâmica de Bordéus a partir do terraço do último andar é de cortar a respiração e as melhores excursões de vinho de Bordéus incluem esta paragem.

Reserve o seu bilhete para o Museu do Vinho e do Comércio

Apreciar a cozinha de Les Halles de Bacalan

Para os amantes da gastronomia, uma visita a Les Halles de Bacalan em Bordéus é uma experiência a não perder e está localizada em frente a La Cite du Vin. Este mercado coberto é o lar de uma grande variedade de vendedores que oferecem produtos locais frescos, desde marisco e carnes a queijos e pastelaria.

Les Halles de Bacalan tem uma grande seleção de produtos da região de Bordéus, incluindo ostras frescas, foie gras e vinhos de alta qualidade. Os visitantes podem provar e comprar produtos locais diretamente aos produtores e falar com eles sobre os processos de produção e a cultura gastronómica da região.

Para além da comida, Les Halles de Bacalan também tem lojas que vendem produtos artesanais e lembranças.

Reservar um passeio gastronómico

Mergulhar no bairro de Chartrons

O bairro de Chartrons é outro local de visita obrigatória em Bordéus. Um lugar a não perder num itinerário de 48 horas em Bordéus.

Este bairro tem um encanto único e boémio graças às suas ruas empedradas que preservam a essência da burguesia de outrora. Além disso, o bairro oferece um grande número de galerias de arte, restaurantes, cafés, lojas de antiguidades e boutiques de moda.

A Rue Notre Dame, uma das principais ruas do bairro, é o local que resume o contraste de Bordéus. É um bairro que olha para o futuro sem esquecer o seu passado. É, portanto, o melhor lugar para se despedir desta cidade maravilhosa.

Reservar uma visita guiada a Bordéus