O que ver e fazer em Lyon em 2 dias

Se gosta de uma escapadela rápida que combine história, cultura, gastronomia e belos monumentos, Lyon é o local ideal. A cidade pode ter sido esquecida até agora, mas vale bem a pena e aqui está o melhor itinerário de 48 horas.

Carla Yaquer

Carla Yaquer

leitura de 9 minutos

O que ver e fazer em Lyon em 2 dias

Lyon à noite | ©twalmedia

Lyon é uma cidade burguesa, a terceira maior cidade de França, mas muitas vezes ofuscada pelas suas irmãs, Paris e Marselha, no entanto Lyon tem um encanto muito próprio. Desde perder-se nos seus bouchons seguindo os passos do pai da comida francesa, o famoso chefe Paul Bocuse; deambular pelas ruas sinuosas de La Croix Rousse, até ver o local do primeiro filme de sempre no Museu Lumière, há muitas coisas para ver e fazer em Lyon.

Neste artigo, encontrará um guia com mapas e destaques para flanquear os rios Ródano e Saône com um itinerário prático para aproveitar ao máximo as suas 48 horas em Lyon.

Dia 1: Vieux Lyon, Fourvière e Place de Bellecour

A velha Lyon| ©Jeanne Menjoulet
A velha Lyon| ©Jeanne Menjoulet

No primeiro dia, começará o seu passeio na cidade velha, também conhecida como Vieux Lyon. Aqui encontrará ruas sinuosas de paralelepípedos ladeadas por edifícios centenários, restaurantes e lojas. É fácil perder-se nas ruas labirínticas, mas isso faz parte da diversão.

A arquitetura é uma mistura de estilos medieval e renascentista, com catedrais góticas e pátios elegantes. Mas não se limite a olhar para cima, também há tesouros ao nível do chão. A cidade velha é o lar da imponente basílica de Notre-Dame de Fourvière, que data de finais do século XIX. Está situada numa colina com vista para a cidade e as vistas do terraço são de cortar a respiração.

Também visitará o Teatro Galo-Romano, que chegou a ter capacidade para 20.000 espectadores. Naturalmente, nenhuma visita a Lyon estaria completa sem provar a comida e a bebida. O percurso do dia inclui 10 paragens que podem ser seguidas através deste mapa. Pode fazer o percurso de bicicleta com uma visita guiada ou a pé, num raio total de 3,5 quilómetros.

Reservar uma visita guiada a Lyon

Manhã em Vieux Lyon

A visita começa na atual Place du Change, conhecida na Idade Média como Place de la Draperie, era o coração das operações de câmbio. Já em 1803, foi cedida à sociedade protestante 1803 e, por decreto, tornou-se o "Temple du Change", ou Templo da Mudança. Convido-o a ver o relógio ideal situado no seu canto direito, uma das obras do célebre arquiteto Jacques-Germain Soufflot.

Continue o seu passeio saboreando um croissant, quenelles ou saucisson briochéen numa das pastelarias locais antes de chegar ao Museu de Arte das Marionetas, situado no Hôtel des Pierrevive, embora os locais o conheçam como Hotel de Gadagne. Este museu alberga um segundo museu dedicado à história de Lyon. Continue pela animada zona comercial do Quartier Saint-Jean e pare na Place de la Baleine, onde encontrará uma infinidade de lojas locais únicas.

E no quarteirão seguinte, verá o edifício do Palácio da Justiça de Lyon, outro dos monumentos históricos da cidade. Na mesma praça do tribunal, encontra-se La Maison des Avocats, um edifício de estilo renascentista com um belo pátio de estilo toscano. E a dois quarteirões de distância, o ponto alto do seu passeio matinal: a Catedral de Lyon.

Sabia que

Desde o século XIII, a Catedral de Lyon alberga um relógio astronómico de nove metros de altura com um astrolábio onde se pode ver a posição da terra em relação ao sol.

Maravilhe-se com a grandiosidade dos vitrais e com os detalhes intrincados da arquitetura gótica, que remonta ao século XII.

É o local mais bonito da cidade, sobretudo se viajar para Lyon no Natal, altura em que se realiza a Festa das Luzes, um evento em que efeitos especiais, música e cor vestem a cidade para celebrar o Dia da Imaculada Conceição. Organize a sua visita entre as coisas a fazer em Lyon em dezembro para desfrutar do evento.

Reservar um passeio de bicicleta por Lyon

Tarde no bairro de Fourvière

Casas de Fourvière| ©Guerric
Casas de Fourvière| ©Guerric

Uma das cinco razões para visitar a terceira cidade mais famosa de França é a sua gastronomia, por isso, depois de sair absorvido pela arquitetura da catedral, é altura de fazer uma pausa para estimular o paladar, outra das melhores coisas para fazer em Lyon.

Passar por alguns dos traboules - passagens de rua e pátios como atalhos para Fourvière onde se pode sentar num bouchon, o nome dado aos seus terraços e restaurantes como o Bulle Restaurant de Fourvière que oferece um menu de degustação composto por uma entrada, prato principal e sobremesa a partir de 42 euros. Convido-o a provar um prato farto, como o coq au vin e a andouillette. Acompanhe tudo isto com vinho local ou um aperitivo tradicional, como o licor de ervas amargas Chartreuse.

Depois do almoço, comece o seu passeio noturno na colina Fourvière, outro dos encantos desta cidade luz, que oferece uma vista panorâmica de cortar a respiração.

Sabia que

A colina de Fourvière é também conhecida como a "montanha mística", graças à alcunha que lhe deu o historiador Jules Michelet, que recorda nos seus escritos que Lugdunum fazia parte das 3 legiões da Britânia na Roma antiga.

Depois do almoço, dirija-se à Basílica de Notre-Dame de Fourvière, uma impressionante igreja com mais de 100 anos e de visita obrigatória. Explore os arredores e apaixone-se pelo seu Teatro Romano, sem dúvida um dos pontos altos da colina.

Mais tarde, caminhe até ao Museu Galo-Romano de Fourvière, onde poderá ver uma descrição detalhada de Lugdunum, a capital dos Três Gauleses. Não deixe de apreciar centenas de objectos, como a Tábua Claudiana, datada de cerca de 41-54 d.C. Por fim, passe pelo Odeon de Lyon antes de chegar à Igreja de São Jorge, outro dos marcos de Lyon.

Noite na Praça de Bellecour

À noite, atravesse o rio Saône e passeie pela Place de Bellecour, onde a estátua de Luís XIV reina suprema. Esta é a maior praça de Lyon, bem como a maior praça pedonal da Europa. Há também duas estátuas que chamam a atenção: a primeira é uma estátua de Antoine de Saint-Exupéry, o autor de O Principezinho, e a segunda é um busto de Luís XIV.

O local é excelente para observar as pessoas ou simplesmente para se sentar e refletir. O som rítmico dos artistas de rua ao longo dos caminhos pedonais proporciona uma tarde perfeita no coração desta cidade encantadora. E, se a sua visita a Lyon for durante as férias de dezembro, tome nota da roda gigante de 60 metros de altura que é instalada durante esta época.

Este bairro oferece mais do que apenas atracções históricas: é um paraíso para os apreciadores de comida e um festim para os sentidos, pelo que é perfeito para jantar num dos melhores passeios gastronómicos de Lyon ou mesmo numa prova de vinhos e queijos.

Dia 2: Rue Mercière, Croix Rousse, Parc de la Tête d'Or e Monplaisir

Em Monplaisir| ©cb de damiette
Em Monplaisir| ©cb de damiette

Continuando a sua viagem pela pitoresca cidade de Lyon, vai encontrar-se no coração do vibrante bairro de Presqu'île. É um centro cultural e social que se estende entre os rios Rhône e Saône, oferecendo uma infinidade de lojas pitorescas, cafés encantadores e edifícios históricos.

E quando lhe apetecer fazer uma pausa de todos os estímulos sensoriais, depois do almoço, pode relaxar num dos mais belos parques de Lyon, o Parc de la Tête d'Or, mesmo antes de chegar ao ponto alto deste percurso: o Institut Lumiere.

Para completar a sua pausa em Lyon, sugiro que visite os restantes pontos turísticos obrigatórios da cidade, pelo que neste dia o percurso será mais longo, 12 km para percorrer 10 paragens.

Devido à distância, pode deslocar-se de metro, de autocarro ou, a minha recomendação, de bicicleta. A razão? Os locais mais populares estão assinalados no mapa, mas o percurso está repleto de locais encantadores como a Ópera de Lyon, onde pode parar à vontade se estiver de bicicleta. A intenção é tirar o máximo partido da sua visita, pelo que o horário é flexível.

Reservar um passeio de bicicleta

Manhã na Place de la République, na Rue Mercière, no Palais de la Bourse de Lyon e na Igreja de Saint-Nictet

Comece seu passeio na Place de la République, um local histórico e um centro de atividades na cidade, onde você verá sua fonte central peculiar, seu carrossel durante todo o ano, bem como a sede do antigo Instituto Franco-Chinês de Lyon e a Biblioteca Municipal de Lyon, arquitetura circundante entre edifícios com localizações privilegiadas que beneficiam uma variedade de lojas e boutiques.

Da Place de la République, avança-se para a Rue Mercière, uma das ruas mais antigas e movimentadas de Lyon. Aqui encontrará uma variedade de bares e bouchons lyonnais onde poderá saborear um café fumegante e apreciar um croissant típico ou talvez um Coussin de Lyon para adoçar a manhã - um bolo de amêndoa recheado com ganache de chocolate. A poucos minutos da Rue Merciere, encontra-se o Palais de la Bourse de Lyon.

Este edifício foi construído no século XIX e é um grande exemplo de arquitetura neoclássica. Aqui pode ver a impressionante cúpula de vidro e admirar a majestosa entrada. A seguir, não se pode perder uma igreja emblemática, por isso continuamos a visita até à próxima paragem, na Igreja de San Niceto. Os romanos adoravam os seus deuses neste templo e, mais tarde, sobre as suas ruínas, a igreja foi construída no século XVII e é uma das mais belas de Lyon. Admire os frescos e a arquitetura barroca.

Sabia que

A três quarteirões da Igreja de Saint-Nictet, no nº 6 da Rue de la Platière, encontra-se o fresco "La bibliothèque de la cité", um dos emblemas de Lyon no percurso dos seus murais. Convido-o a fazer um desvio de 5 minutos para apreciar esta obra.

Os habitantes de Lyon são muito devotos da Virgem Maria, pois afirmam ter recebido os seus favores em muitas ocasiões, como durante a peste que atingiu os franceses no século XVII, bem como durante a invasão prussiana em 1870. Em ambos os casos, diz-se que a Virgem conseguiu salvar Lyon, pelo que este templo sagrado é um marco não só arquitetónico mas também cultural a não perder.

À tarde, visita da Place des Terreaux, da Croix Rousse e do Parc de la Tête d'Or

Parque da Tête d'Or| ©Gilles Poyet
Parque da Tête d'Or| ©Gilles Poyet

Depois de uma manhã a explorar a Rue de la République e a Rue Mercière, continua no coração do animado bairro de Presqu'île, na Place des Terreaux. Aqui encontrará a famosa fonte Bartholdi, que representa a deusa francesa da lua Diana. Esta estátua é um dos projectos de Frédéric Auguste Bartholdi, autor da Estátua da Liberdade.

A praça é também o local onde se encontra o Hôtel de Ville, sede da Câmara Municipal de Lyon, que se situa em frente à Ópera de Lyon desde o século XVII. Este edifício tem uma estrutura arquitetónica barroca que vale bem a pena visitar. Por outro lado, este edifício ladeia a Place de la Comédie, onde se encontra a sede do Museu de Belas Artes de Lyon e a Place Louis Pradel.

Continue o seu passeio ao longo das margens do rio Saône para chegar ao Fresco des Lyonnais, um dos murais mais notáveis da rota mural de Lyon, que compreende cerca de 100 obras espalhadas pela cidade. Agora é hora de recarregar as baterias com um almoço, e o sítio certo é La Croix Rousse, um bairro da cidade repleto de restaurantes e bares que servem comida típica regional.

Ao passear pelo bairro Croix-Rousse, será transportado para outro mundo: a "Village des Canuts", onde a indústria da tecelagem de seda floresceu em tempos. Aqui, não pode perder um passeio pelas escadas sinuosas da Cour des Voraces, uma rede de "túneis secretos" que foram fundamentais para a Resistência durante a Segunda Guerra Mundial.

Depois do almoço, é tempo de relaxar e apreciar a beleza do Parc de la Tête d'Or, um dos maiores e mais belos parques de França. Nos seus 150 hectares, tem um lago onde se pode alugar barcos, um jardim botânico, um jardim de rosas e muitas outras atracções.

Reservar uma visita guiada a La Croix-Rousse

Despedir-se da cidade em Monplaisir com os irmãos Lumiere

Deixar para trás o Parc de la Tête d'Or, para passar ao Musée d'art contemporain de Lyon, um dos principais destinos culturais da cidade. É perfeito para anotar entre as suas coisas para fazer em Lyon com crianças.

O museu apresenta obras de arte de artistas emergentes nacionais e internacionais, jardins sintéticos e uma fusão de técnicas clássicas e contemporâneas, como o stop-motion, uma das técnicas mais apreciadas em França. O resultado é uma experiência cultural única e emocionante.

Finalmente, despeça-se de Lyon no Museu Lumiere, o único museu que é Património Mundial. Está situado no bairro de Monplaisir, onde se pode explorar a história do cinema desde os seus primórdios.

O museu foi fundado pelos irmãos Lumiere, que foram pioneiros na indústria cinematográfica e na realização de filmes com 46 segundos de vídeo revolucionário. Aqui poderá ver algumas das suas obras-primas e conhecer o seu impacto na indústria cinematográfica, bem como conhecer a sua história pessoal para completar a sua viagem de 48 horas a Lyon.

Comprar o cartão da cidade de Lyon