Mais sobre: Tours de vinho em Lyon
A cidade de Lyon possui algumas das melhores adegas do país. Os seus vinhos são variados e caracterizam-se pela sua riqueza e complexidade de sabores. Visitar as adegas locais é uma aventura, com raízes que remontam a séculos e técnicas de produção transmitidas de geração em geração, são verdadeiras jóias. Além disso, uma visita permite-lhe provar uma variedade de castas no local onde são produzidas.
Assim, se é um amante de vinho e gosta de explorar, uma visita guiada ao vinho é uma das melhores coisas a fazer em Lyon, pois é uma óptima maneira de conhecer a cultura local. Se não sabe por onde começar, não se preocupe, seleccionei especialmente para si as melhores excursões de vinho em Lyon e arredores, para que não tenha de se preocupar com nada e possa desfrutar de uma grande variedade de vinhos únicos.
1. Torne-se um conhecedor de vinhos franceses com esta prova de vinhos íntima

Esta é uma experiência que o leva a descobrir e provar o melhor do vinho francês, enquanto aprende sobre o mundo da produção de vinho. O passeio é completamente íntimo, pois sentar-se-á à mesa de um sommelier profissional com um grupo de não mais de 6 participantes no total.
Poderá fazer todas as perguntas que desejar e terá a oportunidade de apreciar plenamente todos os pormenores desta atividade. A experiência tem lugar fora da zona movimentada de Lyon, num apartamento modernizado, que no século XIX, em França, era uma fábrica de seda.
A atividade começa com um copo de vinho espumante, depois passará para a mesa, onde provará 3 variedades de vinho branco e 3 de vinho tinto. No processo, aprenderá a técnica de degustação de vinhos passo a passo, enquanto descobre todos os segredos dos profissionais. E, claro, para acompanhar os bons vinhos, terá uma tábua com os melhores queijos locais, carnes frias, fruta da época e um delicioso pão artesanal.
Detalhes de interesse:
- Preço: a partir de 224 euros por pessoa.
- Duração: aproximadamente 3 horas no total.
- Meios de transporte: o transfer é por conta própria.
- Vantagem desta opção: a zona é acessível por transportes públicos.
- Desvantagem desta opção: tem limitações para os utilizadores de cadeiras de rodas.
2. Excursão de um dia ao Vale do Ródano com prova de vinhos

Nesta excursão, será conduzido num confortável veículo com ar condicionado através da parte sul de Beaujolais, parando em locais como a aldeia medieval de Oingt, Saint-Laurent-d'Oingt e Cogny. O motorista e o guia falar-lhe-ão da produção vinícola local e o ponto alto da experiência será uma prova de vinhos numa adega local, realizada por um enólogo profissional.
O Beaujolais é conhecido pelas suas aldeias tranquilas e edifícios de pedra pitorescos. Em várias ocasiões, esta região montanhosa foi comparada à Toscana devido à sua beleza e atmosfera. Esta é uma das melhores opções de excursão de um dia a partir de Lyon, por isso não a pode perder.
É definitivamente uma atividade excecional para desfrutar com todos os seus sentidos e admirar a beleza desta região vinícola. Neste passeio, pode aprender sobre a história da produção de vinho na área, explorar aldeias pitorescas e provar alguns dos melhores vinhos locais, uma experiência mais do que completa.
Detalhes de interesse:
- Preço: a partir de 153 euros por passageiro.
- Duração: aproximadamente 8 horas no total.
- Meio de transporte: minivan com ar condicionado.
- Vantagem desta opção: inclui a entrada na Praça Bellecour.
- Desvantagem desta opção: não inclui o almoço.
3. Visita medieval do vinho em Beaujolais e Perouges

O itinerário é composto por várias paragens, que o farão sentir como se estivesse a viajar no tempo. Uma delas é a cidade de Châtillon d'Azergues. Aí, poderá admirar a arquitetura dos castelos do século XIII e as suas muralhas. Depois de passar por aldeias medievais, chegará às cidades de Chessy Les Mines e Bagnols, antes de parar em Oingt. Aí, poderá visitar a igreja de Saint Mathieu e apreciar as maravilhosas vistas panorâmicas sobre as colinas salpicadas de vinhas.
Numa adega de Moire, fará uma prova de vinhos, percorrerá as vinhas e conhecerá o processo de vinificação. Verá também os edifícios característicos de Pérouges, datados dos séculos XIII a XVI, que serviram de cenário aos famosos filmes dos Três Mosqueteiros. Por fim, terá tempo livre para comprar lembranças e percorrer a região ao seu ritmo e gosto.
Detalhes de interesse:
- Preço: a partir de 125 euros por passageiro.
- Duração: cerca de 8 horas e 15 minutos.
Meio de transporte: minivan com ar condicionado.
- Vantagem desta opção: é efectuada em pequenos grupos, pelo que a experiência é quase personalizada.
- Desvantagem destaopção: não inclui almoço.
4. Tour do vinho de Beaujolais com prova de vinhos e experiência gourmet

Se pretende fugir à agitação da cidade, esta é uma óptima alternativa. Nesta excursão, terá a oportunidade de visitar Oingt e Pérouges, duas cidades que estão entre as 157 mais bonitas de França. Também degustará vinhos premiados de Beaujolais numa pequena adega familiar, acompanhado por um guia local especializado.
Nesta atividade, o vinho partilha as atenções com a gastronomia, já que o passeio inclui uma degustação de comida típica regional, uma experiência única que combina os sabores tradicionais com a elegância da cozinha francesa. Ideal para entrar em contacto com os sabores e a cultura do local.
Detalhes de interesse:
- Preço: a partir de 104 euros por pessoa.
- Duração: a duração total da visita é de cerca de 4 horas.
- Meio de transporte: minivan com ar condicionado.
- Vantagem desta opção: adequado para todos os tipos de viajantes.
- Desvantagem desta opção: não recomendado para crianças pequenas.
5. Visita dos castelos e dos vinhos de Crus de Beaujolais

Este passeio leva-o a percorrer a parte norte do Beaujolais. Visitará locais como Brouilly, Morgon, Chiroubles, Fleurie, Moulin-a-Vent e Juliénas, entre outros. Esta região é conhecida por ser a produtora dos emblemáticos vinhos de elite Gamay, chamados crus.
Durante o passeio, poderá apreciar castelos e paisagens maravilhosas, bem como visitar uma pequena adega familiar e um Chateau. Será sempre acompanhado pelo seu guia, que lhe falará sobre o chamado terroir (filosofia francesa do vinho).
Entre as principais paragens incluídas no itinerário deste passeio está Cercie, onde entrará numa adega familiar para aprender sobre a maceração "semi-carbónica", um processo único na vinificação de Beaujolais. Naturalmente, a degustação de vinhos está incluída. Em Fleurie, terá a oportunidade de apreciar a Capela de La Madone e, se o dia estiver limpo, desfrutará das vistas panorâmicas dos Alpes e do imponente Mont Blanc. Antes de terminar, terá outra paragem em Chenas para mergulhar numa outra magnífica adega.
Detalhes de interesse:
- Preço: a partir de 99 euros por pessoa.
- Duração: a atividade tem uma duração média de 4 horas e 30 minutos.
- Meio de transporte: minivan com ar condicionado.
- Vantagem desta opção: os grupos em que se efectua são pequenos.
- Desvantagem desta opção: a atividade não está adaptada a pessoas em cadeira de rodas.
6. Excursão de meio dia com degustação de queijos e vinhos no Ródano

Esta excursão é uma experiência a não perder, combinando o melhor dos queijos e vinhos regionais franceses. Através das pitorescas estradas secundárias do Vale do Rhône Norte, terá a oportunidade de mergulhar na produção destes dois ícones da gastronomia francesa. Esta opção é perfeita se estiver de passagem e planear passar pelo menos 3 dias em Lyon.
Para além de provar os melhores vinhos da região, poderá deliciar-se com o famoso queijo de cabra Rigotte de Condrieu, conhecido pelo seu sabor subtil mas intenso. Uma das paragens mais emocionantes deste passeio é no Parc Nature, onde poderá visitar uma típica quinta de queijos, ver as simpáticas cabras e provar alguns dos melhores queijos que alguma vez provou.
Em seguida, visitará a propriedade vinícola de Domaine Gallet, onde o próprio proprietário lhe ensinará todos os segredos da produção de vinho. Aqui, terá a oportunidade de provar o famoso vinho Côte-Rôtie e o vinho Condrieu. Esta experiência é, sem dúvida, um dos melhores passeios gastronómicos em Lyon.
Detalhes de interesse:
- Preço: a partir de 100 euros por passageiro.
- Duração: aproximadamente 4 horas no total.
- Meio de transporte: minivan com ar condicionado.
- Vantagem desta opção: o valor da excursão inclui as entradas em todos os estabelecimentos visitados.
- Desvantagem desta opção: o passeio pode ser cancelado se o número mínimo de passageiros exigido não for atingido.
7. Visita ao verdadeiro vinho Syrah a partir de Lyon

Nesta excursão, o protagonista é o lendário vinho Syrah, pelo que a excursão levá-lo-á até às terras do Vale do Ródano do Norte. É também aqui que crescem as uvas Viognier. Com esta experiência, conhecerá uma das mais antigas e íngremes vinhas de França, com terraços construídos no tempo do Império Romano. Parará em duas adegas familiares e terá a oportunidade de provar vinhos como Cote Rotie, Condrieu e St. Joseph Appellations, considerados entre os melhores da Cotes du Rhone.
A caminho do Vale do Ródano, terá uma paragem interessante em Vienne para desfrutar de uma vista majestosa de um teatro romano com 2000 anos. Uma vez na cidade de Ampuis, a capital mundial do Syrah, visitará as vinhas da Cote Rotie, e será conduzido através dos declives vertiginosamente íngremes da Cote Brune e da Cote Blonde.
As próximas paragens são em Condrieu, Chavanay e Malleval, onde mergulhará em diferentes adegas para conhecer a produção dos seus melhores vinhos e, claro, prová-los.
Detalhes de interesse:
- Preço: a partir de 100 euros por pessoa.
- Duração: aproximadamente 4 horas e 30 minutos no total.
- Meio de transporte: minivan com ar condicionado.
- Vantagem desta opção: o ponto de partida é acessível por transportes públicos.
- Desvantagemdesta opção: não está adaptado a pessoas em cadeira de rodas.
8. Passeio gastronómico a pé pela Vieux Lyon com uma prova de vinhos fantástica

Durante este passeio, aprenderá tudo sobre a Arte de Viver à la Lyonnaise enquanto prova as especialidades locais num ambiente amigável e num pequeno grupo. Enquanto passeia com o seu guia pelas ruas do centro de Lyon e pelos seus misteriosos traboules, descobrirá a história e a arquitetura da cidade.
Poderá provar os melhores e mais autênticos doces e pastelaria locais, bem como pratos tradicionais de Lyon. Além disso, haverá provas de vinhos da região, para que possa complementar esta atividade da melhor forma possível. O passeio não é apenas sobre comer e beber, é uma excelente maneira de descobrir toda a riqueza histórica do centro histórico de uma das mais belas cidades da França, e viver uma incrível e memorável aventura culinária.
Detalhes de interesse:
- Preço: a partir de 146 euros por viajante.
- Duração: cerca de 3 a 4 horas.
- Meio de transporte: a pé a partir do ponto de encontro.
- Vantagem desta opção: a zona dispõe de transportes públicos nas proximidades.
- Desvantagemdesta opção: a experiência não é recomendada para utilizadores de cadeiras de rodas, uma vez que muitas das ruas não estão adaptadas com rampas.
9. Tour musical de Lyon com degustação de vinhos

Durante este passeio, terá a oportunidade de visitar adegas e provar alguns dos vinhos mais notáveis da região. Mas isso não é tudo, também desfrutará de uma experiência musical e sensorial na qual aprenderá sobre a história da cidade através da audição, visão e olfato. Esta é sem dúvida uma das melhores coisas para fazer em Lyon.
O passeio começa com um encontro no centro da cidade, de onde partirá para a região vinícola de Côte-Rôtie. Aí, poderá visitar uma adega local e provar alguns dos seus vinhos. Depois, regressará à cidade para um passeio pelas principais atracções, história e cultura de Lyon.
O toque musical e sensorial é algo a não perder, levá-lo-á a descobrir a alma de Lyon. Durante a visita, ouvirá playlists musicais que o transportarão para diferentes épocas e locais da cidade, constituindo a banda sonora da experiência.
Detalhes de interesse:
- Preço: a partir de 65 euros por pessoa.
- Duração: a atividade dura cerca de 2 horas e 30 minutos.
- Meio de transporte: o transfer é por sua conta.
- Vantagem desta opção: a zona dispõe de transportes públicos próximos.
- Desvantagem desta opção: a atividade não está adaptada a pessoas em cadeira de rodas.
10. Delicie-se com este passeio gourmet passeando pelo mercado Halles Paul Bocuse com degustação de vinhos locais

Neste passeio pelo famoso mercado coberto de Halles Paul Bocuse, descobrirá a cozinha e a cultura culinária locais. Poderá provar uma variedade de alimentos locais, como queijos, almôndegas, carnes curadas e, claro, vinho. Conhecerá também a história da região, como a história das "Mères Lyonnaises" e as pequenas anedotas dos cozinheiros locais.
Poderá também provar alguns doces típicos, como os famosos pralinés cor-de-rosa e o Coussin de Lyon. As degustações variam consoante a estação do ano, pelo que cada visita é uma experiência culinária única.
Se é um visitante apaixonado por comida e vinho e quer provar os sabores de Lyon, esta visita é ideal para si, pois mergulha-o em profundidade na cultura culinária de França.
Detalhes de interesse:
- Preço: a partir de 100 euros por pessoa.
- Duração: cerca de 2 horas.
- Meio de transporte: a pé a partir do ponto de encontro.
- Vantagem desta opção: é efectuada em pequenos grupos.
- Desvantagem desta opção: não está adaptada a pessoas em cadeira de rodas.