O que ver e fazer em Paris em 7 dias
Está a pensar passar uma semana em Paris e que maravilha! Sete dias em Paris é o tempo ideal para conhecer e absorver verdadeiramente tudo o que esta bela cidade tem para oferecer: desde a gastronomia, monumentos históricos, arte de todas as épocas, em sete dias verá tudo!
Paris é uma cidade magnífica, gigantesca e um dos destinos mais visitados da Europa e do mundo, razão pela qual a oferta turística e cultural pode ser avassaladora. Se não sabe por onde começar a planear a sua viagem a Paris, aqui está um guia detalhado com um itinerário que abrange sete dias completos. Servirá como ponto de partida para descobrir o que ver e fazer em Paris e planear umas férias perfeitas na capital francesa.
Numa semana de visita a Paris, terá a oportunidade de visitar as principais atracções turísticas da cidade e dos arredores; além disso, descobrirá os bairros mais encantadores.
Dia 1: Visita aos monumentos mais emblemáticos de Paris
Manhã de passeio e compras nos Campos Elíseos
Comece o seu primeiro dia em Paris caminhando ao longo daquela que é considerada uma das mais belas avenidas do mundo: Les Champs Elysees. Com 1,9 quilómetros de comprimento, é considerada uma das avenidas mais importantes de Paris e alberga alguns dos estabelecimentos mais prestigiados de toda a França.
É o local ideal para um passeio matinal, para ver montras e para um delicioso lanche. Alguns pontos de interesse incluem:
- Restaurantes e cafés parisienses: Café Di Roma, Fouquet's, Ladurée.
- Boutiques e marcas de moda: Boutique Lancôme, Sephora Paris, L'Occitane , Petit Bateau, Zara, DIOR Paris, Louis Vuitton e BOSS Store.
- Arte e entretenimento: Cinéma Pathé, L'Atelier Renault e Galeries Lafayette nos Champs-Elysées.
Visitar o Arco do Triunfo
A Avenida Champs-Elysées é também o elemento de ligação entre dois importantes monumentos parisienses, o Arco do Triunfo e a Praça da Concórdia, pelo que, a dada altura do percurso, terá de chegar a este destino.
O Arco do Triunfo é, em si mesmo, um pequeno museu. O acesso ao interior e a oportunidade de subir ao topo do arco custa cerca de 15 euros, se comprar os bilhetes com antecedência, e deste último ponto tem uma vista magnífica de Paris, mas principalmente dos Campos Elísios.
Se não quiser subir ao topo do Arco, aproveite para apreciar as paredes exteriores que contêm quatro grandes esculturas. Ao pé do monumento, encontra-se o Túmulo do Soldado Anónimo.
- Horário de abertura: das 10h às 23h.
- Taxa de entrada: entrada gratuita na praça. A entrada no museu custa cerca de 15 euros.
- Duração da visita: aproximadamente 45 a 1h30 minutos.
Almoço na Torre Eiffel
Chegou a hora de visitar o ícone parisiense por excelência. Com este passeio, chegará à Torre Eiffel à hora do almoço e, se reservar no luxuoso restaurante da Torre Eiffel, não só poderá desfrutar de uma autêntica refeição gourmet parisiense, como também poderá aceder à Torre Eiffel evitando as longas filas. Escusado será dizer que a vista a partir deste ponto é absolutamente espetacular, por isso não se vá embora sem tirar algumas belas fotografias da cidade!
- Horário de funcionamento: das 9h30m às 23h45m.
- Taxa de entrada: a partir de 10,7 euros, o preço aumenta se quiser subir até ao topo e utilizar os elevadores.
- Duração da visita: reservar cerca de 1,5 horas para visitar o primeiro andar e 2,5 horas se quiser subir ao topo.
Visitar a Praça e os Jardins do Trocadero
Mesmo em frente à Torre Eiffel, atravessando o Sena pela Pont d'léna, estará à entrada dos Jardins do Trocadero e da Praça do Trocadero, onde poderá visitar a fonte de Varsóvia, cuja principal atração é a sua gigantesca fonte composta por um espelho de água e 12 fontes esculturais que jorram jactos de até 164 pés de altura.
Recomendo também uma paragem na Praça do Trocadero, considerada o melhor local em Paris para tirar fotografias da Torre Eiffel devido à sua localização estratégica. O efeito com o pôr do sol no final do dia é realmente dramático, dando origem a fotografias muito bonitas.
- Horário de abertura: aberto 24 horas
- Taxa de entrada: gratuita
- Duração da visita: 20 a 30 minutos são suficientes para passear pelo jardim e tirar fotografias.
Noite de tango no Sena
Se visitar Paris durante o verão, todas as sextas-feiras da semana são noites de tango no Sena. A festa de dança improvisada começa a partir das 19h00 e prolonga-se até ao anoitecer. Dançarinos experientes mostram o seu talento a quem quiser assistir, ao mesmo tempo que promovem aulas de dança em escolas parisienses por toda a cidade.
Dia 2: Ver o Quartier Latin, os museus e os cruzeiros
Passeio pelo Quartier Latin
O Quartier Latin é conhecido pela sua vida estudantil, atmosfera animada e bistrôs fabulosos. É a sede de vários estabelecimentos de ensino superior, tais como a Universidade de Paris e a Universidade de Sorbonne.
Pode reservar uma visita guiada de meio dia ao Quartier Latin. Estas visitas incluem normalmente visitas aos principais pontos turísticos, tais como: o Panteão de Paris, o Jardin du Luxembourg, Shakespeare & Co, a Sorbonne de Paris e muito mais.
Museu de Orsay
Se é um amante da arte e da pintura ou se está interessado em alargar os seus conhecimentos, uma visita ao Museu d' Orsay é um ponto obrigatório na sua viagem de uma semana a Paris. Pode passar a tarde do seu segundo dia a admirar algumas das obras mais importantes do impressionismo e da arte moderna. No Orsay, encontrará frescos originais de Matisse, Van Gogh, Claude Monet e Edgar Degas.
- Horário de abertura: Das 9h30 às 18h00
- Preço da entrada: Cerca de 16 euros.
- Duração da visita: Deve reservar entre 2 a 4 horas.
Cruzeiro no Rio Sena ao pôr do sol
Termine a noite do seu segundo dia em Paris com um cruzeiro no Sena a bordo de um esplêndido barco. Durante a noite, os pontos turísticos da cidade oferecem um espetáculo de luzes dramático que pode ser apreciado num passeio pelas águas do Sena; verá as luzes da Torre Eiffel, do Museu do Louvre, da Catedral de Notre-Dame e muito mais. Além disso, pode fazer uma reserva para jantar no cruzeiro no rio Sena e apreciar o espetáculo enquanto saboreia uma deliciosa refeição parisiense.
Dia 3: Ver a cidade de Versalhes
Desfrute de uma viagem ao Palácio de Versalhes
Versalhes é uma cidade situada nos arredores de Paris, mundialmente famosa pelo Palácio de Versalhes e pelos seus fabulosos Jardins de Versalhes. A viagem a partir da capital francesa é uma viagem rápida de uma hora, pelo que o resto do dia pode ser passado a explorar a beleza do interior do Palácio de Versalhes e da área circundante.
O Palácio de Versalhes foi declarado Património Mundial da UNESCO em 1979 e é uma das atracções mais populares da Europa. Foi construído em 1623 e transformado e ampliado por Luís XIV. Até à queda da monarquia durante a Revolução Francesa, o palácio foi a principal residência do Rei.
Os interiores ricamente decorados em estilo rococó, a estrutura perfeitamente preservada apesar dos anos e os majestosos jardins exteriores que cobrem uma área de 2.000 acres, são particularmente impressionantes. Uma viagem a Versalhes a partir de Paris é a melhor maneira de ver o Palácio.
Dia 4: Passar o dia no Quartier Le Marais
O quarto dia do seu itinerário de sete dias na capital francesa pode ser dedicado a conhecer o Quartier Le Marais, situado nos 3º e 4º arrondissements da cidade.
Ver a Place de la Bastille
Depois de tomar um café num dos muitos estabelecimentos que encontrará no seu passeio pelo Marais, recomendo que reserve um momento para visitar uma das praças mais antigas da cidade: a Place de la Bastille.
Durante séculos, este lugar simbolizou o poder da realeza francesa, razão pela qual foi tomado por uma multidão armada de parisienses durante os primeiros dias da Revolução.
Ver a Place des Vosges e a casa de Victor Hugo
A Place des Vosges é outra das praças mais antigas de Paris, bem como uma das mais bonitas e também uma das preferidas dos parisienses que vivem em Le Marais.
Situada a apenas 5 minutos da Praça da Bastilha, os visitantes passeiam sob os arcos e caminhos e apanham sol nos jardins nos dias de primavera. As lojas, boutiques e cafés em tijolo vermelho contribuem para a vitalidade do local com as suas belas fachadas. Le Maison de Victor Hugo, situada mesmo à saída da praça, foi convertida num museu após a morte do escritor em 1885.
- Horário de abertura: O museu Victor Hugo está aberto ao público de terça-feira a domingo, das 10 às 18 horas.
- Taxa de entrada: A coleção permanente do museu é gratuita para o público. O acesso às colecções temporárias é pago.
- Duração da visita: uma hora ou menos será suficiente para visitar as diferentes áreas da casa.
Visitar o Museu Picasso em Paris
O Museu Nacional Picasso, em Paris, apresenta a obra do artista espanhol Pablo Picasso e alberga a sua coleção pessoal de esculturas. Atualmente, é também um importante centro de investigação sobre a vida e a obra do artista espanhol. A visita ao museu demora normalmente cerca de 2 horas no total.
- Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, o horário de entrada é das 10 às 18 horas.
- Taxa de entrada: a partir de 40 euros para um bilhete de adulto.
- Duração da visita: cerca de uma hora para a visita ao interior.
Visitar o centro de artes Pompidou
Termine o seu passeio pelo Marais com uma visita ao Centro Pompidou. Está aberto ao público todos os dias úteis da semana, das 11 às 23 horas. O edifício em si é uma obra de arte e um dos marcos arquitectónicos mais importantes da nossa era.
O centro oferece aos seus visitantes 6 colecções diferentes: uma coleção de arte moderna, uma coleção de arte contemporânea, uma coleção de fotografia de arte, a coleção de design e a coleção de novos meios de comunicação.
- Horário de abertura: das 11 às 21 horas. O museu está encerrado às terças-feiras.
- Taxa de entrada: os bilhetes de entrada geral para adultos custam cerca de 18 euros.
- Duração da visita: Reserve cerca de duas horas para visitar o museu, apreciar a arquitetura e ver as exposições.
Dia 5: A Maison Monet e o Quartier Montmartre
Viagem de meio dia a Giverny e à Casa de Monet
Giverny é uma pequena cidade francesa situada a 1,5 horas de Paris, na pitoresca Normandia. Foi o local onde Monet e outros artistas impressionistas do século XX estabeleceram as suas residências e estúdios de arte. A residência de Claude Monet demonstra o seu amor pela beleza da natureza e apresenta um exuberante jardim coberto de lírios roxos sob grandes árvores frondosas.
- Horário de abertura: das 9h30 às 18h.
- Preço da entrada: a entrada para adultos custa a partir de 9,50 euros.
- Duração da visita: uma visita a partir de Paris demora pelo menos 5 horas, incluindo a viagem de regresso.
Sacre Coeur
Esta joia da arquitetura francesa apresenta um estilo romano-bizantino. Empoleirada imponentemente numa colina no bairro de Montmartre, no 18º arrondissement, a basílica tem vista para toda a cidade de Paris a partir de uma localização privilegiada.
A Sacre Coeur é considerada uma das mais belas e emblemáticas igrejas da cidade, pelo que recomendo que aproveite a tarde do seu sexto dia, após o regresso de Giverny, para explorar Montmartre à vontade. A sua cúpula tem 83 metros de altura e pode ser acedida subindo uma escadaria de 300 degraus.
- Horário de abertura: a basílica está aberta para visitas a partir das 6h. O acesso à cúpula faz-se das 9h00 às 20h30, com variações em certos meses.
- Taxa de entrada: gratuita.
- Duração da visita: 45 minutos para visitar a cúpula e a cripta do Sacré Coeur.
Museu Dali em Paris
A apenas 5 minutos de Montmartre, encontra-se o Museu Dali ou Espace Dali em Paris, um local obrigatório para quem admira o trabalho deste excêntrico artista ou tem curiosidade sobre a sua obra. Algumas das suas melhores peças podem ser encontradas neste pequeno museu, que pode ser visitado em apenas 1,5 horas.
- Horário de funcionamento: das 10 às 18 horas.
- Taxa deentrada: o bilhete de entrada custa a partir de 13 euros para adultos.
- Duração da visita: Trata-se de um pequeno museu, pelo que pode fazer a visita completa em cerca de uma hora ou menos.
Praça de Montmartre
Perto do museu Dalí fica a Place du Tertre, um dos pontos de encontro mais importantes do 18º arrondissement, onde os parisienses vão para fazer compras, passear e tomar um café com os amigos. Se quiser ver um pouco do verdadeiro dia parisiense com uma abordagem muito menos turística, vai adorar este lugar!
Este espaço funcionou outrora como uma área pública onde artistas e aspirantes a artistas realizavam exposições dos seus trabalhos, por isso não se surpreenda se encontrar alguns verdadeiros talentos com muito potencial no seu passeio.
- Horário de funcionamento: das 10h às 20h.
- Taxa de entrada: gratuita, a praça está aberta ao público.
- Duração da visita: pode passar o tempo que quiser, encontrará muitas actividades para fazer e cafés para comer qualquer coisa.
Dia 6: Aprecie o gótico francês e o Louvre
Visitar a Ile de la Cité
A manhã do seu sexto dia é para se mudar para o 4º arrondissement de Paris e visitar a Ile de la Cité, uma pequena ilha no meio do Sena onde encontrará alguns dos edifícios mais importantes da arquitetura gótica de Paris:
- Catedral de Notre Dame: fechada ao público desde o incêndio de 2019, só pode ser vista da praça.
- La Sainte Chapelle: tem a maior coleção de vitrais do século XIII do planeta.
- La Conciergerie: um palácio do século XIV que mais tarde foi convertido numa prisão e foi o local onde Maria Antonieta esteve presa até à sua morte por guilhotina.
A visita guiada para apreciar os interiores demora cerca de 30 minutos. A entrada custa a partir de 11,50 euros e a Saint Chapelle está aberta ao público das 9 às 17 horas. A visita aos interiores demorará cerca de 30 minutos.
Passar o dia no Louvre
Para chegar ao Louvre a partir da Ile de la Cité, basta uma curta caminhada de 10 minutos ao longo da avenida George Pompidou, nas margens do Sena. Considerado um dos museus mais famosos do mundo, foi outrora um palácio e residência da família real até Luís XIV mudar a sua residência para o Palácio de Versalhes.
Uma das melhores maneiras de evitar as longas filas de espera no Louvre é comprar o seu bilhete com antecedência. Desta forma, terá mais tempo para apreciar a espetacular coleção de obras do Louvre, incluindo: esculturas incríveis como a Vénus de Milo ou a escultura de Artemis, pinturas famosas como a Mona Lisa, as jóias da coroa francesa, uma média de 2000 têxteis e quase 3000 peças de mobiliário.
- Horário de abertura: das 9 às 18 horas.
- Taxa deentrada: a taxa de entrada é de cerca de 15 euros para adultos.
- Duração da visita: para ver as principais obras de arte, deve reservar pelo menos duas horas para a sua visita.
Dia 7: Explorar para além de Paris
Excursão de dia inteiro aos castelos do Loire
Vinhas premiadas, castelos de contos de fadas, paisagens deslumbrantes e locais classificados como Património Mundial pela UNESCO... O Vale do Loire é uma das regiões mais encantadoras de toda a França e um destino a não perder se estiver na capital francesa por alguns dias.
Tours partem diariamente de Paris para levar turistas e habitantes locais ao Vale para um dia de exploração e regressar à capital ao fim da tarde. No entanto, o itinerário pode variar muito consoante a excursão que escolher. Os castelos mais populares para visitar numa viagem ao Vale do Loire são:
- Chenonceau (Château de Chenonceau)
- Castelo de Cheverny (Château de Cheverny)
- Castelo de Chambord (Château de Chambord)
Não se esqueça de usar sapatos confortáveis para caminhar, vestir-se de acordo com o clima e carregar as baterias da sua máquina fotográfica, mas acima de tudo, divirta-se!