Mais sobre: Excursões a Normandia a partir de Paris
As praias do Dia D, Rouen, as esplêndidas cidades costeiras... não faltam motivos para visitar a Normandia. A região é vasta, mas facilmente acessível a partir da capital francesa, especialmente se optar por uma excursão organizada.
Entre as coisas para ver e fazer em Paris, uma visita às regiões vizinhas é uma obrigação. A Normandia irá surpreendê-lo com as suas falésias que terminam no Atlântico e uma paisagem verdejante de extraordinária beleza.
1. Excursão de um dia aos locais de desembarque na Normandia
Em 6 de junho de 1944, as tropas aliadas desembarcaram na praia de Omaha. O que ficou na história como o "Dia D" marcou um ponto de viragem na Segunda Guerra Mundial e o declínio definitivo do avanço alemão.
Estas excursões partem de Paris muito cedo de manhã (por volta das 7:00) e incluem as seguintes paragens:
- Praia de Omaha, onde desembarcaram as unidades da 1ª e 29ª Divisões de Infantaria dos EUA. O monumento Les Braves comemora este feito incrível.
- Cemitério e Memorial Americano, local de descanso eterno dos soldados que deram a vida pela liberdade. Situado na cidade de Colleville-sur-Mer
- Arromanches-les-Bains, uma cidade costeira conhecida pelas suas falésias brancas que mergulham no Atlântico. Como de costume, o preço da excursão inclui a entrada no arquivo fotográfico de Arromanches 360°, que reúne os instantâneos do Dia D.
- Juno Beach, a praia conquistada pelas tropas canadianas
Um guia especializado e bilhetes de entrada para as principais atracções estão disponíveis durante toda a excursão. O almoço e a degustação de cidra estão incluídos nalgumas excursões à Normandia, mas se não estiver, pode também encontrar um bar ou restaurante em Arromanches-les-Bains. O autocarro regressa normalmente a Paris à tarde.
- Duração: cerca de 13 horas
- Preço: entre 150 € e 200 €.
2. Dois dias na Normandia
Estas excursões incluem uma noite num hotel e normalmente abrangem quatro cidades: Rouen, Honfleur, Saint-Malo e Mont St-Michel, para além das praias de desembarque da Normandia.
Dia 1
O primeiro dia começa em Rouen, a capital histórica da Normandia. Apelidada de "cidade das 100 torres sineiras" por Victor Hugo, é conhecida pelo seu centro medieval normando que nem a Guerra dos Cem Anos e a Segunda Guerra Mundial conseguiram danificar.
As visitas passam necessariamente pela Catedral de Notre-Dame; reconhecê-la-á pela grande rosácea e pelas três torres esguias que completam a sua silhueta.
Após a visita, chegará à estância balnear de Honfleur. A partir do século XII, tornou-se um importante porto de mercadorias a caminho de Inglaterra.
O Vieux Bassin é, sem dúvida, a atração obrigatória. Este é o nome do pequeno porto rodeado de edifícios históricos que se reflectem na água.
Depois de um almoço livre - pessoalmente, recomendo La Cidrerie - voltará a entrar no autocarro para ver as praias e os locais de desembarque da Normandia. Normalmente, passa-se uma noite num hotel em Caen.
Dia 2
No segundo dia, sairá de Caen para chegar a Saint-Malo, terra de piratas e de exploradores lendários como Jacques Cartier, o descobridor do Canadá. O centro histórico remonta ao século VI e, apesar de ter sido quase totalmente destruído durante a Segunda Guerra Mundial, não perdeu o seu encanto.
Depois de uma visita à catedral, poderá recarregar baterias no Le Bistro Autour du beurre, um local autêntico que privilegia a manteiga e os ingredientes da época. À tarde, o autocarro leva-o a outra aldeia mundialmente famosa: o Monte Saint-Michel.
Situa-se numa ilhota rochosa rodeada por uma grande baía. Na Idade Média, os monges estabeleceram-se aqui e construíram a abadia que sobreviveu até aos dias de hoje.
Se quiser vê-la rodeada pelas águas do mar, aconselho-o a consultar o sítio Web oficial, que indica os horários das marés. Depois de deixar o Monte Saint-Michel, chegará à capital francesa ao fim da tarde.
- Duração: 2 dias
- Preço: mais ou menos 500 euros.
3. Viagem de três dias à Normandia com visita aos Châteaux do Loire
Esta última excursão é muito semelhante à anterior. A única diferença é que inclui um dia extra para ser utilizado para visitar os castelos do Loire.
Normalmente, as excursões tocam dois castelos - Château de Langeais e Chambord - e o Château de Chenonceau. Para mais informações, recomendo a leitura do post sobre as excursões aos castelos do Loire a partir de Paris.
- Duração: 3 dias
- Preço: cerca de 700 euros.
4. Passeio gastronómico na Normandia
A Normandia é um paraíso para os amantes da gastronomia. Muitos associam-na ao queijo, mas esta não é a única atração: o peixe e o marisco são excelentes, assim como o borrego, o pato, o porco e a carne de vaca.
As degustações realizam-se normalmente em Honfleur, uma bela cidade na costa atlântica.
- Camembert, o queijo mais famoso da região. No seu local de origem, é ainda mais apreciado
- Livarot, com a típica casca alaranjada e aroma de especiarias. É frequentemente apreciado no final de uma refeição com um vinho encorpado ou um copo de cidra.
- Coulommiers, o produto lácteo que se assemelha ao brie. Acompanha bem o champanhe ou os vinhos da Alsácia.
- Pont-L'Eveque, um queijo de pasta mole com um coração cremoso. É o queijo mais antigo da região, que se presume remontar ao século XII.
- Cidra, a famosa bebida alcoólica à base de maçã. Pode ser doce e ligeira ou brutal e com um sabor mais decidido.
- Calvados, um vinho obtido a partir da fermentação de maçãs, com um baixo teor alcoólico e um toque de acidez. É frequentemente bebido como aperitivo e com as refeições.
Os crepes fazem frequentemente parte da ementa e são um ícone da tradição culinária local. Se gosta de boa comida, pode repetir a experiência no seu regresso à capital com uma visita gastronómica a Paris.
- Duração: cerca de 12 horas
- Preço: cerca de 300 euros.
Como reservar uma excursão à Normandia
Paris é uma metrópole e há milhares de coisas para ver e fazer. O meu conselho é reservar as suas excursões à Normandia com antecedência, para não ter de se deslocar a um centro turístico ou ao escritório de uma agência especializada em visitas guiadas.
Émais fácil fazê-loonline: basta selecionar a excursão que lhe agrada e efetuar o pagamento em poucos cliques. Receberá os seus bilhetes por correio e nem sequer precisa de os imprimir.
Porque é que é aconselhável fazer uma viagem à Normandia?
A região do noroeste de França tem muito para oferecer. As suas atracções históricas e belezas naturais fazem dela uma das 10 melhores viagens e excursões a partir de Paris. Elaborei uma pequena lista de cinco razões para sair da "Cidade Luz" por um dia ou dois:
- Calvados, o famoso brandy de maçã com Appellation d'Origine Contrôlée,é produzido aqui. Existe uma rota chamada "La Route du Cidre" que atravessa o campo e as mais belas aldeias. A propriedade Pierre Huet de Calvados é muitas vezes um ponto de passagem obrigatório (Manoir la Brière des Fontaines, 5 Av. des Tilleuls, Cambremer).
- O famoso desembarque dos Aliados durante a Segunda Guerra Mundial teve lugar na praia de Omaha. Nas proximidades, encontra-se o cemitério americano, as bases fortificadas alemãs e o Museu do Dia D.
- Inclui a esplêndida Abadia do Monte Saint-Michel que, consoante as marés, pode ser uma ilha ou uma colina. Para mais informações, aconselho-o a ler o artigo sobre as excursões ao Monte Saint-Michel a partir de Paris.
- Existeminúmeras aldeias encantadoras. Entre as mais bonitas estão Bayeux, Les Andelys, Honfleur e Beuvron-en-Auge, embora a lista pudesse ser mais longa.
- A Normandia é o berço do Camembert, mas também dos queijos Livarot, Pont L'Evêque e Neufchâtel. Nas gastronomias locais, encontrará os melhores produtos lácteos de França.
Qual é a melhor altura para visitar a Normandia?
Para desfrutar das praias, deve visitar a região no verão. Nesta altura do ano, as temperaturas raramente ultrapassam os 25 graus centígrados, o que proporciona um ambiente fresco e agradável.
Se visitar Paris em junho, uma viagem à Normandia é altamente recomendada. Além disso, o aniversário do Dia D é celebrado a cada 6 de junho, enquanto em julho se realizam festivais medievais em Caen, Bayeux, Harcourt e noutros locais.
Para as estações intermédias, a primavera é preferível ao outono. As temperaturas não são muito diferentes, mas as chuvas são menos frequentes e o espetáculo da floração é simplesmente maravilhoso. Se gosta de música ao vivo, não perca o Jazz sous les pommiers, um festival de jazz que se realiza em maio.
Posso viajar para a Normandia por conta própria?
Sim, é possível. A maneira mais fácil é alugar um carro no aeroporto ou nas agências da cidade. Uma vez ao volante, apanhe a autoestrada A13 que passa pelas principais cidades da região.
O tempo de chegada depende da cidade: Rouen demora 1,5 horas, enquanto Bayeux demora pelo menos 3 horas.
Em alternativa, pode apanhar um comboio na estação de Saint-Lazare (para Caen ou Bayeaux). A viagem demora 2 horas ou um pouco mais. Para mais informações sobre horários e bilhetes, recomendo que consulte o sítio Web dos Caminhos-de-Ferro franceses.
Quais são as vantagens de fazer uma visita guiada em vez de visitar a Normandia por conta própria?
A Normandia é uma região muito grande e, se a quiser visitar por conta própria, terá de estudar preços, itinerários e alojamento, se ficar uma ou mais noites. Uma excursão organizada evita tudo isto.
Além disso, realiza-se a bordo de um autocarro confortável e com ar condicionado e inclui geralmente o pequeno-almoço e o jantar (sempre no caso de excursões mais longas).
Outro ponto positivo é que as entradas também estão incluídas. Poderá ter de acrescentar um pouco mais, mas as despesas principais estão cobertas.
Se ficar em Paris durante uma semana ou mais, pode fazer outras pequenas viagens. Para mais ideias, recomendo que leias o post sobre as melhores excursões a partir de Paris.
Onde posso comer?
Como leste no ponto anterior, o pequeno-almoço e o jantar estão normalmente incluídos no preço. Por isso, só precisa de encontrar um sítio para almoçar. Aqui estão algumas opções recomendadas em Saint-Malo e Honfleur, duas paragens clássicas numa viagem de dois dias:
- Le Cambusier, um restaurante que serve cozinha francesa com um toque moderno. Também tem menus de almoço e receitas para vegetarianos e veganos. Situa-se na Rue des Cordiers 6 em Saint-Malo, a dois passos do centro histórico.
- Breizh Cafe, o paraíso dos crepes. Tem vários estabelecimentos em Saint-Malo e recomendo que consulte o site oficial para ver o menu e os locais.
- Chez D.D., um bar de vinhos que serve petiscos saborosos. Fica a dois minutos a pé do porto (Rue Cachin 28).
- La Cidrerie, um restaurante informal em Honfleur. Recomendo que prove as suas galettes, um crepe de trigo sarraceno típico da Normandia. Dispõe também de um vasto menu de sobremesas (Place Hamelin 26).
O que devo levar numa viagem à Normandia?
As viagens à Normandia são geralmente longas e, nalguns casos, duram dois ou mais dias. Verá inúmeros monumentos, centros históricos e sítios naturais, e de certeza que vai querer tirar algumas fotografias. Para evitar que o seu telemóvel fique sem bateria, recomendo que leve uma bateria externa.
Tenha em atenção que a chuva é frequente em todas as épocas do ano (com um pico durante o outono e o inverno). Não se esqueça de levar um impermeável e um guarda-chuva na sua mochila. Se tiver espaço suficiente, leve também umas botas de borracha.
Se viajar para Paris em agosto e quiser fugir da cidade, pode levar um fato de banho. Não espere o mesmo calor que no Mediterrâneo, mas este é o melhor mês para mergulhar no Atlântico. Esta "estação quente" prolonga-se até ao início de setembro.