10 coisas para ver e fazer em Atenas em janeiro

O ano começa e janeiro está cheio de actividades e tradições que o ajudarão a aproveitar ao máximo a sua estadia na capital grega. Não perca este post onde lhe conto todos os pormenores.

Keyvis Montilva

Keyvis Montilva

leitura de 9 minutos

10 coisas para ver e fazer em Atenas em janeiro

Atenas | ©David Tip

As melhores coisas para ver e fazer em Atenas são aquelas que têm a ver com a identidade cultural deste belo lugar e não tanto com a abordagem turística e comercial que muitos estabelecimentos e atracções tendem a adotar.

Para o ajudar a conhecer o melhor desta metrópole com 3000 anos de idade, elaborei um itinerário que o manter á ocupado durante a sua visita e que também o deixará com vontade de voltar para mais na próxima oportunidade que tiver.

1. Comece o ano seguindo as tradições de Protohronia

Pequeno-almoço com um bougatsa| ©Daniel Canarias
Pequeno-almoço com um bougatsa| ©Daniel Canarias

A Protohronia é a continuação da festa de São Basílio, o Pai Natal da Igreja Ortodoxa Grega. A tradição consiste em que a primeira pessoa que entra em casa de outra pessoa parte uma romã ou um fruto na porta de quem a convida a entrar, e quanto mais sementes conseguir espalhar, mais sorte está a dar à família que a convida.

Assim, se estiver na cidade no primeiro dia de janeiro e alguém o convidar para passar o dia em sua casa, pode participar nesta tradição chamada Protohronia. Mas se não tiver essa possibilidade, pode seguir a tradição grega tomando um pequeno-almoço tradicional de bougatsa, preparado com sêmola, creme e queijo ou, melhor ainda, reservando uma visita gastronómica a Atenas- o plano perfeito para os amantes da comida!

Reservar uma visita gastronómica a Atenas

2. Peça uma vasilopita com os seus companheiros e obtenha a sorte do ano!

Vasilopita| ©Christina Milion
Vasilopita| ©Christina Milion

A vasilopita é um bolo, ou melhor, um bolo, que é partilhado por toda a família ou por todos os convidados para participar num divertido jogo tradicional. É semelhante ao "roscón de reyes", porque no interior do bolo há uma moeda ou uma peça decorativa semelhante e quem a servir no seu prato ganha a sorte para o início do ano.

Pode ser uma óptima forma de se integrar na cultura do local que se está a visitar e de aprender novas tradições. Também pode, se quiser, comprar uma para o dia 1 de janeiro e outra para o dia 6. Assim, pode experimentar as duas versões da receita, a que é um pão e a que é um bolo mais doce e fofo.

A maioria das padarias da cidade vende estas vasilopitas, mas também é muito provável que sejam oferecidas no pequeno-almoço do hotel, se as pedir com antecedência.

Reserve uma excursão gastronómica a Atenas

3. Continue as celebrações com a Teofania

Batismo de Cristo nas águas do rio Jordão| ©Angel D
Batismo de Cristo nas águas do rio Jordão| ©Angel D

Esta tradição é celebrada em toda a Grécia e, se viajar para Atenas no dia 6 de janeiro, não a pode perder. Consiste na comemoração do batismo de Cristo nas águas do rio Jordão e, por isso, todos os participantes se dirigem para as margens mais próximas para se entregarem a este rito da Igreja Ortodoxa Grega.

A partir de Atenas, pode dirigir-se ao porto do Pireu ou a Kallithea e Moschato, onde as pessoas se reúnem para esperar que um padre da igreja mais próxima solte uma pomba branca e atire uma cruz à água, com a intenção de abençoar as águas e todos os banhistas que nelas se lançam.

Outra opção é reservar uma viagem de barco para Agistri, Aegina e Moni a partir de Atenas e desfrutar das festividades que se realizam após o fim da cerimónia.

Reservar um passeio de barco para Agistri, Aegina e Moni a partir de Atenas

4. Ir a Bairaktarys e pedir um autêntico gyro grego

Giroscópio grego| ©Olecorre
Giroscópio grego| ©Olecorre

Para muitos apreciadores de comida ateniense, o restaurante Bairaktarys, no bairro de Monastiraki, é uma visita obrigatória se estiver à procura de um dos melhores Gyros da cidade - a versão grega do kebab ou shawarma.

Visitar este restaurante durante o mês de janeiro é uma excelente ideia pelo simples facto de que terá mais hipóteses de conseguir uma mesa sem ter de passar horas à espera dos muitos turistas que querem experimentar aquele que é supostamente o melhor Gyro de toda a Atenas.

Além disso, a sua localização é muito favorável, uma vez que se encontra na esquina da Praça Monasteraki, uma das praças mais bonitas da cidade, e muito perto da Biblioteca de Adriano e da Ágora de Atenas, o que lhe permite incluir outras actividades, como levar a sua comida para baixo de uma forma divertida , contratando um passeio de bicicleta por Atenas e percorrendo esta bela área da cidade em duas rodas.

Também pode experimentar as tartes salgadas na Padaria Ariston

A Padaria Ariston é outro dos lugares mais emblemáticos quando se trata de comida grega que ganhou um lugar estabelecido na cena da comida de rua de Atenas. Situa-se na Rua Voullis, no bairro de Syntagma, a poucos metros da Praça Syntagma.

Se a visitar, não deixe de provar as tartes salgadas, nomeadamente as de queijo feta e de espinafres, que ocupam um lugar indiscutível entre os melhores pratos que se podem encontrar nas tradicionais tascas de comida de rua da capital.

Reservar um passeio de bicicleta por Atenas

5. Ir às compras na rua Ermou

Rua Ermou| ©Dimorsitanos
Rua Ermou| ©Dimorsitanos

A Rua Ermou é uma via estreita que atravessa a secção central de Atenas, desde a Praça Syntagma até ao sítio arqueológico dos oleiros da Atenas Antiga. As partes pedonais desta rua e especificamente a mais próxima da Praça Syntagma estão repletas de todo o tipo de lojas.

janeiro é uma boa altura para a visitar, pois pode aproveitar os descontos sazonais na maioria das marcas de roupa de renome internacional.

Além disso, a sua extensão de 1,5 km atravessa partes interessantes dos bairros de Monastiraki, Psyri e Thiseo, que pode explorar com conforto e ao abrigo do frio, reservando um lugar no autocarro turístico de Atenas.

Reservar um lugar no autocarro turístico de Atenas

6. Escapar ao frio do inverno em alguns dos cafés do bairro de Thiseio

Cafés no bairro de Thiseio| ©Manos Κ.
Cafés no bairro de Thiseio| ©Manos Κ.

Thiseio é outro dos muitos bairros que rodeiam a colina onde se situa a Acrópole de Atenas e outros locais importantes, como a Ágora Antiga, por onde também passará se reservar o seu lugar no autocarro turístico de Atenas.

Caracteriza-se por ser uma das zonas mais peculiares da cidade e por ter uma identidade cultural que está intimamente associada à história da Atenas Antiga. As suas ruas estão repletas de cafés com uma estética neoclássica e, por isso, é excelente visitar alguns deles durante o mês de janeiro por diferentes razões.

A primeira tem a ver com o conforto, uma vez que estes ambientes fechados e com ar condicionado oferecem uma fuga segura ao frio de janeiro durante este mês que se caracteriza por ser o mais frio do ano. A segunda razão é de ordem logística, uma vez que se trata de um ponto intermédio entre os bairros de Karameikos, Gazi e o resto do centro da cidade.

Reservar um lugar no autocarro turístico de Atenas

7. Visite a Acrópole e aproveite para visitar o seu museu

A Acrópole| ©Mauricio Muñoz
A Acrópole| ©Mauricio Muñoz

A Acrópole é um ponto de passagem obrigatório na sua visita a Atenas, independentemente da altura do ano em que viaja para a capital grega. É a atração mais importante da cidade e este complexo arquitetónico com 2500 anos alberga vários templos de culto que se mantêm de pé até aos dias de hoje.

janeiro é a melhor altura do ano para visitar a Acrópole por várias razões:

  • O frio do inverno é mais confortável do que o forte sol do verão ateniense para visitar este monumento, que está completamente descoberto.

  • Em janeiro, a maioria dos turistas que vieram para as férias de Natal já partiram e há também um número significativamente menor de visitantes do que nos meses de primavera e verão.

Fazer uma visita guiada à Acrópole de Atenas é a melhor maneira de a visitar e conhecer se não quiser perder nenhum pormenor histórico de uma das construções mais importantes da história da humanidade, embora também possa comprar os seus bilhetes para a Acrópole de Atenas e visitá-la por conta própria.

Reservar bilhetes para a Acrópole de Atenas

8. Aproveitar a queda de neve e ir ao Estádio Panathinaiko

Estádio Panathinaiko| ©Elpexa
Estádio Panathinaiko| ©Elpexa

O Estádio Pan athinaiko é o local dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna e, curiosamente, foi construído a partir dos restos do estádio onde se realizavam estas competições desportivas na Grécia Antiga.

Está situado no extremo sul do Jardim Nacional de Atenas, do outro lado da Via Ardittou e mesmo ao lado do bairro de Pangrati. É notável pela sua oferta gastronómica e também por ser outra área próxima do Primeiro Cemitério de Atenas.

Visitar esta parte da cidade é uma atividade recomendada durante o mês de janeiro, ainda mais se nevar e tiver a oportunidade de apreciar esta bela vista. A falta de turistas é outra razão convincente para visitar se estiver à procura de planos rápidos e divertidos nesta parte da cidade durante o mês de janeiro.

9. Aprender sobre a cerâmica grega em Kerameikos

Cerâmica grega em Kerameikos| ©Marsyas
Cerâmica grega em Kerameikos| ©Marsyas

A maior parte das oficinas de cerâmica da antiga Atenas situavam-se no bairro de Kerameikos. Ao mesmo tempo, esta área foi convertida numa necrópole que hoje funciona como um museu dedicado à cerâmica grega antiga e ao modo de vida das pessoas que trabalhavam nesta forma de arte.

Visitar este lugar durante o mês de janeiro é muito mais favorável do que durante o resto do ano devido às condições climatéricas que lhe permitirão desfrutar do passeio sem suar sob o sol escaldante de Atenas e também devido à falta de turistas que lá estarão.

Além disso, a sua proximidade com o bairro de Gazi faz com que seja uma boa ideia ir beber um copo nesta comunidade que gira em torno da vida nocturna e da cena artística mais moderna e concetual de Atenas.

10. Passear pelo bairro de Kolonaki rodeado de habitantes locais

Bairro de Kolonaki| ©Mauricio Bodillo
Bairro de Kolonaki| ©Mauricio Bodillo

Kolonaki é um dos bairros mais exclusivos de toda a Atenas e as suas ruas estão repletas de lojas de estilistas gregos e internacionais, juntamente com todo o tipo de galerias de arte, cafés e restaurantes da moda entre a sociedade ateniense.

Recomendo que o visite durante a sua estadia em Atenas em janeiro, pois é uma excelente oportunidade para ver como é a vida na cidade para além das zonas turísticas típicas. Também pelo facto de as visitas turísticas e as compras na zona serem muito mais baratas nesta altura do ano do que no verão.

Não se esqueça de que ir a alguns dos bares da zona é uma boa ideia se estiver à procura de coisas para fazer em Atenas à noite que lhe permitam viver a cidade como um autêntico cidadão grego a viver na capital mais populosa da Europa de Leste.

Temperaturas em Atenas em janeiro

inverno em Atenas| ©Sotirios Dimakis
inverno em Atenas| ©Sotirios Dimakis

janeiro é um mês significativamente frio em comparação com o clima que define a Grécia durante o resto do ano. Durante este mês, as temperaturas máximas podem atingir os 15 graus centígrados, mas também podem descer até aos 5 graus centígrados e mesmo abaixo de zero, precipitando algumas pequenas quedas de neve matinais.

Reservar um lugar no autocarro turístico de Atenas

Multidões de turistas em Atenas em janeiro

Andar de bicicleta| ©UrbanCyclist
Andar de bicicleta| ©UrbanCyclist

Em janeiro, não encontrará tantos turistas como na época do Natal e, definitivamente, não há tantos visitantes como em agosto ou julho, os meses de pico da época de verão para o turismo ateniense. Isto é favorável para visitar a cidade nos seus próprios termos, ao seu próprio ritmo e sem ter de se acotovelar para comprar algo ou chegar a algum lado.

Reservar bilhetes para a Acrópole de Atenas

Preços em Atenas em janeiro

Dinheiro em dólares| ©Karolina Grabowska
Dinheiro em dólares| ©Karolina Grabowska

janeiro é um mês mais barato do que o verão e pode poupar até 50% do que gastaria se visitasse Atenas no pico da época estival. Isto é especialmente verdade no que diz respeito ao alojamento, ao jantar fora e ao acesso às atracções turísticas.

O que levar na mala para uma visita a Atenas em janeiro?

Bagagem| ©Anete Lūsiņa
Bagagem| ©Anete Lūsiņa

Leve roupa quente que lhe permita caminhar confortavelmente. A cidade está preparada para ser percorrida de ponta a ponta pelos seus visitantes, por isso, use calçado apropriado para estes passeios e não se esqueça de levar protetor solar. Lembre-se que o inverno não significa que o sol desapareça e que a incidência do sol em Atenas é significativamente maior do que noutras capitais europeias, como Paris ou Estocolmo.

Reservar uma visita guiada a Atenas