Excursões ao Peloponeso a partir de Atenas

Atenas é uma cidade que convida a desfrutá-la plenamente. No entanto, se tiver tempo suficiente para a explorar, não deve deixar de visitar o Peloponeso.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 10 minutos

Excursões ao Peloponeso a partir de Atenas

Peloponeso, Atenas | ©Gilbert Kuhnert

Atenas é a capital da Grécia e uma das cidades mais populosas do país. É o lar de muitos destinos históricos de interesse que não vai querer perder durante a sua estadia. É o caso da península do Peloponeso, considerada a região com a maior riqueza arqueológica de todo o país.

Por isso, entre as melhores coisas para fazer em Atenas deve incluir no seu itinerário uma das excursões ao Peloponeso. Poderá ver o Canal de Corinto, o Templo de Zeus, o Teatro de Apolo, a Porta dos Leões, que são maravilhas únicas no mundo presentes nas cidades milenares de Micenas , Olímpia, Delfos, Meteora, Argólida, entre outras, que compõem a referida península.

1. Excursão a Argólida no Peloponeso a partir de Atenas

Canal de Corinto| ©Alterego
Canal de Corinto| ©Alterego

Se não tiver muito tempo durante a sua visita à capital helenística, mas ainda assim quiser fazer uma das excursões e passeios de um dia a partir de Atenas, não pode perder uma visita guiada à Argólida.

Esta é uma região histórica situada no nordeste da península do Peloponeso, onde encontrará muitos tesouros escondidos.

A viagem de um dia começa e termina normalmente à porta do seu hotel em Atenas. Aí, embarcará num autocarro e partirá com o seu guia para uma aventura histórica, que lhe proporcionará belas paisagens naturais e arqueológicas.

Canal de Corinto

O motorista conduzi-lo-á ao longo da rota costeira do Golfo Sarónico em direção ao Canal de Corinto, onde fará uma paragem de alguns minutos. Desta forma, poderá apreciar este monumento natural onde convergem as águas do Mar Jónico e do Mar Egeu.

Micenas

O passeio continua até Micenas, a terra que viu nascer e governar o rei Agamémnon. Nesta região, terá a oportunidade de explorar um sítio arqueológico de grande importância na história da Grécia, imortalizado pelo grande Homero nos seus poemas.

Em seguida, fará uma pausa para o almoço e seguirá de imediato para outras atracções, como as Muralhas Ciclópicas, Património Mundial da UNESCO, os túmulos reais no exterior do recinto amuralhado e a Porta dos Leões, erguida no século XIII a.C.

Epidauro

Despedimo-nos de Micenas atravessando as planícies da Argólida. Passará pela aldeia ao pé da fortaleza de Palamidi e tirará algumas fotografias antes de seguir para o seu próximo destino.

Trata-se de Epidauro, onde verá o Teatro Nauplia, cuja história remonta ao século IV a.C.

Regressará depois a Atenas com tempo de sobra para continuar outras actividades: fazer uma das visitas gastronómicas ou aulas de culinária, fazer compras nos centros comerciais ou utilizar um serviço de transfer para o aeroporto de Atenas, caso seja o seu último dia na cidade.

Detalhes interessantes

  • Preço: a partir de 100 euros por pessoa.
  • Duração: 10 horas (aprox.)
  • Meio de transporte: autocarro.
  • Vantagens desta opção: não terá de se preocupar com o pagamento de impostos, gorjetas, taxas de entrada nas atracções ou almoço, uma vez que estes custos estão normalmente incluídos.
  • Desvantagens desta opção: normalmente não são aceites animais de estimação neste tipo de excursão.

Reserve a sua excursão a Corinto, Micenas, Nauplia, Epidauro a partir de Atenas

2. Excursão ao sul do Peloponeso para descobrir Mystras e Monemvasia

Mystras| ©Alexandre
Mystras| ©Alexandre

Se quiser tirar o máximo partido da sua visita de 3 dias a Atenas, deve organizar cuidadosamente o seu itinerário de actividades no verão ou em qualquer outra altura do ano.

Uma viagem de meio dia ao Peloponeso para visitar a cidade de Mystras é uma boa ideia. Pode também visitar as ilhas gregas, nomeadamente Monemvasi e a aldeia medieval que se encontra no seu sopé.

Mystras

Esta excursão parte de Atenas em carro privado para Mystras, onde fará a sua primeira paragem de duas horas para descobrir as suas fortalezas, palácios, ruínas e bibliotecas.

É uma cidade bizantina declarada Património Mundial pela UNESCO. É habitualmente visitada:

  • Palácio Metropolitano, que alberga o Museu Bizantino de Mystras.
  • Igreja de Agios Dimitrios, de onde se tem uma vista privilegiada da cidade de Esparta.

A próxima paragem é nas incríveis Grutas de Diros, consideradas a região mais antiga da Grécia. Aí, será brindado com um espetáculo visual único, com um sistema de estalagmites e estalactites de cristal, que reflectem uma série de tonalidades: âmbar, preto, roxo, vermelho intenso e rosa.

Monemvasia

Avançamos para a ilha de Monemvasia, um enorme rochedo que se liga a Mystras através de uma ponte. Nesta zona, encontra-se uma aldeia medieval rodeada de imponentes muralhas que, na antiguidade, serviam de proteção contra os ataques inimigos.

Poderá passear pelas ruas calcetadas enquanto explora os arredores, subir ao topo do castelo e desfrutar de uma vista privilegiada sobre o mar.

Depois, é tempo de regressar à capital helénica para participar numa excursão de autocarro hop-on hop-off, num passeio de bicicleta ou simplesmente caminhar ao seu próprio ritmo pelas ruas principais em busca de aventura.

Detalhes de interesse

  • Preço: a partir de 229 euros por pessoa.
  • Duração: 8 a 10 horas (aprox.)
  • Meio de transporte: carro particular, geralmente um Mercedes Benz.
  • Vantagens desta opção: o motorista responsável tem um vasto conhecimento sobre o que vai ver durante o passeio, pelo que poderá guiá-lo através de cada atração sem qualquer inconveniente.
  • Desvantagens desta opção: Normalmente, as entradas para as atracções arqueológicas não estão incluídas nesta excursão. Por conseguinte, terá de suportar esta despesa por sua conta.

Reservar um passeio de bicicleta por Atenas

3. Excursão de meio dia a Micenas e Epidauro a partir de Atenas

Ruínas de Micenas| ©Xavier
Ruínas de Micenas| ©Xavier

O Peloponeso é um local com muitos destinos maravilhosos, pelo que poderá precisar de vários dias para os explorar a todos.

No entanto, se apenas planeia estar em Atenas durante 1 dia e não quer perder a oportunidade de escapar da cidade para ver alguns dos principais sítios arqueológicos e apreciar as belas paisagens naturais, então uma excursão a Micenas e Epidauro será suficiente para si.

Esta excursão começa normalmente à porta do seu hotel na cidade. Aí, entrará num autocarro e, acompanhado por um guia especializado, partirá para o Peloponeso seguindo a rota costeira do Golfo Sarónico.

Ruínas de Micenas

A primeira paragem é a cidade de Micenas. Aí, poderá explorar a pé as ruínas desta antiga fortaleza, enquanto o seu guia lhe conta a história do local e do seu antigo soberano, o rei Agamémnon. Tudo isto, minutos antes de ver a Porta do Leão e entrar no Túmulo de Agamémnon e no Palácio.

Depois, é habitual fazer uma paragem no porto marítimo de Nafplion, no Golfo de Argólia, para apreciar a bela paisagem marítima.

Sítios arqueológicos de Epidauro

Em seguida, prosseguirá para Epidauro, onde terá a oportunidade de passear por um dos sítios arqueológicos que é Património Mundial da UNESCO desde 1988.

Trata-se do Templo de Esculápio, que é o edifício central do santuário dedicado à divindade grega da medicina (Esculápio).

Para terminar a excursão, pode visitar o Teatro de Epidauro. Ficará maravilhado com esta construção monumental, datada do século IV a.C., que foi construída com o objetivo de realizar um concurso em honra de Esculápio e que, atualmente, continua a ser um local com uma acústica muito boa.

Depois, despedir-se-á de Epidauro e do Peloponeso, regressará a Atenas e, porque não, passeará pelo bairro de Plaka, parte da cidade antiga, ou participará num cruzeiro ao pôr do sol a partir de Atenas.

Reservar um cruzeiro com partida de Atenas

4. Excursão à região costeira de Nafplion, no Peloponeso, a partir de Atenas

Monte Palamidi| ©ΠΛΗΡΟΦΟΡΙΟΔΟΤΗΣ
Monte Palamidi| ©ΠΛΗΡΟΦΟΡΙΟΔΟΤΗΣ

Uma excursão à região costeira de Nafplion, no Peloponeso, é uma das 10 melhores coisas para fazer em Atenas em janeiro ou em qualquer outro mês do ano.

Descobrirá belas paisagens naturais e edifícios históricos da Idade Média que o convidam a fotografá-los. Além disso, poderá provar a gastronomia local, comprar lembranças e muito mais.

Normalmente, encontrar-se-á com o seu motorista num local combinado no centro da cidade de Atenas. Depois, inicia-se um percurso de autocarro até Nafplion, no Peloponeso.

Canal de Corinto

e a colina de Palamidi Antes de chegar a Nafplion, fará algumas paragens, começando pelo famoso Canal de Corinto, cuja obra arquitetónica data do século XIX. Por sua vez, verá as águas azuis do mar Adriático e do mar Egeu, que se encontram nesta zona.

Depois, continue a aventura na colina de Palamidi. Recuará no tempo quando começar a passear por esta fortaleza do século XVII e ficará maravilhado com a vista panorâmica que terá do Golfo Argólico e da cidade de Nafplion em geral.

Cidade de Nafplion

Uma vez na cidade de Nafplion, conhecida por ter sido a capital da Grécia moderna durante o período de 1823 a 1834, desfrutará de uma verdadeira atmosfera medieval. Além disso, terá a oportunidade de passear pelas suas ruas estreitas e calcetadas, enquanto descobre algumas lojas, monumentos e vistas privilegiadas:

  • Poderá sentar-se, relaxar e saborear a deliciosa comida local nas lojas, cafés e restaurantes da cidade.
  • Veja a Praça Syntagma, construída entre os séculos XVIII e XIX.
  • Passear ao longo da avenida do porto de Nafplion e ver ao longe o Castelo de Bourtzi.
  • Assistir à troca da guarda, que tem lugar todos os dias.

Detalhes de interesse

  • Preço: a partir de 134 euros por pessoa.
  • Duração: 6 horas (aprox.)
  • Meio de transporte: autocarro.
  • Vantagens desta opção: não terá de se preocupar com impostos e taxas de entrada nas atracções, uma vez que estas estão incluídas no passeio.
  • Desvantagens desta opção: o passeio não inclui um guia, pelo que terá de fazer o passeio ao seu próprio ritmo.

5. Excursão de 4 dias ao Peloponeso a partir de Atenas para saborear a Grécia Clássica

Teatro de Epidauro| ©Olecorre
Teatro de Epidauro| ©Olecorre

Se planeia ficar em Atenas durante 7 dias ou mais, deve incluir no seu itinerário uma visita ao Peloponeso.

Esta é uma península com um grande número de sítios arqueológicos, que vale a pena descobrir cuidadosamente numa excursão de quatro dias e três noites, com um guia especializado para o acompanhar na sua exploração.

Primeiro dia

Este tipo de aventura começa normalmente com o pick-up no hotel, onde embarcará num autocarro de luxo para a província histórica de Argólida.

A primeira paragem é normalmente no famoso Canal de Corinto. Aí, poderá admirar o panorama deslumbrante e, juntamente com o seu guia, aprenderá sobre a história do local.

O percurso continua até ao Teatro de Epidauro, conhecido pela sua boa acústica. A seguir, paragem em Micenas e um momento único de visita à Acrópole de Atenas e ao túmulo do mítico herói grego Agamémnon. Depois, irá para Olímpia para passar a primeira noite.

Segundo dia

O segundo dia da viagem centra-se em Olímpia, no Peloponeso. Lá, você pode ver os seguintes pontos de interesse:

  • Templo de Zeus: pode passear por um dos sítios arqueológicos mais importantes da Grécia, pertencente ao deus mítico do trovão e do céu, pai dos deuses e dos homens.
  • Estádio Olímpico: localizado a leste do Templo de Zeus. Neste local histórico, verá uma esplanada de areia onde se realizaram em tempos uma série de eventos desportivos.
  • Oficina de Fídias: verá as ruínas da oficina de Fídias, célebre artista do classicismo grego, autor da escultura de Zeus em Olímpia, de Atena no Pártenon, entre outras.
  • Museu de Olímpia: verá uma série de exposições da época clássica, antes de se dirigir à cidade de Delfos para passar a noite.

Terceiro dia

O terceiro dia é passado em Delfos, que já foi considerada pelos gregos como o centro do mundo.

Nesta cidade, teremos a oportunidade de visitar o Museu Arqueológico e ver o Aurélio de Delfos, uma escultura em bronze de Pitágoras de Régio, datada de 474 a.C.

Poderemos também visitar o imponente Teatro Apolo, passear pelo santuário de Delfos e ver a Fonte de Castália. Em seguida, partirá para Meteora para uma última noite.

Quarto dia

No último dia da viagem a partir de Atenas, o seu guia irá levá-lo às formações rochosas que compõem esta região, incluindo os mosteiros suspensos no céu, reconhecidos como Património Mundial da UNESCO há mais de 30 anos.

Para além disso, terá a oportunidade de subir ao topo de dois dos centros monásticos de Meteora e desfrutar de uma vista privilegiada. No interior destes recintos, descobrirá jóias, frescos e outros artefactos antigos.

Finalmente, partirá para Atenas, mas antes passará por Termópilas, um desfiladeiro com fontes termais.

Detalhes interessantes

  • Preço: a partir de 438€ por pessoa.
  • Duração: 4 dias.
  • Meio de transporte: autocarro de luxo.
  • Vantagens desta opção: não terá de se preocupar em gastar dinheiro extra para pagar as entradas em cada um dos museus e atracções, uma vez que estas estão normalmente incluídas na excursão.
  • Desvantagens desta opção: se, durante a viagem, quiser comer ou beber num restaurante da cidade que está a visitar, terá de o pagar.

Porquê fazer uma viagem ao Peloponeso?

Viagem ao Peloponeso| ©Jose Louise Naussa
Viagem ao Peloponeso| ©Jose Louise Naussa

O Peloponeso é um lugar com muita história e importantes sítios arqueológicos, muitos dos quais são Património Mundial da UNESCO.

Sem dúvida, estas são razões suficientes para que o Peloponeso seja um destino recomendado durante a sua visita a Atenas em 2 dias ou mais.

Além disso, existem as suas imponentes paisagens naturais, templos, castelos, entre outras atracções que pode descobrir percorrendo as cidades antigas pertencentes ao Peloponeso: Micenas, Argos, Corinto, entre outras.

Dicas para uma viagem ao Peloponeso a partir de Atenas

Centros monásticos de Meteora| ©oktopuzz
Centros monásticos de Meteora| ©oktopuzz

Se durante a sua visita a Atenas está a planear juntar-se a uma das excursões ao Peloponeso de um ou mais dias, deve ter em mente algumas dicas, que podem melhorar a sua experiência durante a excursão:

  • Quando visitar os centros monásticos de Meteora, deve usar calças compridas ou uma saia abaixo do joelho. Caso contrário, não poderá entrar nos locais monásticos.
  • Usar calçado com sola de borracha e antiderrapante que lhe permita deslocar-se com conforto e segurança. Lembre-se que durante a visita terá de explorar algumas ruínas, onde o terreno é irregular e escorregadio.
  • Nãocompre água engarrafada, mas tenha à mão um frasco térmico. Pode reabastecê-la em qualquer torneira, uma vez que a água é segura para beber em Atenas. Desta forma, poupa dinheiro e ajuda a preservar o ambiente.